Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou fazendo um sistema de segurança que tem que permanecer ligado mesmo com queda de energia da rede. Tenho uma fonte nobreak que vai carregar a bateria. Posso ligar a fonte e os equipamentos que vão ser alimentados juntos, em paralelo, direto na bateria ou tenho que usar somente a saída da fonte? 

Essa é a fonte: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1085066325-fonte-nobreak-mini-max-p4-12v2a-bateria-12v7a-seg-_JM#reco_item_pos=5&reco_backend=machinalis-v2p&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-v2p&reco_id=9b8ebdab-3d52-4c3d-82c1-f5b469479a07

Quero fazer isso para usar uma corrente maior do que a suportada pela saída da fonte de 2A. 

Agradeço desde já quem puder me ajudar.

• Membro VIP
Postado

Confuso.

34 minutos atrás, Victor Henrique Cardinali disse:

Quero fazer isso para usar uma corrente maior do que a suportada pela saída da fonte de 2A

Vai conseguir maior fornecida pela bateria sim mas não constantemente o tempo todo. p.ex. carrega por uma hora com 2A e consegue 4A por quinze minutos.

Se o sistema for 12V a princípio sim pode ligar tudo em paralelo.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Não !!

Tá escrito lá nas especificações que este aparelho fornece a corrente de 2A somente na saída P4.

Para a bateria ele fornece apenas 100mA  que é corrente de flutuação.

Se voce usar aparelhos ligados diretamente na bateria ( consumindo mais de 2A dela ) e  ignorando a saída P4 que ele oferece,  penso que quando faltar energia na rede a bateria vai estar praticamente zerada.

Se deseja mais de 2A em realtime e a reserva da bateria caso falte energia seria recomendável comprar 2 kits desses e ligá-los em paralelo.

'_'

• Curtir 1
Postado
31 minutos atrás, Tito Fisher disse:

Não !!

Tá escrito lá nas especificações que este aparelho fornece a corrente de 2A somente na saída P4.

Para a bateria ele fornece apenas 100mA  que é corrente de flutuação.

Se voce usar aparelhos ligados diretamente na bateria ( consumindo mais de 2A dela ) e  ignorando a saída P4 que ele oferece,  penso que quando faltar energia na rede a bateria vai estar praticamente zerada.

Se deseja mais de 2A em realtime e a reserva da bateria caso falte energia seria recomendável comprar 2 kits desses e ligá-los em paralelo.

'_'

É verdade... mas acho que isso não seria o problema

Eu estava pensando em ligar o microcontrolador e alguns componentes da central de alarme que eu estou desenvolvendo direto na saída de 2A da fonte.

Só teria que ligar uma sirene de 1,25A direto na bateria, como ela ficaria ligada por alguns minutos e somente quando houver violação dos sensores de segurança ela não iria descarregar a bateria

A dúvida que fica é se eu poderia fazer essa ligação da fonte em paralelo com a sirene direto no terminal da bateria ou se isso danificaria ou impediria o correto funcionamento da fonte ou da bateria.

Postado

Não.

voce não pode ligar  a saida P4 deste aparelho em paralelo com os bornes de carregamento da bateria.

Pelo que entendi voce pretende alimentar algum circuito ( de até 2A ) na saída do nobreak,  e deixaria uma sirene conectada aos bornes de bateria para que fosse acionado um alerta em caso de faltar energia, isso ?

No momento do blackout na rede o seu circuito iria ativar um relê para a sirene, isso parece razoável.

veja.... eu teria algumas opções de implementação:

Uma delas seria  comprar uma segunda fonte de 12V com potencia igual a esse nobreak, no caso 2A ( deve custar só uns 20 R$ )  e ligaria em paralelo com a saída P4, obtendo folga de corrente para o seu sistema enquanto houver rede  elétrica .

O que faz esse nobreak ?  Ele tem um sensor de tensão  que faz a comutação entre a rede e a bateria, certo ?

Então, voce só precisa acoplar na entrada desta  segunda fonte um sensor que também faça a comutação  entre a saida dela e a bateria.

A outra opção, não sei em que estado voce mora, mas eu simulei aqui de Curitiba a compra de DOIS kits completos deste direto no site do fabricante e ficou mais barato que esse preço do ML.

No ML está por 155 R$  com frete grátis,  mas se eu comprar do fabricante custa 55 F$ cada, e mais 30 R$ de frete totalizando 140 R$  !

'_'

Postado
13 minutos atrás, Tito Fisher disse:

Não.

voce não pode ligar  a saida P4 deste aparelho em paralelo com os bornes de carregamento da bateria.

Pelo que entendi voce pretende alimentar algum circuito ( de até 2A ) na saída do nobreak,  e deixaria uma sirene conectada aos bornes de bateria para que fosse acionado um alerta em caso de faltar energia, isso ?

No momento do blackout na rede o seu circuito iria ativar um relê para a sirene, isso parece razoável.

veja.... eu teria algumas opções de implementação:

Uma delas seria  comprar uma segunda fonte de 12V com potencia igual a esse nobreak, no caso 2A ( deve custar só uns 20 R$ )  e ligaria em paralelo com a saída P4, obtendo folga de corrente para o seu sistema enquanto houver rede  elétrica .

O que faz esse nobreak ?  Ele tem um sensor de tensão  que faz a comutação entre a rede e a bateria, certo ?

Então, voce só precisa acoplar na entrada desta  segunda fonte um sensor que também faça a comutação  entre a saida dela e a bateria.

A outra opção, não sei em que estado voce mora, mas eu simulei aqui de Curitiba a compra de DOIS kits completos deste direto no site do fabricante e ficou mais barato que esse preço do ML.

No ML está por 155 R$  com frete grátis,  mas se eu comprar do fabricante custa 55 F$ cada, e mais 30 R$ de frete totalizando 140 R$  !

'_'

Então eu não posso ligar o circuito de 2A na saída p4 e ligar a sirene com o rele direto nos terminais da bateria em paralelo com os terminais de carregamento da fonte?

Não entendi como seria acoplada na entrada da segunda fonte esse sensor....

Infelizmente não posso comprar um segundo kit devido a limitação de espaço que o sistema pode ocupar... por isso estou tentando achar uma solução alternativa que não use uma segunda bateria já que a autonomia de uma já me é suficiente.

Postado

hum....

voce não leu direito.

Eu expliquei que PODE ligar uma sirene inerte nos bornes da bateria, porém o acionamento do relê seria alimentado pelo circuito conectado ao plug P4.

Sirene e relê estariam em malhas diferentes, portanto.

A sugestão que apresentei sobre comprar  um segundo kit completo ou uma segunda fonte seria porque voce está trabalhando praticamente no limite de carga do aparelho, o que é desaconselhado por gregos e troianos.

Quanto ao circuito sensor de tensão na rede para fazer a comutação  existe diversas opções na internet, estou sem tempo agora mas caso voce não consiga eu retorno outra hora para continuar ajudando.

'_'

• Obrigado 1
Postado
2 minutos atrás, Tito Fisher disse:

hum....

voce não leu direito.

Eu expliquei que PODE ligar uma sirene inerte nos bornes da bateria, porém o acionamento do relê seria alimentado pelo circuito conectado ao plug P4.

Sirene e relê estariam em malhas diferentes, portanto.

A sugestão que apresentei sobre comprar  um segundo kit completo ou uma segunda fonte seria porque voce está trabalhando praticamente no limite de carga do aparelho, o que é desaconselhado por gregos e troianos.

Quanto ao circuito sensor de tensão na rede para fazer a comutação  existe diversas opções na internet, estou sem tempo agora mas caso voce não consiga eu retorno outra hora para continuar ajudando.

'_'

Agora entendi... Desculpa, tinha entendido errado hehe

Agradeço pela ajuda :)

Em relação a fonte, ela não estaria no limite pois o circuito que eu vou ligar no p4 tem menos de 2A (em torno de 1,5A quando está em pico). Acho que não teria problema nesse caso.

valeu

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!