Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I5 750 a 99 graus


Visitante
Ir à solução Resolvido por Wal SJC,

Posts recomendados

Boa noite pessoal, eu estou montando um PC pro meu filho

image.thumb.png.b990bc6232faacefaae6213c0c21d7b5.png

 

Que inicialmente era um I5 650 2 núcleos e 4 threads com tdp de 73w e tava indo bem, em games CPU bound como GTA 5 ele dava gargalo com a GTX 670, mas dava pra rodar, ai eu arrumei um I5 750, 4 núcleos e 4 threads  com tdp de 95w, instalei, abri o cpu z, fiz os comparativos de bench

image.thumb.png.dafe9085c75ba567ef29bfb5d85e13bd.png

 

image.thumb.png.c3b1799309735b1112eb35dd27bfa610.png

 

 

image.thumb.png.375cf4b77c05d93df97a85d6c1e22235.png

 

image.thumb.png.ce8850074c8bcc6d10fcf2ff24f9f635.png

 

E deu uma diferença legal no multi thread, mas a temperatura no GTA 5 colou nos 99 graus, e em games que não forçam o processador fica na casa dos 86 graus.

Desmontei placa-mãe, conferi o encaixe do cooler e ta bem encaixado, alguma dica a respeito ?

Meu cooler não da conta de um I5 apenas uma versão superior ?

Desde já agradeço qualquer dica.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Wal SJC disse:

O cooler original já não é adequado para gamers. Apenas uma versão superior de processador, porém são 22W adicionais, ou seja, 30% a mais sobre o projeto. Para você ter ideia, um Processador core i7 de 8a. geração tem TDP de 15W. Acho que isso já responde à sua dúvida.

Tem razão Wal, obrigado pela dica.

Mas uma dúvida eu fiquei....

E os tantos I5 750 que funcionam com cooler original a anos (e quando eu digo anos é mais de 10 em alguns casos)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
11 minutos atrás, PabloSniper disse:

Tem razão Wal, obrigado pela dica.

Mas uma dúvida eu fiquei....

E os tantos I5 750 que funcionam com cooler original a anos (e quando eu digo anos é mais de 10 em alguns casos)

 

Se não for para jogar, vai durar até acabar, pois o cooler é projetado para o uso normal do processador.

Só que PC gamer, apesar de usar coolers "vitaminados", nunca dura 10 anos, porque o sistema todo é muito exigido e tem grandes variações de temperatura, o tempo todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, PabloSniper disse:

tem alguma coisa que eu possa fazer pra ajudar na redução da temperatura levando em conta que eu uso a humilde pos-piq57bq ?

image.thumb.png.fec0fe4e3c181234b825cb6278e23c5f.png

Em qualquer loja ou site de informática você encontra uma variedade de coolers para gamers. E os preços também variam muito. Dê uma pesquisada em coolers compatíveis com TDP de 130W para cima, já vai te atender e voce deve encontrar diversos na faixa de R$ 100,00 ou pouco mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Wal SJC disse:

Em qualquer loja ou site de informática você encontra uma variedade de coolers para gamers. E os preços também variam muito. Dê uma pesquisada em coolers compatíveis com TDP de 130W para cima, já vai te atender e voce deve encontrar diversos na faixa de R$ 100,00 ou pouco mais.

acabei reinstalando o 650, é muito pouca diferença de desempenho pelo custo de um cooler novo, mas obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/03/2019 às 00:16, Wal SJC disse:

Disponha!

acabei fazendo uma ganbiarra aqui Wal, o cooler que estava nele se mantinha sempre silencioso, tirei o cooler do meu I3 8100 (pc da assinatura) e coloquei no PC do meu filho, melhorou um pouco mas nada demais, e a já se notava a aceleração do cooler, notei que o cooler velho tinha um núcleo ou de cobre ou de bronze (enfim amarelo) e era mais pesado que o cooler padrão do meu I3 que era todo em alumínio, tirei o dissipador do cooler do I5 1156, coloquei no do I3 1151, e testei, isso após montar e desmontar umas 4x, e pra minha surpresa e pelo meu esforço funcionou, fazendo bench com o cpu z ele sobe suavemente (antes subia abruptamente) até 81 gráus no máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, PabloSniper disse:

acabei fazendo uma ganbiarra aqui Wal, o cooler que estava nele se mantinha sempre silencioso, tirei o cooler do meu I3 8100 (pc da assinatura) e coloquei no PC do meu filho, melhorou um pouco mas nada demais, e a já se notava a aceleração do cooler, notei que o cooler velho tinha um núcleo ou de cobre ou de bronze (enfim amarelo) e era mais pesado que o cooler padrão do meu I3 que era todo em alumínio, tirei o dissipador do cooler do I5 1156, coloquei no do I3 1151, e testei, isso após montar e desmontar umas 4x, e pra minha surpresa e pelo meu esforço funcionou, fazendo bench com o cpu z ele sobe suavemente (antes subia abruptamente) até 81 gráus no máximo.

Que bom que deu certo, realmente os dissipadores melhores são maiores e mais pesados e muitos tem núcleo de cobre. A finalidade do cobre é retirar o calor do processador mais depressa, pois o cobre tem uma condutividade térmica melhor que o alumínio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wal, desculpa te incomodar novamente, mas sabe como é que é ganbiarra né, temperatura voltou a subir, e novamente saquei fora o 750, colocando o fraco 650 de volta...

Vamos lá, to pensando em pegar esse cooler aqui, que me diz ?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-957641476-cooler-universal-azul-pprocessador-intelamd-fan-duplo-9100-_JM?quantity=1

 

Outra coisa, ao invés de pagar 100 reais nesse i5 750, que é de um amigo, to pensando em devolver e pegar esse X3450 por 168 reais

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1185228218-processador-intel-xeon-x3450-266ghz-lga-1156-8mb-cache-_JM

O clock é o mesmo do i5 750 mas tem o dobro de threads

Que você acha ?

Tem alguma diferença entre um I7 870 e um X3470 ? sabe me dizer ?

Na ficha técnica são idênticos

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, PabloSniper disse:

Wal, desculpa te incomodar novamente, mas sabe como é que é ganbiarra né, temperatura voltou a subir, e novamente saquei fora o 750, colocando o fraco 650 de volta...

Vamos lá, to pensando em pegar esse cooler aqui, que me diz ?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-957641476-cooler-universal-azul-pprocessador-intelamd-fan-duplo-9100-_JM?quantity=1

 

Outra coisa, ao invés de pagar 100 reais nesse i5 750, que é de um amigo, to pensando em devolver e pegar esse X3450 por 168 reais

 https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1185228218-processador-intel-xeon-x3450-266ghz-lga-1156-8mb-cache-_JM

O clock é o mesmo do i5 750 mas tem o dobro de threads

Que você acha ?

 

Acho que vai dar certo, se antes você se certificar de alguns detalhes:

A sua placa-mãe vai rodar esse processador Xeon?

Há espaço suficiente no gabinete para instalar o cooler?

O seu gabinete tem boa ventilação? (não adianta você tirar uma grande quantidade de calor do processador e deixar aquela massa aquecida virar um aquecedor no interior gabinete, precisa mandar o calor embora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Wal SJC disse:

Acho que vai dar certo, se antes você se certificar de alguns detalhes:

A sua placa-mãe vai rodar esse processador Xeon?

Há espaço suficiente no gabinete para instalar o cooler?

O seu gabinete tem boa ventilação? (não adianta você tirar uma grande quantidade de calor do processador e deixar aquela massa aquecida virar um aquecedor no interior gabinete, precisa mandar o calor embora.

essa pos piq 57bq é horrível, mas no manual diz que suporta I7, exatamente por isso te perguntei se tem diferença de i7 pra xeon de modelo similar

tipo i7 870/Xeon x3470

 i7 860/ Xeon x3460

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, PabloSniper disse:

essa pos piq 57bq é horrível, mas no manual diz que suporta I7, exatamente por isso te perguntei se tem diferença de i7 pra xeon de modelo similar

tipo i7 870/Xeon x3470

 i7 860/ Xeon x3460

Não é questão de ter diferença, é questão da bios. Mesmo que a placa-mãe tenha os recursos necessários para rodar, é possível que não rode, se as informações necessárias não estiverem na bios.

O processador simplesmente não seria reconhecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!