Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador novo até R$ 3.000,00 (incluso monitor e gabinete)


Posts recomendados

Boa tarde. Busco montar um PC novo, totalmente do zero. Pretendo investir até R$ 3.000,00, podendo ser um pouco mais (margem de 10%) se o custo x benefício for interessante. O uso da máquina será misto, para atividades de escritório (múltiplas janelas de Google Chrome, Word e Acrobat Reader abertas ao mesmo tempo) e, vez ou outra, alguns games. Meus jogos preferidos são Civilization VI, FIFA 2019 e Counter-Strike: Global Offensive.

 

Os requisitos recomendados apontados pelos fabricantes para tais games são Intel Core i5 de quarta geração com no mínimo 2.5 GHz, 8 GB de RAM e vídeo Radeon HD 7970 no caso do Cilivization VI; Intel Core i3 6300T, 8 GB de RAM e video Radeon R9 270X no caso do FIFA 2019. Não sei dizer qual o mais exigente, me parece ser o FIFA 2019, mas não tenho certeza. De qualquer modo, busco uma configuração que me permita rodar com bom FPS em alta resolução e com todos os recursos de imagem destes games fixados no máximo, se possível.

Em adendo, tenho vontade de testar alguns games de mundo aberto, como The Witcher 3, embora tenha noção de que para um jogo desses rodar "liso" precisaria de um computador que custaria bem mais do que R$ 3.000,00. De qualquer modo, é possível uma máquina neste orçamento restrito ter desempenho ao menos aceitável em jogos dessa natureza (creio que o fato de ser mundo aberto exigiria bastante do processador também)?

Por fim, pretendo fazer um upgrade neste computador daqui um ou dois anos. Sou leigo, mas creio que nesta hipótese seja prudente pensar bem quanto a placa-mãe escolhida. Tenho receio de adquirir uma que esteja obsoleta em breve, com a vinda de uma nova geração de processadores ou placas de vídeo. Faz sentido o que estou dizendo, ou é bobagem?

 

Quanto ao monitor, busco por um de no mínimo 23 polegadas (maior, que suporte 4K, seria ótimo, mas acredito ser difícil caber neste orçamento). Será que seria mais interessante eu deixar um bom monitor para mais tarde e investir no resto no momento?

 

Em resumo, é possível montar um PC assim com R$ 3.000,00? Só esclarecendo que não inclui teclado, mouse, leitor óptico, impressora etc, mas gabinete sim.

 

Outra coisa, é melhor eu comprar as peças avulso aos poucos, ou comprar tudo de uma vez de lojas especializadas na montagem (como Pichau etc)?

 

Grato deste já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, P4RANOID disse:

@lucasmz Monitor quer full hd? gabinete quer algo simples ou ''Gamer''?

 

No mínimo Full HD, melhor se possível neste orçamento sem prejudicar o investimento em outras coisas mais importantes para o desempenho geral da máquina.

 

Sobre o gabinete, não sei exatamente o que seria um "gamer", mas o que busco é um que já permita de antemão um futuro upgrade de algumas peças (não sei, por exemplo, se a troca da uma placa-mãe ou placa de vídeo pode se tornar impossível de acordo com o gabinete que escolher agora). Se for quanto a aparência: discreto, sem aquelas luzes e transparências todas (mas não precisa também ser um picolé de chuchu rs). É um computador que ficará em um escritório, jogarei apenas após o expediente. Na maior parte do tempo, será uma máquina de trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como quer full hd, já vai boa parte... se quiser mesmo 4k então nem se fale rs.

 

Monitor LG 23.6" Full HD - R$ 600

Kit upgrade Athlon 200 GE + placa-mãe Asrock A320M - R$ 519

Memória Team Group 8GB DDR4 - R$ 283

SSD Team Group 480GB - R$ 350

Fonte Thermaltake Smart 430W - R$ 178

VGA XFX RX 570 4GB GDDR5 - R$ 700

Gabinete Deepcool - R$ 158

 

Deu R$ 2788, só coloquei um SSD grande e não um HD, mas se achar que faltará espaço, pode diminuir o SSD para um de 240 GB e pegar um HD de 1 TB sem problemas.

 

Outro opção, usando os 10% a mais que citou, seria trocar o kit processador + placa-mãe pelo Core i3 8100 + Gigabyte H310M por R$ 979 ou Ryzen 5 1600 + placa-mãe Biostar A320MH por R$ 949, ou um pouco mais em conta um kit com AMD Ryzen 3 2200G + placa-mãe Asrock A320M-HD por R$ 831 na Pichau.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, dudaskank disse:

Outro opção, usando os 10% a mais que citou, seria trocar o kit processador + placa-mãe pelo Core i3 8100 + Gigabyte H310M por R$ 979 ou Ryzen 5 1600 + placa-mãe Biostar A320MH por R$ 949, ou um pouco mais em conta um kit com AMD Ryzen 3 2200G + placa-mãe Asrock A320M-HD por R$ 831 na Pichau.

 

Segundo vi agora no site cpu.userbenchmark.com, a diferença do Ryzen 5 1600 para o Athlon 200 GE é de 54% em "velocidade efetiva". Não sei se dá para levar a sério tais números, mas me pareceu bastante. A questão é: o Athlon 200 GE seria suficiente para eu jogar FIFA 2019 com as opções no máximo e ainda arranhar um Witcher 3, ou precisaria partir para o Ryzen 5 1600 mesmo?

Sobre a placa-mãe, essa aí que você indicou (Biostar A320MH) me permite um upgrade no futuro (processador, placa de vídeo, mais memória RAM e unidades SDDs?). Ou ela é competente apenas agora, mas seria um gargalo no futuro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, lucasmz disse:

o Athlon 200 GE seria suficiente para eu jogar FIFA 2019 com as opções no máximo

 

Esse sim

 

Spoiler

 

 

18 minutos atrás, lucasmz disse:

e ainda arranhar um Witcher 3

 

Se não for exigente demais sim rs

 

Spoiler

 

 

Note que os dois rodando ali estão com RX 560, inferior a RX 570. Com os outros processadores deve se sair melhor no Witcher 3.

 

[edit]

18 minutos atrás, lucasmz disse:

Sobre a placa-mãe, essa aí que você indicou (Biostar A320MH) me permite um upgrade no futuro (processador, placa de vídeo, mais memória RAM e unidades SDDs?). Ou ela é competente apenas agora, mas seria um gargalo no futuro?

 

Sim, permite mais uma memória RAM DDR4, assim como processadores diversos da AMD (teoricamente mais duas gerações ainda pelo que falam) e a placa de vídeo seria só trocar, mais discos até 4 tipo Sata e 1 tipo M.2, e um slot PCI-e x1 também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, dudaskank disse:

Note que os dois rodando ali estão com RX 560, inferior a RX 570. Com os outros processadores deve se sair melhor no Witcher 3.

 

Vi que você indicou uma RX 570 da XFX. Encontrei nos sites os mais variados fabricantes (Gigabyte, PowerColor etc), com os mais variados preços também. Existe alguma diferença de desempenho, ou eu simplesmente pego a mais barata e pronto? Aparentemente todas indicam as mesmas especificações (4 GB GDDR5, 256 bits etc).

 

24 minutos atrás, dudaskank disse:

Sim, permite mais uma memória RAM DDR4, assim como processadores diversos da AMD (teoricamente mais duas gerações ainda pelo que falam) e a placa de vídeo seria só trocar, mais discos até 4 tipo Sata e 1 tipo M.2, e um slot PCI-e x1 também.

 

Quando você diz "até 4 tipo Sata" quer dizer que eu posso colocar 4 unidades SDDs ali? Ou elas entram no tipo M.2?

adicionado 5 minutos depois

Outra coisa: por que no caso da Athlon 200 GE você indica a placa-mãe Asrock A320M, enquanto para a Ryzen 5 1600 a Biostar A320MH? É mera conveniência por estarem disponível a um preço acessível na mesma loja que os respectivos processadores, ou é porque eu não posso utilizar um Ryzen 5 1600 junto com uma Asrock A320M?

 

Pergunto pois dada sua explanação penso em pegar agora um Athlon 200 GE para quebrar o galho com a Asrock A320M, mas mais pra frente pegar uma Ryzen (uma 5 2600 ou outra que estiver em um preço atraente, por exemplo) mais potente sem ter que trocar a placa-mãe junto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucasmz , normalmente as diferenças ficam no sistema de refrigeração e nas frequências, com alguns MHz pra mais ou menos. Mas no geral, compensa pegar a mais em conta, que no caso é essa hoje.

 

Aquela placa-mãe que citei tem 4 portas Sata, servem para SSD e HD, e um slot M.2, onde pode ir um SSD Sata ou PCIe com aquele formato de conexão.

 

Na indicação, eu coloquei os kits prontos das lojas, que eles devem dar um pequeno desconto no conjunto, mas todas as placas são compatíveis sim, mudando apenas um ou outro recurso (por exemplo, a placa-mãe da Biostar não tem slot m.2). Eu tenho aquela Biostar inclusive, o slot m.2 não sinto falta (ainda) e uso um Ryzen 5 2400G nela sem maiores problemas, desde que foi atualizada a BIOS pela loja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...