Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu estou com um problema já algum tempo, meu notebook COMPAQ CQ 23 (acho que adquirido desde 2015 ou 2016), está com um problema, eu vou abrir arquivos ou clicar com o botão direito do mouse em algum deles (como na imagem abaixo), e demora para abrir, tipo eu clico no arquivo duas vezes, depois de um tempo ele abre !!

O-1.thumb.png.1e9c3469456cd5ee9d1cd07daf640a2f.pngO-2.thumb.png.acbb34fa232e02d8ab1e794eaf6c52e0.png

Principalmente a imagem da direita, Quando eu vou na parte "NOVO" , demora para aparecer as opções "PASTA", "ATALHO" e etc. Eu não sei o que pode estar causando esse problema, irei mostrar possíveis causa, e se alguém tiver uma ideia para poder me ajuda eu agradeço, (Só não me venham falar para usar o comando "chkdsk ", pois já utilizei esse comando.

O-3-min.thumb.png.27737f810bbc3db4fc2971f616b3d25b.pngO-4-min.thumb.png.7335da8b6b8aafd6b14d389aa8f5eef8.png

Avisando aqui, eu tenho um problema do HD a 100%, Mesmo eu não utilizando muitos programas, eu tenho um anti-vírus o Kaspersky, mas não acho que seja a causa do problema, pois eu tinha o Bitdefender e ele sim estava causando uma lentidão, mas isso já vem acontecendo a 2 anos, não é anti-vírus, porque se fosse, então todos que já usei (Panda free, Kaspersky, BitDefender, Avast e até AVG) seria a causa do problema, e era só desinstalar, mas mesmo assim não adianta. Eu já fiz teste usando programas, eu desfragmento meu disco a cada 3 semanas, e ainda continua. Pode ser também um problema no próprio componente, pois ele faz um barulhinho, tipo de algo arranhado sei lá, não é alto, mas de uns dias pra cá, ele não fez esse barulho (nesse exato momento que eu escrevo não estar fazendo) acho que só ocorre quando tem uma atividade mais intensa, tipo, até mesmo assistir um vídeo no youtube sei lá.

Já formatei esse notebook no total acho que 3 vezes, a primeira foi por necessidade, a segunda foi por causa que peguei um vírus (a primeira também foi por isso), mas também porque estava lento, a terceira foi porque eu sou ***** e fiquei meio que com trauma de vírus, isso talvez pode também resultar nesse problema.

Uma outra informação, esse notebook, desde o dia da compra dele, NUNCA, repito, NUNCA foi limpado, talvez possa ter acarretado esse problema.

Especificações do Notebook 

MODELO: Presario CQ 23

PROCESSADOR: Intel(R) Celeron(R) CPU N 2080 @ 2.13GHz   2.13GHz

MEMÓRIA INSTALADA: 4,00 GB (utilizável 3,89 GB) 

TIPO DE SISTEMA: Sistema Operacional de 64 bits, processador com base em x64

COMPAQ - WINDOWS 10 , Home Single Language

Se alguém poder me dar dicas, algum programa para corrigir erro, vou até testar de novo o CheckDSK, dnv para ver se consigo alguma coisa.(Talvez possa até ser as notificações no windows, eu já vi que se deixar as "DICAS" habilitadas pode causar isso, mas eu já as desativei, mas bendita hora que fui abrir o programa de noticias, agora não sei como desativar as notificações) 

OBRIGADO A QUEM LEU ATÉ AQUI, ESPERO QUE VCS POSSAM ME AJUDAR, FICAREI GRATO !!

• Membro VIP
Postado

@ExePlays o windows 10 tem este problema de usar muito disco às vezes, e sem motivo aparente.

Você já atualizou o seu?

Tem algum aplicativo de banco instalado?

Que programa está com maior consumo de disco aí no gerenciador de tarefas?

HD de notebook é lento, e você tem bastante coisa aberta, até sua RAM está quase toda em uso, aí fica complicado mesmo.

O que eu fiz no meu: desinstalei todos os programas padrão do fabricante do notebook (no meu caso, formatei e não instalei) e desativei todos os processos desnecessários do Windows.

Ajudou, mas nada como 8 GiB de RAM e um SSD. :santo:

• Amei 1
  • Coordenador
Postado

Boa noite, amigo. Tudo bom? Vou tentar passar algumas dicas aqui pra ver se você consegue resolver seu problema e deixar o Windows um pouco mais estável.

1) De acordo com o que você explanou, a causa mais provável pro seu problema de lentidão é o HD 100%. O Windows 10 faz bastante leitura e gravação de arquivos do SO no HD e arquivo de paginação, e como o HD possui partes mecânicas, então vai ficar trabalhando no máximo e isso é normal. Anormal é ele ficar em 100% o tempo todo, e se for esse o caso, sugiro que você assista ao vídeo abaixo. Aqui você já vai ver dicas pra verificar integridade do HD e do SO.

2) Como o notebook nunca foi limpo, sugiro que você monitore a temperatura do processador utilizando o MSI Afterburner. Você pode colocar a temperatura em tempo real na barra de tarefas.

3) Você possui apenas 4GB de RAM, e quando começa a chegar no limite, o SO passa a utilizar o arquivo de paginação do HD, deixando o sistema mais lento. Pra verificar o uso da RAM, abra o Gerenciador de Tarefas > aba Desempenho > Abrir monitor de recursos (embaixo) > Aba memória > clique na Coluna privado. Se na coluna "falhas graves" existir algum processo com número acima de 100 por muito tempo, isso significa que ele está usando o arquivo de paginação do HD e você tem pouca memória (exceto o "memory compression", porque é normal ele acessar o arquivo de paginação e ter várias falhas graves). Sugiro que você desative processos inúteis que estejam consumindo RAM (principalmente do fabricante, conforme mencionado acima pelo colega). Se quiser dar uma verificada, baixe o programa PCDecrapfier free que ele analise bloatwares instalados.

4) Faça todas a atualizações do Windows Update e procure sempre utilizar o Windows e demais programas originais, nunca pirata ou crackeado.

5) Desative as notificações: Configurações > Sistema > Notificações > Deixar ativado somente “Obter notificações de aplicativos e outros remetentes”.

6) Desative as sugestões: Configurações > Personalização > Iniciar > Desativar mostrar sugestões.

7) Desative animações: Abrir Painel de Controle > Sistema > Configurações Avançadas do sistema > Configurações (Desempenho) > Desativar todos os ícones de animação e esmaecer > Aplicar > ok.

😎 Faça desfragmentação periódica do HDD (sugiro utilizar o Defraggler e colocar opção de mover arquivos grandes para o final do volume).

9) Faça limpeza periódica de arquivos temporários com o CCleaner.

10) Faça também limpeza de disco quando perceber que ele está muito cheio: Iniciar > Procurar Limpeza de Disco > Limpar Arquivos do Sistema > selecione todas as opções e faça a limpeza.

11) Não desabilite o prefetch, ele serve para agilizar a abertura de programas e o boot do Windows (salvo se ele resolver o problema do HD 100%).

12) Não desabilite o arquivo de paginação e mantenha-o em gerenciamento automático: Painel de Controle > Sistema > Configurações avançados do sistema > aba Avançado > Configurações (desempenho) > aba Avançado > Alterar > verifique se a opção de gerenciamento automático está ativada.

Bom, espero que com isso você consiga resolver. Abraços.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
Em 01/03/2019 às 20:21, Evandro disse:

@ExePlays o windows 10 tem este problema de usar muito disco às vezes, e sem motivo aparente.

Você já atualizou o seu?

Tem algum aplicativo de banco instalado?

Que programa está com maior consumo de disco aí no gerenciador de tarefas?

HD de notebook é lento, e você tem bastante coisa aberta, até sua RAM está quase toda em uso, aí fica complicado mesmo.

O que eu fiz no meu: desinstalei todos os programas padrão do fabricante do notebook (no meu caso, formatei e não instalei) e desativei todos os processos desnecessários do Windows.

Ajudou, mas nada como 8 GiB de RAM e um SSD. :santo:

Obrigado pelas perguntas (DICAS), vou utilizar suas perguntas como base, para ver se consigo arrumar meu problema !!

Em 01/03/2019 às 23:56, mick.07 disse:

Boa noite, amigo. Tudo bom? Vou tentar passar algumas dicas aqui pra ver se você consegue resolver seu problema e deixar o Windows um pouco mais estável.

1) De acordo com o que você explanou, a causa mais provável pro seu problema de lentidão é o HD 100%. O Windows 10 faz bastante leitura e gravação de arquivos do SO no HD e arquivo de paginação, e como o HD possui partes mecânicas, então vai ficar trabalhando no máximo e isso é normal. Anormal é ele ficar em 100% o tempo todo, e se for esse o caso, sugiro que você assista ao vídeo abaixo. Aqui você já vai ver dicas pra verificar integridade do HD e do SO.

2) Como o notebook nunca foi limpo, sugiro que você monitore a temperatura do processador utilizando o MSI Afterburner. Você pode colocar a temperatura em tempo real na barra de tarefas.

3) Você possui apenas 4GB de RAM, e quando começa a chegar no limite, o SO passa a utilizar o arquivo de paginação do HD, deixando o sistema mais lento. Pra verificar o uso da RAM, abra o Gerenciador de Tarefas > aba Desempenho > Abrir monitor de recursos (embaixo) > Aba memória > clique na Coluna privado. Se na coluna "falhas graves" existir algum processo com número acima de 100 por muito tempo, isso significa que ele está usando o arquivo de paginação do HD e você tem pouca memória (exceto o "memory compression", porque é normal ele acessar o arquivo de paginação e ter várias falhas graves). Sugiro que você desative processos inúteis que estejam consumindo RAM (principalmente do fabricante, conforme mencionado acima pelo colega). Se quiser dar uma verificada, baixe o programa PCDecrapfier free que ele analise bloatwares instalados.

4) Faça todas a atualizações do Windows Update e procure sempre utilizar o Windows e demais programas originais, nunca pirata ou crackeado.

5) Desative as notificações: Configurações > Sistema > Notificações > Deixar ativado somente “Obter notificações de aplicativos e outros remetentes”.

6) Desative as sugestões: Configurações > Personalização > Iniciar > Desativar mostrar sugestões.

7) Desative animações: Abrir Painel de Controle > Sistema > Configurações Avançadas do sistema > Configurações (Desempenho) > Desativar todos os ícones de animação e esmaecer > Aplicar > ok.

😎 Faça desfragmentação periódica do HDD (sugiro utilizar o Defraggler e colocar opção de mover arquivos grandes para o final do volume).

9) Faça limpeza periódica de arquivos temporários com o CCleaner.

10) Faça também limpeza de disco quando perceber que ele está muito cheio: Iniciar > Procurar Limpeza de Disco > Limpar Arquivos do Sistema > selecione todas as opções e faça a limpeza.

11) Não desabilite o prefetch, ele serve para agilizar a abertura de programas e o boot do Windows (salvo se ele resolver o problema do HD 100%).

12) Não desabilite o arquivo de paginação e mantenha-o em gerenciamento automático: Painel de Controle > Sistema > Configurações avançados do sistema > aba Avançado > Configurações (desempenho) > aba Avançado > Alterar > verifique se a opção de gerenciamento automático está ativada.

Bom, espero que com isso você consiga resolver. Abraços.

Cara incrível, obrigado por ter se dado o tempo para poder me ajudar, irei testar essas dicas, vou ver se consigo arrumar meu problema !! Desde já agradeço pela ajuda.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...