Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Em qual periférico investir no meu computador?


Posts recomendados

Olá.

 

Eu estou em dúvidas em relação a qual periférico devo trocar no meu computador gamer. Atualmente tenho R$1400 guardados que recebi do meu último mês de estágio, do qual fui desligado e não tenho previsões para voltar a trabalhar, portanto estou em dúvidas de como gastar bem esse dinheiro restante.

 

A configuração do meu computador que comprei no começo de 2017 estará anexada como imagem.

 

Eu estava pensando em emprestar aproximadamente R$200 dos meus pais e comprar um i7 7700, lembrando que não pretendo realizar overclock, portanto essa versão do i7 me parece satisfatória como um investimento a médio prazo.

 

De qualquer forma, ainda tenho dúvidas pois a 7ª geração dos processadores Intel está se tornando um tanto quanto ultrapassada e não tenho acompanhado se os benefícios das novas gerações são gritantes em relação a sétima, e adicione o fato de que inúmeras combinações de compra mais rentáveis podem ser possíveis (nova placa-mãe + processador Intel core 5 da 8ª geração, por exemplo) me deixando ainda mais incerto a respeito de como investir.

 

Se concordarem a respeito de investir num i7 7700, devo lembrá-los que não precisarei atualizar a BIOS para suportar a sétima geração de processadores porque a placa-mãe que tenho já está com um da sétima geração, que é o i3 7100, então acredito que não será necessário fazer a atualização.

 

Então, como vocês acham que devo investir? Lembrando que tenho preferência pela Intel, mas posso pensar se algum investimento na AMD seja muito mais rentável.

 

Obrigado.

 

 

Setup.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O i5 de oitava geração realmente bate no i7 de sétima gen, então se você quiser trocar mesmo, não recomendaria partir para ele, fora o valor exorbitante no qual é encontrado. Minha recomendação é que, se você quiser trocar de MOBO e processador, vá para AMD. O valores cobrados são menores e o desempenho geral por vezes é até melhor (lembrando que Intel se sai melhor na maioria dos jogos, mas a diferença é mínima), um Ryzen 5 2600 e uma placa-mãe, de preferência B360, seria o ideal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kamuri Olha, eu acabei de ver os preços do Ryzen 5 2600 e a B360 e realmente seria um bom investimento, mas eu quero algo mais imediato e menos "complicado", considerando que eu mesmo trocaria o processador. Se eu comprasse um Ryzen 5 2600 daria um trabalho maior porque teria que trocar a placa-mãe também, e eu tenho preferência pela Intel. Nesse caso, com R$1400 + empréstimo de R$200, o melhor investimento seria em um i7 7700?

 

Outra coisa, o i5 de 8ª geração foi usado meramente como exemplo mesmo, não pretendo comprá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra que diabos você quer trocar o processador ou o kit todo se você usa uma gtx 750ti, seu processador suporta uma rx 580 ou rx 570. pra que quer trocar de processador se não vai ter diferença em jogos ?

 

Se você não tem muita grana devia considerar migrar para AMD quando for trocar o kit, é muito mais barato e tem mais desempenho. a grana que você vai gastar em um i7 ou i5 você pega um ryzen 5 1600 + a320 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Schizophrenia disse:

o melhor investimento seria em um i7 7700?

Esse i7 já tinha um custo/benefício ruim desde o lançamento, não vale muito a pena. Fora que, se você quer o PC pra jogar, vai querer algo que dure, então recomendaria o combo AMD mesmo. A questão de trocar os componentes é fácil, ou você pode só levar em alguém de sua confiança. Infelizmente os processadores Intel não estão tendo um bom custo ultimamente, por isso é até difícil alguém recomendá-los.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@maia12 @maia12 @maia12

22 minutos atrás, maia12 disse:

 

 

 

Dentre essas duas opções, qual seria a melhor?

 

Trocar a GTX 750 TI por uma RX 580 ou RX 570 (não sei se haverá um gargalo considerável, estou confiando em ti) ou trocar para um Ryzen 5 1600 + A320?

 

22 minutos atrás, maia12 disse:

pra que quer trocar de processador se não vai ter diferença em jogos ?

 

Eu pensava que somente pelo fato de trocar o processador para um i7 já daria um upgrade bastante notável pelo fato de que possui mais núcleos que um i3 7100 e não importaria tanto a 750 TI, porque ela segura relativamente de boa os meus jogos (PUBG, Fortnite, Apex Legends, GTA V).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite...

Indo na contramão dos colegas, com esse dinheiro aí que você tem disponível, eu apostaria na troca da placa de vídeo.

Com R$ 1.400,00 + uns R$ 450,00 (ou 400), eu pegaria uma GTX 1660 Ti

Até porque, eu acho que a GPU é o componente mais crítico pra se trocar, pois, geralmente, essa é a peça mais cara de um PC.

Um abraço!!! 💪🏼🙂👍🏼

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Richard Dória Sim, seria um ótimo investimento se não fosse o meu i3 7100. Eu duvido que ele consiga aproveitar o máximo que uma GTX 1660 Ti possa oferecer.

 

Dentre todas essas opções, a que mais me interessou foi comprar essa RX 570:

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/7531/placa-de-video-gigabyte-radeon-rx-570-gaming-4gb-gv-rx570gaming-4gd-gddr5

 

Sobraria uns R$700 e eu poderia investir em outra coisa, como em mais um pente de memória 8GB.

 

Investir na RX 580 acredito que não seria uma boa ideia porque teria muito gargalo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Schizophrenia cara, por experiência própria.

Eu te entendo quanto ao fato do processador aproveitar ao máximo da GPU. Mas eu usei durante quase 2 anos uma GTX 1060 de 6GB com um Pentium G4560. Não era o cenário ideal, mas também nunca me decepcionou...

Óbvio que quando eu migrei pro i5-8400, melhorou o desempenho da minha GPU, mas como eu disse (e pra mim, é mais lógico), preferi investir primeiro no que me sairia mais caro, no caso aqui, a GPU que eu paguei esses mesmos 1.400 na época.

Se eu fosse você faria essa jogada, futuramente, venderia essa MoBo e esse CPU que você possui, usava esse dinheiro e pegaria um Ryzen 2600 com uma MoBo B350, inteirando em um pagamento parcelado (se você puder).

É o que eu sempre faço... Quero upar algo, compro a peça parcelado a um bom preço (mas se possível, sempre à vista), e vendo o hardware no qual estou substituindo. Uso esse dinheiro e complemento o pagamento da(s) peça(s) nova(s) adquiridas. Na 'guerreiragem' mesmo amigo.

Mas voltando à sua preocupação quanto a minha sugestão acima:

Não vou mentir e dizer que uns games mais pesados você não terá problema, mas a experiência não fica ruim e você ainda sim conseguirá jogar em um ótimo nível.

A escolha é totalmente sua meu amigo... Tenho certeza que encontrará a melhor solução pra você nesse momento.

Um abraço amigo!!!

💪🏼🙂👍🏼

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Richard Dória Eu vou acabar ficando com a RX 570 mesmo, porque o empréstimo de R$200 não é absoluta certeza que vou conseguir, mas eu entendi a sua jogada e agradeço pela dica.

 

O que você achou do preço dessa RX 570? Acredito ser uma ótima promoção e o i3 7100 casará bem. 

 

Outra dúvida que eu tenho é o que fazer com os R$700 que irão sobrar. Seria uma boa ideia investir em mais um pente de 8GB? Atualmente tenho um da Hyper X DDR4 de 8GB que opera em 2133MHz - e falando em MHz -, se eu comprar mais um pente que opere em 2400 MHz terá algum tipo de incompatibilidade, ou a placa-mãe aceitará normalmente mas operará no limite máximo de 2133MHz? Lembrando que a minha placa-mãe é uma H110M-H.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Schizophrenia o preço está interessante da RX 570. Se for essa a sua escolhia, eu pegaria, já que na faixa de preço, ela é uma placa melhor que a 1050Ti, por exemplo. Por mim, vai na fé amigo.

Agora com os 700 reais que sobrar, você pode pegar mais um pente de 8GB sim, se for de 2.400MHz, ele vai operar na faixa dos 2.133MHz, por conta desse seu outro pente, mas não deixaria de pegar um de 2.400MHz (pensando em futuro upgrade, já que sua MoBo comporta até somente os 2.133MHz) por causa disso (se for fazer isso, pegue um da mesma marca e modelo, preferencialmente), e ainda sobrará uma graninha pra você investir num SSD de 240GB pra deixar essa máquina com o S.O. voando.

Aqui vai duas ótimas opções:

https://www.americanas.com.br/produto/40498714/hd-kingston-ssd-sa400-s37-240gb-6g?WT.srch=1&acc=e789ea56094489dffd798f86ff51c7a9&epar=bp_pl_00_go_todos-os-produtos_geral_gmv&gclid=CjwKCAjwycfkBRAFEiwAnLX5IRsjVXNTEJaeqzQFLtdGQtC54U-3O0YqSolEiGXLR8MzG1osih_tqxoCRt4QAvD_BwE&i=5c18686feec3dfb1f823ae39&o=5b6524d8ebb19ac62c93dfd8&opn=YSMESP&sellerId=8151314000105

https://www.kabum.com.br/produto/94938/ssd-wd-green-2-5-240gb-sata-iii-6gb-s-leituras-545mb-s-e-gravacoes-465mb-s-wds240g2g0a?origem=52&gclid=CjwKCAjwycfkBRAFEiwAnLX5Ie5RgEsmWNljM-AIPcGUA2DLSIMjX4WQg3ALagx0E1ofW-hUWvcGVRoC5owQAvD_BwE
 

 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pega a rx 570, guarda a grana se possível não pegue empréstimos. 😂  junta a grana, espera lançar os novos Ryzen, e lá pro fim do ano você vende seu i3 + sua placa-mãe e compra um Ryzen de 3 geração que vai lançar. provavelmente os novos ryzen vão dar inveja até pra quem já tem.  Se você quiser pegar a RX 580 8gb pode pegar, se tiver gargalo vai ser pouco,  não é isso que vai ser seu limitador.

pegar mais memoria ram nesse kit ai acho que não precisa ainda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Schizophrenia disse:

Nesse caso, com R$1400 + empréstimo de R$200, o melhor investimento seria em um i7 7700?

 

Só pra complementar o que já foi falado pelos amigos.

 

Você dificilmente vai achar um i7 7700 por esse preço, a não ser que parca pro mercado de usados. i7 7700 não é um mal processador, mas ele é um péssimo custo x beneficio atualmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Richard Dória Eu estava pensando e achei melhor gastar o dinheiro restante com um monitor custo-benefício porque não dá mais pra ficar usando VGA, o meu tenho desde 2013. Aí também não teria necessidade de comprar adaptador para VGA.

adicionado 17 minutos depois

Eu encontrei esse aqui:

 

https://www.pichau.com.br/monitor-gamer-samsung-24-sd332-75hz-1ms-ls24d332hsxzd

 

Parece um ótimo custo-benefício, tem 75Hz e 1ms de tempo de resposta.

adicionado 32 minutos depois

Não sei se vale a pena sacrificar um painel IPS pelo TN nessa faixa de preço. O que você acha? 

 

Outra opção interessante foi essa aqui, da LG:

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/6301/monitor-lg-22mp55vq-ips-215-pol-full-hd

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@maia12 Eu tinha decidido comprar esse monitor da AOC que você recomendou exatamente pela vantagem do Freesync. Mas aí veio outra dúvida: será que a minha fonte vai suportar a minha configuração futura? É uma C3Tech 500R VE e entrega no máximo 440W, se não me engano. Acredito que terei que comprar uma fonte nova também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Schizophrenia

Amigo, essa fonte aí é meio que uma 'ogiva elétrica'. Eu correria...

Fontes seguras são Corsair (disparado, e com ótimo RMA e garantia) e PCYes, um pouco inferior, mas é uma empresa nacional e extremamente competente.

Quanto ao monitor, se for comprar, vai nesse indicado pelo @maia12 .

Um abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Richard Dória Ela cumpriu bem o papel até agora, mas é melhor comprar uma nova mesmo. Tem alguma ideia de quantos watts seria recomendável? Eu acho que uma fonte de 500W daria conta com folga.

 

A configuração do meu computador está anexada como imagem pra você ter uma noção de quantos watts precisará.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Schizophrenia eu tive uma c3tech, minha primeira fonte, queimou uma placa de vídeo e uma placa-mãe. eu não ariscaria. sei que é chato trocar a fonte mas ela pode levar todo seu pc pro buraco. eu que o diga. sua configuração deve ficar em tono de 300-330w em carga maxima, 360w deve ser o recomendável.   se a fonte for de qualidade 400w aguenta numa boa. (sem fazer overclock). se eu fosse comprar uma fonte hoje sem querer economizar eu ia na Fonte PCYes 450W 80 Plus Bronze - Electro V2, Outra coisa importante é não usar estabilizador e comprar um bom filtro de linha. eu uso esse Filtro De Linha Clamper 5 Tomadas Iclamper

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@maia12 Beleza, vou comprar uma da Corsair de 450W. Com isso eu tenho mais dúvidas, kk. É quase 100% de chance que uma da Corsair seja com compatível com a minha placa-mãe, né? Como faço pra saber se uma fonte é compatível com minha placa-mãe? É muito complicado trocar a fonte?

 

@Richard Dória Obrigado. Vou comprar da Corsair mesmo, é disparado a melhor marca de fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!