Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Barulhos Estranhos


semmerket

Posts recomendados

Olá a todos

Meu Hd é um Maxtor 7200 RPM 40GB 2MB buffer. Ele já tem uns 3 anos de uso e nunca deu problemas. Recentemente tenho escutado barulhos esporádicos, como se ele estivesse desligando (aquele barulho de desaceleração brusca do HD que a gente costuma escutar quando desligamos o computador). Ele faz isso com o computador ligado. Tem horas que ele faz diversas vezes e para do nada continuando a funcionar normal. E tem horas que ele faz isso e trava... Eu comecei a notar isso depois que a minha placa mãe (SOYO Dragon Plus K7V266) voltou da fábrica para reparo na BIOS e em alguns capacitores. Também coloquei um cabo 80 vias novo. Será que o problema é do HD ou da BIOS?

Obrigado

Edson - BH

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quanto aos barulhos característicos de desligamento, pode ser que sejam as opções de economia de energia no Painel de Controle do Windows: verifique se está programado para desligar o(s) disco(s) após X minutos de inatividade.

Agora quanto aos travamentos, pode ser uma série de coisas, inclusive o próprio HD. Mas se a sua motherboard voltou da assistência, eu desconfiaria dela em primeiro lugar. Entre em contato com o local onde você mandou consertar e relate o problema (deve ter garantia, não é?).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os barulhos que escuto não são do desligamento do windows nem das opções de economia, pois eu desligo todas essas opções do windows e da bios. Eu já notei que o barulho ocorre quando o disco faz algum acesso ou gravação. Ele faz esse barulho várias vezes num minuto... Vírus sei que não é... A placa mãe estou desconfiando mesmo... Vou entrar em contato com a Soyo (graças a deus existe um representante competente deles aqui no Brasil!) e verificar se pode ser a placa... O fato é que estou com medo de perder o hd... Quando chegar em casa hoje vou olhar os dados do SMART e ver se ocorreu algum problema... Qualquer coisa posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Entrei aqui para postar, que estou tendo o mesmo problema com meu HD.

É um Seagate Barracuda 7200RPM, minha placa-mãe é a A7V8X-X.

Ele desliga do nada, questão de 2 segundos, desliga e liga novamente.

Liguei um multimetro e medi a tensão constantemente por 2 dias consecutivos, e nestes dois dias, ele não desligou.

Outra coisa que percebi, é que no Windows XP SP2, ele esta trabalhando em modo PIO, mesmo no Windows estando habilitado para trabalhar com "DMA se disponivel", e na BIOS esta configurado para UDMA tambem!

Olhei o SMART, não esta acusando nada de anormalidades! O que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por gu4r4n4rox@20 set 2004, 21:21

entendi já verificou fontes???

tente formatá-lo

as vezes pode resolver

OBS: use o DM do fabricante

e poste resultados posteriormente

Fonte verifiquei, parece não ser. Não posso formata-lo agora, estou fazendo um trabalho de faculdade no linux. Assim que terminar (se conseguir), eu posto os resultados aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por semmerket@20 set 2004, 17:39

Quando chegar em casa hoje vou olhar os dados do SMART e ver se ocorreu algum problema...

Uma dica: verifique principalmente os valores dos atributos Spin Up Time, Start/Stop Count, Spin Retry Count, Calibration Retry Count e Temperature. Veja se os números do Attribute Value de cada um estão muito abaxo de 100, ou estão próximos do Attribute Threshold: isso vai dizer se algum problema grave está à caminho.

Qualquer coisa, tem o tópico fixo sobre SMART.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por Deitos@21 set 2004, 11:33

Verifiquei isso, e pelo que você me disse, já me assustei. Spin Retry Acount próximo ao atributo Threshold.

Mas nesse caso ainda não há com o que se peocupar no Spin Retry Count, pois o "Attribute Value" ainda está em 100. Note que o campo "Raw Value" ainda está em 0, o que mostra que o motor ainda não falhou nem uma vez para sair de 0 rpm até a velocidade normal de rotação.

Mas pelo screen, tem outras coisas que podem indicar problemas: veja o "Attribute Value" dos atributos Raw Read Error Rate e Seek Error Rate: apesar de ainda não terem atingido o "Threshold", os valores estão bem abaixo de 100. Isso talvez seja algum indício de problemas com as cabeças de leitura/gravação.

Então convém monitorar o "Attribute Value" do Raw Read Error Rate e Seek Error Rate para ver se os valores continuam caindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Tony Topete@21 set 2004, 14:37

Pô agora fiquei com medo. olha o meu Seagate Barracuda 80 GB, e eu tenho faz só 1 ano, será que vai dar pau? Tenho quase 60 GB de mp3 nele.

Pois é, mesmo caso. Os valores estão bem longe do "Threshold", mas convém monitorar pelo menos uma vez por semana, durante algum tempo, se esses valores continuam caindo ou estão estáveis.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô, só faltava em menos de 1 ano esse lixo já dar pau. Eu vi o meu quantum fireball de 20 GB e tá tudo em 100, que deprimente e olha que eu tenho ele fazem uns 4 anos. Será que não é por estar particionado que ele mostrou aqueles valores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Tony Topete@21 set 2004, 18:34

Será que não é por estar particionado que ele mostrou aqueles valores?

Não, pois o SMART analisa o HD "fisicamente" (as partes mecânicas, mais precisamente falando), e não segundo as divisões lógicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou com o mesmo problema com meu Barracuda 80 Gb. Às vezes a BIOS não reconhece o hd, ele contstantemente trava no XP e fica muito lento, como se estivesse com dificuldades de leitura/gravação.

O maldito é novinho, tem 1 mês que comprei. Minha placa-mãe é Asus A7V8X-X.

Será que tem como corrigir esse problema ou é melhor trocar mesmo?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por fabriziolobba@22 set 2004, 09:16

Às vezes a BIOS não reconhece o hd, ele contstantemente trava no XP e fica muito lento, como se estivesse com dificuldades de leitura/gravação. Minha placa-mãe é Asus A7V8X-X.

Existe muita reclamação contra essa motherboard A7V8X-X. Talvez (eu disse: talvez) o problema seja com ela, e não com o HD, já que esse problema de reconhecimento do HD no BIOS é aleatório. Faça uma busca na área de Placas Mãe por tópicos sobre essa placa, talvez encontre algo relacionado.

Agora quanto à lentidão e travamentos, pode ser uma série de coisas além do HD: memória, processador, superaquecimento (inclui-se nesse último, todos os componentes, inclusive HD).

Mas para tirar a dúvida se é ou não o HD, vá em Iniciar > Executar, e digite assim: chkdsk [letra da unidade] /f /r, onde "[letra da unidade]" é a letra da partição que você quer verificar. Isso vai orientar o chkdsk à procurar erros e fazer o exame de superfície.

Por exemplo: chkdsk c: /f /r

Ao chamar o chkdsk com esses parâmetros pelo Windows, provavelmente será exibida uma mensagem perguntando se deseja agendar a verificação da próxima vez que o micro for iniciado: digite S para confirmar, e reinicie o micro.

Qualquer coisa, poste aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por Deitos@28 set 2004, 12:17

Em uma semana, o Raw Read Error Rate caiu um... passou de 65 para 64. Problemas a vista?

É possível. Se continuar caindo nesse ritmo (1 ponto por semana), pode ser que dentro de mais ou menos um ano esse valor caia no 'Threshold', vindo aparecer aquela mensagem "SMART Failure" no POST (se o SMART estiver habilitado no BIOS)

Mas você já rodou o diagnóstico da Seagate? É sempre bom monitorar com uma segunda opinião: http://www.seagate.com/support/seatools/seatoold_reg.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Formatei o HD, com o programa da Seagate, tudo normal... não encontrou nada de bad block.

Instalei o windows, tudo normal tambem. então, começo a instalar os programas, Norton, Corel, office... dai começou a desligar novamente.

Notei que ele desliga seguido, para instalar o norton, ele desligou 4 vezes. Apos um seção de desligamento, ele troca o modo de transferencia para PIO, apos ele fazer isso, o HD não desliga mais. E agora? :devil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por gu4r4n4rox@30 set 2004, 19:21

mas vale a pena verificar a FONTE.

(botao do RESET também)

Inclusive essas coisas.

Mas eu também aproveitaria para testar esse HD em outra motherboard, fazendo os mesmos testes, só pra ter certeza de que não é mais um caso da famosa A7V8X-X...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

aí povo!

Eu acho que descobri o problema!!

Simplesmente, troquei o conector que vem da fonte, não deu mais isso.

Antes ele tava ligado no ultimo conector da extensão, liguei ele num conector intermediario, deu pra bola, não parou mais... não parou em 7 horas de uso, acho que era isso, pois antes, para iniciar o windows, era um parto.

Valeu o help de todos!!! Espero não precisar postar mais neste tópico!!

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!