Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, peguei um motor de passo nema numa impressora, gostaria de ligado então vasculhei a internet para fazer isso sem a necessidade de montar complexos circuitos, então achei esse video e fiz o requerido nele, porém não tinha 1 capacitor de 25v e 270, então usei 2 de 16v e 470 e liguei em paralelo, e também usei uma fonte 12v de 300mah, não funcionou, acredito eu pelo fato da fonte que ele usa no video ter um enorme transformador, enquanto a minha é uma fonte comum 12v, o que acham ?? 

Link do Video: https://youtu.be/Fi64aJfNAGY

WhatsApp Image 2019-03-07 at 13.50.15.jpeg

• Membro VIP
Postado

Teoricamente o capacitor vai agir como um defasador da corrente pra uma das bobinas do motor e vai enganá-lo. Algo como faz o capacitor de partida dum motor ac. Como é senoidal, o de passo deve aquecer um pouco.

Mas tipo assim.. você deve ligar no secundário AC do trafo e não na fonte 12Vdc, entende?.. talvez.

• Curtir 1
Postado

entendi, quer dizer então que terei de pegar um transformador 110 ==> 12 e ligar na saida dele ? e não na saida do transformador da fonte certo ?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Aí sim!

Na verdade não na saída do circuito da fonte. você precisa só do trafo e capacitor, como no video.

Sobre capacitor:

-em paralelo ele se soma ou seja seus 2 de 470 deu 940

-no seu caso vai passar corrente ac por ele. Então você deve ligar em série:

[+] [-]---o---[-] [+]

os 2 [+] vão ser seu capacitor despolarizado, entende?

risco de explosão menor que 50%. Deixe-os longe do alcance de partes sensíveis do corpo.

Publique video-fotos do seu sucesso.

• Curtir 1
Postado

explosão ? kkk ok vou tentar aqui e te atualizo

adicionado 10 minutos depois

Tenho esses 2 trafos aqui, sabe me dizer se algum deles é 110 => 12 ? eles não tem nenhuma escrita

WhatsApp Image 2019-03-07 at 16.01.59.jpeg

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Meça a resistência de todos. A maior resistência deve ser o primario. Por segurança, ligue em série com uma lâmpada incandescente. Ela só pode avermelhar. Se acender quase forte, tá em curto. Meça o outro lado na escala 200Vac

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, Ruan Marra disse:

Tenho esses 2 trafos aqui, sabe me dizer se algum deles é 110 => 12 ? eles não tem nenhuma escrita

Os dois podem ser de 110V, se é de 12V só medindo pra saber.

• Curtir 1
Postado

Ok, medi tudo a saida 12v liguei no circuito do video, liguei a entrada do transformador na corrente eletrica e ta, ligou o motor mas ele fica meio que indo e voltando, tipo vibrando, no sentido anti horario, mexo na chave e não muda nada, se eu não tocar nele ele para ai se eu encostar ele da uma 'vibrada' e para de novo

• 3 anos depois...
Postado

Você poderia ter usado o driver do motor da própria impressora, se motor foi retirado do scanner, o driver vem separado da pcb principal, mas você tem que saber quAl tensão de controle você deve ligar   

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!