Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Barulho de "estouro" vindo (provavelmente) do PC


Posts recomendados

Bom dia/tarde/noite pessoal!

 

Ontem a noite, fui ligar meu PC e fui recebido quase que com um estrondo, como se algo tivesse explodido dentro dele. Foi um barulho bem alto. Eu já saí de perto dele esperando o pior, e aí começou a bizarrice: Mesmo com o "estouro", o PC iniciou normalmente, como se nada tivesse acontecido. Tudo funcionou perfeitamente. Desliguei imediatamente, e depois decidi religar para ver o que acontecia. Tudo normal.

 

Abri o PC e removi a fonte do lugar (a maior suspeita até então), mas não consegui identificar nenhum capacitor estourado, tanto na Mobo quanto na fonte, mas não abri a fonte pois ela ainda está na garantia, apenas olhei pelas brechas com uma lanterna. Aparentemente tudo ok nela também. Também não senti cheiro de queimado ou notei fumaça ou vazamento de qualquer líquido em momento algum. Cheguei a literalmente colocar a fonte contra o nariz, e só senti o cheiro típico de peças de computador.

 

Remontei tudo e liguei de novo, joguei com um amigo nele, e tudo funcionou como se nada tivesse acontecido.

 

Bem, minha suspeita é que algo tenha estourado na fonte, mas ela (e todo o resto do computador) é nova (comprados em Dezembro do ano passado), então gostaria de saber a opinião de vocês, o que pode ter acontecido e o que fazer agora.

 

Agradeço desde já!

 

Especificações do PC:

 

Mobo: Gigabyte Aorus Gaming 3 B360M

Processador: Core i3-8100

RAM: HyperX 4GB (2 pentes)

HD: Seagate 1TB

Driver de CD/DVD: Asus (não lembro o modelo específico)

Fonte: EVGA 450BT Plus Bronze

 

Acho importante adicionar também que uso um No break com estabilizador pois não consegui comprar um filtro de linha bom ainda, e que eu mesmo montei o PC.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto custou essa fonte? Se e o preco for comparavel, eu tentaria um reembolso e pegaria outra fonte como a PCYes! V2 450 ou CX450. Review dessa EVGA 450BT nao ta muito legal nao...

 

EVGA 450BT Tom's Hardware Review

 

O problema aparentemente sumiu e o PC funciona normalmente como disses, entao, pode fazer como o amigo @ArkSoul disse e continuar usando ela e ve no que da. porém deve ficar ciente que no pior scenario possivel, ela esta com algum defeito, e esse barulho foi um aviso que esta indo em direcao ao tumulo e podes levar algum outro componente junto...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, quero agradecer pelas respostas!

 

A fonte custou R$ 213,90 na época. O "problema" é que eu fiz a compra na Kabum, então já espero grandes dores de cabeça com o pós-venda. De qualquer forma Obrigado pelas dicas. Irei considerá-las para a substituição.

 

E meu maior medo é justamente esse, a fonte resolver morrer de vez e levar outros componentes com ela. Esse foi o primeiro PC que montei, então sinceramente não sei dizer até onde a culpa é de um produto defeituoso ou minha, e isso pode acabar me ferrando na questão da garantia. Acho melhor tentar reduzir danos futuros e deixar o PC parado até que isso seja resolvido.

 

Mais uma vez, muito obrigado pelas respostas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@J.Augusto F Sim! De todas as cagadas que eu posso ter feito aqui, essa foi a pior. Só fui descobrir sobre a praga do estabilizador há pouco tempo (e esse é o tipo de coisa que nunca vi em uma aula de Montagem e Manutenção).

 

Além de Clamper e Upsai, alguma outra recomendação de marca?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, CharaDreemurr disse:

@J.Augusto F Sim! De todas as cagadas que eu posso ter feito aqui, essa foi a pior. Só fui descobrir sobre a praga do estabilizador há pouco tempo (e esse é o tipo de coisa que nunca vi em uma aula de Montagem e Manutenção).

 

Além de Clamper e Upsai, alguma outra recomendação de marca?

Mano, coloca na tomada direto mesmo enquanto não compra o Clamper e Upsai mesmo, agora presta atenção se a sua fonte não for bivolt, se caso ela um dia queimar aciona a garantia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ArkSoul  Tenho quase certeza que essa fonte é "Full Range" (não tem chave seletora), então da pra colocar de boa na tomada direto, só tá faltando agora uma extensão maior (o No-break meio que aumentava a extensão que tem aqui, se ligar o PC só com essa extensão, ele vai ficar no meio do caminho). 

 

No mais, nem quero ligar o PC por enquanto, pra evitar qualquer outras surpresa. Prefiro ver o que a Kabum ou a EVGA tem a dizer sobre a garantia primeiro ou ver se consigo fazer um rolo com ela em alguma loja de informática por aí. Agora que eu tô vendo que, além dessa fonte não ser das melhores, ela ainda vai atrapalhar minha vida em possíveis upgrades. Partiu Corsair pelo visto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...