Ir ao conteúdo

Esquemático regulador de tensão 11.1 para 5V e de 5V para 3.3V

Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Postado

Bom dia fala pessoal (Voltei ), demorei um pouco mas acho que fiz uma bomba ao invés de um regulador de tensão rsrsrs. Brincadeiras a parte, eu pesquisei alguns componentes e cheguei neste esquemático baseado no datasheet de cada componente, eu calculei os resistores do divisor de tensão de cada um e cheguei nas voltagens que eu queria, apenas o de 3.3V que eu tenho que mudar pois ao colocar valores comerciais de resistores tive um pequeno aumento na saída 5V para 5.12V, e não apliquei a mudança para o 3.3. Tentei aprender a calcular o ripple e como corrigi-lo mas não entendi muito bem algumas coisas, então deixei os capacitores e indutores para uma próxima atualização quando eu aprender a fazer os cálculos e as devidas analises, eu gostaria de saber se isso realmente irá funcionar se está viável para eu poder fazer minha pcb. Muito obrigado pela ajuda desde já.

Obs: Apenas para complementar, alguns pontos que eu realmente fiquei em dúvida no meu esquemático as chaves tipo gangorra estão postas de forma correta?, na SW1 quero que ela ative nivel lógico baixo quando fechada, para poder desligar o CI (se foi isso que consegui entender do datasheet), e a SW2 para desligar a bateria do circuito. Outro ponto é a distribuição da tensão nos pinos, está correto fazer dessa forma (P4, P3, P6 e P7)?

Esquematico_Regulador-de-tensao-11.1-3.3V-5V.png

Postado

Use os reguladores 7805 e 78033, são mais simples não precisa de resistores. 

Se não achar o 78033 fica com o lm317 mesmo, só que aí faça associação de resistores em série para ter o valor de resistor exato. 

Qual a corrente dos circuitos? 

• Curtir 2
Postado

Mesmo os reguladores da família 78xx podem apresentar tensão de saída com erros de 5% , ou seja , em vez de 5V pode ter 5,25 Volts.

Não se preocupe com isso, os circuitos suportam tranquilo essa variação.

Paulo

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado
2 horas atrás, Ezequiel Gnich disse:

Outro ponto é a distribuição da tensão nos pinos, está correto fazer dessa forma (P4, P3, P6 e P7)

Errado se você for usar conversão ad a partir do 3v3. Gnd do 3v3 tem que ficar em baixo de C5. E só deve ir pro gnd do mc e gnd da entrada de sinal e pralgum circuito condicionador de sinal . A propósito tá faltando gnd no 3v3.

você não precisa da SW1. Pra L/D basta a SW2. A não seu que seu sistema vá possuir algo com autoshutoff

2 horas atrás, Ezequiel Gnich disse:

pequeno aumento na saída 5V para 5.12V

Isso é off topic e só curiosidade mesmo... Com 5.12V e conversor ad de 10 bits você consegue exatos 5mV/unidade de ad num mc movido a 5v. Especialmente útil na época do assembly. Fazer contas com ele era um saco e números inteiros facilitava a análise e debug do sistema...

7 minutos atrás, aphawk disse:

Não se preocupe com isso

Postado
1 hora atrás, Mestre88 disse:

Use os reguladores 7805 e 78033, são mais simples não precisa de resistores

O meu primeiro esquemático realmente utilizava o 7805 e o 7812, mas a @Isadora Ferraz comentou num outro tópico que abri que não são eficientes, então ela me indicou pesquisar por outros tipos, cheguei aos reguladores dc dc buck/boost que utilizavam esse e outros ci's, baixei o datasheet fiz algumas pesquisas de outros hobbista e engenheiros em alguns sites do genero, e me agradou a utilização deste ci. O lm317t é um conversor linear, também foi proposto pela Isadora que eu poderia fazer essa ligação logo na saída do conversor de 5V ja que a perda de tensão seria mínima com o calor. Então imaginei dessa forma. 

2 horas atrás, Mestre88 disse:

Qual a corrente dos circuitos?

Realmente eu comecei a desenvolver pelo ponta errada do iceberg, na minha imaginação onde tudo esta funcionando perfeitamente (😂😂) a minha ideia e ligar uma pcb standalone com bootloader do arduino, talvez três sensores ultrasonicos, sensores de temperatura e umidade, sensores infravermelhos acredito que seja isto (estou pensando ainda como incrementar mais coisas), para uma segunda bateria com um segundo regulador de tensão, terei motores(6v) e servos, mas ainda não calculei a corrente inteira do corrente. 

32 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Errado se você for usar conversão ad a partir do 3v3. Gnd do 3v3 tem que ficar em baixo de C5

Excelente, realmente esta faltando o gnd no conversor lm317, e logo imaginei que essa parte estaria errado pois não fazem parte da mesma tensão (isso?). 

36 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

você não precisa da SW1. Pra L/D basta a SW2.

Legal, vou remove-la. Na verdade minha ideia é bloquear a saida de corrente da bateria (lipo) sabendo que não é aconselhável abaixar a tensão abaixo de 3.7v senão poderá danificá-la. Queria fazer isso com mosfets talvez. Mas ainda não temho uma ideia de como fazer para capturar essa tensão quando ela chegar a 3.7v fechar o mosfet, bom enfim aquela chave era só para constar um corte entre a bateria e o circuito caso ela chega-se nessa tensão. 

• Membro VIP
Postado
44 minutos atrás, Ezequiel Gnich disse:

imaginei que essa parte estaria errado pois não fazem parte da mesma tensão (isso?)

Médio...

O terra é comum pra todos (pra onde vamos 😁). O que não deve ser "comum" é o ponto onde conectamos os terras. Algo como um terra digital e terra analógico. Corrente mínima que passa pelo digital, o analógico pode sofrer... ou algo assim. Mas penso que não é seu momento mas se prepare pra ele. O tempo e algum sofrimento te indicam os caminhos. E talvez nós.. se estivermos neste... plano terra...

47 minutos atrás, Ezequiel Gnich disse:

bloquear a saida de corrente da bateria

Neste caso deves pegar uma amostra dela e aplicar no conversor ad do seu mc. Ele deve avisar e/ou desligar o mosfet ou seja, tomar a decisão correta. Se for pelo circuito, um comparador

adicionado 3 minutos depois
54 minutos atrás, Ezequiel Gnich disse:

foi proposto pela Isadora que eu poderia fazer essa ligação logo na saída do conversor de 5V ja que a perda de tensão seria mínima com o calor

Ah sim... corroborei a teoria do Paulão...😉

• Curtir 2
  • Haha 1
Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

O que não deve ser "comum" é o ponto onde conectamos os terras. Algo como um terra digital e terra analógico. Corrente mínima que passa pelo digital, o anagico pode sofrer... ou algo assim.

Entendi... Da hora, mais uma que eu aprendi.

Neste caso deves pegar uma amostra dela e aplicar no conversor ad do seu mc. Ele deve avisar e/ou desligar o mosfet ou seja, tomar a decisão correta. Se for pelo circuito, um comparador

Pois é, tenho ver isso... Qualquer coisa deixo na chave mesmo (😁😁) me poupa a dor de cabeça já que tenho outras coisas sobre esse circuito para  pensar.

Ah sim... corroborei a teoria do Paulão..

😊😊😊

• Curtir 2
Postado

Também off-topic :

Se não souber fazer corretamente as conexões entre o terra analógico e o terra digital, coisa que parece fácil mas às vezes enterra todo o projeto no terra ( a 7 palmos ) , nem pense em tratar o conversor A/d com 10 bits !!! O ruído induzido vai te deixar maluco ...

Trabalhe apenas com 8 bits e já vai ser complicado tratar as leituras de maneira pontual, é melhor fazer um processamento de várias leituras e calcular a média entre elas ....

Vou te dar uma dica pro futuro :

uma maneira eficiente de tratar os ruídos é criar uma interrupção de um Timer baseada na frequência da rede elétrica: por exemplo dividir o periodo da senóide de 60 Hz em 8 partes iguais, assim terá 4 medidas do ADC na parte positiva da senóide e mais 4 medidas na parte negativa; assim terá mais chance de anular os ruídos induzidos, simplesmente somando as 8 leituras e dividindo o valor por 8.

Usei bastante essa técnica em vários projetinhos.

Você vai se lembrar disso logo logo kkkk

Paulo

• Curtir 2
Postado

Fala pessoal voltei, demorei um pouco tava na correria. Estava pesquisando sobre comparador com janela, para fazer de forma automática o desligamento da bateria para o circuito se ela estiver abaixo de 3,9v e se estiver acima de 11.1v. Pesquisei e cheguei neste esquemático, dee um desconto fiz agora no trabalho enquanto estava na janta 😁😁. Gostaria de saber se seria possivel fazer dessa forma para depois a tensão entrar no circuito da fonte que irá diminuir para 5v?

Ps: faltou os resistores de polarização de base dos transistores.

1548889471617-1499324696.jpg

• Membro VIP
Postado

você pode (e deve) melhorar o acionamento do mosfet. Desse jeito não deve dar nada certo. (não quero dar sugestões)

1 hora atrás, Ezequiel Gnich disse:

bateria para o circuito se ela estiver abaixo de 3,9v e se estiver acima de 11.1v.

Faixa muito grande. Geralmente bateria é considerada descarregada com pouco menos que 90% da carga máxima (v máxima)

Postado
1 minuto atrás, Isadora Ferraz disse:

você pode (e deve) melhorar o acionamento do mosfet. Desse jeito não deve dar nada certo. (não quero dar sugestões)

Faixa muito grande. Geralmente bateria é considerada descarregada com pouco menos que 90% da carga máxima (v máxima)

Pois é nas simulações que fiz não deu muito certo... Queria saber como poderia melhorar, você teria alguma dica sobre tema para eu poder melhorar esse esquema?

3 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Faixa muito grande

Mas as baterias de lipo trabalham nesta faixa, nos sites que andei lendo elas não podem abaixar de 3,7 para não danificar, e logo imaginei que se estivesse acima de 11.1v danificaria o circuito,  por isso a faixa tão grande.

• Membro VIP
Postado

Qual parte do não quero dar sugestões você não entendeu? kk

Amigo tem módulos prontos pra carregar baterias. Mas antes defina a bateria que vai usar. Sua imaginação está semi-certa mas deve se apoiar em realidades técnicas coerentes. P.ex. a que te falei. Baterias não devem trabalhar nesta faixa cavalar.

• Haha 2
Postado
30 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Qual parte do não quero dar sugestões você não entendeu? kk

Foi mal... Hahahaha... Mas de boa logo imaginei que começou a ficar complicado o esquemático (para mim pelo menos 😅😅). 

32 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Mas antes defina a bateria que vai usar.

Tranquilo, isso ja fiz. Vai ser duas de 2200mA, 11.1V, 25C e 3S da Turnigy. Dei uma olhada e me parece boa, não vi muitas reclamações sobre ela.

34 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Sua imaginação está semi-certa

Já é uma começo. Hahaha

Na verdade essa de usar os dois transistores vi num video e tentei aplicar para minha realidade... 😅 Eu já estava ficando sem ideias de como fazer para cortar corrente quando a bateria chegasse num nível crítico. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
8 horas atrás, Ezequiel Gnich disse:

como fazer para cortar corrente quando a bateria chegasse num nível crítico

Temos um amigo nosso que está com o mesmo dilema seu. Não me lembro o link (e olha que foi de agora há pouco kk). Lá você consegue mais chutes nossos meu e do @Mestre88 que talvez possa lembrar. Se ele achar que deve, pode te levar até lá. O curioso é que o nível técnico dele é bem semelhante ao seu kk

E sim é bem simples: essencialmente você precisa de uma referência de tensão, um comparador (não necessariamente janela) e um mosfet pra desligar o sistema.

8 horas atrás, Ezequiel Gnich disse:

2200mA, 11.1V, 25C e 3S da Turnigy

vai ter que dar uma olhadela no datasheet dela. não vi mas penso que não pode deixar cair abaixo de 9v ou+

abç

• Curtir 1
Postado

@Ezequiel Gnich ,

Presta mais atenção nas baterias !!!!  

Você está usando uma bateria 3S, ela é considerada com carga total quando a tensão de cada célula é de 4,2 Volts, ou seja, 12,6 Volts no total,  mas os 3,7 Volts que você está se referindo é a tensão minima  INDIVIDUAL de cada célula, ou seja, a tensão total mínima é de 3,7 x 3 = 11,1 Volts. 

Quando a tensão cair abaixo dos 11,1 Volts, tem de carregar a bateria , se ela cair abaixo de 10,8 Volts o risco de dano permanente é alto , e se cair abaixo de 10,2 Volts, pode dizer adeus para ela ...

Paulo

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Temos um amigo nosso que está com o mesmo dilema seu. Não me lembro o link (e olha que foi de agora há pouco kk). Lá você consegue mais chutes nossos meu e do @Mestre88 que talvez possa lembrar. Se ele achar que deve, pode te levar até lá. O curioso é que o nível técnico dele é bem semelhante ao seu k

Acho que no outro tópico (se for o mesmo que estou pensando) o autor usou os aparelhinhos prontos pra controlar as baterias, são do tipo TP4056 para baterias 18650.

Acho muito melhor usar essas plaquinhas uma pra cada bateria, essa gambiarra do comparador é boa quando a bateria é peça única, para várias em série não fica bom. 

Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

essencialmente você precisa de uma referência de tensão, um comparador (não necessariamente janela) e um mosfet pra desligar o sistema.

Pois é lendo um pouco mais para baixo entendi, que 3.7V é em cada célula da bateria, logo a janela tem que ser bem menor como você mencionou. Estava pensando se ao invés de usar os transistores nas saidas do comparador eu utilizar optoacopladores, acredito que tornaria mais "preciso". E a questão da janela ja vi que é inviável mesmo, acho seria interessante colocar o comparador fixo para 3 x 3.7V, como o @aphawk mencionou que as voltagens de 3.3V são individuais para cada celula.

37 minutos atrás, Mestre88 disse:

essa gambiarra do comparador é boa quando a bateria é peça única, para várias em série não fica bom. 

Eu vou ter duas baterias de Lipo, de mesma características, mas cada uma com seu respectivo comparador e circuito regulador de tensão, uma será para os motores e servos e a outra para sensores e microcontrolador, a única coisa em comum entre as duas será o GND, pois preciso para que o microntrolador reconheça algumas funções dos motores e dos servos.

29 minutos atrás, aphawk disse:

Você está usando uma bateria 3S, ela é considerada com carga total quando a tensão de cada célula é de 4,2 Volts, ou seja, 12,6 Volts no total,  mas os 3,7 Volts que você está se referindo é a tensão minima  INDIVIDUAL de cada célula, ou seja, a tensão total mínima é de 3,7 x 3 = 11,1 Volts. 

Quando a tensão cair abaixo dos 11,1 Volts, tem de carregar a bateria , se ela cair abaixo de 10,8 Volts o risco de dano permanente é alto , e se cair abaixo de 10,2 Volts, pode dizer adeus para ela ...

Excelente valeu por essa dica, a @Isadora Ferraz havia comentado sobre 90% abaixo da carga total ja esta descarregada, mas eu não tinha entendido por que tão baixo. Agora fez sentido, e realmente fez todo sentido... 

Postado
6 horas atrás, Ezequiel Gnich disse:

Excelente valeu por essa dica, a @Isadora Ferraz havia comentado sobre 90% abaixo da carga total ja esta descarregada, mas eu não tinha entendido por que tão baixo. Agora fez sentido, e realmente fez todo sentido... 

Pois é , ela deveria ter feito novamente um control-c / control-v  ( off topic - primeira vez que usei isso foi no Wordstar no velho CP/M , em 1982... a @Isadora Ferraz  já usava esse comando em um sistema Gepetto-85 em 1976 se não me engano... kkkkk ) de um post antigo sobre esse assunto, mas como ela está com Parkinson devido à idade ela não consegue mais apertar duas teclas ao mesmo tempo .... a última vez que ela tentou usar um mouse ela quis traçar uma linha reta entre dois pontos, e o resultado parecia um mapa da Europa desenhado por um viciado em LSD kkkk !

Ultimamente a memória dela também está  falhando... ela disse que gostava muito do Arduíno....   😂

Paulo

• Haha 3
Postado

Fala pessoal, vou dar como encerrado esse tópico tendo em vista que me distanciei do que perguntei no inicio do tópico. Sobre a verificação da tensão da bateria não acho que será viável, e nem possível do jeito que estava pensando realmente. Verifiquei a possibilidade de usar um módulo que verifica a tensão e faz comunicação com arduino via I2C, e no código é possível determinar os parâmetros.  Obrigado a todos pelas ideias e resposta. 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!