Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ssd - sata iii, pci-e x2, pci-e x4


Skaertus2

Posts recomendados

Caros,

 

Minha dúvida é especificamente sobre a diferenças entre diferentes tipos de SSD. Já tive sete computadores com SSD desde 2010, então sei bem a diferença de desempenho em relação a um HD.

 

O que estou na dúvida é entre a aquisição de um SSD SATA III ou um PCI-E. Por tudo o que li, parece não haver diferença significativa de velocidade entre um SSD SATA III e um M.2 SATA. Mas o uso da interface PCI-E gera diferenças impressionantes. Pelos benchmarks, o que vejo é aproximadamente o seguinte:

 

SSD SATA III: 550 mpbs

SSD PCI-E x2: 1700 mbps

SSD PCI-E x4: 3000 mbps

 

A velocidade dos SSDs PCI-E é certamente estrondosamente maior. São bem mais caros, mas o ganho de desempenho nos benchmarks é tão grande que deveria compensar a diferença de preços. Como exemplos:

 

SSD Kingston A400 SATA III 480 GB (SATA III), 500 MB/s leitura, 450 MB/s escrita, R$ 399,90

SSD Kingston A1000 PCI-E, 480 GB (PCI-E x2), 1500 MB/s leitura, 900 MB/s escrita, R$ 569,90

SSD WD Black M.2 2280 500 GB NVMe (PCI-E x4): 3400 MB/s leitura, 2500 MB/s escrita, R$ 949,90

 

 Pela descrição dos produtos, não tem nem comparação. O SSD PCI-E x4 é 2,37x mais caro, mas oferece um desempenho 6,8x maior na leitura e 5,5x maior na escrita do que um SATA-III. Ou seja, valeria muito a pena comprar, e o ganho de desempenho seria muito maior do que qualquer upgrade de processador ou placa de vídeo, por exemplo.

 

Mas minha primeira dúvida é sobre o desempenho no mundo real. Vi alguns testes no YouTube e os SSD SATA III e PCI-E x4 foram muito próximos no desempenho.

 

 

 

 

Pelo que pude ver dos testes realizados, a diferença nos benchmarks parece não se traduzir em nenhuma diferença significativa no boot e nem no carregamento de programas e jogos. Pagar mais que o dobro do preço faz sentido para quintuplicar a velocidade, mas não para ganhar apenas algumas frações de segundos. Mas realmente não sei. Já vi gente dizer que um SSD PCI-E faz uma diferença brutal e outros dizerem que é jogar dinheiro fora.

 

O que uso é basicamente Windows, Office, navegadores na  Internet, e casualmente jogos. Não fico fazendo transferência de arquivos o dia todo, por exemplo, nem uso aplicações que requerem uma transferência massiva de dados o tempo todo.

 

Além disso, pelo que vi, um SSD PCI-E parece esquentar mais do que um SATA III, mas não sei o quanto. E também não sei se um PCI-E x4 esquenta mais do que um PCI-E x2. A diferença de temperatura é muito significativa?

 

Também vi que algumas placas-mãe não suportam boot pelo PCI-E, mas seriam modelos mais antigos (também não tenho certeza).

 

Na experiência de vocês, qual SSD faz sentido? Se for ganhar em desempenho, compro um SSD PCI-E x4 sem problemas. Mas se é para ficar na mesma, e ainda aumentar a temperatura do computador, então poderia ser um SATA III mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!