Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
32 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

eu até teria metal aqui, tem solda eletrodo no vizinho e tenho esmerilhadeira e dobradeira de chapa aqui, mas mesmo assim é trabalhoso, fora que estou usando madeira grossa porque penso em colocar alguma coisa em cima e se for pesado e for caixa de chapa vai entortar com certeza.

Se eu tivesse uma dobradeira tinha feito de ferro, com certeza, nem que fosse o esqueleto dele e com madeira apenas por fora. 

33 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Mas mesmo depois de anos não conseguiu tirar o chiado? 😲

Quase todo, ainda tem bem baixinho, mas não incomoda. 

O que atrapalhava mais era um zumbido de 60Hz que tinha, o problema era um dos cabos que usei para ligação do equalizador e uma conexão ao GND, liguei um fio mais grosso da fonte até o circuito de pré amplificador. 

37 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

E por ser de madeira vou parafusar as placas das fontes na madeira mesmo, mas vai ficar uns 5mm acima da madeira pra não encostar a  parte debaixo da placa com as soldas da placa na madeira.

A madeira já isola tudo não tem problema nenhum em usar as fontes assim certo?

Eu parafusei direto na madeira mesmo. 

Só é interessante colocar uns calços embaixo dos parafusos pra não ficar forçando a placa. 

E sim, madeira é isolante. 

39 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

OBS: acho que to com mania de madeira, a caixa do subwoofer fiz com armário de cozinha velho e até meu pc está em uma placa de madeira na parede 🤣

Engraçado o PC nessa tábua.

Teve uma época que usei o meu em cima da mesa assim, sem caixa sem nada. O gabinete era daqueles mais antigos, dava problema de aquecimento. Aí fiquei sem até arranjar outro. 

42 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

mas o vizinho me presenteou com esse par de criaturas incompreendidas, eu achei que fossem falantes comuns apesar de velhos, ai na conexão deles veio uma coisa enrolada com fita, achei que era um indutor e na verdade era um capacitor, que não dá pra saber bem qual capacitância é, mas os dois tem o mesmo.

Mas ai fica a duvida eles são falantes comuns ou são médios ou até mesmo agudos?

Faz tempo que eu não vejo um desses... Foram substituídos pelas cornetas. 

São alto falantes pra medios sim. 

Pra agudos, só Tweeter mesmo. 

O capacitor provavelmente é de 47 ou 100uF. 

Não liga sem o capacitor, em volume alto ele queima. 

Postado
33 minutos atrás, Mestre88 disse:

Se eu tivesse uma dobradeira tinha feito de ferro, com certeza, nem que fosse o esqueleto dele e com madeira apenas por fora. 

Quase todo, ainda tem bem baixinho, mas não incomoda. 

O que atrapalhava mais era um zumbido de 60Hz que tinha, o problema era um dos cabos que usei para ligação do equalizador e uma conexão ao GND, liguei um fio mais grosso da fonte até o circuito de pré amplificador. 

Faz tempo que eu não vejo um desses... Foram substituídos pelas cornetas. 

São alto falantes pra medios sim. 

Pra agudos, só Tweeter mesmo. 

O capacitor provavelmente é de 47 ou 100uF. 

Não liga sem o capacitor, em volume alto ele queima. 

Bom  a caixa de madeira tá pronta, mas é bom colocar metal por dentro? posso encaixar alguma chapa ali dentro ou papel alumínio mesmo, ou só vale a pena se der chiado e quiser fazer parar?

Dentro do amp nas conexões estou usando aqueles cabinhos que o terra passa por fora fazendo tipo malha e o positivo passa por dentro, o ideal é usar esse tipo de cabo em tudo?

Esses falantes apesar de antigos parecem que não estão raspando, não estão queimados, o cone tá meio baleado mas dá pra usar. Será que vale a pena fazer uma caixinha para eles e colocar o super tweeter junto nessa caixa? Ai eu colocaria essa caixa de médios e agudos naquele amp de 100w que eu ia deixar apenas para os tweeters, será que vale a pena fazer isso?

adicionado 9 minutos depois

O vizinho aqui de casa tem 83 anos é bem gente boa, mas eu acho que ele é meio surdo ele disse que som bom é som alto kkkkk ele estava me falando que queria arrancar os alto-falantes pequeninos que estavam nas caixas e colocar outros grandes pra dar mais som, (ele falou isso apontando para os tweeters e eu tentei explicar para que eles servem, só que ele não entende) 😅

Ele tem um monte de caixas e rádios lá, toca discos toca fitas caixa de guitarra e mais um monte de tranqueira, o duro é que ele não dá nada, tá jogado lá apodrecendo mas se você quiser ele não dá ele vende kkkkk ai complica mas dá dó tem bastante coisas lá que não se vê por ai...

Postado
1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Bom  a caixa de madeira tá pronta, mas é bom colocar metal por dentro? posso encaixar alguma chapa ali dentro ou papel alumínio mesmo, ou só vale a pena se der chiado e quiser fazer parar?

Testa sem primeiro, vai que fica bom.

Dentro do amp nas conexões estou usando aqueles cabinhos que o terra passa por fora fazendo tipo malha e o positivo passa por dentro, o ideal é usar esse tipo de cabo em tudo?

Só na ligação entre fonte e alto falante que não precisa.

Esses falantes apesar de antigos parecem que não estão raspando, não estão queimados, o cone tá meio baleado mas dá pra usar. Será que vale a pena fazer uma caixinha para eles e colocar o super tweeter junto nessa caixa? Ai eu colocaria essa caixa de médios e agudos naquele amp de 100w que eu ia deixar apenas para os tweeters, será que vale a pena fazer isso?

Eu tinha te sugerido isso ontem mesmo::

Em 14/12/2018 às 00:10, Mestre88 disse:

Meio desperdício usar um amplificador de 100W pra ligar tweeter, mas enfim.

Se não tem algo mais útil pra ele e funciona de boas, tudo bem.

Uma sugestão é aproveitar e ligar os médios nele, caso você tenha.

O vizinho aqui de casa tem 83 anos é bem gente boa, mas eu acho que ele é meio surdo ele disse que som bom é som alto kkkkk ele estava me falando que queria arrancar os alto-falantes pequeninos que estavam nas caixas e colocar outros grandes pra dar mais som, (ele falou isso apontando para os tweeters e eu tentei explicar para que eles servem, só que ele não entende) 😅

Ele tem um monte de caixas e rádios lá, toca discos toca fitas caixa de guitarra e mais um monte de tranqueira, o duro é que ele não dá nada, tá jogado lá apodrecendo mas se você quiser ele não dá ele vende kkkkk ai complica mas dá dó tem bastante coisas lá que não se vê por ai...

Sei como é, era duro explicar as coisas pra minha avó, e ainda que na época que ela era viva eu só tinha uns 9 anos...

Chato isso, depois o dia que esse velho morrer a família vai lá e joga tudo fora.

Postado
1 minuto atrás, Mestre88 disse:

Eu tinha te sugerido isso ontem mesmo::

Sei como é, era duro explicar as coisas pra minha avó, e ainda que na época que ela era viva eu só tinha uns 9 anos...

Chato isso, depois o dia que esse velho morrer a família vai lá e joga tudo fora.

É que eu achei que já estava bom daquele jeito, e eu nem tinha esses falantes kkkkkk mas agora que apareceram acho que vou fazer pra ver como fica, deve ficar bom, tem: subwoofer, caixa de médios e agudos e outro amp dedicado para médios e agudos deve ficar bom vou testar para ver.

Eu fiquei babando quando fui na casa dele, tá cheio de caixas e aparelhos de som, só que tá tudo jogado, mas se pedir ele não dá ele vende. 

o duro é que se ele bater as botas e eu for lá pedir essas coisas eles vão achar que to aproveitando da situação kkkkkk

Ele veio falar pra mim para montar umas caixas barulhentas para ele, como ele não entende nada e só quer bastante barulho sugeri de arrumar pra ele dois woofers de 12 polegadas 4 cornetas e dois super tweeters.

Sei que tá começando a fugir do tópico, mas o que acha dessa escolha? 

Eu particularmente não gosto muito de som de corneta, sei lá me lembra sorveteiro.

E falei dessa configuração de 2 tweeters 4 cornetas e dois woofers de 12 para ter mais médios, ele só escuta sertanejo raiz desses que só tem um cara cantando e uma viola acompanhando, e como ele nem liga para agudos e queria arrancar os tweeters das caixas pensei em deixar dois só pra pelo menos ter alguma coisa  para os agudos no som...

quando eu estava lá eu vi que ele só escuta CD e pega o CD como se fosse uma folha de papel botando o dedão na parte metalizada que vai ser lida com o lazer🤨

• Haha 1
Postado

Para o seu som, talvez toda essa "parafernalha" fique bom até demais. 

O meu é que tá simples demais, fiz toda aquela produção pra ligar dois falantes comuns de 6" e dois Tweeters. :lol:

Para o som do velho, é isso aí mesmo. Nem de médio precisa, aquelas cornetas pra mim tem som de caixa de abelha. 😂

Meu pai por exemplo, tem um som sem Tweeter, sem médio, com somente 2 woofers de 12".

Eu não acho ruim, mas aí talvez é porque o receiver seja de boa qualidade. 

3 horas atrás, ComandateGustavo disse:

quando eu estava lá eu vi que ele só escuta CD e pega o CD como se fosse uma folha de papel botando o dedão na parte metalizada que vai ser lida com o lazer🤨

Parece meu tio... E vai falar que tá errado pra ver... 

Postado
5 horas atrás, Mestre88 disse:

Para o seu som, talvez toda essa "parafernalha" fique bom até demais. 

O meu é que tá simples demais, fiz toda aquela produção pra ligar dois falantes comuns de 6" e dois Tweeters. :lol:

Para o som do velho, é isso aí mesmo. Nem de médio precisa, aquelas cornetas pra mim tem som de caixa de abelha. 😂

Meu pai por exemplo, tem um som sem Tweeter, sem médio, com somente 2 woofers de 12".

Eu não acho ruim, mas aí talvez é porque o receiver seja de boa qualidade. 

Parece meu tio... E vai falar que tá errado pra ver... 

elo jeito o meu som vai ter um monte de caixa igual home Theater kkkkk mas vai ser estéreo só que deve ter uma qualidade bem melhor, eu tenho home Theater aqui também, mas não uso parece que falta umas frequências ali, pra filme é bom pra musica nem tanto.

Corneta para áudio em local aberto pode até ser boa, mas dentro de casa lugar fechado além de deixar surdo tem um som bem estranho mesmo, se bobear esse par de falantes de médios que ganhei podem até ter um som melhor apesar da idade.

Pro velho vamos ver o que ele acha ele ficou de me falar se vai querer ou não na segunda feira...

E eu nem tento falar que tá errado, o CD é dele e vai ficar ruim pra tocar ele vai reclamar e nem vou me meter nisso não 😂

Bom hoje vou ver se termino a caixa do amplificador e já posto fotos pra vocês 👍

• Curtir 1
Postado

pronto pessoal, estou quase acabando e estou mandando fotos da caixa de madeira e dos amplificadores, o primeiro é 2.1 e o outro é o 100w estéreo.

Mas @Mestre88 colocar aqueles falantes de médios que ganhei junto com os super tweeters será que vai ficar com excesso de médios? Queria colocar os tweeters porque agudos esse amp 2.1 não tem e as mesmo as caixas que estão nele não tem muito agudos também, mas colocar os alto-falantes de médios junto com os tweeters no amp de 100w não vai dar excesso de médios no som? Ou só fazendo pra saber?

20181215_172928.jpg

20181215_172946.jpg

20181214_193957.jpg

20181214_194012.jpg

Postado

Mas @Mestre88 colocar aqueles falantes de médios que ganhei junto com os super tweeters será que vai ficar com excesso de médios? Queria colocar os tweeters porque agudos esse amp 2.1 não tem e as mesmo as caixas que estão nele não tem muito agudos também, mas colocar os alto-falantes de médios junto com os tweeters no amp de 100w não vai dar excesso de médios no som? Ou só fazendo pra saber?

Só fazendo pra saber e ainda tem aquela de que cada pessoa ouve o som de um jeito. De repente você pode gostar do som com os falantes médio, ou talvez não.

Postado

Vou testar sim, de qualquer forma isso não deve mudar a caixa do amplificador então eu monto tudo e testo depois.

Mas pra ter uma boa ideia esses falantes de médio tem que estar em uma caixa calculada para eles né? Ou por serem médios a caixa até que não importa muito?

Postado
14 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Ou por serem médios a caixa até que não importa muito?

A caixa nem importa muito, tinha uns médios desses que tinha a parte traseira toda fechada pra não interferir.

Em uma caixa que eu tinha o médio não era fechado na carcaça, mas tinha um cone plástico atrás pra fazer uma isolação acústica entre a caixa e o alto falante.

O objetivo é que ele seja isolado acusticamente do Woofer.

Postado
23 minutos atrás, Mestre88 disse:

O objetivo é que ele seja isolado acusticamente do Woofer.

Certo, vou montar a caixa para colocar os amplificadores dentro amanhã. Ai vou colocar as caixas juntas e ligar todos os falantes e tweeters, se ficar bom eu monto uma caixinha pequena apenas para o tweeter com os médios, se ficar com muito médios ai eu faço uma caixinha apenas para os tweeters e guardo esse par de falantes para quando aparecer um par de falantes para graves eu uso eles juntos.

Amanhã postarei mais fotos da caixa do amplificador e vou postando os progressos que for fazendo e as duvidas que surgirem também kkkkk👍👍👍

• Curtir 1
Postado

@Isadora Ferraz  @Mestre88

Pessoal seguem as fotos da caixa para o amp e das fontes já fora das caixas sem a maioria dos fios que vou deixar sem porque não vou usar.

Estou fazendo a frente em alumínio porque tinha uma chapa de alumínio dando sopa aqui ai escovei ela e vou usar  ela só na frente pra dar um visual retrô. 😅

Na  parte de cima vou colocar o led indicando que está ligado e mais 10 leds com zener pra funcionar como VU do lado do VU vai ter chave liga desliga e embaixo vão ter 4 potênciometros, que vão ser o volume geral, volume do subwoofer volume das caixas médio e volume dos tweeters, e também uma chave 3 posições porquê o amplificador dedicado aos tweeters tem regulagem de ganho.

Mas uma duvida, na chave que vou usar para ligar e desligar as duas fontes de pc como ela tem 6 terminais dá pra ligar e desligar as duas sem problemas, mas eu devo conectar um fio que vem da tomada na chave e ai da chave soldar nas fontes de pc. OU deixar as fontes ligadas direto na energia e na chavinha soldar aqueles dois fios verdes que vão no conector da placa-mãe  e servem pra fonte ligar?

Tipo devo usar a chavinha pra interromper os 110v direto nas fontes ou uso a chavinha para interromper aquele fio verde que faz as fontes ligarem?

A vantagem de interromper os 110v na chave é não gastar energia em standby, e a desvantagem é que interromper os 110v não fica muito "seguro" já que a frente é em alumínio... Bom me falem o que acham rsrs estou perdido agora 😵

20181216_181208.jpg

20181216_165453.jpg

20181216_181214.jpg

Postado
5 horas atrás, ComandateGustavo disse:

e mais 10 leds com zener pra funcionar como VU do lado do VU

Como é esse VU com zener? Eu não conheço.

5 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Tipo devo usar a chavinha pra interromper os 110v direto nas fontes ou uso a chavinha para interromper aquele fio verde que faz as fontes ligarem?

Deixa o verde e o preto direto.

Interrompa o 110V mesmo.

Como sua chave tem 6 terminais, ligue fase e neutro nos terminais do meio, pegue os outros dois da chave e ligue nas fontes.

Faça a ligação das fontes em paralelo depois da chave.

Postado
13 horas atrás, Mestre88 disse:

Como é esse VU com zener? Eu não conheço.

Deixa o verde e o preto direto.

Interrompa o 110V mesmo.

Como sua chave tem 6 terminais, ligue fase e neutro nos terminais do meio, pegue os outros dois da chave e ligue nas fontes.

Faça a ligação das fontes em paralelo depois da chave.

Aqui o Vu com zener:

Espero que ele não dê nenhuma interferência, e acho que o consumo dos leds não vai afetar o funcionamento do circuito.

O verde e o preto pode ligar direto? ouvi falar que era bom colocar um resistor de um ohm entre eles, mas acho que não faz diferença né?

Postado
2 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Aqui o Vu com zener:

Entendi. Foi exatamente o que eu imaginei.

Uma sugestão:

Use Zeners bem menores que esses do vídeo, esse de 15V não vai acender o led nem com o som no último volume.

Como você está ampliando para 10 Leds, comece com diodos comuns. Para ter acionamento 0,6V - 1,2V e assim por diante.

O último Led com o zener de 10V no máximo.

O amplificador usado pelo autor do vídeo deve ser linear de muita potência para fornecer uns 20V na saída e fazer os leds acenderem.

adicionado 2 minutos depois
8 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

O verde e o preto pode ligar direto? ouvi falar que era bom colocar um resistor de um ohm entre eles, mas acho que não faz diferença né?

Pode. Nesse caso um resistor de 1R é bem insignificante. Dentro da fonte se não me engano ter um resistor alto de uns 10k ligado nesse fio verde.

Postado
1 hora atrás, Mestre88 disse:

Entendi. Foi exatamente o que eu imaginei.

Uma sugestão:

Use Zeners bem menores que esses do vídeo, esse de 15V não vai acender o led nem com o som no último volume.

Como você está ampliando para 10 Leds, comece com diodos comuns. Para ter acionamento 0,6V - 1,2V e assim por diante.

O último Led com o zener de 10V no máximo.

O amplificador usado pelo autor do vídeo deve ser linear de muita potência para fornecer uns 20V na saída e fazer os leds acenderem.

adicionado 2 minutos depois

Pode. Nesse caso um resistor de 1R é bem insignificante. Dentro da fonte se não me engano ter um resistor alto de uns 10k ligado nesse fio verde.

Vou ligar o verde direto então.

Sim descobri que o amplificador dele tem uma alta potência porque montei pra testar com um led e só acende se tiver muita potência mesmo.😅

Mas não estou ampliando para 10 leds estou reduzindo na verdade, ele usou 6 eu vou usar 5 mas é 5 para um canal e 5 para o outro pra ficar estéreo.

Vou amanhã comprar mais diodos zener e vou olhar as tabelas e pegar de valores mais baixos.

Uma duvida é que estou montando apenas para ter efeito visual, mas teoricamente sabendo a resistência do alto-falante e que o led só acende quando a tensão do zener for atingida, nesse caso usando a lei de ohm quando o led acender e sabendo a tensão do zener que está naquele led daria pra calcular uma potência aproximada?

Exemplo eu olho e vejo que  acendeu o terceiro led então na saida está tendo uma potência de 20w, daria pra fazer um cálculo assim ou só dá pra usar de enfeite mesmo?

Postado
3 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Vou amanhã comprar mais diodos zener e vou olhar as tabelas e pegar de valores mais baixos.

Começa do 2,4V.

Antes disso, só diodos comuns em série.

5 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Exemplo eu olho e vejo que  acendeu o terceiro led então na saida está tendo uma potência de 20w, daria pra fazer um cálculo assim ou só dá pra usar de enfeite mesmo?

Meio complicado, mas dá sim.

Você tem que somar a tensão do Led junto. Exemplo, se o zener é 5V e o Led é 2V são 7V.

Se o Alto falante é de 4R temos uma potência de aproximadamente 12W.

O cálculo é dado pela fórmula: P = V² / R

Postado
2 horas atrás, Mestre88 disse:

Começa do 2,4V.

Antes disso, só diodos comuns em série.

Meio complicado, mas dá sim.

Você tem que somar a tensão do Led junto. Exemplo, se o zener é 5V e o Led é 2V são 7V.

Se o Alto falante é de 4R temos uma potência de aproximadamente 12W.

O cálculo é dado pela fórmula: P = V² / R

Diodos comuns em série é por causa da queda de tensão de 0,7v que eles tem ai é colocar mais de um em série com o led?

Acabei de ver aqui estava escrito na chavinha 125vac 6a, as fontes chaveadas puxam mais do que 6A da rede não é? E na hora que eu resolver ligar em 220v ela pode não isolar essa tensão certo?

Nesse caso o melhor é usar ela pra interromper o fio verde das fontes e deixar elas ligadas direto na rede ai quando desligar a chavinha ela vai deixar elas em standby? Ou daria pra usar essa chavinha na rede de 127v mesmo?

Postado

Diodos comuns em série é por causa da queda de tensão de 0,7v que eles tem ai é colocar mais de um em série com o led?

Diodos comuns funcionam igual a um zener de 0,7V igual você disse. Se põe dois em série, aí tem um zener de 1,4V e assim por diante.

Acabei de ver aqui estava escrito na chavinha 125vac 6a,

Esse é o máximo que a chavinha aguenta (teoricamente).

as fontes chaveadas puxam mais do que 6A da rede não é?

Não.

Em 110V, se consumir 6A já dá 660W. Talvez aquelas fontes "monstras" cheguem a essa corrente e potência.

Essas duas juntas que você tem aí, deve dar no máximo 5A, ou uns 550W.

E na hora que eu resolver ligar em 220v ela pode não isolar essa tensão certo?

Aí é o dobro/metade, no caso da chavinha passa a ser 250V/3A.

Consequentemente em 220V a corrente das suas fontes fica na metade, então dá na mesma.

Nesse caso o melhor é usar ela pra interromper o fio verde das fontes e deixar elas ligadas direto na rede ai quando desligar a chavinha ela vai deixar elas em standby?

O chato do do stand by é que fica consumindo desligado e se der alguma ***** na sua rede elétrica pode queimar seu aparelho mesmo estando "desligado" somente com o cabo na tomada.

Ou daria pra usar essa chavinha na rede de 127v mesmo?

Eu acho melhor.

Em aparelhos que a gente compra, eu já vi chaves bem piores que essa e funciona normalmente...

Postado
12 minutos atrás, Mestre88 disse:

Diodos comuns funcionam igual a um zener de 0,7V igual você disse. Se põe dois em série, aí tem um zener de 1,4V e assim por diante.

Esse é o máximo que a chavinha aguenta (teoricamente).

Não.

Em 110V, se consumir 6A já dá 660W. Talvez aquelas fontes "monstras" cheguem a essa corrente e potência.

Essas duas juntas que você tem aí, deve dar no máximo 5A, ou uns 550W.

Aí é o dobro/metade, no caso da chavinha passa a ser 250V/3A.

Consequentemente em 220V a corrente das suas fontes fica na metade, então dá na mesma.

Em aparelhos que a gente compra, eu já vi chaves bem piores que essa e funciona normalmente...

Boa ideia essa do diodo comum vou montar o amp testar e ai vou acertar essa parte dos VU pra saber quantos diodos comprar e quais zeners também, e vão ter dois amp dentro da mesma caixa então tenho que escolher um para deixar o VU conectado nele.

Eu achei uma chave aqui que aguentaria a corrente, só que ela tem dois contatos e é grande e dura demais é pra ligar motor de cortador de grama e outras coisas ai descartei usar ela...

Vou fazer igual você disse então, colocar o neutro e fase na chavinha e dali ligar nas fontes em paralelo, e também no caso da corrente como só vamos usar a linha 12v mesmo que estivesse no "talo" só a linha de 12v não vai fazer a fonte puxar toda potência da rede, até porque vai ter a linha de 3.3v de 5v e de -12v que vão estar paradas... E é uma boa proteção também, porque aqui é área rural então isolar a da rede é uma ideia muito boa a energia aqui é precária...

Esses dias estava dando trovoadas aqui e pensei se teria algum tipo de proteção contra sobre tensão simples mas acho que se der sobre tensão a fonte pode até queimar, mas não vai passar essa tensão para os amplificadores e queimar tudo, ou isso pode acontecer?

Postado

Meio fora do assunto, mas pode lhe ser útil....

21 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

E é uma boa proteção também, porque aqui é área rural então isolar a da rede é uma ideia muito boa a energia aqui é precária...

Ihhh, isso aí eu conheço bem. Meu pai mora no interior, como hobby já fiz vários circuitos eletrônicos para ele usar lá. Nenhum deles durou mais que um ano, é só dar uma chuva boa e já queima com raio. Fora isso, com o pisca-pisca das ventanias já perdi TV, rádio...

Pelo menos o problema do Pisca-pisca eu resolvi com um temporizador que eu montei. A ideia consiste na eletricidade se manter firme por 5 minutos carregando um capacitor, quando ele se carregar um contator é acionado ligando toda a energia da casa. Pelo menos esse circuito tá funcionando há um bom tempo e não queimou mais nada.

27 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

mas acho que se der sobre tensão a fonte pode até queimar,

Sim, pode. Já aconteceu aqui, coloquei outra fonte e nem parei pra ver se a que deu defeito tem jeito.

29 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

mas não vai passar essa tensão para os amplificadores e queimar tudo, ou isso pode acontecer?

Com a chave de 2 polos não vai deixar passar nada.

Postado
5 minutos atrás, Mestre88 disse:

Meio fora do assunto, mas pode lhe ser útil....

Ihhh, isso aí eu conheço bem. Meu pai mora no interior, como hobby já fiz vários circuitos eletrônicos para ele usar lá. Nenhum deles durou mais que um ano, é só dar uma chuva boa e já queima com raio. Fora isso, com o pisca-pisca das ventanias já perdi TV, rádio...

Pelo menos o problema do Pisca-pisca eu resolvi com um temporizador que eu montei. A ideia consiste na eletricidade se manter firme por 5 minutos carregando um capacitor, quando ele se carregar um contator é acionado ligando toda a energia da casa. Pelo menos esse circuito tá funcionando há um bom tempo e não queimou mais nada.

Sim, pode. Já aconteceu aqui, coloquei outra fonte e nem parei pra ver se a que deu defeito tem jeito.

Com a chave de 2 polos não vai deixar passar nada.

Pode me passar esse circuito do capacitor? Meio fora do assunto mas tenho contatores pra motor de 3cv aqui e a bobina deles é 110v, é fora do assunto, mas é util 😂

Mas tipo o amplificador ligado ouvindo musica, der um surto de sobretensão na rede e queimar as fontes, essa sobretensão só queima as fontes e já era ou ela pode queimar as fontes e o amplificador também? kkkk

Postado

Pode me passar esse circuito do capacitor? Meio fora do assunto mas tenho contatores pra motor de 3cv aqui e a bobina deles é 110v, é fora do assunto, mas é util 😂

Sim, exatamente isso que eu pensei.

De fato o capacitor é só o componente principal para que o circuito funcione, além dele tem outras coisas. Mas nada que seja coisas do outro mundo, usei coisas simples, tradicionais e já ultrapassadas no mundo da eletrônica.

Afinal tem que ser algo que funcione sem dar problema:

imagem181.GIF.f5bd026be02f106319740cd36ad92afe.GIF

Se tiver dúvida pode perguntar, meu contator é de 220V por isso menciono fase/fase e trafo de 220V.

Mas tipo o amplificador ligado ouvindo musica, der um surto de sobretensão na rede e queimar as fontes, essa sobretensão só queima as fontes e já era ou ela pode queimar as fontes e o amplificador também? kkkk

Depende do tamanho do surto, pode acontecer uma das duas coisas.

Postado
20 horas atrás, Mestre88 disse:

Sim, exatamente isso que eu pensei.

De fato o capacitor é só o componente principal para que o circuito funcione, além dele tem outras coisas. Mas nada que seja coisas do outro mundo, usei coisas simples, tradicionais e já ultrapassadas no mundo da eletrônica.

Afinal tem que ser algo que funcione sem dar problema:

imagem181.GIF.f5bd026be02f106319740cd36ad92afe.GIF

@Mestre88  Bacana o circuito, vou fazer ele sim, mas vai demorar um pouco, tenho que terminar o amplificador depois tem as coisas de fim de ano, mas logo logo vou fazer ai te mando MP.

Finalmente hoje coloquei o amplificador pra funcionar, o vizinho veio aqui e ficou papeando me atrasou, mas deu pra fazer um teste, gravei com celular, mas o microfone dele é bem sensível e deixou o áudio esquisito.

Coloquei só o led do meio que vai indicar que o amplificador está ligado, ainda não coloquei os leds e os zeners pra usar como vu. Os zeners pra eles vão ser na base de ir colocando e testando ou posso comprar uns 6 diodos comuns pra colocar nos primeiros leds e os outros eu compro zener de 3v 5v 7v e 10v?

A qualidade está bem melhor do que na mesa de madeira, mas ainda existe o ruido branco infelizmente que não acho que possa ser feito alguma coisa né?

E aqueles falantes de médios eles não estão tocando nada, quando liguei eles juntos com essas caixas da philips elas estavam tocando bem mais alto e os falantes de médios estavam bem baixos do tipo que têm que colocar o ouvido neles pra escutar, será que o capacitor deles deu pau e por isso não estão tocando mais? a suspensão deles parece boa, não estão raspando e testando com o multimetro os dois dão 4 ohms certinho, que será que pode ser?

Postado

Os zeners pra eles vão ser na base de ir colocando e testando ou posso comprar uns 6 diodos comuns pra colocar nos primeiros leds e os outros eu compro zener de 3v 5v 7v e 10v?

Pode ser. 

A qualidade está bem melhor do que na mesa de madeira, mas ainda existe o ruido branco infelizmente que não acho que possa ser feito alguma coisa né?

Infelizmente não tem como resolver a distancia, eu precisaria "pegar na mão" pra saber como resolver, se é que tem como... 

E aqueles falantes de médios eles não estão tocando nada, quando liguei eles juntos com essas caixas da philips elas estavam tocando bem mais alto e os falantes de médios estavam bem baixos do tipo que têm que colocar o ouvido neles pra escutar, será que o capacitor deles deu pau e por isso não estão tocando mais? a suspensão deles parece boa, não estão raspando e testando com o multimetro os dois dão 4 ohms certinho, que será que pode ser?

Os capacitores originais devem ter o valor baixo, ou estão ruins. 

Eu tenho umas caixas da gradiente que o capacitor do médio é de apenas 10uF, quase não sai som.

Coloca um de 100 ou 220uF pra ver como fica. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...