Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Existem vários programas que baixam sites para que a gente possa ver o conteúdo offline.

Mas não estou conseguindo ver o conteúdo salvo de um site em javascript. Até consigo baixar, mas ao abrir o html nada aparece.

É assim mesmo (com o front end) ou tem como a gente baixar o conteúdo?

• Moderador
Postado

@daviddatal Olá, 

Você não precisa usar  javascript para baixar uma cópia de uma página HTML.

Basta apertar o CTRL + S que você salva um arquivo html e em seguida uma pasta contendo os arquivos de imagens e etc.

Porém, devo lembra-lo que isso pode ser violação de direitos, caso você baixe algo que for proprietário.  Depende muito do site. 

PS: se o site usa um banco de dados e linguagem de programação server-side,  pode ser que ela venha em branco mesmo e/ou faltando partes.

Postado

Eu preciso salvar o conteúdo do site de alguma forma, pois daqui a 6 meses o conteúdo não fica mais disponível para estudo.

No site que preciso salvar até baixa uma pasta com imagens, .js, .css etc, mas os arquivos html estão vazios.

Outra forma seria imprimir a página em pdf. Ocorre que quando eu imprimo a página em pdf (usando o foxit pdf), o arquivo fica tipo imagem, aí não posso por exemplo selecionar, marcar o texto pdf. Até usei o Readiris PRO para identificar o texto do pdf, mas ele desconfigura um pouco as imagens e cores em volta do texto.

Teria como eu salvar a página em pdf de forma que eu possa selecionar/marcar o texto no leitor de pdf?

• Moderador
Postado

@daviddatal Então,  como eu estava dizendo mais acima, tem certos sites que o conteúdo é protegido pelos direitos autorais.

No caso do site que você quer, se o site vai remover o conteúdo ou acabar seu tempo de visualização, baixando o conteúdo você estaria violando os direitos.

Desculpe, mas nesse caso não posso ajudar você. Espero que entenda. Qualquer meio que você fizer para obter o conteúdo é ilegal.

Se não fosse, o site permitiria o download de forma oficial.

Postado

Compreendo perfeitamente.

Mas o próprio site tem um botão de "Imprimir", para baixar em pdf.

O problema é que o pdf fica como imagem, não consigo selecionar ou marcar o texto.

Tem como baixar o pdf de forma que eu possa selecionar o texto depois?

• Moderador
Postado

@daviddatal Depende. 

Se o site disponibiliza de forma legal o download em pdf, e dá para imprimir, então você tem que usar o método que ela oferece.

Mas ainda tem o lance, se o pdf gerado for protegido, não há como, mas se for um pdf comum, qualquer leitor ou editor de pdf você pode selecionar textos. 

Postado

O arquivo é um frame, que baixado fica como pdf. Não há proteção de pdf, só que fica muito ruim estudar pelo arquivo baixado porque não é possível selecionar as palavras, marcar frases, etc, como fazemos em um arquivo pdf normal.

Quando clico sobre uma palavra ele seleciona a área onde está a palavra e não ela em si.

Existe algum plugin que salve uma página em pdf de forma que o texto fique identificável para seleção?

• Moderador
Postado

@daviddatal

25 minutos atrás, daviddatal disse:

Existe algum plugin que salve uma página em pdf de forma que o texto fique identificável para seleção?

Desconheço.

Eu uso o foxit reader, e a maioria dos pdfs que eu possuo,  eu posso usar uma opção de  "marcação de texto" que fica na cor amarela como aquelas canetas.

Postado

Também uso o Foxit Reader, uso bastante a ferramenta de realce e crio índice do documento. Mas do jeito que o arquivo em questão está sendo baixado nem mesmo consigo selecionar o texto. Se bem que o foxit tem aquela ferramenta "Área de Destaque", mas ainda assim o texto não é texto, é imagem.

• Moderador
Postado

@daviddatal

3 horas atrás, daviddatal disse:

... mas ainda assim o texto não é texto, é imagem.

O problema então é como o pdf está sendo gerado pelo site. O pdf que é gerado foi provavelmente pensado na impressão( em papel).

Pode ser que seja essa a causa de ficar "protegido" contra cópia. 

Você se importa de informar qual é o site, e se possível uma amostra do pdf?

Postado

O site é da estácio, uma webaula com frames.

Coloquei abaixo um pdf dessa tela aqui, que serve de exemplo.

teste.pdf

Note que onde tem a sua mensagem "O problema então é como..." não dá pra selecionar.

Já onde tem minha mensagem "O site é da..." é possível selecionar.

O que preciso é justamente ter um pdf que dê pra selecionar.

• Moderador
Postado

@daviddatal Mas então..

Eu volto a ratificar o que tinha dito antes,  o problema é o COMO o site está gerando. Logo, se o recurso deles, gera em em imagens, não tem o que fazer, a não ser esperar que um dia eles resolvam implementar a função de gerar em forma de texto.

Não sei como seu exemplo foi feito, porém ao usar o imprimir do chrome e selecionar o modo pdf, eu pude baixar 18 páginas desse tópico e todas em forma de texto.  Isso é um recurso do próprio navegador e não nosso.

Não sei como o site em questão gera, se há um botão, um link de download...  se for por isso, certamente eles implementaram um sistema que gera em forma de imagens.

Se você tentou usar o imprimir  em forma de pdf, e não deu certo,  provavelmente pode ser uma proteção de cópia, visto que imagens não permite seleção de texto.

Uma coisa me despertou uma curiosidade, você mencionou que logo ia fica indisponível. Você se refere ao conteúdo que será excluído ou seria questão de perder o acesso por não pagar algo? 

Postado

O conteúdo não será excluído (pelo menos imagino que ele servirá para outras turmas novatas).

Mas o acesso às disciplinas já cursadas que fica indisponível. Acho errado porque mais na frente a gente precisa consultar o conteúdo das disciplinas anteriores.

adicionado 23 minutos depois
1 hora atrás, DiF disse:

Não sei como seu exemplo foi feito, porém ao usar o imprimir do chrome e selecionar o modo pdf, eu pude baixar 18 páginas desse tópico e todas em forma de texto.  Isso é um recurso do próprio navegador e não nosso.

Realmente deu certo aqui (no Chrome), o texto ficou selecionável.

Eu estava imprimindo no Firefox e ficava como imagem, o chrome além de dá certo tem outros recursos de impressão.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!