Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Solda ou Pasta térmica i9 9900K


Posts recomendados

Pessoal,

 

Bom dia!

 

Sou novo aqui e tenho uma dúvida que não consegui sanar em lugar nenhum, espero que alguém aqui consiga me ajudar.

 

Comprei um processador i9 9900k, instalei ele no pc como sempre fiz usando umas camada de pasta térmica prata, porém venho lendo que esse processador tem uma nova tecnologia de solda que dispensa o uso de pasta térmica, eu não entendi muito minha dúvida é:

 

- Devo tirar a pasta térmica e deixar o dissipador do cooler direto no processador? Precisa de alguma coisa em especial essa solda?

 

Percebi que meu processador não estabiliza a temperatura fica oscilando entre 32º 45º 59º 68º Quando eu estresso esse processador fica oscilando entre 80º 89º 95º e até 100º Grau

 

Eu vi uma entrevista de um engenheiro da Intel dizendo que esse processador trabalha nessa temperatura e que só vai começar a dar throttling acima disso.

 

Alguém consegue me dar uma luz ?

 

Obrigado  ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MasterCrazyD Seja bem vindo ao forum!
Não, ele não dispensa o uso de pasta térmica.

O que acontece é que esse processador usa o processo de solta entre o Die e o IHS fazendo uma melhor transferência de calor. Processadores Intel de gerações passadas usavam pasta térmica (de má qualidade por sinal) para fazer essa transferência fazendo com que os mesmo aquecessem muito fazendo com que muitos usuários optassem pelo procedimento chamado Delid (abrir o processador e trocar a pasta térmica do mesmo).

 

Sobre as temperaturas, no momento você não está usando pasta térmica entre o processador e a bomba do WC?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Felipe obrigado pela sua rápida preteza,

 

Sim, eu coloquei um pouco de pasta térmica no processador sim, como eu não sabia dessa questão da solda eu coloquei, mas agora li alguns relatos que dispensa pasta térmica e fiquei confuso.

 

Então devo manter a pasta entre o processador e o dissipador de calor?

 

Eu acho estranho essas TEMP porque estava acostumado com um processador FRIO agora esse trabalha lá em cima eu fiquei meio que com receio de esta fazendo algo errado.

 

Ele estabiliza quando estou ocioso mas e só mexer um pouco que começa a oscilar eu tenho 5 coolers no gabinete.

 

2 em cima 1 atrás e 2 na frente.

 

O meu radiador está instalado na parte frontal do gabinete com os 2 cooler na parte da frente do gabinete:

 

Vazio >> Radiador >> Cooler 

 

Está é uma má configuração ? devo inverter? eu deixei assim porque no gabinete veio com dois cooler na frente então só instalei acoplei o radiador neles....

 

O que você acha?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MasterCrazyD Sobre a pasta térmica > precisa ser aplicada uma camada fina no mesmo, o excesso ira atrapalhar a transferência de calor.

 

Sobre a oscilação de temperatura > está usando o vcore automático?

 

Sobre a ventilação > o ideal é sempre utilizar as fans frontais para pegar o ar frio de fora e jogar para dentro e as traseiras e superiores como exaustores (tirar o ar quente de dentro do gabinete).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A função da pasta térmica é preencher os espaços vazios que ficam entre o processador e o dissipador. Apenas isto. A quantidade deve ser pequena, apenas para preencher estes espaços e permitir a irradiação do calor entre ambos. Ela é melhor condutora de calor que o ar, porém é pior que o metal. Por isto não deve-se usar muito, pois iria impedir o contato direto entre os componentes. 

297087075.GIF

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe, sim coloquei um pingo de pasta no centro do processador e deixei ele espalhar padrão, ufaa então menos mal quase fiz ********** rsrsrs.

 

Então na verdade sim e não eu fiz um OC nele mas mo que acontece é que quando o sistema está ocioso ele fica oscilando da mesma forma nas duas situações STOCK e OC ele só chega a 80º 95º 100º

no teste de CPU do 3DMark porém o que eu esta me incomodando e que quando ele bate 70º a ventoinha acelera o RPM e me irrita porque ele fica oscilando ai liga e desliga liga e desliga passo raiva.

 

Sobre ventilação >> Então da forma que esta está certo né? pra ficar com exaustor preciso mudar ele de lado fazer alguma outra coisa?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, MasterCrazyD disse:

Felipe, sim coloquei um pingo de pasta no centro do processador e deixei ele espalhar padrão, ufaa então menos mal quase fiz ********** rsrsrs.

É um bom método de se aplicar a pasta rs

 

15 minutos atrás, MasterCrazyD disse:

Então na verdade sim e não eu fiz um OC nele mas mo que acontece é que quando o sistema está ocioso ele fica oscilando da mesma forma nas duas situações STOCK e OC ele só chega a 80º 95º 100º

no teste de CPU do 3DMark porém o que eu esta me incomodando e que quando ele bate 70º a ventoinha acelera o RPM e me irrita porque ele fica oscilando ai liga e desliga liga e desliga passo raiva.

O vcore automatico faz a temperatura varias mesmo, em Idle o processador tentara baixar o máximo de vcore fazendo a temperatura baixar, em média e alta carga o clock sobe variando também o vcore, é natural.

Como cada chip é um chip é interessante (não obrigatório) "lapidar" esse vcore, achar o mais baixo e mais estavel para o seu chip.

 

17 minutos atrás, MasterCrazyD disse:

Sobre ventilação >> Então da forma que esta está certo né? pra ficar com exaustor preciso mudar ele de lado fazer alguma outra coisa?

As fans estão ventilando o radiador ou tirando o ar quente dele?

O correto é ventilar o radiador.

 

Sobre o exaustor > sim, somente inverter o mesmo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

É um bom método de se aplicar a pasta rs

:)

 

 

Citação

O vcore automatico faz a temperatura varias mesmo, em Idle o processador tentara baixar o máximo de vcore fazendo a temperatura baixar, em média e alta carga o clock sobe variando também o vcore, é natural.

Como cada chip é um chip é interessante (não obrigatório) "lapidar" esse vcore, achar o mais baixo e mais estavel para o seu chip.

 

Acho que está em auto sim, o Vcore oscila também eu reparei no CPU-z que el vai de 0.9 até 1.6 oscilando deve ser isso mesmo que está zoando a temperatura, o ***** e que eu fiz OC e deixei estável a 5.1 gHz, se eu deixar um Vcore estático e capaz que não segure meu OC certo ?

 

Citação

As fans estão ventilando o radiador ou tirando o ar quente dele?

O correto é ventilar o radiador.

 

Sobre o exaustor > sim, somente inverter o mesmo.

Então eu não sei amigo, como eu tenho certeza disso ? eu tenho algumas duvidas sobre isso tipo:

 

As Fans de cima estão girando sentido (soprando) pra baixo como vieram no gabinete então ela precisa ser virada pra girar pra cima ai fica como exaustor estou correto ?

 

O radiador está instalado na parte da frente com as fans instaladas na frente do gabinete vejo eles girando pela parte frontal do gabinete sabe as fans gira sentido pra fora está certo ?

 

Desculpa o incomodo ai amigo e que sou leigo nessa parte de ventilação.

 

e mais uma vez obrigado. ^^ 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Faria,

 

Realmente eu vi um vídeo de um engenheiro da Intel dizendo que ele trabalha quente mas que até 100º não tem perda nenhuma de performance, mesmo assim assusta rsrs.

 

Eu fiz OC da memoria e do CPU:

 

Meu cooler é um Water PcYes de 240MM.

 

OC eu da GPU eu fiz bem básico setando a sincronia dos core em 5.0 Ghz o Vcore deixei em modo offset com acréscimo de 0.500v. no CPU-z O processador esta trabalhando a (5.165Ghz) full time. ahh o BUS eu deixei em 103.000 para ficar estável com esse multiplicador.

 

a memoria eu sei em 2800mhz e deixei em  VRam 1.39v

 

Somente assim estabilizou o sistema o que você acha? 

 

:) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Boa tarde pessoal....

sou novo aqui no fórum.... mas este assunto me chamou a atenção.... Apesar da distância temporal entre a última msg e esta minha, se alguém puder me ajudar, eu agradeço.... eu também comprei um i9 9900k no início do mês... estou usando em um gabinete muito bem ventilado, com 6 fans, com water cooler deepcool com duas fans e pasta térmica prata.... contudo, tenho reparado que a temperatura dele chega a uns picos de 90 graus especificamente em alguns momentos do gameplay do jogo PUBG (em outros games eu ainda não reparei esta temperatura).... mas repito, somente em alguns momentos (temperatura média é em torno de 70/75 graus)... quando eleva a temperatura, o giro das fans do water cooler sobe e abaixa a temperatura do processador.... contudo, ainda estou um pouco receoso sobre a temperatura... paralelo a isso, verifiquei que ele tá trabalhando a 4700 MHz estáveis (acho q esta em overclook ?)...... acho q é 3600 MHz base.... e também verifiquei q esta usando apenas 30% do processador quando atinge estas temperaturas (ou seja, parece que está fora do seu clock base desnecessariamente).... tentei mexer na bios e nada de conseguir baixar o Clook.... tentei no programa da placa-mãe asus al suite 3 e nada..... 

obs: estou jogando a 165 hz com tudo no ultra.... em full hd...

setup: i9 9900k, rtx 2080ti, 32 gb ram 3200, placa-mãe z390f asus....

alguem poderia me ajudar ? Vi que ele é bem esquentadinho mesmo, contudo, minha preocupação ainda continua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CaioVenancio

 

Jogar com framerate alto, naturalmente vai elevar o uso da CPU e, por consequência, a temperatura.. Sobre o clock da CPU, o clock base é 3.6GHz, mas ele tem o Turbo Boost, que leva o clock pra 5.0GHz (um núcleo) ou até 4.7GHz (todos os núcleos).. Ele operar o tempo todo em 4.7GHz é o comportamento normal dele..

 

 

Você pode tentar fazer um underclok nele, reduzindo o multiplicador e o Vcore dele.. Ou comprar um WC mais parrudo, de 360mm..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!