Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MFC-9330CDW imprime (foto) página preta com toner recarregado


Ir à solução Resolvido por Pincipi,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Situação inusitada e interessante a qual vou tentar descrever o melhor possível para que alguém possa me ajudar.

A impressora imprimia 100% perfeito com tornes originais tanto fotos como documentos, colorido ou monocromático.

Acabou o torner preto e fiz a recarga com pó preto não original, comprado em 2016 por R$ 40,00 com o frete incluído, 1 quilo, na descrição o vendedor dizia que era pó Brother amostra para teste, destinado a recicladores.

Depois da troca, a impressão continuou perfeita, tanto fotos como documentos, colorido ou monocromático, ou seja, não mudou nada.

No dia seguinte, apenas quando manda imprimir foto, a página sai toda preta, menos as bordas, para ser mais exato, imprime tudo preto apenas na área da foto enquanto que os outros documentos saem normalmente impressos, a página de impressão sai perfeita, os documentos escritos também, apenas nas fotos é que "chapa" o preto.

Olhando com detalhe na folha, dá para ver que a imagem foi impressa colorida mas, o preto cobriu tudo.

Numa impressão de degrade de cores, a área branca sai cinza e todas as outras cores saem preto, dá para perceber que o preto cobriu o colorido.

Troquei o torner e coloquei outro com o mesmo pó, obtendo resultado igual.

Mudei opções de impressão de colorido para monocromático, a página preta saiu como um negativo, nas áreas escuras onde deveria ser preto saiu claro e todo o restante saiu tudo preto.

Mudei opções de editar e criar, editar, efeito Icarus 100%, diminuiu um pouco a pretidão mas, não resolveu.

Mudei opções aprimorar 100% e apenas as bordas ficaram claras.

Combinei com mudanças de opções de qualidade de saída normal e de alta qualidade sem melhoras.

Não tentei inverter as cores, tipo negativo, porque não sei como.

Tudo leva a crer que devo comprar um toner novo original e assim conseguir imprimir perfeito de novo. O problema são os escorpiões dentro do bolso e a cola que grudou os dedos na posição de mão fechada.

Ainda vou tentar colocar um torner vazio no lugar do preto e também algum que esteja imprimindo com falhas para ter mais comparações.

Enquanto isso, publico o post na esperança de que alguém dê a dica de uma solução que não envolva um torner novo e original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Testei com outros torners:

-Vazio por completo (limpo com aspirador) deu página totalmente em branco, não imprime nenhuma cor.

-Falhando (com pouco pó) deu página com falhas no preto, manchas claras e escuras, não imprime nenhuma cor.

-Pó de outro fabricante, tudo preto com as cores de fundo.

-Torner original Brother de R$ 370,00, tudo preto com as cores de fundo.

Mandei imprimir de computadores diferentes, um na rede, outro fora da rede pelo cabo USB. Também mandei imprimir por pendrive e pelo celular, sem nenhuma diferença.

Agora o mistério ficou grande, só falta tentar imprimir de outra impressora.

adicionado 26 minutos depois

Mexi em preferências de impressão:

-Qualidade de impressão de normal para fina classe sem mudanças.

-Perfis de impressão de normal para com economia de torner sem mudanças.

Tentei também executar solução de problemas e deu que não encontrou problemas.

Consegui achar a impressão inversa e nada mudou. (pensei que seria impressão em negativo)

Não mexi em gerenciamento de cores.

Durante os testes apareceu a mensagem de que a lixeira está quase cheia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Outra observação interessante:

Trocando os torners coloridos pelo preto, a página sai inteira da cor do torner colocado no lugar do preto, dá para ver nitidamente que aparece apenas a cor, ou amarela, ou vermelha ou azul, não aparece como no caso da folha preta que dá para ver a imagem impressa de fundo, a cor amarela é bem clara e é como se tivesse mandado imprimir apenas em amarelo, não tem o menor sinal de uma imagem de fundo.

adicionado 9 minutos depois

@Periçá33 Brother MFC-9330CDW. Valeu; verifiquei as "argolas" ou terminais elétricos, tudo ok, quanto a fonte, ela tem o fio que liga direto na tomada, a fonte é interna.

Reforçando o detalhe; não é a folha toda em preto, é só a imagem, por exemplo, escrevo um texto no Word e colo uma foto, a parte escrita sai perfeita e apenas a área ocupada pela foto sai toda preta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Outro teste; coloquei no vidro uma página colorida de revista com foto e com texto, cliquei em copiar, a impressão saiu perfeita, apenas um pouco mais escura que o original, também fiz cópia com a opção em monocromático, na parte do texto ficou perfeito, na parte da foto o contraste ficou bom e perdeu pouca nitidez.

Mandei digitalizar em PDF para o computador e do computador mandei imprimir, saiu a foto chapada toda em preto e o texto parcialmente escurecido nas áreas que deveriam ser em branco.

Mandei digitalizar em PDF para o Pendrive e do Pendrive mandei imprimir, sem passar por computador, saiu a foto semi chapada em preto, sem qualidade, dá para ver que existe uma imagem e na parte do texto, ficou um pouco mais escuro que a situação anterior.

Mandei digitalizar em jpg para o pendrive e imprimir direto do pendrive, sem passar pelo computador e saiu bem escuro mas, um pouco melhor do que o PDF.

Pela lógica, não tem problema na impressora, o problema é ou no computador ou na comunicação com ele, ou no pendrive ou no celular, ou seja, quando a imagem sai da impressora e volta para imprimir fica chapada escura ou totalmente preta, se a imagem não sai da impressora fica perfeita, ou seja quando ela digitaliza e imprime direto.

Por conclusão; vou perder tempo em acionar a garantia, com certeza a impressora não tem problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Parti para a reinstalação de Drivers da impressora e consegui imprimir uma página com perfeição mas, depois voltou a imprimir em preto, tentei reinstalar de novo e não adiantou continua preto.

 

Em detalhe, são dois computadores e a impressora, todos em rede sem fio, com um deles desligado reinstalei os drivers e consegui imprimir, com os dois ligados não consegui.

 

Minha primeira suspeita era o pó de torner, depois foi os drivers, agora me sobra atualizar a firmware dela.

Entrei no site e fui lendo os passos para atualizar, vi sobre a calibragem da impressão e resolvi experimentar antes, não deu certo.

 

Também notei que o indicador de nível da tinta estava abaixando rápido, fiz o procedimento de zerar o contador e mudei para STR, acho que estava em STD, por isso baixou rápido.

 

Tentei calibrar de novo e depois cliquei em reiniciar, também não deu certo.

 

Desliguei a impressora e liguei, consegui imprimir mais uma folha perfeita. Quando tentei imprimir outra, saiu tudo preto.

 

Tentei calibrar e depois reiniciar e depois desligar e ligar, deu uma folha um pouco clara em cima, escurecendo conforme desce e fica mais escuro no fim da folha, na segunda folha, segue a mesma sequencia até ficar totalmente preto na terceira folha.

 

Tentei desligar, esperar vinte minutos e ligar, consegui uma folha com a parte de cima bem mais clara e a parte de baixo um pouco escura, as outras na sequência foram escurecendo.

 

Deve ter alguma relação com temperatura ou com o tempo em que fica ligada.

 

Por hoje chega, amanhã continuo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!