Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compro uma GTX 1060 ou 1070 para usar com Core i5 4590?


Posts recomendados

Tenho um i5 4590 e uma GTX 650. Eu estou pensando em comprar uma placa de vídeo nova, mas não sei se vale mais a pena ficar com a 1060 e economizar dinheiro e ter uma compatibilidade maior com meu processador ou uma 1070 para que a longo prazo eu tenha um proveito melhor quando eu tiver um novo processador. Não tenho condições de mudar fonte, placa de vídeo, processador e mobo tudo agora, por enquanto só fonte e placa de vídeo, por isso não precisam dizer para eu comprar todas essas peças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por enquanto em 1366x768, pois só penso comprar um novo monitor depois que eu atualizar todo meu PC, o que vai demorar um pouco. A fonte que tenho atualmente é uma Corsair 430w.

 

 

Edit: Desculpe-me pela demora para responder. Eu não tinha visto notificação no e-mail então acabei esquecendo de conferir aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Zumbi Voador Certo, mas no futuro você pensa em comprar um monitor Full HD ou pretende algo com resolução superior? Por enquanto a placa ficará completamente superdimensionada, porque 1366x768p é muito leve.

 

Sua fonte suporta a máquina e você poderá mantê-la com as placas citadas. No caso da GTX 1070, fique atento para selecionar modelos com apenas um conector de alimentação.

 

Tenho uma GTX 1070Ti, que tem desempenho semelhante à GTX 1080, e meu processador é um Core i5 4670K. Jogando em 2560x1080p @ 75 Hz, lhe digo que valeu cada centavo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, tenho uma TV Full HD e a intenção era conectá-la ao PC através de um cabo HDMI. "Era" porque descobri que essa TV está com algum tipo de problema para aceitar resolução 1920x1080. Só consigo se eu usar a 60i. Mas com esse problema é outro, vou voltar ao foco. Então se eu usar a fonte 430w com meu monitor de 1366x768 com essas placas de vídeo não haverá risco de queimar? Pergunto isso porque no site da Nvidia recomenda que as fontes sejam 500w e 600w (pelo que me lembro).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Zumbi Voador Alguns televisores só suportam a resolução Full HD em parte das entradas HDMI. Verifique isso no manual do seu.

 

Não, seu computador não será danificado. E sua fonte de 430W suporta com muita folga. Sobre essa informação sem utilidade de fonte recomendada pelo fabricante:

adicionado 1 minuto depois

E, mesmo que você ultrapassasse o limite da fonte, algo que definitivamente vai ficar muito longe de ocorrer, ela simplesmente desativaria sem danificar nada. O que explode é fonte genérica, a sua boa fonte Corsair não.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ZumbiVoador, eu uso uma 1060 GTX num i5 4570.
Jogo em 1920x1080, num monitor de 60hz, praticamente todos os meus jogos nos 60 fps cravados.
BF V é que fica oscilando entre 50 e 60, mas é perfeitamente jogável.
Se eu tivesse grana, pegaria uma 1070 ou até uma 1080, pois teria um tempo útil maior.
Essa 1060 já tem uns 3 anos, eu acho, e tá aqui, bela e formosa (na época em que comprei usava num i3).

Como um amigo meu diz, VGA nunca é demais (se couber no seu bolso, claro).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Essa TV suporta full hd, porém só estou conseguindo usar essa resolução agora conectando o cabo hdmi na placa-mãe porém de vez em quando começa a piscar (sendo que placa de vídeo pisca o tempo todo). Eu tive um outro cabo hdmi tempo atrás e eu conectava na placa de vídeo, funcionava, inclusive eu usava o nvidia surround para usar duas telas ao mesmo tempo. Hoje que está acontecendo essa doideira. Testei em outra TV conectado a placa de vídeo e não tive problema algum, mas por via das dúvidas irei testar hoje novamente.

 

E não há risco da placa de vídeo queimar? Quando eu era burro de comprar esses pc's montados de lojas grandes com fontes genéricas era comum placa de vídeos queimarem. Eu dei uma lida no tópico e me deixa um pouco mais tranquilo saber que não irei precisar gastar dinheiro com fonte para atualizar a offboard.

adicionado 3 minutos depois

@RTRibas Valeu pela informação. É bom ler isso, pois vejo muita gente falar em "gargalo" como um motivo de não comprar uma placa de vídeo potente. Mesmo que eu não consigo aproveitar o máximo da placa de vídeo como meu processador, já serviria para ficar na "espera" de um novo processador para o futuro. Igual você fez com o i3 e agora está com o i5 usando a 1060.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
20 minutos atrás, Zumbi Voador disse:

E não há risco da placa de vídeo queimar? Quando eu era burro de comprar esses pc's montados de lojas grandes com fontes genéricas era comum placa de vídeos queimarem

Eu não teria lhe dito para usar se houvesse sequer o mínimo risco. 😉

 

Não sou nenhum expert, mas entendo alguma coisa sobre fontes de alimentação e eletricidade e lido com isso diariamente. Além do seu computador passar muito longe do limite de potência da fonte, ela tem os sistemas de proteção funcionais. Fonte genérica é uma desgraça, nem se compara com sua CX.

 

Apenas uma coisa deve ficar clara em termos de segurança: não use estabilizador ou shortbreak (nobreak barato, que é basicamente estabilizador com bateria de moto). Isso sim danifica a fonte.

 

23 minutos atrás, Zumbi Voador disse:

É bom ler isso, pois vejo muita gente falar em "gargalo" como um motivo de não comprar uma placa de vídeo potente. Mesmo que eu não consigo aproveitar o máximo da placa de vídeo como meu processador, já serviria para ficar na "espera" de um novo processador para o futuro. Igual você fez com o i3 e agora está com o i5 usando a 1060.

Gargalo não é o fim do mundo. Estou usando meu Core i5 4670K com uma GTX 1070Ti em 2560x1080p @ 75 Hz e estou feliz da vida. O único jogo em que apareceu gargalo foi o Crysis 3, já que não consegui cravar os 75 FPS nele, mas mesmo assim ficou liso. Nem no The Division, que pesa o processador pra caramba, ocorreu gargalo (apesar do processador ficar bem perto dos 100% nele, usa também 100% da placa e consegue cravar, no limite, os 75 FPS).

 

Sim, vale a pena colocar placas como a GTX 1070 tendo o seu Core i5. Certamente que recomendo. E você pode fazer upgrade no restante do kit depois, se quiser. Dê uma olhada no desempenho do Core i5 2500K com overclock (que no final das contas fica perto do seu processador e do meu em stock):

 

 

1 hora atrás, RTRibas disse:

Se eu tivesse grana, pegaria uma 1070 ou até uma 1080, pois teria um tempo útil maior.

Não acho que a GTX 1080 tenha um custo x benefício legal. A GTX 1070Ti está bem perto dela em performance e custa geralmente bem menos. Daí eu recomendaria a GTX 1070Ti, se fosse o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, KairanD disse:

Eu não teria lhe dito para usar se houvesse sequer o mínimo risco. 😉

 

Não sou nenhum expert, mas entendo alguma coisa sobre fontes de alimentação e eletricidade e lido com isso diariamente. Além do seu computador passar muito longe do limite de potência da fonte, ela tem os sistemas de proteção funcionais. Fonte genérica é uma desgraça, nem se compara com sua CX.

Só a título de curiosidade, qual é a sua fonte?

 

9 horas atrás, KairanD disse:

Apenas uma coisa deve ficar clara em termos de segurança: não use estabilizador ou shortbreak (nobreak barato, que é basicamente estabilizador com bateria de moto). Isso sim danifica a fonte.

Bom saber disso, pois eu usava estabilizador (desses baratos)há tempos atrás e agora eu estava pensando se seria bom voltar a usar. No momento só uso filtro de linha.

 

9 horas atrás, KairanD disse:

Sim, vale a pena colocar placas como a GTX 1070 tendo o seu Core i5. Certamente que recomendo. E você pode fazer upgrade no restante do kit depois, se quiser. Dê uma olhada no desempenho do Core i5 2500K com overclock (que no final das contas fica perto do seu processador e do meu em stock):

Dei uma olhada no vídeo e achei impressionante o que esse i5 2500k pode rodar com overclock. Conferi ele no site da intel e comparei com meu processador e parecem ter praticamente a mesma capacidade, só que eu jamais iria ter coragem de fazer overclock, então nem pensar em rodar esses jogos apresentados no vídeo em fullhd, a não ser que eu diminua algumas configs pesadas de gráficos.

 

9 horas atrás, KairanD disse:

Não acho que a GTX 1080 tenha um custo x benefício legal. A GTX 1070Ti está bem perto dela em performance e custa geralmente bem menos. Daí eu recomendaria a GTX 1070Ti, se fosse o caso.

Agora me fez ter vontade de juntar dinheiro para comprar uma 1070Ti, pois assim eu vou poder ficar relaxado com placa de vídeo durante um bom tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DaianS É o I5 4590. Virá neste ano ainda?

 

 

Aproveito para fazer outra pergunta. Quando eu for atualizar meu processador, qual seria o recomendado? Assim, quero dizer, qual valeria a pena pagar para eu realmente sentir uma grande diferença de desempenho? Não estou afim de pagar mais caro por pouca mudança. Também não quero nada que seja acima de 2500 reais.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 hora atrás, Zumbi Voador disse:

Só a título de curiosidade, qual é a sua fonte?

OCZ ModXStream Pro 600W. Fonte antiga, bem de entrada para os padrões atuais. Eu usava uma GTX 760 overclockada antes.

 

1 hora atrás, Zumbi Voador disse:

Bom saber disso, pois eu usava estabilizador (desses baratos)há tempos atrás e agora eu estava pensando se seria bom voltar a usar. No momento só uso filtro de linha.

Nunca, jamais, use estabilizador ou shortbreak. Muito menos com fontes de PFC ativo.

 

Qual é seu filtro de linha?

 

1 hora atrás, Zumbi Voador disse:

Dei uma olhada no vídeo e achei impressionante o que esse i5 2500k pode rodar com overclock. Conferi ele no site da intel e comparei com meu processador e parecem ter praticamente a mesma capacidade, só que eu jamais iria ter coragem de fazer overclock, então nem pensar em rodar esses jogos apresentados no vídeo em fullhd, a não ser que eu diminua algumas configs pesadas de gráficos.

Seu processador é bloqueado para overclock. Logo, essa possibilidade nem existe. Mas o Core i5 2500K overclockado fica perto do seu Core i5 4590 em stock. Espere desempenho não muito diferente do vídeo citado.

 

Seu Core i5 4590 funcionaria muito bem com a GTX 1070, GTX 1070Ti ou RTX 2060. Vá fundo que compensa. Mas jogue em Full HD ou, idealmente, resolução superior. Quanto menor a resolução, mais frequente e evidente será o gargalo. 

adicionado 0 minutos depois
1 hora atrás, Zumbi Voador disse:

Agora me fez ter vontade de juntar dinheiro para comprar uma 1070Ti, pois assim eu vou poder ficar relaxado com placa de vídeo durante um bom tempo.

A minha custou R$1.900,00 na Black Friday.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, KairanD disse:

OCZ ModXStream Pro 600W. Fonte antiga, bem de entrada para os padrões atuais. Eu usava uma GTX 760 overclockada antes.

Você ainda overclocka a placa de vídeo?

8 horas atrás, KairanD disse:

Nunca, jamais, use estabilizador ou shortbreak. Muito menos com fontes de PFC ativo.

 

Qual é seu filtro de linha?

No momento eu não tenho como conferir isso qual é, mas assim que eu puder lhe respondo.

 

8 horas atrás, KairanD disse:

Seu processador é bloqueado para overclock. Logo, essa possibilidade nem existe. Mas o Core i5 2500K overclockado fica perto do seu Core i5 4590 em stock. Espere desempenho não muito diferente do vídeo citado.

Agora eu fiquei confuso. No vídeo eu vi que o i5 está overclockado para 4.4GHz, mas em stock esse processador tem a mesma frequência que o meu, que é 3,3Ghz. Então como eu iria ter esse mesmo desempenho se eu não posso fazer overclock?

 

8 horas atrás, KairanD disse:

Seu Core i5 4590 funcionaria muito bem com a GTX 1070, GTX 1070Ti ou RTX 2060. Vá fundo que compensa. Mas jogue em Full HD ou, idealmente, resolução superior. Quanto menor a resolução, mais frequente e evidente será o gargalo. 

Espero que com uma nova placa de vídeo minha TV volte a exibir a imagem em Full HD. No momento só consigo isso conectando o HDMI na placa-mãe, porém ainda acontece ocasionalmente umas piscadas (o que me faz pensar que o problema na está TV)porém não chega a ser algo que me impossibilita totalmente a usar o HDMI, como é o caso de quando conecto da placa de vídeo. Senão vou ter que esperar arranjar dinheiro para um outro monitor.

 

8 horas atrás, KairanD disse:

A minha custou R$1.900,00 na Black Friday.

Minha intenção é justamente comprar na BF. Só estou tirando essas dúvidas adiantadamente para que eu não compre coisa errada no impulso quando chegar a época. Já não preciso mais ficar fazendo cálculos me preocupando com fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
16 minutos atrás, Zumbi Voador disse:

Você ainda overclocka a placa de vídeo?

Definitivamente não senti necessidade de fazer isso com a GTX 1070Ti. A placa é muito forte.

 

16 minutos atrás, Zumbi Voador disse:

Agora eu fiquei confuso. No vídeo eu vi que o i5 está overclockado para 4.4GHz, mas em stock esse processador tem a mesma frequência que o meu, que é 3,3Ghz. Então como eu iria ter esse mesmo desempenho se eu não posso fazer overclock?

A arquitetura do seu processador de 4ª Geração é mais eficiente que a arquitetura do processador de 2ª Geração. Os dois podem ter o mesmo cache, o mesmo número de núcleos e atingir os mesmos 3.7 GHz em turbo, mas o seu será mais rápido nessas condições. Portanto, é necessário subir a frequência do Core i5 2500K para atingir o desempenho do seu Core i5 4590 em stock.

 

Perceba que não há utilidade em comparar especificações de componentes com arquiteturas diferentes. Esqueça as especificações e procure testes. Se especificações em si fossem úteis, o FX 9590 seria o melhor processador do mundo.

 

24 minutos atrás, Zumbi Voador disse:

Minha intenção é justamente comprar na BF. Só estou tirando essas dúvidas adiantadamente para que eu não compre coisa errada no impulso quando chegar a época. Já não preciso mais ficar fazendo cálculos me preocupando com fonte.

A Black Friday vai demorar muito e as placas de vídeo que você citou aqui nem estarão mais no mercado. Portanto, não faz sentido pesquisar isso agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Respondendo a pergunta anterior. Meu filtro é da marca Clone. Não faço ideia da qualidade, porém nunca tive problemas com ele.

55 minutos atrás, KairanD disse:

A arquitetura do seu processador de 4ª Geração é mais eficiente que a arquitetura do processador de 2ª Geração. Os dois podem ter o mesmo cache, o mesmo número de núcleos e atingir os mesmos 3.7 GHz em turbo, mas o seu será mais rápido nessas condições. Portanto, é necessário subir a frequência do Core i5 2500K para atingir o desempenho do seu Core i5 4590 em stock.

 

Perceba que não há utilidade em comparar especificações de componentes com arquiteturas diferentes. Esqueça as especificações e procure testes. Se especificações em si fossem úteis, o FX 9590 seria o melhor processador do mundo.

Vou começar a assistir vídeos testes no Youtube como esse que você me enviou. Eu sempre fui muito apegado as especificações do produto.

 

56 minutos atrás, KairanD disse:

A Black Friday vai demorar muito e as placas de vídeo que você citou aqui nem estarão mais no mercado. Portanto, não faz sentido pesquisar isso agora.

Então eu deveria pensar na RTX 2060? Fiquei um tempo desatualizado sobre hardware, pois eu não estava muito interessado em jogos no ano passado, mas no final do ano passado eu voltei a jogar e comecei a pesquisar sobre hardware novamente, mas nem fiquei sabendo dessa RTX 2060.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
31 minutos atrás, Zumbi Voador disse:

Meu filtro é da marca Clone. Não faço ideia da qualidade, porém nunca tive problemas com ele.

Esses filtros não tendem a ser bons.

 

32 minutos atrás, Zumbi Voador disse:

Então eu deveria pensar na RTX 2060? Fiquei um tempo desatualizado sobre hardware, pois eu não estava muito interessado em jogos no ano passado, mas no final do ano passado eu voltei a jogar e comecei a pesquisar sobre hardware novamente, mas nem fiquei sabendo dessa RTX 2060.

Não dá para saber como estará o mercado daqui a tanto tempo. Não temos nem como fazer previsões. A AMD também vai lançar mais coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!