Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom Dia, pessoal do Clube do Hardware, estou com um probleminha super chatinho !

tenho uma tv de 29 polegadas da marca: lg e apenas os textos estão com uma sombra amarelo e azul e tenho quase certeza que seja convergencia porém vocês devem saber o que realmente pode ser!

Irei postar alguns prints abaixo do problema para vocês entender melhor...

Outra informação alem dos prints que irei citar é sobre o Gerador de Barras ! ele realmente corrige a convergencia 100% melhor que manual ou seja regulando os 6 anéis ou não ?

Link do Gerador de Barras ao lado vejam e me diz se é ele mesmo -> https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1069953942-gerador-de-barras-labo-094--_JM

Desde já fico no aguardo de todas essas informaçoes...

IMG_20190305_094037_1.jpg

IMG_20190305_094057.jpg

IMG_20190305_094057_1.jpg

IMG_20190305_094122.jpg

Postado

Eu vi uma vez um arquivo de vídeo para usar como um gerador de padrão/ não tem nada de profissional nisso mas ajuda.

da uma busca no Google e salva um arquivo num disco/ depois é só colocar num reprodutor de DVD e conectar na tomada de vídeo da sua tv.

deixe a tv ligada um tempinho e mãos-a-obra/ use os anéis mesmo.

nao fica 100%, mas deverá ficar bastante agradável no final.

boa sorte ;)

adicionado 1 minuto depois

e também muita paciência...

Postado

@Marukosu A. desculpe! pelo que entendi amigo voce recomenda apenas regular manualmente os 6 anéis 2 de pureza e 4 de convergencia no ato do dvd com uma imagem de gerador de cores comum em jpg ? ou estou enganado pode me explicar melhor pois não entendi bem hehe .

Postado

Com ou sem o aparelho és certo que de todo modo ainda terás que fazer isso mecanicamente.

o arquivo que citei não é foto/ um vídeo que como eu disse "não e nada profissional"

Em razão da descontinuidade da fabricação dos tvs CRT eu não acredito que valha a pena investir muita grana em equipamentos antigos/ na minha opinião o correto é investir em ferramentas modernas pra produtos modernos.

outra razão é que infelizmente não se consegue o máximo de qualidade em alguns termos nesses televisores mais antigos.

so te deixei uma dica, talvez fosse útil pra você como foi para eu um dia, "lembranças..."

não quero te deixar com mais dúvidas, mas por alguma razão o vendedor está se desfazendo do equipamento.

Abraços 

Postado

@Marukosu A. Entendi amigo! sem problemas e obrigado pela gentileza de me explicar tudo corretamente :)

no caso então eu não preciso desse gerador de barras do mercado livre eu mesmo posso corrigir a pureza e convergencia mexendo nos 6 anéis de convergencia ?

Outra duvida! no caso a prenssa de plastico preta que prenssa ou melhor que prende os 6 anéis está quebrada ou seja está presa com palitos de fósforo pelos dois lados , e o risco réto dos 6 anéis sumiu ou seja agora fica difícil para min saber a posição dos 6 anéis :( o que me recomenda a fazer ?

desde já fico no aguardo...

Postado
1 hora atrás, bruno1993 disse:

no caso então eu não preciso desse gerador de barras do mercado livre eu mesmo posso corrigir 

Acontece que esse gerador não faz o trabalho por você.

Apenas ele gera padrões de imagens pra você ajustar os anéis mecanicamente.

Outra duvida! no caso a prenssa de plastico preta que prenssa ou melhor que prende os 6 anéis está quebrada ou seja está presa com palitos de fósforo pelos dois lados ,

Isso é ruim, mas o que está feito, tá feito.

O certo seria que substituísse essa a trava do conjunto para que os anéis se apertem do jeito correto e seguro.

Na impossibilidade da substituição (embora seja fácil encontrar em oficinas de eletrônica), faça um teste do jeito que está e observe se dá um aperto bom sem que ao apertar o mesmo gire os anéis.

Se funcionar, deixe como está (não é o correto).

o risco réto dos 6 anéis sumiu ou seja agora fica difícil para min saber a posição dos 6 anéis :(

Você só terá trabalho mas se não alterou o posicionamento das aletas do anel magnético do ajuste de pureza é bem provável que o resultado ficará melhor mesmo que as demais estejam bagunçadas.

o que me recomenda a fazer ?

Você trocou a unidade defletora ou o tubo dessa TV para que fosse necessário fazer o ajuste de convergência?

Se fez isso, deverás usar um padrão de linhas cruzadas. No link abaixo está disponível o arquivo que te falei.

Só não te mandei antes porque não tinha encontrado.

https://www.electronica-pt.com/forum-eletronica/avarias-resolvidas-dicas/79210-gerador-de-barras-via-dvd-player

Ao invés de usar a entrada da antena, usará a tomada de vídeo da sua tv.

Segue um vídeo encontrado no youtube que acredito que lhe será util.

Além disso recomendo que baixe o esquema do seu televisor e veja se o fabricante disponibilizou o procedimento de se fazer p AJUSTE DE PUREZA E CONVERGÊNCIA para ela. Este é o mais recomendado.

Vide também um post aqui no CR

Espero que te ajude.

Postado

@Marukosu A. Amigo baixei o arquivo e coloquei em um pendrive e pluguei em meu DVD e apareceu o menu com várias imagens né para corrigir a convergencia !

eu escolhi aquela grade com várias quadrinhos sabe ? e realmente o amarelo e azul está fóra sem sincronismo !

agora ficou bem mais fácil de mexer nos anéis né !

voce ja fez os testes com essa excelente ferramente que voce me disponibilizou ?

Postado

Uso sim.

Pra ver a pureza das cores, se não tem mancha de outra cor na tela, pode usar a sequencia de cores que tem nesse arquivo.

Uma sugestão é que se pausar o vídeo pode trabalhar melhor porque fica mais tempo sem mudar pra outra tela.

Não é grande coisa mas acho que você percebeu que dá para fazer muita coisa, principalmente resolver esse problema.

levando em consideração que essas TVs possuem uma resolução típica de 480i = 640 x 480 pixels, imagino que não terá muita dificuldade de ajustar.

Depois que se pega o jeito fica fácil.

Outra coisa, não quero te impedir de comprar nada, apenas tome o que disse a você como uma dica. Penso que é mais útil essa dica hoje do que um aparelho sem serventia no dia de amanhã. 

Postado

@Marukosu A. não amigo fique tranquilo eu não vou comprar mais o aparelho do mercado livre! não foi nem porque voce disse foi porque ja estou com uma ferramenta que faz o mesmo processo e sem pagar nada!

Mais uma vez obrigado!  :)

e eu fazendo os ajustes nos 6 anéis corretamente irá ficar 100% sem sombras os textos ou seja um menu da tv ficará 100% de nitidez sem sombra nenhuma ? seja o que for utilizado filmes no dvd , video games , conversor digital etc...

Existia tambem o 240p test suit não sei se voce conhece irei postar um video abaixo voce veja com atenção até o final depois me diz ok ?

adicionado 3 minutos depois

Ai está meu amigo veja todo abaixo o video depois me fala se devo fazer isso ou não ok! ( mais veja mesmo em para entender )

Lá vaii.... veja abaixo!

Postado
32 minutos atrás, bruno1993 disse:

fazendo os ajustes nos 6 anéis corretamente irá ficar 100% sem sombras os textos ou seja um menu da tv ficará 100% de nitidez sem sombra nenhuma ?

não fica sem 100%, mas dependendo da sua paciência pode alcançar números próximos disso.

seja o que for utilizado filmes no dvd , video games , conversor digital etc...

A maioria dos resultados dos procedimentos que fiz ficaram bem satisfatórios, e olha que sou bem exigente hehehe

Existia tambem o 240p test suit não sei se voce conhece irei postar um video abaixo voce veja com atenção até o final depois me diz ok ?

Esse resultado eu consigo também com o arquivo que você já baixou. O resultado obtido foi o melhor que ele pode fazer.

O que é bom pra ele, pode ser insuficiente pra eu ou vice-versa.

Não tem como ficar 100% mais, porque a TV foi fabricada há muitos anos e a maioria dos componentes dela já se alteraram com o tempo e uso, inclusive o tubo, mas dá pra voce fazer o melhor.

Ai está meu amigo veja todo abaixo o video depois me fala se devo fazer isso ou não ok! ( mais veja mesmo em para entender )

se for fazer esse procedimento, não retire a unidade defletora e nem nada. Provavelmente as posições delas deves ser originais e assim devem ficar. E depois, nada acontece como no vídeo, pois na prática é bem diferente.

Quanto menos mexer, mais rápido devolve as características do equipamento de volta.

Postado

Tente trabalhar só com o arquivo que baixou, afinal você não mexeu na unidade defletora. Correto?

O que se desajustou foi somente o conjunto de anéis, e então eles é quem deve dar atenção.

O arquivo é pra facilitar o ajuste e não deve ser um meio de dúvidas mas um caminho. 

Quer Mexer na defletora?/ você pode, mas não deve visto que é exigido uma certa experiência pra colocar tudo de volta depois.

11 minutos atrás, bruno1993 disse:

e o video na pratica não será o mesmo ?

Na prática temos que trabalhar com o que temos, e experiência é uma ferramenta também. Com experiência você faz mais rápido e sabe a hora que já não consegue tirar mais nada do equipamento. Além disso se mantém tranquilo e protege o tempo todo, visto que os anéis estão próximos de uma região que não se pode vacilar (choque!!!!)

14 minutos atrás, bruno1993 disse:

é só eu fazer os ajustes dos 6 anéis com o arquivo que me mandou e pronto !

Experimente isso/ lembre-se de dar uma consultada no esquema que te falei ;)

Postado

@Marukosu A. Tudo bem então meu amigo! vou fazer os testes ou seja os ajustes dos 6 anéis desde já muito obrigado por tudo!

Vou fazer todos ajustes possiveis com muita calma e sem pressa pois isso exige muita mais muita paciencia para ficar tudo 100% e o serviço bem feito ! obs: a tv é minha própria não é de ninguem pois sei pouco de eletronica ! mais estou melhorando aos poucos com o tempo!

assim que tiver tudo ok te retórno aqui ok! abraço.. :)

Postado

@Marukosu A. Boa Noite! amigo fiz todos os procedimentos de convergencia e melhorou um pouco porém não ficou 100% :(

Demorei 2 horas para fazer este ajuste pois precisa de muita mais muita paciencia mesmo!

ainda ficou um pouco mais bem de leve azulado e amarelado !

porém depois de muitas pesquisas em blog , foruns russo sabe inglês achei muitas coisas sobre crts ( convergencia ) e vi que o cara consseguiu deixar 100% removendo a bobina defletora por completo do pescoço do tubo e removenda as aquelas tiras  magnéticas eu acho não sei bem como é e as cunhas e substituindo por novas compradas em casas de eletronica !

Cara parece um milagre o care deixou a convergencia 100% sem mentira nenhuma !

Qual a função daquelas cunhas e tiras o que ela realmente faz ? porque ele substituiu e resolveu !

Aguardo...

• Coordenador
Postado

As cunhas de borracha são calços para manter a bobina Yoke na distância  correta do tubo depois de ajustadas.

as tiras possuem imãs nas pontas e são colocadas na fábrica para corrigir algumas imperfeições do tubo que atrapalham a convergência dele...

• Curtir 1
Postado

Boa noite, você não precisa comprar nada, o que tem da pra terminar o serviço.

Recomenda-se austar a distancia da bobina defletora se notar manchas de cor diferente na tela, 

por exemplo, se o padrão exibido na tela é a cor azul, nao pode aparecer nenhuma mancha de outra cor e nem lugar algum

isso é pureza! E assim deve ser com as outras cores.

como eu te falei, a experiencia conta muito nessa hora/ o que estás fazendo é difícil, mesmo pra alguns tecnicos

Postado

realmente é muito difícil mesmo e demorado! mais não vou desistir!

reparei uma coisa agora tambem! não sei se é cóla marrom claro se quebrou um pedaçinho na vólta da bobina defletora!

irei tirar uma fóto para vocês verem !

E tambem para que sérve esses 3 parafusos brancos messa plaquinha que fica em cima da bobina defletora ?

1.jpg

2.jpg

Postado

Esses parafusinhos se chama trimpotes e tipo um potenciometro,nos televisores mais antigos se regulava o vertical e o rgb através de trimpotes,os da defletora já não me lembro mas elas não tem nada a ver com convergencia,portanto nem mexa,isso ai pra mim ou é tubo gasto,ou você ta quebrando a cabeça que talvez o tv seja assim mesmo,quando você pega uma tv com tubo perfeito zeradinho,você vendo mais perto você vai uns pequeno contornos nas letra ou nas pessoas.

adicionado 2 minutos depois

Bom agora vi a foto porque aqui não carregou,ela é assim mesmo a minha também é assim.tem uns cotorno só da pra ver quando está perto,as de projeção também são assim kkkkk.

Postado

@Dr.Luan vintage 1986 E aii Luan tava sumido hehe ! Então isso que se quebrou na cor marrom claro é o que a cola do bobina defletora ? é normal acontecer isso ?

e no caso se eu comprar uma bobina defletora nóva no mercado livre e sustituir por essa a convergencia ficará 100% ou não ?

Postado

@bruno1993 estou sumido por problemas pessoais mas isso não venha ao caso,não essa cola marrom não interfere em nada não,você tem outro tubo ai ? Para ver se a convergencia fica ok ?

adicionado 4 minutos depois

Obs:Antes de comprar peça você tem que ter certeza que é de fato a peça que vai trocar,porque se não é ficar gastando dinheiro e ficando no prejuizom

Postado

Isso no início pra todos e assim mesmo, as pessoas aprendem. Que bom que és paciente.

no princípio foi recomendadíssimo que só ajustasse os anéis de convergência, mas agora que retirou a defletora deve partir do inicio mas não retire nada que estiver colado no tubo do lugar.

Se você considera comprar uma defletora (que no seu caso NÃO precisa) seria interessante que considerasse adquirir um outro tubo/ se com sorte ele estiver bom e não foi mexido, principalmente nesses anéis e tal, é bem possível que resolva o seu problema num desparafusar de parafusos.

...poderia comprar uma tv usada com defeito na placa mas com tubo bom ou funcionando perfeitamente aí mesmo na sua região e efetuar a troca.

o que acha?

Postado

Luan eu não tenho loja de eletronica nem nada eu estou começando eletronica não tenho uma lója com 100 tvs de tubo na verdade eu to começando aos poucos não tenho curso de eletronica nem nada mais seu um pouco ex: descarregar o tubo corretamente , soldar , desoldar , usar o multimetro digital o básico não sei se é analógico é melhor!

porém eu quero aprender e um dia se deus quisér ser um bom técnico em eletronica para concertos de tvs de tubo que eu gósto muito e sempre irei consertar e claro quando ter um conhecimento AVANÇADO com o tempo consertar TVS de LED , LCD porém isso com o tempo !

e Assim ser um Bom Técnico em Eletronica que concérta apenas TVS de TUBO e LCD , LED , PLASMA !

E eu vou chegar lá um dia !

a unica coisa muito difícil para min no momento e caso a TV estrague ou seja não ligue e saber consertar! porque eu não sei ainda usar corrétamente o multimetro e eu tambem não entendo ainda o FUNCIONAMENTO COMPLETO das TVS de TUBO !

será que comprando um CURSO do LUIZ CARLOS BURGOS da BURGOSELETRONICA a pessoa aprende ?

e quanto tempo para a pessoa saber completamente tudo de tvs de tubo ou seja saber tudo de ESQUEMAS que é muito complicado !

Desde já fico no aguardo

adicionado 4 minutos depois

Abaixo estão alguns VIDEO do camarada que disse vejam e me diz se com esses CURSOS dele eu irei saber TUDO ou QUASE TUDO !

Postado

galera eu acho que achei a minha solução do meu problema para ficar tudo 100% de convergencia!!!

vejam o video abaixo até o final!!! e eu vou postar abaixo do video uma imagem da solução !

os russos são os melhores !!!

vejam as 2 imagens da solução abaixo...

claro que é dos eua no brasil será que tem para vender essas fitas de convergencia ?

desde já aguardo respostas completas disso tudo mais não deixam de ver o video completo...

Vejam o link para compra desse produto: https://www.ebay.com/itm/323314271535?ViewItem=&item=323314271535 aceita PAYPAL e CARTÃO INTERNACIONAL kk mais eu não tenho ai complica por isso no brasil é melhor de comprar e no mercado livre não tem :(

1.jpg

2.jpg

Postado
3 horas atrás, bruno1993 disse:

será que comprando um CURSO do LUIZ CARLOS BURGOS da BURGOSELETRONICA a pessoa aprende ?

Acho que isso depende de cada pessoa/ vejo força em voce e acredito que se dedicará.

com certeza vai aprender muita coisa.

3 horas atrás, bruno1993 disse:

quanto tempo para a pessoa saber completamente tudo de tvs de tubo ou seja saber tudo de ESQUEMAS que é muito complicado !

Nao tive acesso ao conteudo do curso, mas com certeza ele não ensina tudo. 

Nao dá pra estimar um tempo pra pessoa aprender alguma coisa, quem dirá tudo. Afinal ninguem pode saber de tudo.

Se o curso vai te dar o que precisa, de verdade não sei, mas uma coisa aprendi no mercado de ações é que não existe melhor investimento que o aprendizado. Vai em frente e faça o que puder.

pra dominar esquemas é um pouquinho complicado, pois não é so olhar pra ele. Tem gente que interpreta de um jeito, outras de outro. Mas a principal diferença é que quando se conhece cada componente, você entende porque ele está lá. E no caso de uma avaria você sabe o que fazer mais rápido porque ele não est fazendo o que deveria.

entao pratique, comece por esta tv. Veja o diagrama dela e localise na placa alguns componentes pra ir se familiarizando com a coisa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!