Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

cobertura wi-fi total no escritório


Nakao

Posts recomendados

Bom dia, prezados.

 

Tenho a seguinte situação. Trabalho em um escritório contábil de aprox 500m² com 3 roteadores com o mesmo SSID e senha, todos distribuindo ip pelo servidor dhcp.

Cada roteador está em uma extremidade da empresa, porém são roteadores comuns e como cada um gerencia sua própria rede, usuários do roteador A ao se deslocar pra área do roteador B, continua com o sinal fica fraco conectado ao roteador A.

Gostaria que houvesse a troca inteligente de roteadores nos dispositivos. Li sobre roteadores com tecnologia Mesh e que são recomendados para uso doméstico. Aqui utilizamos um único wi-fi para toda a empresa e um para visitantes alocado na sala de reunião. (uma única rede para os funcionários já é suficiente).

 

Minha dúvida é. Existe alguma outra tecnologia que faça o mesmo serviço que a Mesh? Verifiquei que o modelo mais em conta é o Deco M5 e se ele aceitaria bem nesses 500m²? já que no manual diz que só um cobre 200m².

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por ser uma empresa, idealmente é recomendo o uso de Access Points (AP).
Não vou entrar no mérito de custos pois um produto caro pra uma empresa pode ser totalmente aceitável para outra.

O uso de APs permite redes realmente móveis onde o sinal vai se alternando com o deslocamento do usuário sem que este perca a conexão ou tenha que sair daquela rede para outra (SSID do router A pro SSID do router B).

Geralmente é instalado uma aplicação (no servidor) onde esta gerencia os APs e pode-se criar Vlans (basicamente é a possibilidade de criação de varias redes, como por exemplo uma para funcionários e outra para visitantes).
Dito isso, é importante estar ciente que demandará infraestrutura para tal (passar os cabos de rede do switch até os APs).
Por fim, acredito ser importante desenvolver uma solução a longo prazo pois a tendência é que melhore as velocidades de Internet. Assim, é fundamental uma rede no padrão Gigabit Ethernet (o que demandará que todo o cabeamente + equipamentos (switchies e roteador) estejam neste padrão).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Access Points Ubiquiti UAP-AC-LITE BR só possui alimentação por Poe, os sw daqui não são poe.

 

Renato na sala de reuniões eu já faço isso, como temos 2 internet aqui, a residencial fica uma como redundante mas enquanto ela não cai fica ligado num routerzinho la com o próprio ip interno da vivo 192.168.0.1, um pouquinho mais de segurança 😁

 

Thiago atualmente utilizamos a linha WR842N e configuro tudo por browser, qual equipamento você sugere que tenha aplicação instalada?

 

Uma rede padrão classe C já está atendendo bem aqui e tem sobra ainda, acho que não é necessário criar vlans.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nakao

57 minutos atrás, Nakao disse:

Esse Access Points Ubiquiti UAP-AC-LITE BR só possui alimentação por Poe, os sw daqui não são poe.

Alguns APs acompanham um alimentador PoE, assim não precisa do switch ser PoE.

image.png.e4438cbeb1a7105387642fac27689966.png

58 minutos atrás, Nakao disse:

Thiago atualmente utilizamos a linha WR842N e configuro tudo por browser, qual equipamento você sugere que tenha aplicação instalada?

Os próprios APs da Ubiquit possuem tal aplicação. A mesma é baixada diretamente do site.

Outros fabricantes fazem o mesmo.

 

image.thumb.png.3ef4dba84237600d8f8c967a3fa03ed9.png

59 minutos atrás, Nakao disse:

Uma rede padrão classe C já está atendendo bem aqui e tem sobra ainda, acho que não é necessário criar vlans.

O exemplo de VLANs são meramente "exemplos". Pode-se ter uma única LAN sem problemas.

Quem define o tamanho da rede é a Máscara de Subrede não a classe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom esse AP Ubiquiti. Existe um padrão de energia especifico para alimentadores Poe?

 

Para este AP vi que usa essas config de energia

- Fonte de alimentação: 24V, adaptador 0.5A
 

Ele já vem com o alimentador? Pois no site diz "Acessorios" mas não especifica se são os cabos.

 

Conteúdo da Embalagem:

- Access Point Ubiquiti Networks 300 Mbps

- Acessórios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Nakao disse:

Ele já vem com o alimentador?

Os que temos aqui na empresa (Ubiquiti AP LR) vieram com o alimentador sim e estes ligam na energia elétrica convencional 127V (pode ser ligados em um filtro iClamper 5 ou 8 dependendo da quantidade).

adicionado 1 minuto depois

Vale ressaltar que o modelo que referiu só trafegam redes FastEthernet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito, vou acabar fechando com este até porquê ao lado dos patch panels tem um nobreak senoidal e vai ajudar manter o wi-fi operando numa queda de energia.

 

O importante mesmo era a troca inteligente de ap's, mas eu acabei ganhando gerenciamento centralizado de brinde😀

 

Somente uma última dúvida, posso fazer bloqueio por mac nesse cara?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Nakao disse:

O importante mesmo era a troca inteligente de ap's, mas eu acabei ganhando gerenciamento centralizado de brinde

Exatamente! Não mais gerenciará vários dispositivos separadamente!

11 minutos atrás, Nakao disse:

Somente uma última dúvida, posso fazer bloqueio por mac nesse cara?

Acredito fortemente que sim mas terei que verificar para não falar besteira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Nakao disse:

Ele já vem com o alimentador?

Sim, vem. Tensão de 24 volts; não lembro a corrente. Por via das dúvidas, sugiro que isso seja verificado com seu fornecedor para evitar surpresas.
 

7 minutos atrás, Nakao disse:

Somente uma última dúvida, posso fazer bloqueio por mac nesse cara?

Não lembro pois faz um ano e meio que instalei e configurei-os. Mas deve ter sim (suposição minha), pois modelos inferiores tem...

São muito bons estes APs, fazem tudo que se propõe: alcance, nro de usuários, etc. Nesse tempo nunca foi preciso manutenção neles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses APs são facilmente identificados pelo próprio software gerenciador, basta conectar o cabo (do Patch panel nele) e voilà!

adicionado 3 minutos depois
19 minutos atrás, Nakao disse:

Somente uma última dúvida, posso fazer bloqueio por mac nesse cara?

 

7 minutos atrás, ThiagoLuiz disse:

Acredito fortemente que sim mas terei que verificar para não falar besteira.

 

Conferido e confirmado, há sim o MAC Filtering.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, ThiagoLuiz disse:

Conferido e confirmado, há sim o MAC Filtering.

 

Perfeito aparentemente atenderá todas as minhas necessidades e até ganho um bônus de gerenciamento e redundância elétrica, vai ser este mesmo.

 

Muito obrigado Renato e Thiago, dúvida resolvida 😎😎

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!