Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD-Espaço não alocado após queimar o note - melhor forma recuperação de dados


Leo.Faria

Posts recomendados

Boa noite, queria pedir um help de vcs, caso já tenham passado pelo mesmo problema e tiverem soluções para compartilhar.

 

Eu tinha um note bem velho da cce (8 anos) que usava até semana retrasada, quando morreu de vez, agora estou com problemas para recuperar os dados do HD dele.

É um western digital de 500gb e eu não fazia chkdsk quase nunca por preguiça (sim, dei mole :/) 

Faz um tempo que coloquei um ssd no note e passei a usar esse western como secundário para dados num caddy no espaço do dvd. Daí o note morreu(acredito que queimou a placa-mãe), comprei outro e agora quando fui pegar meus dados tive esta surpresa, o HD não aparecia em "meu computador", já em gerenciamento de disco estava como espaço não alocado. Obs: o ssd passa bem.

 

Usei o AOMEI Partition Assistant Pro Edition 6.0 para recuperar a partição

O aomei recuperou uma partição de 345gb e manteve 120 gb não alocado, essa partição de 345gb mesmo depois de recuperada ficou inacessível pois ficou em formato RAW(era ntfs). Então fiz um checkdisc com reparação e ela voltou a ficar acessível e em ntfs, com quase 345 gb de dados meus nela, seria perfeito se não tivesse mais uns detalhes, e é aí que começa a treta:

Antes de queimar o note eu tinha apenas uma partição e o hd estava quase cheio, mais de 400 gb pelo menos, eu acho.

Estou achando  estranho, pois a estrutura de pastas e nomes dos arquivos está perfeita, do jeito que eu editei pela ultima vez, porém muitos arquivos estão com 0Kb, espalhados por todas as pastas. Uma pasta de fotos por exemplo, aparentemente tem todas as fotos lá, só que algumas estão normais e outras estão como 0kb. Ou seja, eu tenho 345gb de dados "não contínuos", sem saber direito quais eu realmente tenho ou não, pois pra saber eu teria que verificar individualmente cada arquivo, uma vez que esses arquivos de 0kb estão presentes em todas as pastas, são milhões de arquivos de fotos, audios, texto, pdfs etc. Só a minha pasta da facul tinha mais de 30 gb(agora tem pouco mais de 5gb, perdi até o código fonte do programa que fiz pro meu tcc), muitos arquivos eu não tenho backupe nem sei mensurar ainda a dimensão do estrago 😕, tenho 345gb de dados que nem sei o quanto serão úteis, pois quase nenhuma pasta está completa e vai ser uma catação de milho do caramba pra garimpar...

 

Outra coisa que achei estranho é que o HD antigamente, antes de eu colocar ssd no note, tinha duas partições, 120 gb pro sistema e 345gb pra dados, porém depois que coloquei ssd eu extendi a partição pra ficar uma só de 465, deixando o hd inteiro pra dados, e assim usei por um bom tempo até semana retrasada quando queimou o note. Agora quando recuperei usando o AOMEI ele reconheceu uma partição de 345 e deixou 120 não alocado, exatamente os valores do antigo particionamento, a impressão que eu tenho é que ele reconheceu como se fosse nessa estrutura antiga de partição, e os meus dados que estão faltando podem estar nesses 120 não alocado que ele não reconheceu. 

Depois disso passei o getdataback pra ver se conseguia recuperar os arquivos, mas ele não encontrou quase nada, acredito que ele não esteja achando nada na partição recuperada, pois está cheia, e provavelmente não consegue verificar o espaço de 120 por não estar alocado. Pelo que percebi numa olhada rápida, as pastas mais prejudicadas foram a área de trabalho, downloads, imagens e a pasta da facul, ou seja, aparentemente as que eu usava com maior frequência nos últimos dias. Pastas mais antigas que eu mexia pouco tem menos arquivos corrompidos...

 

Agora to pensando no que fazer, não sei se excluo novamente a partição(depois de copiar os dados que já tenho, claro - melhor incompleto que nada) e faço uma nova partição única+ formatação rápida pra tentar recuperar todos os dados depois com getdataback, supondo que os arquivos faltantes estejam nesses 120gb não alocados, ou se extendo a parição de 345 até ocupar o espaço não alocado todo, nessa opção não sei se vai exigir formatação. 

 

Se existe alguma solução melhor e mais provável de obter sucesso peço que me iluminem por gentileza, no momento to evitando formatar e não irei salvar nada nele pra não sobrescrever nenhum arquivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe muita diferença das versões Free e Pagas desses programas, a mais comum é o tamanho que se pode recuperar.

Procure a versão Paga de um desses programas

 

O único gratuito e sem limitações é o TestDisk

 

As poucas vezes que precisei o TestDisk foi suficiente, mas tem muitas recomendações para o R-Studio e Stellar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas sugestões, só agora eu fiz o backup dos dados que consegui parcialmente, agora vou fazer uma formatação rápida pra juntar o espaço não alocado e utilizarei os programas sugeridos(versão paga) pra tentar recuperar o restante. 

Devo demorar mais uns dias pra escanear o hd com diferentes programas(caso seja necessário), então depois eu posto aqui o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!