Ir ao conteúdo

Outro Criar programas com "interface"

Ir à solução Resolvido por DiF,

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal,

Para muitos pode parecer um assunto besta, porém preciso de uma ajudinha, estou aprendendo bastante sobre linguagem c, e até o momento só programei programas nas "telinhas pretas", queria avançar e aprender a fazer uma interface mais bem trabalhada, como se fosse um programa para um cliente, até o momento descobri um complemento chamado allegro, porém não parece ser bem o que procuro... Alguém poderia me ajudar?

Eu devo trocar de linguagem para este fim ou vocês me recomendam fazer a troca pelo c ser ultrapassado?

Queria algo simples como a interface do Android Studio em que você define onde são os botões, o que eles fazem com um pouco mais de praticidade, isso existe?

Abraços galera, se puderem anexar alguns livros para que eu possa dar uma estudada agradeço ;)

• Curtir 1
  • Moderador
  • Solução
Postado

@Augusto Megres Olá,

Com a linguagem C, você não vai conseguir criar interface gráfica (GUI) .

É necessário o C++. 

Você pode ver um exemplo aqui: https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/bb384843.aspx

3 horas atrás, Augusto Megres disse:

vocês me recomendam fazer a troca pelo c ser ultrapassado?

Não é ultrapassado, é bastante usada ainda, porém para o seu objetivo que é interface gráfica, tem que ser o C++  que usa orientação a objetos.

Se você já programa e tem noções do C, pode ir para o C++

3 horas atrás, Augusto Megres disse:

Queria algo simples como a interface do Android Studio em que você define onde são os botões, o que eles fazem com um pouco mais de praticidade, isso existe?

Isso depende da IDE usada.  O visual studio acho que oferece isso também( não posso dizer com certeza)

O Netbeans tem suporte,  o Eclipse for C++ tem suporte além de outras IDEs.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

https://glade.gnome.org/É possível criar uma GUI com C, usando uma biblioteca, mas a variedade de bibliotecas é menor do que uma linguagem como C++ ou outra de mais nível maior.

Um exemplo com GTK+, que é uma biblioteca bem comum para criar GUI's em C.

Outros exemplos de bibliotecas GUI para C:

- Nuklear

- libui

- IUP

Tem o ncurses também, para criar TUI (interface em terminal), mas aí fica limitado ao uso em terminais (sistemas baseados em Unix).

Existem outras, mas não sei se algum proporcionar a praticidade como a do Android Studio (pelo menos para C), mas essas parecem estar melhor documentadas. De qualquer forma, talvez o Glade ajude no caso de GTK+.

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado

Obrigado pessoal!

Me decidi e vou migrar para o C++, creio que não haja muita diferença de código, poderiam me recomendar um bom ambiente para programação? as chamadas IDE se não estou usando termo errado

Att,

• Curtir 2
Postado

Para C++ um framework bem interessante é o QT Creator

Tem um curso sobre QT no canal do professor bruno:

No decorrer do curso ele ensina criar um controle de vendas e estoque completo usando SQL. Se seu intuito é criar aplicações comerciais pode ser um bom ponto de partida.

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!