Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 1400 + GTX 1070 TI Gargalo ?


Posts recomendados

Olá,

 

Recentemente fiz upgrade de algumas peças do meu PC, umas delas foi que sai de uma GTX 1050 TI, para uma ASUS GTX 1070 TI Strix, porém eu buscava mais estabilidade e mais FPS no BF1, e isso não aconteceu, simplesmente estou rodando BF1 no Ultra/Médio(Alguns efeitos), e meu FPS varia de 50 a 90, dependendo do que acontece no game.

Bom sei que a GPU e um pouco acima do que um Ryzen 1400 suporta, porém seria para tudo isso ? Não rodar ao menos acima de 70/80 FPS sem quedas?

Jogo em Monitor 60Hz 1920x1080.

Minhas config's hoje.

 

Processador AMD Ryzen 5 1400 3.2GHz / 3.4GHz Max Turbo

placa-mãe Gigabyte GA-AB350M-HD3 DDR4 USB 3.1 AM4

Placa de Vídeo Asus Geforce GTX 1070 TI ROG Strix Advanced 8GB

Memória DDR4 Crucial Ballistix Sport LT Grey 8GB

SSD Kingston A400 120GB

HD Toshiba P300 1TB

 

Até final do ano, vou trocar processador, para uma Ryzen 7 1800x + Water Cooler (Só espera Kabum coloca em promoção).

 

Mas minha duvida ainda persiste, um Ryzen 5 1400 sofre tanto gargalo assim com a GTX 1070 TI p/ não me entregar ao menos um FPS digno de jogar tranquilo?

 

bf1.jpg

111212121.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Atretador disse:

O 1400 e o que tem os menores clocks da linha dos R5s.

 

Faz um OCzinho para 3.7-3.8Ghz e ve se melhora.

 

E ao in vez do 1800X, voce pega um 2600/2600X.

Entendi, não sei mexer muito com OC kkk

 

1800 x vai me custar menos de 900 Dilmas, ja o 2600/2600x em torno de 1100 dilmas, orçamento estourou na GTX 1070 TI kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

 

Jogando em full hd ocorre gargalo SIM, nao tem overclock que salve esse seu gargalo nao.

Infelizmente nao tenho os Ryzen na GTX 1070Ti , mas podemos comparar apenas o Ryzen 2700 na GTX 1070 :

http://papahardware.net/comparative/gtx-1070-hof-6+ryzen-7-2700-14-vs-gtx-1070-hof-6+core-i5-8400-8.html

Note que ocorre gargalo até mesmo no Ryzen 2700 com a GTX 1070 normal sem TI... com o seu CPU vai ocorrer gargalo sim.


Tem como "arrumar" isso ai ?? Tem, em resoluções mais altas o uso de CPU é inferior, tenho certeza que se rodar o game em 2560x1440 vai ter o mesmo desempenho que tem hoje, pois uma GTX 1070TI seria uma GPU para uma resolucao mais alta que full hd.

Ou pegar um CPU melhor, mas se manter full hd vai ter perda de desempenho SIM. 😞

Note tambem que a estabilidade no BF1 é RUIM, em sua média tanto em AMD quanto em Intel,  muitos testes do Papa Hardware mostram uma fluidez de menos de 80% no BF1, mesmo em configs otimas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Entendi.

 

Water Cooler ja comprei, peguei na promo na TerraByte, so esperando chegar.

Vi alguns testes entre 1800x vs 2600x em conjunto com a 1070TI, e em 90% o 1800x levou mais em games, sem contar que pra multitarefas acho que ele vai me servir melhor tmb, e sem contar que posso subir clock dele tmb sem problemas (Só falta aprender essa parte).

 

Mas pelo o que vi, esse upgrade preciso urgentemente, pelo gargalo existente.

 

 

adicionado 3 minutos depois
5 horas atrás, Papa Hardware disse:

Olá.

 

Jogando em full hd ocorre gargalo SIM, nao tem overclock que salve esse seu gargalo nao.

Infelizmente nao tenho os Ryzen na GTX 1070Ti , mas podemos comparar apenas o Ryzen 2700 na GTX 1070 :

http://papahardware.net/comparative/gtx-1070-hof-6+ryzen-7-2700-14-vs-gtx-1070-hof-6+core-i5-8400-8.html

Note que ocorre gargalo até mesmo no Ryzen 2700 com a GTX 1070 normal sem TI... com o seu CPU vai ocorrer gargalo sim.


Tem como "arrumar" isso ai ?? Tem, em resoluções mais altas o uso de CPU é inferior, tenho certeza que se rodar o game em 2560x1440 vai ter o mesmo desempenho que tem hoje, pois uma GTX 1070TI seria uma GPU para uma resolucao mais alta que full hd.

Ou pegar um CPU melhor, mas se manter full hd vai ter perda de desempenho SIM. 😞

Note tambem que a estabilidade no BF1 é RUIM, em sua média tanto em AMD quanto em Intel,  muitos testes do Papa Hardware mostram uma fluidez de menos de 80% no BF1, mesmo em configs otimas.

 

Puts...

 

Achei que ia conseguir achar uma solução e levar por alguns meses, mas não vai te jeito, vou ter que comprar o 1800x o quanto antes.

 

O gargalo eu sabia que teria ,porém achei que iria ser algo mais "controlado", pelo menos jogar acima de 70FPS, sem quedas bruscas, mas nem isso. kk

Obrigado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wilian Quadros o Grande problema dos Ryzen sao mais latentes em apenas alguns jogos, como GTA5, BF1 e Witcher.
Onde sao jogos mais "CPU BOUND" que usam muito CPU e tal.
Mas vai firme, sempre calcule o provavel gargalo pois eu sei muito bem o que é comprar algo novo e ficar desmotivado pelo desempenho final dele 😞

Boa sorte e qualquer coisa nos avisa ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Wilian Guimarães disse:

Memória DDR4 Crucial Ballistix Sport LT Grey 8GB

1 pente de 8GB? Se estiver rodando em single channel dá uma perda de desempenho também e principalmente de estabilidade.

 

Alias single channel vs dual channel é algo que eu gostaria de ver o impacto atual, talvez o @Papa Hardware traga uns testes mais atuais pra nós (ja vi um antigo no canal da chipart se nao me engano) na pegada desse canal aqui WolfGang 2x4 vs 1x8.

Essa playlist tem vários jogos e diferentes configurações (na sua maior parte mid pra high-end) onde o desempenho do dual channel é MUITO superior ao single channel. Se puder trazer uns comparativos mais detalhados pra nós :P , sempre bom ter um conteudo novo na lingua portuguesa, sempre bom abrangir mais pessoas pois tem muita gente que ainda fala que single channel vs dual channel não tem diferença notoria em nenhum caso (excessao de iGPUs).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ryzen 5 1400 @ 3.8Ghz + 1070

 

Aqui, normalmente nao tem muito gargalo, com a GPU normalmente ficando a +90%.

 

 

 

Mas, devido a arquitetura do cache e apenas 4 núcleos o Ryzen 5 1400 vai segurar essa 1070TI mesmo(ja que ela é uns ~15% melhor que a 1070). Mas mete um OC ai que vai reduzir.

Fixando o clock com um OC, voce deve ter mais estabilidade ja que o clock nao vai variar de acordo com carga/TDP.

 

Recomendo o 2600/2600X normalmente porque a segunda gen tem um teto de OC para os 4.2Ghz, e requer menos tensão para esses clocks, E por normalmente eles empatarem com o R7 2700/2700X respectivamente, custando bem menos, nessa black fryday o R5 2600 estava 750-790R$ por exemplo, e com o WC que voce ja tem seria tranquilo um OC, desde que tome cuidado com os VRMs da sua mobo.

 

Mas, eu recomendaria segurar até ano que vem o upgrade, se não for 'doer' muito agora os FPSs a menos.

Ja que metade do ano que vem deve vir 7nm, e de acordo com os leaks o mid range pode subir para 8C/16T...Mais o ganho de 15~20% de IPC que deve chegar. (junto de menos consumo e mais clocks)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, filipeaguiars disse:

Pra mim essa diferença de desempenho entre Single Channel e Dual Channel só acontecia quando com o uso de APUs.

 

Essa informação está incorreta então? 🤔

Normalmente é pouca coisa que muda. Pelo menos em comparação a iGPU, que ganha 2x em performance normalmente.

O que tem um impacto maior, normalmente, é latencia e clock...Mas, claro, isso varia de aplicação para aplicação, tem coisas que precisam de mais banda, outras de menos latencia, etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Meu 10, fiz OC a 3.70Ghz e + 0.120V, e na minha memoria de 2400 pra 2666, melhorou um pouco na questão da instabilidade do FPS, porém a temperatura da CPU aumentou bastante, jogando BF1 fica entre 60 à 70Cº

Segue prints

 

1.jpg

2.jpg

3.jpg

adicionado 0 minutos depois

E bom me preocupar com a temperatura, ou ta tranquilo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wilian Guimarães Eu nao gosto de deixar passar de 60(mesmo estando com um note que pega 90c o tempo todo), mas para o cooler padrão ta normal. Foi um aumento de 500Mhz em todos os núcleos, em cima da base de 3.2Ghz

 

Pode por o cooler para correr a 100% mas vai ser mais barulhento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Atretador disse:

@Wilian Guimarães Eu nao gosto de deixar passar de 60(mesmo estando com um note que pega 90c o tempo todo), mas para o cooler padrão ta normal. Foi um aumento de 500Mhz em todos os núcleos, em cima da base de 3.2Ghz

 

Pode por o cooler para correr a 100% mas vai ser mais barulhento.

 

Entendi, então beleza, achei que essas temperaturas já eram criticas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Me tira uma duvida.

 

Posso compra o Ryzen 7 2700x e usar na minha placa-mãe sem problema,ou terei que trocar a placa-mãe, por se tratar de uma placa "mediana" e da 1ª geração. 

Minha Placa-mãe: Gigabyte GA-AB350M-HD3 DDR4 USB 3.1 AM4

E também levando em conta que terei que trocar minhas memorias p/ possivelmente 2 pente de 8GB de 3200mhz,pois como todos dizem Ryzen "sofre" com memorias de frequência menores.

 

Pois estou muito tentado a vender minha placa-mãe e meu Ryzen 5 1400, e comprar logo um I7 8700 +  placa-mãe Intel LGA 1151 ATX B360 AORUS GAMING 3 DDR4 e continuar com minha memoria 2400MHZ, pois pelo o que vi intel não sofre tanto com memorias com frequencial menores.

 

Claro que se eu comprar o Ryzen 7 2700x, terei somente o gasto do processador (R$:1450), e com as memorias 2x8GB 3200MHZ (R$:1100), ja comprando a Intel, terei o gasto do processador (R$:1550) e placa-mãe (R$:700), e usando minha memoria de 2400MHZ.

 

o que seria mais sensato fazer ? obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Atretador disse:

@Wilian Guimarães Pegue um R5 2600, nao o 2700X. R5 2600 e 2700, da mesma forma que o 2600X e o 2700X entregam o mesmo em jogos. Sao poucas coisas que usam as 16 threads dos R7s, como stream e render.

 

Dai é 800R$ do R5 vs R$1500 do i7 + cooler para ele nao fritar.

Entendi, mesmo pensando em longo prazo ainda compensa o RX 2600 ? Pois agr estou um a GTX 1070TI, mas vou querer troca-la em uma RTX em breve, seria ainda o 2600 o melhor para suportar ? Se sim, comprei ele mesmo então.

 

adicionado 19 minutos depois

@Atretador Ou eu pego um R7 1800x ao invés do R7 2700x, e sai tmb mais barato que o R5 2600x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Atretador disse:

@Wilian Guimarães  Eu pegaria o 2600, vai demorar para o R7 se destacar do R5....Na verdade, eu seguraria o 1400 com OC, e pegaria um Ryzen 3000 ano que vem, falta só alguns meses. E dai é 7nm, clocks mais altos, talvez o dobro de núcleos no mesmo preço.

 

 

Entendi, que mês + - será lançado a serie 3000 ? Meu 1400 nem com OC a 3.70, consegue levar minha GTX 1070TI, não chega a usar 50 - 60% no BF1 e nem nos outros jogos, mas se lançar serie nova no começo do ano, vale a pena esperar mesmo.

adicionado 2 minutos depois

@Atretador Em questão de se "destacar", acabei olhando agora muitas reviews e o R7 2700x não fica atras do R5 2600x em nenhum aspecto, na verdade o R7 sempre a frente, mas claro com um custo muito mais alto, e por isso R5 compensaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Atretador disse:

@Wilian Guimarães O R7 tem uns 100-150Mhz a mais por núcleo. No mesmo clock, sao a mesma coisa.

 

Provavelmente primeiro semestre, é para ter ralguns anuncios em janeiro

Entendi, bom vamos ver quanto tempo meu R5 1400 aguenta, ou até eu passar mais raiva, até lá vou esperar. kkk

 

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!