Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade Intel Core I3 8300 + Z370


FCosta.H
Ir à solução Resolvido por FCosta.H,

Posts recomendados

Olá Boa Tarde, sou novo aqui. Desculpe se fiz errado eem criar este tópico. 

Gostaria de tirar uma dúvida em relação a compatibilidade entre o Processador Intel Core I3 8300 e a placa-mãe Gigabyte Aorus Z370, eu consigo tirar todo o desempenho da placa com esse processador?  Tem um ponto nos processadores que também não entendo, alguns vem escrito numero máximo de canais de memória, o que seria isso ? O motivo dessa dúvida e que quero montar um PC gamer e escolher as melhores opções para não gerar gargalos. placa-mãe prevista e a GTX 1060 6g ou até uma 1070ti. 

Agradeço se alguém puder ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se preocupe com erros, os moderadores estão aqui pra isso. Eles vão ajudar, caso seja necessário fazer alguma mudança no tópico, fique tranquilo. Sobre a compatibilidade, eu creio que sim. Depende, o i3 8100 ''deve'' funcionar na sua placa e geralmente não se tem a necessidade de usar tudo que uma placa-mãe possui. Se você quis dizer que ele vai rodar bem na placa, é claro que sim. Mas para esse processador eu pegaria uma H310, é uma placa básica, mas é suficiente para esse i3. Esse número máximo é a quantidade da memória que ele aceita trabalhar, caso coloque uma mémoria mais alta que o limite do processador, a própria placa-mãe vai descer os heartz da memória para rodar na velocidade que pede o processador. Cara se for pegar a 1060 vai se sair bem com o i3, agora a 1070ti não. O i3 8100 tem o mesmo desempenho do i5 7400 e tem vários testes desse i5 gargalando uma 1070, então o que acontece se pegar um processador com o mesmo desempenho só que com uma placa mais forte??? kksks. Eu recomendaria um i5 8400 para uma 1070ti, ou melhor, um Ryzen.

adicionado 2 minutos depois
2 minutos atrás, hawserbont disse:

Não se preocupe com erros, os moderadores estão aqui pra isso. Eles vão ajudar, caso seja necessário fazer alguma mudança no tópico, fique tranquilo. Sobre a compatibilidade, eu creio que sim. Depende, o i3 8100 ''deve'' funcionar na sua placa e geralmente não se tem a necessidade de usar tudo que uma placa-mãe possui. Se você quis dizer que ele vai rodar bem na placa, é claro que sim. Mas para esse processador eu pegaria uma H310, é uma placa básica, mas é suficiente para esse i3. Esse número máximo é a quantidade da memória que ele aceita trabalhar, caso coloque uma mémoria mais alta que o limite do processador, a própria placa-mãe vai descer os heartz da memória para rodar na velocidade que pede o processador. Cara se for pegar a 1060 vai se sair bem com o i3, agora a 1070ti não. O i3 8100 tem o mesmo desempenho do i5 7400 e tem vários testes desse i5 gargalando uma 1070, então o que acontece se pegar um processador com o mesmo desempenho só que com uma placa mais forte??? kksks. Eu recomendaria um i5 8400 para uma 1070ti, ou melhor, um Ryzen.

@Imakuni Dá uma força aí, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, FCosta.H disse:

Gostaria de tirar uma dúvida em relação a compatibilidade entre o Processador Intel Core I3 8300 e a placa-mãe Gigabyte Aorus Z370, eu consigo tirar todo o desempenho da placa com esse processador?

Sim...

 

...dito isso, se você ainda não tiver comprado, não compre, pois é uma péssima de uma combinação. Por si só, o 8300 é um processador ruim que não vale a compra, independente da placa-mãe - se for para juntar com uma mobo cara para overclock (coisa que o 8300 nem permite para começo de conversa), só fica maior ainda o desperdício de dinheiro.

 

24 minutos atrás, FCosta.H disse:

Tem um ponto nos processadores que também não entendo, alguns vem escrito numero máximo de canais de memória, o que seria isso ?

É o número máximo de... bem, canais de memória que o processador consegue usar ao mesmo tempo, sendo que cada canal comporta até 2 pentes de RAM. No caso de processadores para meros mortais, todos usam apenas 2 canais, o que dá um máximo de 4 pentes de RAM por máquina.

 

Mas na real, não se preocupe com isso.

 

27 minutos atrás, FCosta.H disse:

O motivo dessa dúvida e que quero montar um PC gamer e escolher as melhores opções para não gerar gargalos. placa-mãe prevista e a GTX 1060 6g ou até uma 1070ti. 

Diga a config completa do seu PC atual, se você tiver um, e quanto você está disposto a gastar que vai ficar bem mais fácil de recomendarmos algo apropriado para você.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Imakuni disse:

Sim...

 

...dito isso, se você ainda não tiver comprado, não compre, pois é uma péssima de uma combinação. Por si só, o 8300 é um processador ruim que não vale a compra, independente da placa-mãe - se for para juntar com uma mobo cara para overclock (coisa que o 8300 nem permite para começo de conversa), só fica maior ainda o desperdício de dinheiro.

 

É o número máximo de... bem, canais de memória que o processador consegue usar ao mesmo tempo, sendo que cada canal comporta até 2 pentes de RAM. No caso de processadores para meros mortais, todos usam apenas 2 canais, o que dá um máximo de 4 pentes de RAM por máquina.

 

Mas na real, não se preocupe com isso.

 

Diga a config completa do seu PC atual, se você tiver um, e quanto você está disposto a gastar que vai ficar bem mais fácil de recomendarmos algo apropriado para você.

 

adicionado 8 minutos depois

Então, meu PC e antigo seria a primeira vez que monto um PC Gamer, sempre joguei em console só que alguns jogos da atualidade para console são caros, e a jogabilidade de um joystick e bem diferente de PC já joguei em ambos e prefiro o PC. 

A configuração eu quero que se encaixe uma 1060 6G ou te uma 1070ti 8G(futuramente) quero rodar Battlefield, Battlegrounds, com FPS considerável. Desconheço algumas informações sobre hardware para PC Gamer, pesquisei algumas vezes e li que em um PC Gamer os três principais componentes que não pode ter pena de comprar um bom são, memória, placa-mãe e placa de vídeo. 

Eu quero muito montar um Ryzen. Se alguém tiver uma configuração que rode esses jogos da atualidade e que seja um ótimo custo benefício eu agradeço!

Eu quero gastar uns 4mil nesse orçamento sei que só caberia a 1060 6gb.

 

adicionado 12 minutos depois
1 hora atrás, RS Faria disse:

@FCosta.H

 

Funcionar, funciona.. Seria a melhor opção? Dificilmente..

 

Se fosse pra pegar uma CPU Intel, iria de Core i5 8400, no mínimo.. Tudo abaixo deles, já é meio "velho".. Já tem algo aí?

Não tenho nada comprado, estou epsquisando primeiro para não fazer besteira. Rara

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, FCosta.H disse:

Desconheço algumas informações sobre hardware para PC Gamer, pesquisei algumas vezes e li que em um PC Gamer os três principais componentes que não pode ter pena de comprar um bom são, memória, placa-mãe e placa de vídeo. 

Acertou na placa de vídeo, mas errou nos outros dois: os que importam são o processador e a fonte.

 

38 minutos atrás, FCosta.H disse:

A configuração eu quero que se encaixe uma 1060 6G ou te uma 1070ti 8G(futuramente) quero rodar Battlefield, Battlegrounds, com FPS considerável.

Tá, mas você não respondeu quanto que você está disposto a investir, pois no final das contas, é isso que vai ditar a escolha das peças.

 

39 minutos atrás, FCosta.H disse:

Eu quero muito montar um Ryzen. Se alguém tiver uma configuração que rode esses jogos da atualidade e que seja um ótimo custo benefício eu agradeço!

Pode deixar que vai ser um Ryzen sim, é só questão daquilo que eu falei do bolso para decidir com exatidão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Imakuni disse:

Acertou na placa de vídeo, mas errou nos outros dois: os que importam são o processador e a fonte.

 

Tá, mas você não respondeu quanto que você está disposto a investir, pois no final das contas, é isso que vai ditar a escolha das peças.

 

Pode deixar que vai ser um Ryzen sim, é só questão daquilo que eu falei do bolso para decidir com exatidão.

O valor que eu pretendo gastar e uns 3,5mil a 4mil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Imakuni disse:

Ok. Olhe nesse post aqui e pegue algo similar.

Se quiser, você pode procurar uma Gtx 1060 6gb no lugar ou então trocar o 1600 por um 2600, mas a base continua a mesma.

Obrigado pela ajuda, vou pesquisar valores e as configurações, tão logo posto aqui para ver se tá ok. Grato pela ajuda! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Imakuni disse:

Ok. Olhe nesse post aqui e pegue algo similar.

Se quiser, você pode procurar uma Gtx 1060 6gb no lugar ou então trocar o 1600 por um 2600, mas a base continua a mesma.

Você não acha mais interessante ele comprar um i5 8600k e fazer um over?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, hawserbont disse:

Você não acha mais interessante ele comprar um i5 8600k e fazer um over?

Só no 8600k e na placa-mãe já vão uns ~2200R$, e isso que ainda fica faltando RAM e a obrigatoriedade de um cooler. E ainda todo o resto do PC. E isso para, no final das contas, ter desempenho inferior por se tratar de um processador 6t.

 

Então não, não acho que seja mais interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
5 horas atrás, Imakuni disse:

Se quiser, você pode procurar uma Gtx 1060 6gb no lugar ou então trocar o 1600 por um 2600, mas a base continua a mesma.

Então olhei uma configurações  e fui no site da AMD ler sobre os processadores. Vou montar o Ryzen 5 2600 que esta na casa dos R$ 900

Para este setup escolhi o seguinte

 

placa-mãe - https://www.pichau.com.br/catalog/product/view/id/14047/s/placa-mãe-gigabyte-b450-aorus-m-socket-am4-chipset-amd-b450/category/16/

 

Fonte - https://www.pichau.com.br/hardware/fonte-corsair-cx-series-cx650-80-plus-bronze-650w-pfc-ativo-cp-9020122-ww

 

Memoria - https://www.pichau.com.br/memoria-team-group-t-force-vulcan-8gb-1x8-2400mhz-ddr4-vermelha-tlred48g2400hc1601 ( 2 und)

 

O SSD, HD e o Water Cooler seria o mesmo do post.

Usei os links só para demonstrar as configurações ja encontrei preços mais baixos que ficariam em torno de R$ 3100 tirando a placa de video que comprarei uma 1060 6gb.

 

OBS. realmente vou ter que gastar um pouco mais.

 

Ficaria bom o setup ? Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/01/2019 às 00:01, FCosta.H disse:

Fonte - https://www.pichau.com.br/hardware/fonte-corsair-cx-series-cx650-80-plus-bronze-650w-pfc-ativo-cp-9020122-ww

 

Não tem sentido comprar uma fonte grande dessas se não for para usar com uma Gtx 1080ti ou 2080ti. Pegue uma CX550 que vai ficar mais adequada ao seu PC.

 

Em 15/01/2019 às 00:01, FCosta.H disse:

Memoria - https://www.pichau.com.br/memoria-team-group-t-force-vulcan-8gb-1x8-2400mhz-ddr4-vermelha-tlred48g2400hc1601 ( 2 und)

Eu aconselho fortemente comprar um kit 2x8 ao em vez de 2 pentes de 8 separadamente.

 

De resto, não tem muito o que falar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Imakuni disse:

Não tem sentido comprar uma fonte grande dessas se não for para usar com uma Gtx 1080ti ou 2080ti. Pegue uma CX550 que vai ficar mais adequada ao seu PC.

 

Eu aconselho fortemente comprar um kit 2x8 ao em vez de 2 pentes de 8 separadamente.

 

De resto, não tem muito o que falar.

E realmente pensei nessa fonte para futuramente que sabe não realizar um upgrade pra essas placas, mas irei comprar a que me aconselhou. 

Sobre os pentes eu procurei algumas promoções e vi que comprar separado está saindo mais barato que o conjunto, mas vou continuar pesquisando o conjunto. 

Agradeço mais uma vez a ajuda! Muito grato ! Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!