Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reestruturação de rede de faculdade


Posts recomendados

Em 25/02/2019 às 12:22, Layla da Fé disse:

Bom, descobri agora que o servidor tem 2 placas de rede Gigabit - NetExtreme gigabit ethernet.

 

Essas placas fazem parte da placa-mãe.

2 horas atrás, Layla da Fé disse:

Na verdade hoje não temos nem compartilhamento de arquivos, hoje fica tudo duplicado, uma bagunça só, mas como os funcionários estão acostumados assim eu só quero mudar para uma coisa melhor

 

Mudar a cultura dos usuários (e às vezes dos analistas também) é sempre um obstáculo. Tem que ter prova e contraprova e mais duas assinaturas para o sujeito crer que é melhor ou pelo menos possível mudar

 

Mas um servidor de impressão e arquivos é um grande argumento. Boa sorte.

 

2 horas atrás, Layla da Fé disse:

Fiz diversos teste e eles (do sistema educacional) dizem que está tudo ok, até acima do padrão recomendado, o que acho estranho é que eu deixo as configurações de fábrica, tanto da NET quanto da OI, então não entendo qual a diferença, já coloquei DNSs diferente e não melhora em nada, no caso, sempre que eu mudo fica pior. 

Depois que coloquei a NET só aqui no 2º andar o sistema educacional diminuiu bastante a lentidão e/ou quedas.

Com a OI ele nem trava, mas vou ver mais algo com eles lá

 

Como você tem várias máquinas ligadas ao Gennera pode usar para testes simultâneos. Por exemplo escolha uma e deixe com endereço IP fixo na rede. Ligue uma máquina dessas no outro switch. Ligue direto no roteador da NET. Separe duas e alterne servidores DNS direto na configuração de rede deles. Leva minutos. Espere algum problema no sistema e vá verificar os grupos de controle pra ver se isola algum problema. No final do mês passado por exemplo tinha um grupo grande de máquinas ligadas via vivo Fibra em SP que estavam dando erro no Windows Update. Mudando o servidor DNS, por sugestão da Microsoft, resolveu o caso. Dias depois isso não era mais necessário. Claro que não sei explicar. Também não levei a sério até não ter outro jeito.

 

2 horas atrás, Layla da Fé disse:

As placas de rede do servidor só uma está ligada, e está com ip automático, aqui na sala de informática onde atualmente estou usando a NET. Não estou usando ele no momento então não tenho problema com endereço. Acontece que esse servidor passa mais tempo desligado do que ligado, pelo pouco uso

 

Então como é o lance do sistema só rodar em 192.168.0.100? Reservou esse endereço no servidor DHCP do roteador da  NET?

 

2 horas atrás, Layla da Fé disse:

Não, eu teria que passar 2 cabos do modem da NET até o armário, onde por uma emenda eu conseguiria ligar os 2 switches, mas isso no caso não é impossível, eu só teria que comprar o cabo para passar

 

Recomendo muito você fazer isso. Muito mesmo. Você tem desses aparelhos simples (ou complexos) de diagnóstico de cabos de rede? Imagino que sim.

 

Se não tem arrume um na primeira hora, E um desses que tem um terminador para testar cabos em locais instantes, tipo colocar um terminador na emenda e testar com o aparelho na outra ponta.

 

Só para testar o que estou falando e enquanto não tem outro cabo no local: como você não usa Gigabit entre o roteador e os switches, pode usar o mesmo cabo no local aí, usando uma técnica simples que a gente usava muito em emergências no passado não tão distante. Não sou técnico nem quero chocar ninguém, mas desde que respeite os pares trançados, os TP do nome do cabo UTP, pode usar essa configuração sem problemas. TP significa twisted pair, que por sua vez significa par trançado, certo? 

 

Assim você pode passar 2 conexões de rede no mesmo fio, ou uma conexão de rede e dois ramais... 

 

Seu cabo tem 8 vias e sua conexão usa só 4, então se faz um par Splitter/Joiner usando 6 desses conetores comuns. Há muitas maneiras de fazer isso. Imagino que tenha um alicate para climp também, e terminais e tal. 

 

O Joiner: Usando dois cabos UTP curtos, tipo 20cm, você coloca terminais normais em uma ponta de cada um, UTP568A por exemplo, usando os pares 1-2 e 3-6. Aí você tira uns 10cm da capa deles do outro lado e separa os pares trançados de um em 1-2 e 3-6, paralelo mesmo. E o outro em 4-5 e 7-8. junta os 8 fios e aplica em um conetor como esses da foto. São duas pontas macho e uma femea

 

O splitter: você faz um cabo com uma ponta fêmea, e duas saídas macho. O oposto do anterior. Nesse conector femea voce vai ligar um par de cabos UTP: um usando os pares 1-2 e 3-6 e o outro usando os pares 4-5 e 7-8. Mas do lado da saída você liga um paralelo normal em 1-2 e 3-6, mas o outro você liga 4-5 em 1-2 e 7-8 em 3-6. Pronto.

 

Você pega o joiner e liga as duas entradas no roteador da NET. Na saída dele você liga, claro, o cabo que saí da caixa de telefonia e vai para o primeiro switch. 

Do outro lado você liga esse cabo na entrada do splitter. Uma das saídas você liga no switch e a outra você liga a emenda que vai para o segundo switch. 

 

Pronto: você tem dois cabos de 4 vias em pares trançados ligando os dois switches ao roteador em separado, sem passar todo o tráfego do segundo switch pelo infeliz do primeiro.

 

Gigabit usa as oito vias então quando tiver orçamento para trocar isso desconecta o splitter e o joiner e pronto. Não mexeu em nada. Não tenho um aqui disponível, apesar de ter uma conexão dessas em tomadas nas paredes aqui perto.... Mas acho que entendeu. São simples conectores em Y respeitando os pares trançados.

 

3 horas atrás, Layla da Fé disse:

Desculpe, mas não entendi o maior ou menor,

 

Esses racks são conhecidos por altura em unidades "U". O mais baixo que tem aí é de 5U, o maior de 7U. Seu servidor por exemplo acho que tem 4U quando deitado e pode ser montado em rack. Esses racks normais de infraestrutura tem 42U de altura.

 

3 horas atrás, Layla da Fé disse:

Financeiro (2pcs), fica entre a sala do diretor (1pc) e a secretaria (2pcs), todos eles são ligados a RJ45 nas paredes, no caso o financeiro tem 5 tomadas mas só 2 funcionam, uma tomada com o roteador que coloquei para interligar os 2 pcs e a impressora que está do outro lado da sala usa o outro ponto que está funcionando, eu cheguei a testar todas as outras tomadas, mas nenhuma funcionou

Esse seria talvez um bom local para começar com sua ideia de compartilhamento de arquivos, criando uma rede nesse local, onde já tem roteador, impressora, estações e um diretor...

 

Bom trabalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, ciro-mota disse:

Me informe a marca, modelo e versão (esse último vide etiqueta) dos roteadores que você tem ai (exceto os da operadora).

 

Boa tarde,

 

Tp-Link WR941ND

Versão do firmware:
3.16.9 Build 150520 Rel.49737n 
Versão do hardware:
WR940N v3/WR941ND v6 00000000

 

Tp-Link WR940N
Versão do firmware:
3.17.1 Build 180504 Rel.44889n (BETA)
Versão do hardware:
WR940N v4/v5 00000000 (BETA)

 

LinkSys EA2700 

FCC ID: Q87-EA2700

IC 3839A-EA2700

Classe B

Versão do firmware:

1.1.40.162751

 

Espero que tenha todas as informações que me pediu, eu copiei da página do aparelho pois eles estão fixados na parede.

 

Att.

adicionado 25 minutos depois

Boa tarde,

 

Em ‎20‎/‎02‎/‎2019 às 12:36, Layla da Fé disse:

Tenho um switch gigabit e talvez alguns roteadores nos armários aqui sem uso há eras. Mas entre SP e Brasilia o frete não compensaria eu acho.

 

Fiquei interessada, como podemos fazer? Acho que se você fizer um anúncio no Mercado Livre o frete sairia mais em conta.

 

20 horas atrás, arfneto disse:

Essas placas fazem parte da placa-mãe.

 

Sim, elas são onboards.

 

20 horas atrás, arfneto disse:

Como você tem várias máquinas ligadas ao Gennera pode usar para testes simultâneos. Por exemplo escolha uma e deixe com endereço IP fixo na rede. Ligue uma máquina dessas no outro switch. Ligue direto no roteador da NET. Separe duas e alterne servidores DNS direto na configuração de rede deles. Leva minutos. Espere algum problema no sistema e vá verificar os grupos de controle pra ver se isola algum problema. No final do mês passado por exemplo tinha um grupo grande de máquinas ligadas via vivo Fibra em SP que estavam dando erro no Windows Update. Mudando o servidor DNS, por sugestão da Microsoft, resolveu o caso. Dias depois isso não era mais necessário. Claro que não sei explicar. Também não levei a sério até não ter outro jeito.

 

Amanhã cedo quando eu chegar vou fazer essas configurações para ver o que ficará melhor.

 

20 horas atrás, arfneto disse:

Então como é o lance do sistema só rodar em 192.168.0.100? Reservou esse endereço no servidor DHCP do roteador da  NET?

 

Sim, no roteador da net eu distribuo endereços a partir do .101.

 

20 horas atrás, arfneto disse:

Recomendo muito você fazer isso. Muito mesmo. Você tem desses aparelhos simples (ou complexos) de diagnóstico de cabos de rede? Imagino que sim.

 

Tanto o aparelho como o alicate, mas irei passar os fios, eu já pedi pra trazerem pra mim e não deve demorar muito pra eu passar, mas eu posso ligar o cabo no roteador, então não precisaria passar cabo algum, tipo assim: o modem da net liga no roteador, eu ligo o switch da secretaria e da informática no roteador também, não sei se ajudaria.

Aproveitando a ocasião, hoje outro ponto do switch queimou, a secretária estava usando e do nada ela ficou sem rede, então eu só troquei de ponto e deu certo, queria saber se com o testador de cabos eu teria como testar os pontos do switch, tem alguns pontos que no computador fica com a rede nula ou limitada (com exclamação), não sei o que acontece com esses pontos, mas cada dia vejo que tenho menos portas pra conectar, eu estava até pensando em trocar o switch da informática com o da secretaria, mas não antes de verificar todos os pontos das tomadas.

 

20 horas atrás, arfneto disse:

Esse seria talvez um bom local para começar com sua ideia de compartilhamento de arquivos, criando uma rede nesse local, onde já tem roteador, impressora, estações e um diretor...

 

Quero mesmo fazer isso, mas preciso que a rede esteja redonda, pois senão me dará mais dor de cabeça.

 

Agradeço a ajuda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

Primeiro ponto, como citei, separar as redes de alunos e interna da faculdade. Te recomendo a ir instalando, de forma paulatina e testando, o DD-WRT nos roteadores, possui versão compatível com todos eles.

 

ftp://ftp.dd-wrt.com/betas/2019/02-23-2019-r38937/tplink_tl-wr941ndv6/

ftp://ftp.dd-wrt.com/betas/2019/02-23-2019-r38937/tplink_tl-wr940ndv5/

ftp://ftp.dd-wrt.com/betas/2019/02-23-2019-r38937/linksys-ea2700/

 

Depois de instalado, configure as WLAN virtuais para os alunos:

https://wiki.dd-wrt.com/wiki/index.php/Guest_Network

 

Perceba que neste link há instruções de como definir um range de endereços IP para que eles se conectem fora da rede da faculdade. No link abaixo você terá o QoS que poderá ser aplicado a cada um deles, acredito que 4Mb para cada um estará de bom tamanho:

https://wiki.dd-wrt.com/wiki/index.php/Guest_WiFi_%2B_abuse_control_for_beginners

 

Conecte os roteadores via porta LAN e desabilite o DHCP Server deles, acredito que o endereçamento para as redes Guest's não serão atingidas e isso permitirá o uso do sistema da faculdade isolado dos alunos.

 

Utilize pelo menos um deles para o teste inicial, depois vá ampliando para os outros. Inicialmente tente apenas separar as redes, depois aos poucos ajeita-se o que for surgindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Layla da Fé disse:

Sim, elas são onboards

Sim. Citei isso porque se elas fossem placas comuns você poderia tirar uma e criar um link Gigabit entre duas redes se visse vantagem na sua topologia, sem gastar dinheiro. Tempre em mente que é possível criar uma ponte entre duas redes usando uma máquina qualquer que não tenha uso muito intenso e estejam em local físico favorável :) 

 

3 horas atrás, Layla da Fé disse:

Fiquei interessada, como podemos fazer? Acho que se você fizer um anúncio no Mercado Livre o frete sairia mais em conta

Vou ver o que tem disponível e quanto pode custar o envio então

3 horas atrás, Layla da Fé disse:

Amanhã cedo quando eu chegar vou fazer essas configurações para ver o que ficará melhor

Nesse caso do gennera o mais importante é identificar quando para e tentar achar uma causa. Isso te ajudaria a eliminar umas coisas. Na hora em que algum der problema você vê os outros e compara.

3 horas atrás, Layla da Fé disse:

Sim, no roteador da net eu distribuo endereços a partir do .101.

Mas o servidor está com endereço dinâmico e o sistema nele só funciona no endereço 100. E o DHCP distribui a partir de 101?

Porque a partir de 100? Se não tem outro servidor DHCP não estaria já com falta de endereços para os alunos?

3 horas atrás, Layla da Fé disse:

queria saber se com o testador de cabos eu teria como testar os pontos do switch, tem alguns pontos que no computador fica com a rede nula ou limitada (com exclamação), não sei o que acontece com esses pontos

Sim, use dois cabos de rede previamente testados. Separe uma porta do switch que sabe que está funcionando e use como ponto de prova. ligue o cabo de rede e o terminador nessa ponta. E aí use o outro cabo de rede ligado ao testador e teste todas as outras portas. 

 

SIM,  ligar os 2 switches no roteador ajudaria MUITO no seu caso. Eles não devem ficar em cascata, em especial com um deles em estado aparentemente tão precário. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia,

 

Não consegui mais entrar aqui com o login que eu tinha vinculado com a Microsoft.

Não sei o que houve, mas até minhas respostas não foram publicadas.

Tive que criar um novo login para conseguir acessar.

O triste é que vou ter que responder tudo novamente 🤦‍♀️🤦

 

Mas uma coisa eu já adianto, quando eu coloco o modem da NET só no roteador e no rack da informática a internet não cai.

 

Att,

Layla Fé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

O técnico da NET veio aqui, me mostrou os 140mb chegando no modem e não caiu nem a internet nem o sistema da instituição. 

Amanhã cedo já irei atualizar o TP-Link WR940N e estou só um pouco preocupada pelo fato de eu não saber inglês direito e acabar não conseguindo configurar o roteador.

Também vou trocar os Switchs, pois é só plugar a NET no Switch da secretaria que a internet não anda, então está claro que ele está com algum problema 

 

Vou tentar e qualquer coisa eu posto minhas dúvidas aqui

 

Também demorei a responder pelo fato de eu ter adoecido, mas agora estou de volta

 

Agradeço a compreensão de todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Layla Fe disse:

Boa tarde,

O técnico da NET veio aqui, me mostrou os 140mb chegando no modem e não caiu nem a internet nem o sistema da instituição. 

Amanhã cedo já irei atualizar o TP-Link WR940N e estou só um pouco preocupada pelo fato de eu não saber inglês direito e acabar não conseguindo configurar o roteador.

Também vou trocar os Switchs, pois é só plugar a NET no Switch da secretaria que a internet não anda, então está claro que ele está com algum problema 

 

Vou tentar e qualquer coisa eu posto minhas dúvidas aqui

 

Também demorei a responder pelo fato de eu ter adoecido, mas agora estou de volta

 

Agradeço a compreensão de todos

 

Bom que está de volta e melhor

 

atente para não deixar os switches em cascata de jeito nenhum. E documente cada passo dos testes para aumentar a chance de isolar cada um dos vários problemas que ainda tem aí.

 

Note que um switch comum de 24 portas usado custa perto de 100 reais online em 12 vezes com frete gratis.  De 16 portas menos ainda. Tem muita gente trocando esses modelos por modelos Gigabit etnão a oferta é grande. Um modelo novo de 16 porta pode custar uns 140 reais. 

 

Você deve trocar toda a infraestrutura Ethernet para Gigabit também , mas aí é outro investimento. trocar os roteadores e switches todos por esses mais rápidos. Nem tanto por causa da internet, mas pelas taxas de transferência e tempos de latência em sua rede local. Em especial se muitos dos seus micros tiverem placas de rede Gigabit já instaladas. E a rede sem fio com os roteadores modernos teria maior alcance e capacidade, e mais frequências

 

No meio do caminho e com tantos problemas, trocar um switch com várias portas falhando por um outro em boas condições e rever todos os conectores nas paredes para ter tudo funcionando não é um mal negócio... Um keystone (o soquete RJ45) de primeira linha custa uns 7 reais afinal. Então poderia quem sabe colocar todos para funcionar de novo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia pessoal,

Peço desculpas novamente pelo meu sumiço mas é porque estava aqui tentando agilizar as coisas pra vcs me ajudarem de uma forma para que eu não tenho que desfazer tudo.

Então consegui falar com meu chefe e pedir o servidor para poder fazer já tudo certinho, e por um milagre ele deixou, mas com a condição de eu tirar o sistema que tem lá e colocar ele na internet, por isso sumi um pouco, mas vamos lá.

Agora tenho o servido com 2 placas de rede gigabit, tenho 2 HDs de 500GB, quero fazer a instalação do zero, tenho um Windows server 2012, vou comprar o cabo para passar direto do modem da NET para o servidor, queria saber se isso (passar o cabo direto pro servidor) é melhor, mesmo assim precisarei de ter um roteador para não ligar os switchs em cascata, então pergunto se o posso colocar o roteador LinkSys EA2700, pois ele não tem antena e também não tem um grande alcance, também pergunto se posso instalar o DD-WRT.

Não instalei em nenhum rotador esse sistema, peço até desculpas de não ter instalado ainda, pois estou com receio de não conseguir configurar e eu fica sem rede.

Também consegui um dia onde não tenha ninguém aqui na instituição para poder fazer a verificação dos cabos, pois mesmo com a NET só no Switch da informática a internet continua caindo muito.

 

Agradeço a compreensão de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

Este servidor serviria ao propósito de armazenamento de arquivos para a rede interna e pelo uso das duas placas de rede, um servidor DHCP/DNS para a rede interna. Quanto a ligar o modem da NET diretamente a ele, isso pode ser feito sem o uso de switchs ou roteadores, uma conexão direta entre o modem e o servidor (caso vá ativar os serviços DHCP/DNS).

 

Você deve instalar o DD-WRT nos aparelhos pois conforme foi citado outras vezes, a necessidade da separação da rede interna da rede de uso dos alunos. E como foi citado por mim acima, use apenas um dos roteadores inicialmente para começar a implantação do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Layla Fe disse:

Então consegui falar com meu chefe e pedir o servidor para poder fazer já tudo certinho, e por um milagre ele deixou, mas com a condição de eu tirar o sistema que tem lá e colocar ele na internet, por isso sumi um pouco, mas vamos lá.

Agora tenho o servido com 2 placas de rede gigabit, tenho 2 HDs de 500GB, quero fazer a instalação do zero, tenho um Windows server 2012, vou comprar o cabo para passar direto do modem da NET para o servidor, queria saber se isso (passar o cabo direto pro servidor) é melhor, mesmo assim precisarei de ter um roteador para não ligar os switchs em cascata, então pergunto se o posso colocar o roteador LinkSys EA2700, pois ele não tem antena e também não tem um grande alcance, também pergunto se posso instalar o DD-WRT

 

Olá!

 

Quando fala em "fazer tudo certinho" quer dizer que tem um plano para essa máquina em particular, imagino. Vai ser um servidor de arquivos? um gateway de rede? um controlador de acesso tipo firewall de entrada/saída? Um novo servidor DHCP? Ou isso tudo?
 

Tem muitas maneiras de usar isso tudo.

 

Note que esse micro tem 2 placas gigabit mas você pode acrescentar sem problemas outras duas ou três se a topologia da rede mostrar alguma razão pra isso. Como seus roteadores não são gigabit e sua rede tem muito tráfego, pode ser interessante usar esse micro ligado a outros que tenham conexão gigabit para criar links gigabit entre suas redes, como financeiro e alunos, sem gastar quase nada e quase sem configuração. Afinal uma placa de rede é o mais barato recurso desses que falamos. E a diferença de Fast Ethernet para Gibabit é enorme, inclusive em termos de tempos de latência. E os cabos são os mesmos, Cat5e ou Cat6, com as 8 vias. Então você pode ligar roteadores diretamente em seus ambientes fim, interligados por links passivos Gigabit, quase sem investimento. Uma versão modesta de um ambiente empresarial complexo, com unidades estanques interligadas por links rápidos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

 

Em ‎27‎/‎02‎/‎2019 às 15:42, ciro-mota disse:

 

Fui instalar a atualização no roteador Tp-Link WR940N - Versão do firmware: 3.17.1 Build 180504 Rel.44889n (BETA)
Versão do hardware: WR940N v4/v5 00000000 (BETA) e não consegui, deu falha na atualização.

 

tplink.png

 

P_20190321_092617.jpg

 

Tentei baixar outro arquivo, mas veio o mesmo, eu olhei na etiqueta pra ver se estava diferente, mas não funcionou, continuou dando o mesmo erro.

Achei um arquivo na própria Tp-Link e vou atualizar pra ver se consigo colocar o dd-wrt.

 

17 horas atrás, arfneto disse:

Quando fala em "fazer tudo certinho" quer dizer que tem um plano para essa máquina em particular, imagino. Vai ser um servidor de arquivos? um gateway de rede? um controlador de acesso tipo firewall de entrada/saída? Um novo servidor DHCP? Ou isso tudo?

 

Realmente eu pensei em fazer isso tudo. Rs

 

Quero começar com o DHCP e depois o servidor de arquivos.

Pensei em colocar outra placa de rede no servidor, colocar a NET direto em uma placa de rede gigabit e com as outras enviar para o Switch da secretaria e o  Switch da informática.

Será se isso ficaria bom? Infelizmente a outra placa de rede que tenho é de 10/100, mas acho que só de chegar no servidor através da gigabit já ficaria bom.

 

Obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Layla Fe disse:

Realmente eu pensei em fazer isso tudo

 

Nada como ter grandes metas!

 

24 minutos atrás, Layla Fe disse:

Quero começar com o DHCP e depois o servidor de arquivos.

Pensei em colocar outra placa de rede no servidor, colocar a NET direto em uma placa de rede gigabit e com as outras enviar para o Switch da secretaria e o  Switch da informática.

Será se isso ficaria bom? Infelizmente a outra placa de rede que tenho é de 10/100, mas acho que só de chegar no servidor através da gigabit já ficaria bom

 

Bem, são seus planos. Eu não seguiria esse caminho, mas sei que é o caminho mais comum. Eu daria prioridade à infra-estrutura e o Gennera, usaria um servidor DHCP em cada rede primária, limitaria o tráfego dos abusados alunos, implementaria um servidor simples de arquivo e impressão na área administrativa e tal, como falei tempos atrás.

 

De volta a rede: o que você procura é algo comum: interligar suas redes primárias com links de alta velocidade, segregar o tráfego para diminuir riscos, diminuir latências e broadcasts. É comum usar links de 10Giga para interligar as redes, e Gigabit nas redes, quando se tem muito tráfego --- e algum dinheiro. No seu caso já seria grande vantagem usar Gigabit para interligar as redes primárias --- acadêmica, financeira e administrativa por exemplo --- e usar Fast Ethernet para as conexões de rede como é hoje. E ir trocando conforme passar o tempo e aparecer a verba.

 

 No seu caso seu servidor ajudaria bem, do modo como você está planejando. Como uma placa de rede gigabit PCI ou PCI-x custa na faixa de uns R$30 e você talvez tenha alguns micros aí que já tenham uma embutida, bastaria agregar uma segunda em cada setor. Então ligaria as redes usando esses micros, via Gigabit, com boa performance e baixa latência. E aí ligaria os roteadores ou switches que você já tem nesses micros, que são chamados gateways de rede.

 

É claro que você pode usar um ou mais micros comuns, instalar  Linux em cada um, configurar os pacotes xyz  plus para fazer controle de tráfego, controle de acesso, DNS com cache, firewall, compartilhamento de arquivos e tal. E colocar uma antena bem grande no teclado e criar um link com Goiania super rápido. Tudo com muitas siglas e tal. Mas administrar isso não é assim automático. Automatizar requer experiência. Mas pode ir nesse sentido com o tempo. dd-wrt é exatamente isso para começar, afinal: um computador bem simples, rodando Linux.

 

Eis como criar uma ponte de rede em windows 10 num micro simples com duas placas gigabit, uma onBoard:

 

1837901528_exemplocomum.png.f35490587ef03e98ec5e8384f3b659e0.png

137065019_criandoaponte.png.ab5bb79dcfe2eef69b9b0c1390e499cc.png

 

E fica assim:

1965063083_depoisdaponte.png.4490b43748f9c813851f10070675c4d2.png

 

Totalmente transparente, sem configuração mas sem controle nenhum. Só para criar os links Gigabit sem equipamento, programação ou dinheiro. De um lado da ponte você liga o roteador, do outro um switch e pronto. 

 

Em termos de performance, a menos que a máquina Windows tenha uma carga totalmente anormal, vai rodar sem qualquer stress. Considerando os processadores e quantia de memória desses roteadores rodando dd-wrt, realmente não daria pra comparar. 

 

Se o seu link pra internet não for Gigabit, pode preservar as placas gigabit para os links onde tenha gigabit dos DOIS lados, claro. 

 

Como eu disse, tem muitas maneiras de resolver essas coisas de sistema e networking e tal. Em geral uso essas mais sofisticadas, mas essas simples também resolvem muitas vezes, e a simplicidade ás vezes seduz...

 

Bom trabalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ftp://ftp.dd-wrt.com/betas/2019/03-19-2019-r39230/tplink_tl-wr940ndv5/

 

Há 3 arquivos na pasta, você deve utilizar o "factory-to-ddwrt-us.bin", foi este o que utilizou? Caso contrário, tente uma versão mais antiga:

 

ftp://ftp.dd-wrt.com/betas/2018/05-23-2018-r36006/tplink_tl-wr940ndv5/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

 

Novamente não estou conseguindo entrar aqui para poder comentar a respostas de vocês, vou criar um cadastro para não depender mais desse sistema de entrar com os serviços do facebook ou com a conta Microsoft, acontece que o sistema daqui está detectando usuários duplicados.

 

Em ‎21‎/‎03‎/‎2019 às 15:14, ciro-mota disse:

ftp://ftp.dd-wrt.com/betas/2019/03-19-2019-r39230/tplink_tl-wr940ndv5/

 

Há 3 arquivos na pasta, você deve utilizar o "factory-to-ddwrt-us.bin", foi este o que utilizou? Caso contrário, tente uma versão mais antiga:

 

ftp://ftp.dd-wrt.com/betas/2018/05-23-2018-r36006/tplink_tl-wr940ndv5/

 

Tentei todos os arquivos (apesar do receio) mas nenhum deu certo, esse link de 2018 também não funcionou, instalei uma nova atualização e depois tentei novamente e também não deu certo.

 

 

Em ‎21‎/‎03‎/‎2019 às 13:36, arfneto disse:

Como eu disse, tem muitas maneiras de resolver essas coisas de sistema e networking e tal. Em geral uso essas mais sofisticadas, mas essas simples também resolvem muitas vezes, e a simplicidade ás vezes seduz...

Verdade, eu conheço Linux também, já fiz uma rede para distribuir minha internet via rádio com o CentOS e funcionou muito bem por muito tempo, fazia DHCP e Proxy, tentei mexer com samba também mas não tive como testar, mas o fato de eu ter um servidor Windows eu prefiro não mudar pois tenho mais conhecimento na área da Microsoft.

Realmente eu preciso de simplicidade, nada muito complexo, pois além da rede eu mexo com mais coisas aqui na instituição, como o site e o próprio sistema Gennera, ainda atendo alunos, professores e concerto os computadores, então não posso ficar somente para a rede, no caso quero que ela funcione (pois hoje não está funcionando corretamente) e fazer verificações semanais ou mensais para poder manter o sistema em funcionamento.

 

Layla Fé

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia,

 

Estou aqui pra dizer que ainda estou na tentativa de atualizar o roteador, acontece que tive que arrumar outro pra substituir enquanto eu configuro o Tp-Link.

Estou aguardando o rapaz para liberar o servidor pra mim (ele bateu o carro e está sem pra poder vir aqui) e estou terminando a parte do cabeamento também.

Nesse tempo irei fazer um projeto e postar aqui para as devidas correções.

Espero que entendam meu sumiço e infelizmente irei sumir mais um pouquinho até terminar de ajeitar as coisas por aqui.

Tudo continua a mesma dificuldade, mas além da rede tenho dezenas de coisas pra fazer e isso faz com que tudo que eu faça seja em passos de tartaruga. 

Mas tenho Fé que vou conseguir, ainda mais com a ajuda de vcs.

 

Obrigada a todos e até mais.

 

Layla Fé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Olá pessoal, tudo bem?

Bem eu não posso dizer o mesmo, mas estou melhorando.

Peço desculpas pelo sumiço, mas estou de volta e como sempre cheia de dúvidas.

 

Preciso de uma ajuda de vocês.

Tentei implementar tudo relacionado aqui e nada deu certo, a internet continua caindo e consegui até trocar o modem da NET mas nada resolveu.

 

Hoje estou "tentando" implementar um servidor Windows server 2012 para poder fazer a distribuição de IPs e navegação na internet, a única coisa que consegui fazer foi comprar um Switch gigabit de 8 portas e ligar os 2 Switchs da secretaria e da informática nele e um cabo da NET até o servidor onde a NET entra em uma placa de rede e a outra placa vai para o Switch, nada mais, ah e também instalei o DD-WRT nos roteadores que tenho aqui na instituição com exceção do TP-Link WR940N.

 

Mas meu problema está sendo o seguinte, o servidor está rodando perfeitinho, o DNS, DHCP, AD, tudo ok, mas quando faço o NAT, as máquinas não navegam, recebem IP direitinho do servidor, mas não navega.

Vendo vários vídeos na internet, vi que é muito simples fazer um NAT, mas não navega as estações, não sei o que fazer pra isso, cheguei até a instalar um server 2008 com forefront mas não consegui liberar os roteadores por conta do proxy, e quando eu coloco direto no Switch a internet começa a cair.

 

Espero que apesar do tempo que passei longe daqui, vcs me ajudem a solucionar essa dor de cabeça que já está há muito tempo me perturbando.

 

Boa tarde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!