Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, sou novo no fórum e não sei se estou postando no lugar certo, mas enfim.

Estou com uma dúvida, alguém sabe me informar se a placa-mãe GIGABYTE Z370M AORUS GAMING é compatível com os SSD NVME? (mais especificamente: SSD Kingston A1000 M.2 2280 240GB PCIe NVMe Ger 3.0 x 2)

Segue abaixo as portas que constam no manual da placa:

1 x M.2 connector (Socket 3, M key, type 2242/2260/2280/22110 SATA and PCIe x4/x2 SSD support) (M2A_32G)
1 x M.2 connector (Socket 3, M key, type 2242/2260/2280 PCIe x4/x2 SSD support) (M2Q_32G)

Desde já, agradeço pela atenção!

Postado

@GabrielLP14 Opa, maravilha! Eu boletei na black friday a versão de 240gb por 300 r$ no site da kabum, mas decidi pesquisar pra ter certeza que ele seria compatível pra não dar B.O pois hoje é o prazo máximo para pagar o mesmo 😃

Mas obrigado pela atenção! 

Postado

@GabrielLP14 Sim, na verdade a princípio acabei comprando o SSD NVME para instalar ele em um note que comprei também na blackfriday, porém decidi colocar meu SSD Sata intel de 120 gb que uso no desktop nesse note, e o SSD NVME eu usaria no lugar do intel por ele ter uma velocidade de leitura e gravação acima do sata (1500/800). Porém, antes de fazer essa troca eu queria ter certeza que a minha placa-mãe daria suporte a ele porque não achei nenhum review falando sobre esse tipo de ssd, apenas que tinha compatibilidade com m2.

Outra possibilidade que eu estava pensado fazer, é testar a memória optane no note (ele possui porta m2), pra ver se realmente melhora a taxa de leitura do hd mecânico e revender o meu intel, deixando o nvme como padão. Ainda vou dar uma pesquisada mais a fundo nesse assunto pois encontrei um optane de 16gb por 70 r$ na olx e acredito que valha o teste.

• Coordenador
Postado
56 minutos atrás, Rodrigo F.Fernandez disse:

SSD Kingston A1000 M.2 2280 240GB PCIe NVMe

Cara, aqui no fórum tem algumas pessoas que não conseguiram instalar esse SSD numa porta PCIe. E ele realmente é estranho, porque possui dois entalhes, enquanto SSDs NVMe normalmente possuem apenas um entalhe. Sinceramente, você só vai conseguir saber testando mesmo. 

adicionado 1 minuto depois
59 minutos atrás, Rodrigo F.Fernandez disse:

1 x M.2 connector (Socket 3, M key, type 2242/2260/2280/22110 SATA and PCIe x4/x2 SSD support) (M2A_32G)

Acredito que ele deve funcionar nessa porta, por ser SATA e PCIe.

Postado

mick.07 ok, obrigado pelo feedback amigo! 

GabrielLP14 sim, nesses 2 modelos se você for pensar em armazenamento + jogos a versão de 1tb é melhor mesmo. No meu caso, na hora de comprar eu pensei mais na questão de desempenho em comparação com o hd de 1tb 5400 que vem por padrão no note, apenas esse upgrade já faria o note virar um avião a jato, fora que eu colocaria o hd de 1tb no desk e usaria como armazenamento padrão e tal sem me preocupar com velocidade. Depois de ter feito a compra tive a ideia de usar o ssd do desk no note, e adicionar a optane no outro slot m2 para dar um up nos hds mecanicos, pois pelos ultimos reviews queu assisti na internet, parece que a limitação que havia antes de apenas 1 partição em 1 hd para ele funcionar foi removida, e agora ele estaria funcionando em todos os hds, e foi ai que pensei em testar o NVME no desk, trocar o ssd sata pro note. Bom resumindo, na pior das hipóteses instalo o nvme no note, e invisto em um ssd sata de 500 ou 1tb pensando mais pra jogos pesados no natal 😃 

Postado

Os discos M.2 que são do tipo PCIe NVMe são na verdade, melhores para mover arquivos pesados, como filmes por exemplo, funcionam melhor para criadores de conteúdo digital e não são necessários quando você só move arquivos pequenos. Os discos M.2 tipo SATA movem pequenos arquivos literalmente na mesma velocidade que um PCIe NVMe. 

Um videogame carrega todos os arquivos que você precisa e não acessa o disco novamente até a próxima vez que decidir jogar novamente. Por esse motivo, um vídeo não percebe a diferença, ele não sabe se está instalado em um SSD ou em um HDD porque, uma vez totalmente carregado, já tem todos os arquivos necessários prontos para serem executados....

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@Seagate Opa, obrigado pela explicação.

De fato quando comprei eu não me atentei aos fatores que você citou acima, e pensei que maior taxa de leitura aumentaria o desempenho do pc no windows, programas, etc, mas de todo caso já revendi o SSD m.2 e irei investir em um SSD sata de 480 gb ou em outro hd de 3tb quem sabe.

Agradeço a todos pela ajuda e pode encerrar o tópico em questão!

• Curtir 1
Postado

@GabrielLP14 Né, até cogitei a possibilidade de pegar 2 ssds de 480gb e fazer um raid0, que no fundo daria quase o mesmo desempenho do m.2, sendo que a capacidade seria 4x maior, mas ainda é uma ideia a ser estudada, pois não sou de ter muitos jogos instalados simultaneamente, e acredito que um raid0 com 2 ssds de 480 seja mais barato que 1 ssd de 1tb m.2 ou nvme como era o caso, o único problema que se der problema em 1 deles perde tudo né, mas acredito que ssd pra das problema seja bem raro também!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...