Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Meu ""caminho"" para estudar programação


Posts recomendados

Olá, então, quero ser programador.Decidi que vou ser um programador back-end, e já decidi a minha linha de estudos. Quero registra-la aqui, pois tenho medo de estar numa ordem que não é muito recomendada ou faltou alguma coisa, quero ouvir a opinião de vocês:

 

1) Lógica de Programação e Algoritmo (com portugol)

 

2)Banco de Dados (MySQL)

 

3) Lógica Orientada a Objeto

 

4)PHP

Muitos falam que PHP está morrendo, mas ouvi programadores experientes que ainda vale a pena, e que é uma linguagem legal para iniciantes além do Ruby.

 

5) Básico Front-End (html, css, javascript) para poder criar os sites

 

6)Outra linguagem (C#, Java, Ruby..)

 

 

Então? Falei besteira? Ou faltou alguma coisa? Ou estou fazendo algo errado? Qualquer opinião é bem vinda, desde já agradeço.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lúcius Aurélio minha experiência foi com uma ordem diferente, mas se fosse para fazer agora, baseado no que você planejou, eu faria o seguinte:

 

1. Pularia o 1) - escolheria uma linguagem real para começar, existem linguagens com sintaxe bem amigável para iniciantes, como Python.

2. Trocaria a posição 2) com a posição 3) - antes de ir para banco de dados, acredito que seria legal construir uma base melhor na programação, e não tem como fugir da orientação a objetos. Lembrando que aqui você deve aprender banco de dados relacional e SQL, não MySQL especificamente. 

3. PHP é uma boa linguagem de programação, mas ela é mais voltada para desenvolvimento Web. Aqui no 4) você poderia definir qual tipo de desenvolvimento pretende seguir e escolher uma linguagem baseada nisso. C/C++, Java, Swift, etc.

 

De resto, é bom adicionar o aprendizado de sistemas, como administrar servidores, por exemplo.

 

Se quiser uma visão/sugestão mais detalhada do caminho de desenvolvedor, dá uma olhada no developer roadmap para backend.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Lúcius Aurélio Se o foco é back-end,  e seja web, não vejo razões para não estudar o PHP.

 

Em 02/03/2019 às 11:47, Lúcius Aurélio disse:

4)PHP

Muitos falam que PHP está morrendo, mas ouvi programadores experientes que ainda vale a pena, e que é uma linguagem legal para iniciantes além do Ruby.

Totalmente errado. O php jamais vai morrer. Ele é considerado o canivete suiço, e não, não é uma linguagem para "iniciantes"

claro iniciantes podem aprender sem problemas, mas ela é bem robusta e pode se tornar muito avançada.

Você pode pular o item 3.  Orientação a objetos, estude somente depois de aprender o intermediário de uma linguagem, por exemplo o php.

 

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Lúcio,

já estive nessa situação. Hoje eu sou estudante de engenharia de energia e trabalho com desenvolvimento web e IoT nas horas vagas.

 

Pelo que entendi voce quer ir pra área Web, mais voltado ao backend. Cara, teu escopo tá muito certo. O primeiro passo é saber pensar como um programador e isso tem que ser natural. Se permita conhecer tecnologias da area que busca (leia artigos serios da sua area, escute podcasts e veja videos) para se manter atualizado sobre o mercado e nunca deixe de estudar e praticar para aperfeiçoar suas tecnicas DE RESOLVER PROBLEMAS REAIS. Isso e o fundamental: Busque problemas de pessoas e tente resolve-los de maneira agil e simples, fazendo isso voce se forca a aprender mais e mais. Nao se preocupe com aprender a tecnologia x ou y. Aprenda a resolver problemas, e para isso aprenda tudo que puder (com organizacao e claro 🙂 ). Trabalhe com backend, mas aprenda front-end, aprenda infraestrutura, aprenda manutencao.. enfim, conhecimento e poder.

 

Para área que voce busca eu recomendo muito fortemente tudo que citou, e algo mais a fronteira do que vivemos hoje: Javascript. Aprenda Node, Angular e seus frameworks. Se voce tem uma graninha pode dar uma olhada na Udemy, tem uns cursinhos legais pra quem ta iniciando e terás o suporte de quem te vendeu o curso. Mas se for comprar la certifique-se de olhar bem a ementa do curso, pegue um que tu consiga ter uma ideia de por onde comecar e que te traga coisas novas. 

 

Vou te recomendar o podcast Hipsters Ponto Tech, la poderá escutar especialistas falando sobre tecnologias, piadas terriveis de TI, entre outras coisas que ca entre nos, nos fazem bem.

 

// Escrevi muito mal, desculpe-me.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu aprendi nessa ordem, sugiro que você siga assim:

 

- HTML, CSS.

- Javascript Básico.

- PHP Básico.

- MySQL Básico.

 

Só depois disso que fui aprender Java, C, C++ e outros conceitos como PHP Intermediário e Orientação a Objetos.

 

Não acho tão necessário aprender com Portugol, é melhor praticar com uma linguagem mesmo, muitos recomendam começar com Python, mas eu sempre aconselho Javascript por integrar ao HTML.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...