Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posição certa do watercooler


Ir à solução Resolvido por EdsonSM,

Posts recomendados

@Erso Dando uma lida aqui eu entendi. As formas que os fans estão montados determinam que direção o ar vai ir, no meu caso os fans estão montados para jogar ar para direção do exaustor, consequentemente jogador o calor gerado por ele para fora.

 

Agora a nova questão é,  os fans do gabinete estão montados para jogar o AR de dentro para fora também, ou seja, nenhum fan direcionando o ar para dentro do gabinete, isso é algo que eu devo reverter? Isso vai afetar muito a temperatura do meu pc?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, pedraporto disse:

@Erso Entao no caso esta montado errado né? No meu os fans estão virados para dentro como pode ser visto, isso aumenta no aquecimento do PC né?

Quando instalei pensei que as fans ajudavam na refrigeração

Os fans do water cooler tem que jogar o ar para fora pois esse ar passa pelo radiador e sai aquecido. Se for direcionado para dentro do gabinete irá aumentar a temperatura interna.

 

3 minutos atrás, pedraporto disse:

Agora a nova questão é,  os fans do gabinete estão montados para jogar o AR de dentro para fora também, ou seja, nenhum fan direcionando o ar para dentro do gabinete, isso é algo que eu devo reverter? Isso vai afetar muito a temperatura do meu pc?

Geralmente o radiador fica instalado na parte traseira ou na parte superior do gabinete. Na parte frontal ficam os fans para ventilação (jogar ar para dentro). Se não der para instalar o radiador em nenhuma destas posições o correto seria inverter o fan traseiro para ventilar e assim gerar um fluxo de ar. Da forma como está vai gerar uma turbulência enorme dentro do gabinete propiciando aumento de temperatura, já que o ar terá dificuldade para sair.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, no meu gabinete o espaço para por o wc é na frente mesmo. Dessa forma que você diz, mudando a posição do cooler traseiro para jogar o ar para dentro, eu mantenho o de cima exaustando mesmo? 

Com essa configuração, você tem ideia de quantos graus mais ou menos eu perco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, pedraporto disse:

Entendi, no meu gabinete o espaço para por o wc é na frente mesmo. Dessa forma que você diz, mudando a posição do cooler traseiro para jogar o ar para dentro, eu mantenho o de cima exaustando mesmo? 

Com essa configuração, você tem ideia de quantos graus mais ou menos eu perco?

Não tenho ideia de temperatura, mas aconselho fazer um teste. Meça a temperatura com os fans superiores ventilando (acredito que seja a melhor configuração) e depois com os fans exaustando (como já estão) e veja qual apresenta melhor resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A configuração mais recomendada seria as fans frontais do radiador soprarem ar para dentro do gabinete.

 

Seu gabinete seria o NZXT H500i?
De qualquer forma o painel frontal desse gabinete é bem restrito, não sendo adequado para ser usado como exaustão.

 

Embora o wc instalado frontalmente tenha suas desvantagens, é comum encontrar usuários com esse tipo de configuração sem encontrar maiores problemas.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM @Erso Então, meu gabinete é esse mesmo H500, acabei de reinstalar as fans do gabinete e até agora nenhuma diferença consideravel, apenas a VGA que agora está abaixo dos 50 sem load. 

 

Devo deixar assim mesmo ou testar as fans do wc jogando vento para dentro e as outras como exaustao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Particularmente consideraria manter o padrão como injeção de ar.

 

Se pesquisar, existem diversos gabinetes tal como seu, em que a configuração mais otimizada seria manter as fans frontais como injeção de ar.

 

De qualquer forma particularmente nunca vi review do H500i nem de outro gabinete similar com o wc frontal como exaustão.

Spoiler

nzxt-h500i-built-100758414-large.jpg

 

Segue review completo aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que esse padrão realmente foi o melhor, temperaturas (principalmente do cpu) bem mais estáveis, vou mante-lo.

Temperatura do cpu caiu de 50-45 para 45-38. Gostei :)

GPU entretanto ficou a mesma coisa, 50-47. Melhorando a CPU já ta ótimo

image.png.006b9937beecd6563f5893a188c525ac.png

adicionado 3 minutos depois

Uma nova duvida: Deixo as fans do WC em 100% ou deixo automatico mesmo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não tem tem necessidade de deixar as fans em máxima rotação, ainda mais pelo excesso de ruído.

No automático a rotação das fans variam conforme a temperatura.

 

Recomendo apenas evitar a opção Zero RPM, caso o seu wc tenha esse recurso.

Essa opção faz com que as fans sejam desligadas quando a temperatura do fluído estiver baixa.

Creio é melhor não usar esse recurso para manter as fans frontais suprindo ar para o gabinete de forma contínua.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!