Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal

Alguém pode me informar o que faço no fotoacoplador para que a fonte funcione mesmo estando com as linhas de tensões alteradas ?

Eu ligo a fonte e o fan dela dá um leve giro e para. Verifico a tensão no pino 1 do fotoaclopador e ele está com 5V.

• Membro VIP
Postado

você quer dizer o opto que faz o on/off né? Já tentei fazer quase isso um dia com uma fonte cuja fonte auxiliar tava com problema. Tinha tudo pra funcionar. Afinal era só fazer o opto ligar. Tentei o curto no C e E dele. Por algum motivo não deu certo. Se quiser tentar, por sua conta e risco...

No seu caso pode ser também que exista algum zener de proteção contra sobretensão. Vai ter que olhar o circuito.

Postado

@Isadora Ferraz

Eu ouvi em um vídeo da Electrolab no You Tube o engenheiro dizer que fez esse curto no foto para ter as alimentações nas linhas e assim poder saber qual a que estava irregular e caçar o componente com defeito.

Já consegui resolver duas fontes aqui mas esta está me dando muito trabalho. É uma C3Tech de 350W que já testei praticamente tudo e não encontro o componente defeituoso ( pelo teste da lâmpada série ela não está em curto ).

• Membro VIP
Postado

Bem, o curto que falei é pro foto do on off. Se o do engenheiro for o do regulador, desconheço esta técnica e a princípio me parece não ser muito interessante.

Sobre o seu problema, se for só não liga, de fato há muitas possibilidades. Algumas são as que mencionei recentemente. Essencialmente:

• -desligado e descarregado: medir beep entre +cap e dreno mosfet e -cap e source mosfet;
  • -verificar curto nas saídas
  • -ligado: verificar os 300Vdc nos caps de entrada
  • -verificar vcc de alimentação do ci oscilador/controlador
  • -verificar se tem sinal nos gates: vem do ci. Um osciloscópio ajuda
  • -
  • -desistir (ultimamente minha preferida)

Literalmente agora há pouco (esta semana) numa fonte de note dava uma piscadela só. Era LM431 em curto. Por pouco tive que usar a última opção...

Postado

@Isadora Ferraz

Tentei aqui esse curto no fotoacoplador, entre o coletor ( está com -1,5V ) e o emissor ( está com -1,5V também ), e não funcionou.

O CI WT7520 está com 5,0V no Vcc e pelo seu datasheet vai até 5,5V.

Eu testei todos os mosfets do primário e todos os diodos do secundário. Também estive testando todos os resistores, diodos e capacitores e tudo aparentemente normal.

Não há curto nas saídas das linhas.

• Membro VIP
Postado

Olha o que o google retornou...

é uma referência. De repente o esquema é o mesmo da sua. Pode ser que seu ci esteja pifado. Mas antes, meça os transistores (que podem ser bjt e não mosfet). Como disse, pra medir as saídas do controlador  um osc ajudaria no diagnóstico. Não tem? olha um osc conceitual de pobre pobre mesmo:

(Pode rir se quiser. to nem aí. )

-[ponteira]---||--+-->|--+--[100k]--(gnd)
          10n/400 |      |
                  +--|<--+ led de alto ou altíssimo brilho

Onde há pulso, há luz...(!)

• Curtir 1
Postado

@Isadora Ferraz

Consegui fazer ela funcionar um.pouco ao ficar insistindo no curto do fotoacoplador mas pareceu estar com mau contato e troquei ele só que ficou do mesmo jeito.

Estou desconfiando daqueles dois capacitores grandões do primário que talvez estejam esgotados dando nessa celeuma toda. Depois vou trocar um deles por um outro de uma fonte que achei no lixão da rua e que está bom ( já resolvi outra fonte com um capacitor dela também ).

É que nas beliscadas no foto consegui perceber que a tensão de 12V chega no máximo a 4V. A de 5V parece estar próxima do normal.

Levei um baita susto aqui ao descarregar um desses capacitores fazendo curto com uma chave de fendas. E eu nem estava usando óculos de proteção.

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

-ligado: verificar os 300Vdc nos caps de entrada

isso poderia ser um indício que os capacitores estão bons. De fato se estiver ligando em 127 deve dar uns 170 em cada ou se a fonte for full range. Ou se a fonte tiver chave hh 127-220 que faz um dobrador em 127 e etc.. há muitos poréns que erroneamente supus que você já poderia saber. Mas depois deste curtam .. já vi que o buraco é + embaixo.  A primeira a gente nunca esquece kk . fica xperrto: descarregue com uma R duns 33.. 47R 2W  . Pelo menos seu pulso ainda pulsa.kk.. 

Já tinha V? Ou tava zerada? Ainda não sei qual opto se refere.. é o do on-off?. O ideal é você achar o esquema dela e publicar. Chances de chutes menos feios... como + este: se v baixas pode ser os cap da saída...

Postado

@Isadora Ferraz

Os dois capacitores grandões do primário estão bons pelos testes que fiz com o LCR-T4 mas mesmo assim troquei um deles e o defeito continua.

Vou deixar encostada esta fonte até que me ocorra uma ideia nova.

-----------------------------

EDIT

Já está funcionando !!!

Parece que foi o capacitor do primário que troquei que resolveu mas ela ainda não está conseguindo segurar carga acredito que por serem capacitores muito usados por anos ( vou ter que comprar novos ).

O testador chinês LCR-T4 parece me ter dado a falsa ideia de bom estado desses capacitores acusando em torno de 700uF isto é, acima dos 680uF rotulados o que me fez revirar essa fonte por dois dias inteiros caçando defeito onde não havia.

Pelo menos valeu muito pela experiência e aprendizado que como de costume é sempre sofrível. Obrigado @Isadora Ferraz pela tua paciência.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!