Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu primeiro projeto eletrônico


J.Goloberto

Posts recomendados

Boa tarde pessoal!

 

Eu gostaria de saber se poderiam me auxiliar num projeto escolar que estou querendo desenvolver, porém meu conhecimento é apenas em elétrica básica (agora que estou começando a me aventurar no mundo da eletrônica).

O projeto teria um botão, o “circuito de comando” e uma buzina. Segue abaixo ideia do funcionamento:

 

1. Ao apertar e soltar o botão a buzina tocaria duas vezes, num intervalo bem curto entre os toques, algo em torno de 200 a 500 milissegundos.

2.Porém se mantivesse o botão apertado a buzina tocaria constantemente.  

 

Vocês poderiam me ajudar nisso? Pelo menos dizer quais componentes teria que usar... Assim posso estudar sobre eles e desenvolver esse pequeno projeto.

 

Desde já agradeço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Comece estudando o 555 astável e monoestável. Quase consigo mentalizar um circuito com ambos só não consigo desenhar ... sorry.

 

Considere mais a frente iniciar nos estudos sobre microcontroladores. Algum custa quase um 555 e claro infinitamente mais versátil...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava pensando em um engenhoca dois acopladores óticos para usar o mesmo botão... assim os dois circuitos seriam separados eletricamente, mas com o mesmo comando de um botão comandando a abertura e fechamamento ao mesmo tempo dos dois acopladores. De uma lado um circuito feito com 555 como sugerido controla a buzina consecutiva... e do outro um circuito temporizador com transistor e na base dele um capacitor mais resistência para controlar o tempo de apertar e segurar o botão...  para evitar conflitos no controle dos circuitos também colocaria um feedback para quanto um circuito estiver ligado o outro seria desligado ou descarregar o capacitor...

 

Daria um trabalho lascado... a ideia do micro controlador é excelente se o professor permitir ^^ 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei em algo mais "simples" ainda... um 555 e na saída dele para alimentar o som um ci lógico de "OU" (ou você faz um circuito lógico OU com transistors, tanto faz)... com duas portas dá para colocar a saída do o 555 e colocar a saída do aperto do botão  dele controlando por um transístor a saída de som... pronto, vai sair mais barato. 

Dessa forma só vai ter uma saída para o circuito lógico OU e você ativa um por vez. Assim você vai apertar o botão vai ficar tocando, mas no final você vai ouvir o barulho da campainha apitando varias vezes como você programou no circuito do 555 ...novamente como se tivesse só tocado... se quiser parar isso você tem que dar uma pensada melhor no "feedback". 

 

Já estou quase fazendo o trabalho aqui... enfim... mantra sagrando "Google" ^^  

Inacreditável como fiquei pensando nisso huahuauhauh 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

2 toques ao apertar botão é simples: imagine um monoestável com duração de 1 seg acionando o reset e/ou disparo do astável com freq de 2 hz. Num segundo ele vai dar 2 pulsos...

Pra acionar direto quando mantém pressionado é só você fazer assim ... ... ... ...

...

...

...

 

..

 e pronto. Entendeu? A mensagem subliminar? 😁

 

Em tempo... tenho muitas muitas placas padrão furo metalizado, enig, fr4. Preço simbólico ... quase só postagem... Em breve...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

imagine um monoestável com duração de 1 seg acionando o reset e/ou disparo do astável com freq de 2 hz. Num segundo ele vai dar 2 pulsos...

Um RC + transistor pra fazer um temporizador simples no Reset do 555 astável resolve.

16 horas atrás, J.Goloberto disse:

mas ainda não sei como juntá-los

A lógica OU citada pelo @Bommu Perneta te atende.

Pra simplificar pense no circuito com os dois diodos:

Porta-OR(OU)-com-Diodo.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

essoal, muito obrigado pela ajuda de vocês.

 

Eu comecei a dar uma olhada em microcontroladores e o código ficou bem simples (ainda não testei e estou aprendendo C, mas acho que funcionaria assim)

 

If button == 1  {
  output_bit(SAIDABUZZER, TRUE);  // Liga a buzina
  delay_ms(200);                  // Mantem ligado por 200 milissegundos
  output_bit(SAIDABUZZER, FALSE); // Desliga a buzina
  delay_ms(200);                  // Mantem desligada por 200 milissegundos
  output_bit(SAIDABUZZER,TRUE);   //Liga a buzina 
 }

Ficou extremamente simples e atenderia para o que eu preciso, mas agora a dúvida: Antes eu estava pensando em como juntar portas lógicas, dois CI 555 quanto resolvi partir para os microcontroladores e pensei nesse código. Dá para montar um circuito simples com CI para fazer exatamente o que está neste código?   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você procurar campainha 555 no google você acha alguns projetos e com o tempo e tal. Ja tocar quando fica apertando o botão só fazer a ligação ou ai em cima sugeriada . COmo faz? mesmo botão você fazer a saída dele ser dois fios... um vai para o 555 e o outro vai para o OU. 

 

Tem outras soluções mais complicadas como sugeri ai em cima... mas se você pode usar microcontrolador e professor permitir sem perda de nota é mais fácil fazer nele e muito... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!