Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal. Como vão?

Eu sou uma fuçadora e sempre acabo me virando sozinha quando quero otimizar ou fazer manutenção no meu pc. Minha ultima aventura não deu certo e eu não consigo identificar o motivo. E estou com muito medo de perder a peça que comprei. Resumindo:

Comprei um SSD WD GREEN M.2 2280 e minha placa-mãe é a GIGABYTE GA-970A-D3P, ou seja: não possui o local específico para inserir SSD M.2 na placa-mãe. Então comprei um daqueles adaptadores para inserir na PCI EXPRESS 2 da minha placa-mãe. Porém, não reconhece o SSD na bios, nem no ambiente Windows, nem em lugar algum. Possuo outro SSD nessa máquina, porém do modelo "tradicional" e um HD SATA III. Removi os dois e deixei só o SSD M.2 para testar, e NADA.

Cogitei a possibilidade de ter alguma configuração que "ative" a PCI EXPRESS 2 na bios, mas não faço ideia.

Vide a configuração para identificarem conflitos ou incompatibilidades.

Processador

AMD FX-8300 BLACK EDITION

Placa de vídeo

POWERCOLOR RADEON RX 460 RED DRAGON 4GB

Placa-mãe

GIGABYTE GA-970A-D3P

Memória

MULTILASER 8GB 1600MHZ DDR3

HDs

TOSHIBA 1TB SATA III 3.5 7200RPM

SSDs

WD GREEN 120GB SATA

Sistema Operacional

WINDOWS 10

Postado
17 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

nao vai funcionar.. a placa-mãe é antiga e nao dá suporte a boot por esses adaptadores pci-e

Que tristeza! Mas eu imaginei isso. Minha segunda alternativa para não perder meu SSD M.2 é usar outro tipo de adaptador. Pensei nisso:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-909434684-adaptador-conversar-ssd-m2-33v-ngff-pci-para-sata-ill-_JM?quantity=1

Deve rolar, certo?

adicionado 0 minutos depois

@GabrielLP14 eu atualizei =(. A ultima atualização da bios é de 2016 e não rolou.

Postado
1 minuto atrás, daiani.avila disse:

Que tristeza! Mas eu imaginei isso. Minha segunda alternativa para não perder meu SSD M.2 é usar outro tipo de adaptador. Pensei nisso:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-909434684-adaptador-conversar-ssd-m2-33v-ngff-pci-para-sata-ill-_JM?quantity=1

Deve rolar, certo?

adicionado 0 minutos depois

@GabrielLP14 eu atualizei =(. A ultima atualização da bios é de 2016 e não rolou.

nesse tipo de adaptador, sim, funcionará porque a porta é a sata comum..

• Amei 1
Postado

@daiani.avila Esse WD Green m.2 é um modelo de entrada, pra falar a verdade ele é SATA III com formato m.2, ou seja, tem as mesmas velocidades de leitura/escrita do seu SSD SATA III "tradicional" com formato 2.5". Era mais fácil ter pego outro SSD 2.5" pra evitar a dor de cabeça.

• Curtir 2
Postado

@rusty1 foi uma estratégia de baixo custo fail.

adicionado 15 minutos depois

@GabrielLP14 vi que o meu WD Green tem:

Capacidade de Leitura:
540MB/s

Capacidade de Gravação:
465MB/s

Ainda que eu ligue ele no adaptador SATA ( https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-909434684-adaptador-conversar-ssd-m2-33v-ngff-pci-para-sata-ill-_JM?quantity=1 ) ele manterá esse desempenho, correto?

O Kingston é:

Capacidade de Leitura:

500MB/s
Capacidade de Gravação:

350MB/s

Não é melhor me manter com meu M.2 adaptado mesmo?

Postado

@daiani.avila Então este SSD é do tipo M.2 SATA 3

Os tipos satas tem uma limitação de escrita e leitura que chegam até os 600MB/s, já os M.2 NVEM PCIE podem chegar a quase 4000MB/s. Eu venderia esse e pegaria um SATA mesmo pois ele tem a mesma escrita e leitura que este e é mais barato podendo pegar um SSD maior, enquanto você paga um SSD M.2 NVME de 240GB vocÊ compra um SSD SATA 480GB.

• Obrigado 1
  • 5 meses depois...
Postado

Olá Daiani Avila. Estou na mesma situação que a sua, gostaria de saber qual a solução você deu. Se funcionou o adaptador por você mencionado ou conseguiu de outra forma.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!