Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino, o que é, e para que serve?


misterjohn

Posts recomendados

A definição eu peguei no google, mas como não tenho formação de eletrônica fiquei na mesma, então queria saber de uma forma mais "popular" e menos técnica e para que serve na prática.

 

“O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source que se baseia em hardware e software flexíveis e fáceis de usar. ... O microcontrolador na placa é programado com a linguagem de programação Arduino, baseada na linguagem Wiring, e o ambiente de desenvolvimento Arduino, baseado no ambiente Processing.22 de set de 2016

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, misterjohn disse:

Vi os 17 minutos de vídeo, arduino é como um mini painel de controle...

 

No caso seria uma ferramenta para construir um painel de controle. 

Pois além da programação podemos adicionar botões e sensores a ele. 

Um outro dispositivo semelhante é o CLP (comando lógico programável), a diferença é que este tem mais recursos e é para uso profissional, amplamente usado na indústria. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, misterjohn disse:

Também é usado na indústria o inversor de frequência para controle de motores.

É usado em conjunto com o CLP, mas numa tarefa digamos mais amadora, com algumas adaptações podemos usar o Arduino para acionar o inversor de frequência e por sua vez acionar um motor AC. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem querer generalizar, então podemos dizer que o arduino já está presente em tudo que requer um comando, controle, efeito, etc, como uma foto célula por exemplo, o controle remoto seja do que for, agora se a gente quer algo a mais que o autor do projeto desses equipamentos citados não pensou ou não se interessou em inserir, ai entra em cena o arduino, que seria mais uma opção para utilizar algo que já existe?

Caso esse pensamento esteja de acordo, então podemos criar um arduino pare exercer uma função totalmente nova, por exemplo, quero montar um sistema que acenda a luz do meu quintal  periodicamente para fins de segurança, então poderia usar arduino e relés para esse fim, sem uso de temporizados ou sensor de presença?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente isso. 

 

Os fabricantes de aparelhos no lugar do Arduino usam componentes próprios, fabricados por eles e que envolvem uma programação mais complexa. 

 

Já o arduino é desenvolvido para o público, pois é fácil conectar num computador, de fazer as ligações e de programar. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falei isso porque tenho 3 ar condicionado split inverter aqui em casa, são modernos, pensei em mim, seria ótimo a gente estar chegando em casa e liga ele pelo wi-fi via celular para já ir "esfriando" o ambiente, mas claro que não farei, nem sei como e não vale a pena pagar para fazer, em uma troca no futuro a gente ve isso ai.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...