Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Tito Fisher Não, os diodos foram colocados depois do retificador. Procurei em todas as minha sucatas e não encontrei esse regulador aí, estou meio "pobre" em sucatas.

adicionado 1 minuto depois

@Mestre88 @Isadora Ferraz @Tito Fisher O carregador está praticamente pronto, já montei até a caixa para colocar o circuito, mas ainda temos a pergunta que não quer calar, esse transformador é mesmo 220V?

• Membro VIP
Postado

Não acompanhou direito.

10 horas atrás, Gu1426 disse:

O único regulador de tensão que tenho é um LM7818

este foi o ponto de partida da ideota.

32 minutos atrás, Tito Fisher disse:

Esses diodos em série estão sendo colocados ANTES do retificador  SBL3040, é isso ??

não. Os diodos em série com saída 18v. Sim também é meio incomum mas são as armas que ele tem, lembra?

puts... clicamos quase simultaneamente...

adicionado 1 minuto depois
3 minutos atrás, Gu1426 disse:

ainda temos a pergunta que não quer calar, esse transformador é mesmo 220V?

Depois disso tudo nos diga você

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Confie em si próprio e no conhecimento recem adquirido.

Se desertar te for opção, não perde, mas vai conviver com a culpa e uma vida sem sentido... profundo d+ kk. Me deu até sono... boa noite...

• Curtir 1
Postado
21 horas atrás, Gu1426 disse:

Posso usar o fusível do meu multímetro (200mA) para testar o trafinho?

Ola.

Sim, voce pode !  

Mas a sua outra pergunta ( que não quer calar ) , como saber se ele foi feito para operar com 110 ou 220, vou sugerir um caminho lusitano para chegar a essa resposta.

Sabemos que um trafo opera nas duas direções desde que alimentados corretamente com as tensões e correntes equivalentes a cada enrolamento, certo ?

Exemplo, um inversor  recebe 12V e eleva isso pra 220V , um trafo de microondas recebe 220V e eleva para 2200 volts.

E alimentando o lado oposto ( secundário ) com tensões IGUAL ou MENOR do que a tensão para o qual foi projetado, o que acontece ?

Ele apenas faz a relação oposta, no caso se voce alimenta o SECUNDARIO de um trafo de microondas com 220V o que teremos no outro enrolamento ? Teremos uma saida 10x menor,  algo em torno de 22V .

Então... Se voce tiver em mãos algum outro trafo com tensão e corrente conhecidas pode fazer a identificação deste seu 'alienígena' por espelhamento.

Digamos que voce tenha um trafo com saída 12 VAC por 1A ,  ligue  essa saída no secundário do outro, e meça a tensão resultante no ex-primário.

Anote a tensão obtida, se não foi algo perto nem de 110 nem de 220  isso significa apenas que a tensão de saída do alien não foi projetada para ser 12V, mas isso é irrelevante para fins de teste.

Faça uma regra de tres para supor quando seria o valor de alimentação neste secundário para gerar 110 ou 220 no primário.

Depois disso  basta apenas medir a corrente que obteve  e  comparar o valor com a que supostamente alimentaria o primário para fornecer os VA que o seu núcleo permite transferir de um enrolamento para outro.

Eu já fiz isso algumas vezes e deu certo, creio que voce pode tentar.

'_'

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Tito Fisher @Isadora Ferraz @Mestre88 Isso que o Tito Fisher falou me deu uma ideia, dá para fazer uma fontezinha boa usando o transformador de micro-ondas e ligando o 220V no secundário de 2200V e no primário obter uma tensão dez vezes menor? Não tenho transformador de micro-ondas mas vou a caça nos ferros-velhos da minha cidade. Um detalhe importante é que o secundário é ligado nas chapas do transformador, ou seja, se eu ligar 220V, vai ter essa tensão no núcleo do transformador, como eu evito isso?

Postado
59 minutos atrás, Gu1426 disse:

Um detalhe importante é que o secundário é ligado nas chapas do transformador, ou seja, se eu ligar 220V, vai ter essa tensão no núcleo do transformador, como eu evito isso?

O fio vem arrebitado na carcaça, é só cortar, emendar um fio e isolar. 

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

@Mestre88 @Isadora Ferraz @Tito Fisher Ressuscitando esse tópico, pensei em fazer um carregado de bateria com transformador de micro-ondas, o que pelo menos para mim parece bem mais vantajoso. Vou usar aquele velho truque de pegar um trafo 220V e ligá-lo em 110V, vai mudar para 2 espiras por volt, porém eu não quero toda vez que for ligar o carregador, ter que ficar usando autotransformador para diminuir a tensão. Penso em botar um transformador normal (retirado de televisão de tubo da Philco) e usar o primário dele como autotransformador, e botar dentro do carregador (o espaço do gabinete é bem grande), mas fio pensando se o autotransformador que vou usar suporta ligar um transformador de microondas. É possível que eu faça isso? Vou usar uma ponte retificadora de 10A, não preciso de mais que 10A, a maior bateria que tenho aqui é de 60A. O que acham? Se precisarem eu passo a espessura do fio do autotransformador.

adicionado 5 minutos depois

Acho que o primário deve ter no máximo 70W.

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Gu1426 disse:

se o autotransformador que vou usar suporta ligar um transformador de microondas

não deve suportar. Ve quantos V o de microondas dá se ligado ao contrário. A princípio pode ligar no 220 mesmo.

• Curtir 1
Postado

@Isadora Ferraz @Mestre88 @Tito Fisher Já medi, deu 18V, um detalhe desse transformador, eu não vi soldas nele, aquela parte da junção dos E com os I não possui solda, é só encaixado e depois aplicado um verniz grosso. Será que ele é solto assim ou deve ter uma solda escondida? Tirei outras peças do micro-ondas, como o motor do prato, o magnetron, o capacitor de 2100V (que está em curto aliás), o ventilador, o painel, bem, eu tirei tudo! Vou mandar a carcaça de volta para o ferro-velho e vou buscar um motor de esteira que vai virar tópico ainda essa semana.

adicionado 2 minutos depois

Me surpreendi com o peso desse transformador, já vi que o carregador vai ficar bem pesado.

Postado

@Isadora Ferraz @Mestre88 @Tito Fisher Bem, abaixo a foto do transformador:

994653242_2201201920491.thumb.jpg.2cd6d4600648183ec86ebe13335ee8f5.jpg

O fio vermelho que está isolado com espaguete de fibra de vidro (por baixo tem um espaguete retrátil), é a emenda que fiz, não está mais ligado na carcaça. Na foto não está visível, mas não há soldas no transformador, é simplesmente envernizado com um verniz duro. Quero separar os E dos I, e remover a bobina de alta tensão, e colocar uma nova no local. Não quero destruir essa bobina...

• Curtir 1
Postado

Ola @Gu1426

Se voce já fez a alimentação pelo secundário e obteve 18V no antigo primário então agora basta apenas agregar um circuito de flutuação para montar um carregador  de baterias 'inteligente'.

A sua ideia de desmontar o trafo para remover o secundário original e fazer um novo enrolamento seria com qual propósito ?

'_'

• Curtir 2
Postado

@Tito Fisher @Mestre88 @Isadora Ferraz Ok, vou usar invertido então, mas como eu faço para reduzir os 18V para os 13.8/14V para carregar a bateria, botei um termostato (180C) no transformador. Eu não sei se esses circuitos iriam aguentar a corrente, vou usar uma ponte retificadora de 35A (ao menos é o que diz no anúncio) e um belo dissipador. A boa notícia é que consegui outro transformador de micro-ondas, posso fazer com dois ou é exagero? Acho que um já dá bastante corrente, né?

• Membro VIP
Postado

Muita corrente vai detonar sua bateria. De fato é usada apenas em casos emergenciais. O normal é carga lenta.

Pra reduzir você tem muitas opções. Uma delas

Voltage_stabiliser_transistor.png

Detalhes: a bat usa ser bem parruda. Neste caso nem precisa de frescura - filtros (capacitores) - e vou ainda + longe: basta 1/2 onda.

O legal é você monitorar a corrente: se ela zerar, a bateria já está carregada seja qual tensão for (entre 13.8...14.2).

• Curtir 1
Postado

@Isadora Ferraz Qual o valor dos componentes, como eu calculo isso?

Hummm... Interessante... Não tem como eu colocar um led que acenda quando a corrente zerar?

As baterias tem no máximo 60A, ou seja, 6A para carregar, correto? Esse transformador fornece isso sem queimar? (no caso a ligação que eu fiz). Pode encher o circuito de frescura, tranquilo...

• Membro VIP
Postado

Como já disse, há anos removi a parte central dos cál c u los e só me sobraram calos.

Pra sentir a capacidade do trafo, coloque uma carga de modo que não caia mais que 10%. Pelo tamanho, intuo (com calos) que sim dá e sobra.

Frescuras também estão a se distanciar de mim. No seu caso, são muitas alternativas emocionantes e inumeráveis pra uma simples postagem. No entanto com quase menos de 1 clique no google e você acha bem coisa. Algumas bem mais perto do que você imagina...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!