Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos. Isso mesmo, há uma internet fibra de 50Mb e 25Mb de upload para uso público na rua de trás do meu condomínio, o roteador fica num poste dentro de uma caixa hermética com as duas antenas expostas na vertical, relativamente próximo da minha casa, sem barreira alguma o sinal chegaria aqui perfeitamente, já o sinal naquela rua é ótimo, no final da rua ainda é possível utilizar bem pela falta de obstáculos. Aqui por conta dos obstáculos o sinal chega muito fraco pois precisa atravessar a minha e a casa do condômino de trás. Só consigo utilizar essa internet através de um roteador modificado via firmware para ter também função de repetidor como estou fazendo agora ao postar aqui. Ele possui duas antenas, então consegue receber esse sinal com mais força e repetir na minha casa, o que seria impossível diretamente com os dispositivos. Quando o sinal está bom chega a uns 8Mb de download e 4Mb de upload, dá pra fazer muita coisa, mas em boa parte do tempo fica muito muito ruim, chegando a não poder acessar mais site algum ou sem internet de vez, ou seja, é muito instável.

O que eu já fiz

Construí uma antena Yagi com laminas de cobre seguindo o template deste vídeo em uma base isolada (compensado), exceto que eu soldei a malha do cabo no refletor e apenas o miolo no elemento principal (driven) de modo a não gerar "curto", no vídeo o cara solda ambos no principal, sendo que há outros vídeos mais recentes dele que ele faz do jeito que fiz, solda a malha no refletor e o miolo no elemento principal, o que parece ser o mais correto. Usei um cabo RCA com certa qualidade (tem relativamente boa quantidade de malha) pois não tenho o pigtail e queria testar logo, mas cortei bem curtinho, menos de 10cm. A outra diferença é que ele colocou dentro de uma lata, eu não, então usei como refletor a tira de lamina destinada a tal que estava no template. Na placa deste meu roteador/repetidor tem dois pontos de antena, ambos isolados eletricamente pois não há continuidade entre uma antena e outra, apenas o terra, claro, escolhi uma das duas aleatoriamente e soldei por cima a malha do terra e o miolo no local da entrada da antena, não removi nenhuma das duas originais, soldei a antena caseira por cima de uma dessas duas antenas. Resultado, apenas efeito placebo, nenhuma melhoria de fato no sinal, não interessa pra onde aponte, eu sei que o cabo pigtail seria o ideal mas penso que alguma melhora no sinal eu deveria notar. Já subi com essa antena usando cabo coaxial de TV por satélite para fora de casa mirando na rua de trás na direção do roteador que fornece essa internet e não houve nenhuma melhora. Já pensei na hipótese desse repetidor estar utilizando uma antena para distribuir e outra para captar apenas, de modo que por azar eu ter soldado justamente na entrada que apenas distribui, mas não creio que seja isso e não quero ficar fazendo solda na placa à toa.

Peço toda a ajuda de quem conhece bastante a frequência de 2.4Ghz e seus segredos e mistérios, de quem já quebrou a cabeça fazendo ou comprando antenas pra pegar sinal gratuito de internet pública, mesmo que essa ajuda inclua artigos técnicos para que eu possa estudar e entender, pois diferente de TV que até um pedaço de fio de cobre já da pra assistir vários canais, esse sinal de WiFi não é coisa deste mundo, não é tão simples quanto parece.

Modelo do roteador em questão: D-link 2740E (modificado para Totolink ND300). Ele é um excelente repetidor, na época que tinha internet própria ele repetia os 50Mb a plena velocidade, sem perdas perceptíveis.

Objetivo: utilizar antena direcional de preferência externa e no alto para não ter obstáculos, aproveitando apenas o roteador/repetidor acima para captar o melhor sinal possível proveniente do AP.

• Curtir 1
Postado

@ciro-mota Ele é público apenas pra quem mora aqui e tem a chave. A frequência dele é de 2.4GHz e canal variável, meu roteador está setado pra canal automático e assim isso não é um problema, muda de acordo com ele. O intuito é o que disse na postagem, usar o wi fi repetido pelo meu roteador (ou seja, ele está recebendo o WiFi e repetindo em WiFi ao mesmo tempo) em qualidade estável dentro de casa ao invés de ter de usar na rua de trás no sol e sereno. Atualmente está lento e instável devido apenas ao sinal de internet enfraquecido pelas alvenarias vindo desse AP, pois o sinal do meu roteador é forte em toda a casa.

• Membro VIP
Postado

Você teria autorização do provedor para realizar este tipo de configuração? O fato da rede ser pública não quer dizer que deva ser utilizada em substituição a banda larga residencial.

Postado

Creio que sim, pois muitos naquela rua utilizam há anos de forma residencial, nunca vi ninguém alí usando no meio da rua. Se o sinal entra na minha casa, capto e pago taxa de condomínio não vejo problemas em usar também. Mas pode fechar ou excluir o tópico se quiser, estou tendo progressos por aqui.

• Membro VIP
Postado

Como é compartilhado, é possível que em momentos ele fique saturado e não consiga fornecer acesso.

Quanto a antena, é possível também que como você melhora apenas a sua antena, ele consiga "receber" os pacotes de forma melhor, mas a wireless é bidirecional, logo precisa enviar a confirmação que recebeu, se está saturado, não tem como, entra em modo de espera.

Digo isto, porque tenho uma rede em meu condomínio e nos finais de semana ela fica lenta, como não existe nenhuma política para separação.

• Curtir 1
Postado

@dwatashi Pode ser, mas em vários momentos que aqui caia eu ia testar in loco pra ver se o problema era lá e estava perfeita, muito rápida mesmo. Acredito que o caso aqui seja sinal fraco somado a má captação (dentro de casa).

Removi uma das duas que vem no roteador e deixei outra que fiz depois sozinha numa dessas entradas (uma cantenna) e agora sim ela funcionou, antes parece que a antena "parasita" interferia na que fiz, talvez a yagi também funcione. Ficou menos instável, mas há vários momentos que cai de vez ou tem que ligar e desligar o wi-fi do celular pra voltar, e fica assim. Meu maior desafio seria colocar essa antena do lado de fora. Qual cabo recomenda?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!