Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe Não Liga pelo Power Reset "Fora do Gabinete"


Visitante
Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Ola, estou com um problema muito serio com essa placa-mãe e preciso de algum técnico que consiga me ajudar com esse defeito.

Eu fiz todos os testes básicos e medianos, porém não tenho conhecimento em trocas de componentes e encontrar defeito.

Fiz esses procedimentos:

1- Testei processador e memoria ram estão ok.

2- Fiz HardReset ClearCMoS na placa-mãe.

3- Lavei a placa-mãe com detergente e água e aguardei 4 dias para religar.

 

O problema dela é no PowerReset do painel. Ela não da sinal de vida pelos pinos do PW Reset. Ela só liga fechando curto no fio verde e preto da fonte e mesmo assim não da vídeo e nem bipa. Mais o interessante é que ao fechar curto para desligar no pino PW Reset ela desliga. placa-mãe N68C-S UCC. Imagem no anexo.

Aguardo uma solução nem que tenha que ser gambiarra. É para uso pessoal.

N68C-S UCC(M1).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentou desligar todos os cabos do painel do gabinete? Às vezes algum está dando algum tipo de curto e interfere no funcionamento do PW Reset.

 

Outra coisa, essa placa-mãe chama o PWR ON/PWR Switch de PW Reset mesmo? Às vezes você está dando curto nos pinos errados!

 

Tem alguma combinação via teclado que pode ligar ela? Tente isso também, ou aqueles teclados que possuem tecla Power!

 

Antes disso ela funcionava? Quando começou isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, domingos87 disse:

Tentou desligar todos os cabos do painel do gabinete? Às vezes algum está dando algum tipo de curto e interfere no funcionamento do PW Reset.

 

Outra coisa, essa placa-mãe chama o PWR ON/PWR Switch de PW Reset mesmo? Às vezes você está dando curto nos pinos errados!

 

Tem alguma combinação via teclado que pode ligar ela? Tente isso também, ou aqueles teclados que possuem tecla Power!

 

Antes disso ela funcionava? Quando começou isso?

Bom dia. A placa esta fora do gabinete sem nada ligado apenas monitor e Fonte.

Sim é os pinos de power mesmo do painel que não da sinal.

Essa opção de ligar pelo teclado tem que configurar pela bios não? Nunca fiz esse procedimento. Vou fazer esse procedimento se der certo retorno.

 

Sim ela funcionava normalmente ai depois de algum tempo ela não ligava mais pelo power do gabinete. Tirei ela do gabinete e tentei ligar direto fechando curto no painel dos pinos power e não da sinal. Só liga se eu fizer curto direto no fio verde e preto da fonte. Porém sem vídeo. To achando que é problema mesmo em alguma das pontes norte e sul. Vou verificar hoje ligando direto de novo pela fonte e com um teste de video aqui através do pino 15 PCI com um LED e ve se liga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Resolvido. A placa-mãe esta morta.

Fiz o teste de video pelo PCI Express com um LED e não ascendeu. Logo vi que as comunicações entre Super I/O, Ponte Norte e Sul não estão comunicando para dar bot.

Vai servir pra retirar peças e vou comprar outra. Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TEC. Kayros Não tem nada como capacitor estufado ou alguma coisa queimada? Talvez seja trilha rompida mesmo. Nesse caso, de repente um pouco de torção na placa a faria funcionar, mas de maneira intermitente.

 

Bom diagnóstico! Usou só o LED mesmo ou uma placa debug??

 

E sim, aquilo que disse do teclado algumas vezes se ativa pela BIOS, mas certas placas já vêm com uma sequência padrão que podem ligar elas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, domingos87 disse:

@TEC. Kayros Não tem nada como capacitor estufado ou alguma coisa queimada? Talvez seja trilha rompida mesmo. Nesse caso, de repente um pouco de torção na placa a faria funcionar, mas de maneira intermitente.

 

Bom diagnóstico! Usou só o LED mesmo ou uma placa debug??

 

E sim, aquilo que disse do teclado algumas vezes se ativa pela BIOS, mas certas placas já vêm com uma sequência padrão que podem ligar elas.

Capacitores normais e sem sinal de ruptura. Mesmo se eu achar qual mosfet ta em curto ou se o super I/O Tiver queimado eu nao vou ter as ferramentas de trocar e nunca troquei rsrsrs. Eu conheço só o básico de eletrônica. Eu desisti da placa nem vou tentar torcer ela não porque com certeza vai dar problema futuro. As trilhas estão intactas sem sinal de risco ou coisa do tipo.

 

Usei apenas o LED como diz no curso. É suficiente pra descobrir se ta dando sinal de vídeo pro monitor.

Normalmente quando o LED ascende mais não da vídeo, se tiver speaker ela acusa com Bip como é o caso de uma placa-mãe aqui DDR2. que apita 1 longo e 2 curtos, Placa de Vídeo ou Memória em curto. O Vídeo ta ok pelo teste do LED e a memória não estava boa. Foi só colocar outra e deu bot.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, domingos87 disse:

É, se for chipset ainda por cima, complica demais a troca. E como você não vê nada aparente, talvez seja algo do tipo mesmo.

 

Do led: é só colocar um fio no pino 15? Liga o negativo em qualquer lugar?

Sim o teste do LED voce coloca no pino 15 do slot PCI branco na parte de cima. E encostar na carcaça do usb, da VGA ou do plug p2. Ao ligar a placa-mãe o LED tem que ascender. Se nao ascender a comunicação das pontes norte e sul estão em curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, domingos87 disse:

E conta o pino 15 da esquerda para a direita mesmo? Conta os pinos desde a primeira parte, antes do chanfro do slot, ou só depois do chanfro?

 

Valeu por essa!

 

PS: É acender mesmo nesse caso. Ascender é levantar/subir (também já cometi essa confusão!).

Esse slot branco PCI, conta da esquerda para direita onde nao tem chanfro de divisão. Na parte de cima conte 15 e coloque o fio positivo do LED, no caso é o vermelho ou a colorida.

IMG_20181217_232450.thumb.jpg.02b570d0423540f3e4911e5eca705a69.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!