Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, minha dúvida abrange programação mais específico PHP, existe algum lugar de consulta ou aprendizado para boas práticas de programação? Muitas vezes precisamos dar nome as variáveis e para não ficarmos perdidos temos que ter o código limpo, então minha dúvida é esta, até em relação ao banco de dados que precisamos dar nomes as colunas. Deve ter várias questões de letra maiúscula, underline...

Postado

Bom dia @fredkissfree

Sobre a nomeação de variáveis e colunas, existem as regras básicas de não começar com o nome da variável com numero, não ter espaços ou conter caracteres especiais.

Uma boa pratica também é variáveis ter o nome em minusculo e constantes terem todas as letras em maiúsculo.

Sobre variáveis com nome composto, depende muito da empresa ou do gosto pessoal, alguns separam com underline e outros com a letra inicial a partir da segunda palavra em maiúsculo.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

Concordo com tudo que falaram. 

Eu acrescento a sintaxe alternativa nas cadeias de condicionais.

if() :

ele:

endif;
for():

endfor;

while():

endwhile;

O porque disso, é clareza no código.  Imagina que você tem um IF, mas dentro deste,  tem mais outro IF.   Você terá dois blocos com abertura e fechamento em chaves.  Isso pode atrapalhar ou confundir, então quando tem um ou mais iF dentro de outro é bom colocar na sintaxe alternativa....  Por gosto, eu só uso ele.

if($variavel >= alguma coisa){
      if($variavel != alguma coisa):
           //faz algo
      else: 
         //faz outra coisa
     endif;

if($outraVariavel == alguma coisa):
           //faz algo
      else: 
         //faz outra coisa
     endif;

}

Eu considero boas práticas, usar nomes  compostos de variáveis sempre com a primeira letra do segundo nome maiúsculo.

Manter o código edentado, ter comentários linha a linha ou por bloco....  Comentários são extremamente importantes. Vai que você desenvolva um código e 5 anos depois você precisa dele... mas não se lembra dos detalhes.   O comentário vai ajudar a lembrar e entender. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
10 horas atrás, FabianoS disse:

@fredkissfree Recomendo o livro "Código Limpo de Robert Cecil Martin", ele mudou como eu programo, acho que vai ajudar você, ele não serve só pra PHP, é um ótimo livro.

Super recomendo esta leitura, e está mudando como eu programo também e analiso códigos já pensando no refactoring dele, estou quase acabando de ler ele.

Uso na minhas variáveis o que chamam de camelCase,  ou seja começa com letra minúscula e a variável se for palavra composta, alterna para a primeira maiúscila assim: nomeDaVariavel, da mesma forma como  o @Leonardo0308 mencionou acima.👍

Eu assisti e sigo também o canal deste rapaz Filipe Deschamps, ele também é um praticante do clean code e recomenda também a leitura do livro, veja este vídeo dele explicando sobre a importância dos nomes de variáveis

Caso alguém tenha interesse no livro, aqui está o link Livro Código Limpo Editora Altabooks

Postado
17 horas atrás, fredkissfree disse:

Bom dia, minha dúvida abrange programação mais específico PHP, existe algum lugar de consulta ou aprendizado para boas práticas de programação? Muitas vezes precisamos dar nome as variáveis e para não ficarmos perdidos temos que ter o código limpo, então minha dúvida é esta, até em relação ao banco de dados que precisamos dar nomes as colunas. Deve ter várias questões de letra maiúscula, underline...

Siga as psr: https://www.php-fig.org/psr/

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!