Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Contribuição na Lista de gambiarras para o Getac B300-X


Pincipi

Posts recomendados

  • Membro VIP

É uma máquina muito cara por ser rugged IP63 e só fica em conta para comprar como usada na base da sucata, faltando:

-Fonte

-Baterias/carregador externo

-Caddy/SSD

-Leitor ótico

O preço de cada um destes itens separados são mais caros que o próprio notebook.

 

Em razão de tudo isto, muitas pessoas publicam na internet as façanhas em adaptar as peças para ele e peço ajuda de quem souber de alguma informação ou solução extra.

 

A fonte, pelo que descobri, é de 19V, 4,74Ah e 90W, conector tipo 5.5*2,5mm, a original importada chega aqui por mais de R$ 1.000,00 e na China dá para importar uma do paralelo por cerca de R$ 30,00 sem contar os impostos.

Eu testei uma de 20V, 3,25A de um Acer e funcionou bem, também serviu uma fonte universal.

Nesta parte é tranquila a adaptação.

 

Quanto às baterias, principal e secundária, parece que não tem jeito de adaptar, só servem elas mesmo, pelo menos ninguém publicou algo à respeito. Os preços para cada estão em torno de R$ 400,00 fora o frete, tanto usada original ou nova do paralelo na China, fora o frete e os impostos. As novas originais do fornecedor saem por R$ 2.000,00 cada. (A autonomia do notebook com as duas é de 30 horas)

 

Os carregadores externos são mais raros ainda e não menos com preços proibitivos.

 

Já no caso do Caddy do SSD, que é o principal ponto a ser superado, tem um material muito bom aqui:

http://forum.notebookreview.com/threads/getac-b300-project.796830/

E também uns vídeos:

https://www.youtube.com/channel/UCw5ZB5Bg5Tf6iR0wUM9EOlA

Que me interessam muito, queria saber onde comprar ou o nome da peça que ele faz a adaptação.

Existem muitas outras informações espalhadas na net sobre estas gambiarras.

Nos testes que eu fiz, via USB dá para usar e instalar o Ubuntu (que fica sem som), via DVD ou HDD enquanto que o Windows não dá certo porque não tem suporte para instalar via USB, se desse eu dava um jeito de inverter a porta USB para o lado de dentro e deixava embutido, já que tem bastante espaço dentro.

Se bem que não testei ainda instalar o Windows no HDD em outro computador e ver se dá para usar nele via USB.

No cartão SD não deu para instalar o sistema. (Quem dera se desse!)

Na entrada eSata eu não testei porque não tenho o cabo.

O grande celeuma é o tipo de encaixe usado na placa-mãe que aparentemente não tem um adaptador no mercado.

 

Mesma coisa no caso do leitor ótico, tem um padrão que só serve nele e na bateria secundária.

 

Quem puder ajudar com ideias ou dicas eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Achei o esquema elétrico ou manual de serviço ou data sheet:

https://elektrotanya.com/getac_b300_calpella_b300-x_rev_r01_sch.pdf/download.html

Download de graça, também achei em outro lugar mas, era cobrado em dólar.

 

Sobre as fontes, na prática serve qualquer uma, pode ser de 20 Volts ou de 12 Volts, qualquer coisa que liga no B300-X faz ele funcionar, pode ligar direto na bateria do carro ou usar uma fonte de câmera de 12V 1A. Só não sei dizer se voltagens ou amperagens diferentes de 19V 4,74A prejudicam de alguma forma a máquina.

 

A fabricação caseira do adaptador de HD, sugerida no vídeo acima, não funcionou, fabriquei exatamente como está lá e não detectou.

Em resumo:

No pino de energia deixa o 15,14 e 13 vazio. Solda o 12, 11 e 10. Liga o 9, 8 e 7 no fio vermelho +5V. Solda o 6, 4 e 4. Deixa o 3, 2 e 1 vazio.

No pino de dados fica assim; 7 GND, 6 RXPB+, 5 RXNB-, 4 GND, 3 TXNA-, 3 TXPA+ e 1 GND.

Minha conclusão é que no conector da placa-mãe além desta ligação nos pinos de 1 a 25, tem alguma coisa a ser ligada nos pinos 5, 6 e 11, além de na outra metade do conector ter também outra ligação nos pinos  26 a 36. Pelo menos é o que aparece no esquema elétrico e nas fotografias da peça original AFC TF041-FPC Assy Mitac P/N: 421814400009 (Flatcable que une o HD a placa-mãe).

 

Na entrada Esata Power funciona um adaptador Esata Power para HD. Assim ele reconhece no Setup o HD e pode instalar todas as versões do Windows, o problema é que o HD fica externo, ainda estou pensando em dar um jeito de embutir os fios por dentro mas, o espaço é muito pequeno para soldar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!