Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Você é um total sem noção?

Fase zero:

software: estude rapidamente matemática com binários e hexadecimal e afins e circuitos lógicos

hardware: Faça acender um led com uma bateria 9V

Agora una os 2: faça um led acender com uma lógica qualquer

Fase um:

Dá uma olhada no datasheet do seu escolhido e compare algumas peculiaridades e semelhanças com a fase zero

Fase dois: aprenda alguma linguagem de programação.

Fase três: compare algumas peculiaridades e semelhanças com a fase dois principalmente a questão do led. Faça-o piscar. Fase impulável.

Fase quatro: em diante você já pode pensar em como dominar o mundo

• Haha 1
  • Confuso 1
Postado

Já estudei sobre as operações de binários, hexadecimais, octodecimais e circuitos lógicos.

Desculpa, mas não entendi seu passo a passo. Poderia explicar de uma forma mais leiga para que eu possa entender?

• Triste 1
  • Membro VIP
Postado

Fase zero: quase completada. Já acendeu um led?

...

Um mc é constituído de circuitos lógicos. Não há necessidade de entendê-lo a este nível mas deve ser minimamente comparado a tal. P.ex. dá uma passada de olhos na linguagem assembly dele e verás muitas semelhanças às operações lógicas que já conheces. Estas prévias são interessantes pra você dar continuidade na introdução a este mundo.

...

E que bom que escolheu a linguagem arduína. Ela é bem elementar e sua comunidade é grande. Mas o melhor de tudo é que ela não vai com minha cara, portanto pouco ou nada (percebe-se) posso lhe somar. Se algum dia se interessar por C, quiçá nossos caminhos se cruzam.

Cogite também a tal bascom. Desculpe também mas aí é que não te ajudo mesmo. Mas dizem que é bem fácil.

• Curtir 1
Postado

@Alberto_Santos ,

A linguagem do Arduíno é mais uma variante do C e C++ ....

Mas eu acredito que sem você ter a noção do que tem dentro de um microcontrolador, e como cada um dos diversos módulo funcionam, é bem mais difícil de se aprender.

Você sabe como funcionam os Timers, os conversores A/D, os Counters, as interrupções, a interface serial ( TTL assincrono, I2C, Twi, etc ... ) , o Watchdog, a geração de PWM,  os tipos de Clock, etc, etc, etc .... ?

Tudo isso existe em um simples AVR Atmega328P, que é 99% do que existe dentro de uma plaquinha Arduino Uno !

A partir desse conhecimento, aí sim entra a linguagem de programação, pois não adianta nada saber como o C funciona mas não saber como usar ele no seu projeto ok ?

Infelizmente não posso te ajudar na programação, mas se tiver dúvidas no hardware do Arduino ou do microcontrolador dele, pode perguntar que eu te ajudo ok ?

Tem bastante informação no primeiro tópico destacado sobre Projetos com AVRs : Design, Programação  em Basic com o Bascom, dá uma olhada nele, baixe o tutorial porque tem bastante informação sobre  microcontroladores e vários projetos simples explicados com detalhes de funcionamento desses módulos  usando linguagem Basic ( Bascom ) :

Paulo

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Se manjar de c for fazer piscar led com vários mc e compiladores, então sim... manjo muito.

#define led RA0 //pic
#define led PORTA.F0 //pic variante
#define led GPIO0.0 //pic 12f
#define led PORTA.0 //avr
#define led PTA0 // MC68HC
#define led P00 //8051
#define led P0.0 8051 variante
#define led PA_ODR_Bit.ODR0 // STM8

void delay(unsigned int dl)
{
while(dl--);
}

void main(void)
{
for(;;)
{
led^=1;
delay(50000);
}
}

O tal arduíno (a exemplo do ccs) tenta mastigar d+ o que torna o aprendizado meio que engessante pois te restringe o acesso às entranhas do mc. Ao meu ver, isso não é muito positivo pois torna as mãos macias e sem calos nos quais dou algum valor. Literalmente ele quer tornar tudo soft... Mas a vida aqui fora é hard. Então já viu né... já passei da idade de ficar trocando fraldas kk

• Curtir 1
  • Haha 1
  • Confuso 1
Postado
9 horas atrás, aphawk disse:

Mas eu acredito que sem você ter a noção do que tem dentro de um microcontrolador, e como cada um dos diversos módulo funcionam, é bem mais difícil de se aprender.

Sim eu também, você pode me indicar algum livro sobre o assunto? Onde explique o que cada componente faz e para que serve.

8051 é um livro bom para se começar a prender sobre o assunto?

9 horas atrás, aphawk disse:

Você sabe como funcionam os Timers, os conversores A/D, os Counters, as interrupções, a interface serial ( TTL assincrono, I2C, Twi, etc ... ) , o Watchdog, a geração de PWM,  os tipos de Clock, etc, etc, etc .... ?

Não.

Arduino me parece bem desafiador, principalmente por ter esse contato direto com hardware.

Postado

@Alberto_Santos ,

Qualquer familia de microcontrolador serve para aprender, mas acho que você vai ter muito mais ajuda se escolher um Avr ou um Pic do que um Arm ou 8051 ou outras famílias.

A melhor plataforma hoje de aprendizado é um simples Arduino, não precisa nem de programador e funciona muito bem.

Como eu disse, ele nada mais é do que um simples Atmega328. Eu começaria estudando ele para começar, olhando os módulos que ele tem dentro dele, como já citei acima, inclusive a memória EEprom e a Ram.

Tem muiiiita documentação por aí, mas experimente baixar o meu tutorial que te indiquei acima , leia alguns dos projetinhos, tem muita explicação do funcionamento dos módulos internos.

Paulo

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!