Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, 

Estou pensando em comprar um computador para rodar jogos, não me importo em rodar no ultra e nem nada muito absurdo, desde que funcionem. Algo como The Witcher 3, Tomb Raider, Vampyr, Assassin's Creed, etc. Tenho uma placa de vídeo GTX 750 TIi e não pretendo comprar uma nova tão cedo, então por favor, considerem isso como um gargalo. Os computadores que mais me interessei foram esses dois:

Configuração com i3

Configuração com i5

Gostaria de saber se para minhas necessidades eu tenho necessito realmente de um i5, visto o gargalo oferecido pela placa de vídeo.Se acharem que ela não vai gargalar e que a vida útil é superior eu até compro o i5. Gostaria de saber também se me recomendam algum outro processador, da AMD, que tenha desempenho parecido ao do i5 8400, mas com menor preço. Queria saber também se compensa colocar um SSD de 120 GB, só pra deixar o sistema operacional e os jogos e se vale a pena comprar uma placa-mãe sem ser essas H310M de entrada, por algum motivo que eu desconheça. E ainda se vou necessitar de 16Gb de memória ou se são 8Gb são suficientes. Agradeço desde já! 

Postado

@Gustavvo.9

E ai meu consagrado, tudo tranquilo?

Então.

Computadores Pré-prontos são geralmente mais caros que computador "montados", até mesmo os que você manda os caras montarem ficam mais baratos que os pré-prontos.

Qual o seu orçamento?

• Curtir 1
Postado

@Broadwink Po, eu cheguei a pesquisar o custo das peças dessa configuração com i3 ai, no lugar mais barato que tem aqui no Rio de Janeiro e saiu praticamente o mesmo preço, mas não sei como tá agora né. Então, eu estava pensando em algo em torno de R$2100-2300, com o gabinete, mas sem a placa de vídeo, porque já tenho.  E confesso também que me falta um pouco de conhecimento, eu até montei o meu atual mas sinto que não tá da melhor forma possível e tal. E eu também queria pagar parcelado. 

adicionado 17 minutos depois

Acabei de refazer aqui a conta, usando o Boadica como fonte de pesquisa, e a mesma configuração desse i5, deu um custo de R$ 2082, enquanto no site tá por R$2149, realmente tem uma diferença, mas ai tem a comodidade da montagem, entrega grátis, garantia e parcelamento né. Sendo que com o parcelamento fica R$321 mais caro. Mas fico muito em dúvida sobre colocar ou não o ssd e se eu realmente tenho necessidade de um i5 e se a ryzen não me oferece algo superior por um custo menor. Ainda tem a placa de vídeo, não sei a diferença de uma h310M pra uma b360M, ai não sei se preciso disso. 

Postado

Já pensou em montar com um AMD Ryzen? O R5 1600 deve estar na faixa dos R$600, e como tu já tem a placa de vídeo dá pra levar por algum tempo, sem contar que junto com placa-mãe pode sair o combo por volta dos 1000 reais. 

Postado

@Gustavvo.9

Então cara, eu fiz um orçamento aqui.

Ele deu 2300 a vista. não sei se o valor que você me passou era a vista ou parcelado, se for parcelado eu faço outro.

O Ruim de comprar pré-pronto é que eles te empurram uma placa-mãe horrível e de péssima qualidade com uma fonte pior ainda.

O que eu fiz para ti é superior ao i3-8100 em todos os aspectos.

Por exemplo:

No Pc com i3-8100, a placa-mãe é uma h310, essa é a mais básica possível, não que ela seja ruim, mas deixa muito a desejar por esquentar um pouco mais que as outras.

Se uma placa-mãe esquenta mais, ela acaba não gerenciando muito bem a energia de cada componente, e isso compromete a vida util deles.

Então uma placa-mãe de qualidade garante mais longevidade e qualidade para as peças.

Quanto a fonte, essa Aerocool ATX 350W é horrível, e nem tem como defender esta.

Ela vai comprometer a vida útil de quase todos os seus componentes dado que ela não entrega muita energia limpa.

Dica:

Se você for comprar uma fonte e ela tiver essa chavinha:

image.thumb.png.9bb8f93ab8db4f7b6c62c21c21439473.png

É o famoso :"VAI DA ***** VAI DA *****"

Corre disso!!!

O orçamento que te fiz possui uma placa-mãe de qualidade, uma fonte de qualidade e um gabinete que vai te ajudar muito a resfriar as peças e os componentes.

Mas é o que te falei, se ficar violento para você, eu posso montar outro!

Abraços irmão!

Postado

@TheKillerIsMe Po, mas eu penso em no futuro comprar uma placa melhor e com o ryzen eu teria que investir mais no futuro, não?! Até pensei em pegar aquele ryzen 5 2400G, mas fico com medo de no futuro ele não suportar upgrades, ou estou sendo ignorante? Esses 1600 não fica muito abaixo? 

adicionado 3 minutos depois

@Broadwink Po, então. Ano passado eu tentei salvar meu computador mortinho ddr2 lga 775, comprei um processador q9650, mais memória e uma fonte corsair vs 500. Se eu fosse montar um computador novo eu queria usar essa fonte! E isso da placa-mãe ai me esclareceu muitas coisas, cara. Muito obrigado! E eu estava pensando em pagar 2300 parcelado. Quanto ao seu orçamento, eu não consegui vê-lo. Me mandou no inbox? 

Postado

@Gustavvo.9 Abaixo de que? Se for por desempenho ele é bem similar ao i5 8400, só que mais barato e com possibilidade de overclock.

O 2400G é interessante, mas não pelo preço atual...e pra upgrade de VGA no futuro ele deixaria a desejar ainda mais levando em conta que hoje os jogos estão lidando bem com mais núcleos. 

Postado

@Gustavvo.9

Foi falha minha, esqueci de enviar o orçamento.

Mas de qualquer forma vou tentar fazer outro entrando no orçamento de 2,300 parcelado.

Você precise que eles montem tudo ou você pode ir no peça por peça?

Postado

@Broadwink Se o custo de montagem não for tão alto eu gostaria que montassem. Mas se eu pudesse mandar minha fonte pra usarem seria melhor. O que eu faria comprando esse pc pronto seria isso, eu pegaria a fonte ***** e colocaria nesse meu pc antigo pra deixar pro meu irmão mais novo. 

adicionado 1 minuto depois

@TheKillerIsMe Po, eu tinha visto isso da vega. Vi que o desempenho era semelhante ao da gtx 750 ti, achei genial, cara. Mas não me interessa muito se tá próximo da quarta geração. Se eu for montar um ryzen vou nesse 1600x mesmo. Sabe me dizer a melhor placa-mãe pra ele? 

Postado

@Gustavvo.9

Então, consegui montar um orçamento peça por peça na Kabum que quase entra no seu orçamento, esta saindo R$ 2.297,28 sem o frete.

Esse orçamento entra o Ryzen 5 1600, uma placa-mãe de maior qualidade, um gabinete de maior qualidade.

A  fonte eu não inclui pois você disse que já tinha, e a placa de vídeo também.

Esse orçamento que fiz também inclui um SSD, que vai te ajudar bastante na parte de Multitask do PC, pois a melhora de HD para SSD é significativa.

Quanto aos processadores:

O Ryzen 5 1600 é um processador com 6 Cores / 12 Threads.

Enquanto o  I3-8100 é 4 Cores / 4 Threads e o I5-8400 é 6 Cores / 6 Threads.

No geral a maior diferença seria o Clock Basico e o Clock Boost, mas os Threads adicionais do Ryzen 5 1600 fazem com que ele seja superior em jogos CPU Bounds como BF 1/ Hitman 2/ Assassins Creed/ The Witcher e etc...

Fora que para streams, renderização, benchmark's e edição de vídeo, esses threads a mais vão te ajudar de mais!!"

image.thumb.png.96aa899d086d2323f176abf59bb1381a.png

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Gustavvo.9 Qual configuração você tem atualmente? Se for manter essa placa de vídeo por muito tempo, pode nem fazer sentido trocar o resto da máquina. 

Sobre por que optar por um Ryzen 5 1600 ou 2600:

Postado

@Broadwink Po, mano. Muito obrigado! Essa placa ai faz overlock né? E como seria isso na prática? O processador faz automaticamente quando tem necessidade de mais processamento ou eu preciso de programas ou coisas do tipo? E com overlock eu precisaria de mais fans para resfriamento né? 

adicionado 1 minuto depois

@KairanD Minha configuração atual é muito *****, eu tava com um processador quad q9650, que comprei no mercado livre, tava rodando até the witcher, gargalando só nos 4gb de memória que a tecnologia ddr2 permite. Mas assim que acabaram os 3 meses de garantia, puft, a ***** toda queimou. Ai voltei a usar o core2 duo ***** da positivo. 

Postado

@Gustavvo.9

Então:

Processador, memória Ram e Placa de vídeo são "overclockaveis", mas você vai precisar pesquisar um pouco mais sobre isso.

Não é complicado mas também não é um passeio no parque.

Quando chegar as peças, me da um toque pelo fórum mesmo que eu te ajudo a fazer overclock na memória, na CPU e na GPU.

Mas a AMD possui um programa bem intuitivo que chama AMD Masters, por lá você pode fazer um overclock básico no seu processador e memória.

Algo sem mexer na tensão pela BIOS do pc.

A placa de vídeo o MSI Afterburner já faz isso pra ti.

Mas faz o que te falei, me da um toque quando tiver o computador em mãos que eu te dou um help nessa parte.

Postado

@Broadwink Andei lendo uns reviews aqui e acho que vou meter um pouco mais a mão no bolso e pegar um R5 2600, assim como um SSD de 480 GB ao invés de usar HD Sata. No mais eu vou manter sua configuração. Só fiquei mesmo em dúvida sobre pegar o R7 1700 ou o R5 2600, mas acho que vou ficar com o segundo. Ou você acha um gasto desnecessário para a placa de vídeo que tenho? 

Postado

@Gustavvo.9

Então mano,

Existe uma discuçãozinha nos fóruns de TI sobre se realmente vale a pena pagar a diferença do Ryzen 5 2600 para o Ryzen 5 1600 sendo que só muda o Clock de Frequência Base e o Clock de Frequência Boost.

Ambos possuem o mesmo numero de Cores / Threads.

Eu coloquei o HD ali pois o SSD de 120 GB ia esgotar que nem agua.

Então você colocaria o Sistema Operacional no SSD e arquivos mais importantes, e o resto ficaria no HD.

Mas assim, caso você queira pegar o Ryzen 5 2600 e um SSD de 480 é uma boa.

A minha configuração também seria uma boa.

45 minutos atrás, Gustavvo.9 disse:

Ou você acha um gasto desnecessário para a placa de vídeo que tenho?  

De forma alguma, mais para frente você pode meter até uma RTX que, tanto o Ryzen 5 1600 quanto o 2600 aguentam tranquilamente.

Placa de vídeo é o mais importante para rodar jogos, mas também é uma das peças menos importantes no PC, e também é a mais fácil de trocar.

Quando tu juntar uma grana pega uma placa de vídeo nova e é só plugar.

Não vai nem precisar de preocupar com placa-mãe ou Processador.

Qualquer outra duvida é só perguntar

Tmj irmão

Abraços.

• 3 semanas depois...
Postado

E ai, meus consagrados. Então, finalmente to com a grana disponível no cartão pra poder parcelar essa bagaça. Eis que a Terabyte decide tirar o ryzen 1600 do estoque e não tem mais nenhuma placa b350. E antes que digam pra comprar em outro lugar, acreditem, eu pesquisei, simulei preços nas lojas mais baratas do Rio, na Kabum e na Terabyte, no final das contas o valor fica quase idêntico entre os 3, com a diferença que a terabyte me oferece a montagem. Então eu cai num novo dilema. Será que eu vou mesmo precisar fazer overlock? Será que uma placa sem dissipador no vrm é suficiente pra fazer overlock decente? Será que eu conseguiria isso com o cooler de fábrica? Com base nisso eu pensei nas seguintes combinações:

2600 (Terabyte) + asrock a320 hd (terabyte) = R$1360

1600 (Kabum) + asrock 450m pro4 (essa tem dissipador de VRM, 4 slots de memória e várias outras coisascompraria pelo ML) = R$1360

2600 (Terabyte) + Msi b450m gaming (Terabyte, essa não tem dissipador de VRM) = R$1660

1600 (kabum) + msi b350m pro-vh (kabum) = R$1220

2600 (terabyte) + msi b350m pro-vh (kabum) = R$1460

Minha dúvida é, com a falta de b350 no mercado, será que uma a320 seria suficiente pra minhas tarefas? Será que isso diminuiria a vida útil dos meus componentes, mesmo sendo de uma marca consagrada como asrock? Sei que o mais atraente parece ser pegar a b450m pro4, por ser considerada a melhor matx do mercado, mas será que posso confiar no mercado livre? E ainda, será que não compensa pegar um 2600? Tava vendo que o máximo que você atinge num overlock normal no 1600 é 3.8, sendo que esse já o turbo do 2600, indo até 4.0 com overlock. Gostaria da opinião de vocês. Eu até teria grana pra pagar essa composição mais cara com a b450 msi e o 2600, mas fico pensando, será que eu realmente vou precisar disso? A coisa mais pesada que penso em jogar a curto prazo é the witcher, mas também queria poder jogar os jogos que forem saindo por pelo menos uns 5 anos, mesmo que seja no mínimo. 

adicionado 0 minutos depois

@Broadwink @KairanD @TheKillerIsMe

adicionado 12 minutos depois

A placa do ML é essa: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1165265909-placa-me-asrock-b450m-pro4-amd-am4-ryzen-ddr4-chipset-b450-_JM?quantity=1

• Membro VIP
Postado
Em 24/03/2019 às 15:23, Broadwink disse:

@Gustavvo.9

Então cara, eu fiz um orçamento aqui.

Ele deu 2300 a vista. não sei se o valor que você me passou era a vista ou parcelado, se for parcelado eu faço outro.

O Ruim de comprar pré-pronto é que eles te empurram uma placa-mãe horrível e de péssima qualidade com uma fonte pior ainda.

O que eu fiz para ti é superior ao i3-8100 em todos os aspectos.

Por exemplo:

No Pc com i3-8100, a placa-mãe é uma h310, essa é a mais básica possível, não que ela seja ruim, mas deixa muito a desejar por esquentar um pouco mais que as outras.

Se uma placa-mãe esquenta mais, ela acaba não gerenciando muito bem a energia de cada componente, e isso compromete a vida util deles.

Então uma placa-mãe de qualidade garante mais longevidade e qualidade para as peças.

Quanto a fonte, essa Aerocool ATX 350W é horrível, e nem tem como defender esta.

Ela vai comprometer a vida útil de quase todos os seus componentes dado que ela não entrega muita energia limpa.

Dica:

Se você for comprar uma fonte e ela tiver essa chavinha:

image.thumb.png.9bb8f93ab8db4f7b6c62c21c21439473.png

É o famoso :"VAI DA ***** VAI DA *****"

Corre disso!!!

O orçamento que te fiz possui uma placa-mãe de qualidade, uma fonte de qualidade e um gabinete que vai te ajudar muito a resfriar as peças e os componentes.

Mas é o que te falei, se ficar violento para você, eu posso montar outro!

Abraços irmão!

Bom dia

Comigo já deu 💩  3 vezes 🤣🤣🤣🤣🤣, duas fontes (a primeiro só ouvir o pipoco e a fumaça subindo, a segunda foi só um único tiro e um clarão vindo de dentro da fonte) de computador e um aspirador de pó 😌

• Coordenador
Postado

@Gustavvo.9 A diferença de preço entre o Ryzen 5 1600 e o Ryzen 5 2600 geralmente não compensa. E, não, você não vai precisar fazer overclock. A questão da placa B350 (ou B450), mais robusta e com dissipadores no circuito regulador de tensão, vai além da disponibilidade do overclock e envolve também a estabilidade do sistema diante de futuros upgrades:

Postado

Acho que eu já decidi que vou pegar o 1600 mesmo, nem que seja na kabum e compre as coisas separadas. Agora só estou na dúvida entre a asus b450 gaming que tá em torno de uns 580 parcelada, mas tem mais portas USB 3.1 e 4 pentes de memória e a msi b450m gaming de uns 670 parcelada, que só tem 2 pentes de memória e menos entradas. Vi numa discussão aqui do clube que essa asus é meio que uma a320 disfarçada com um chip b450, mas queria saber se a msi não se enquadra no mesmo caso, porque eu gostaria de pagar 100 reais a menos na asus e ter mais 2 pentes de memória ram e mais portas USB 3.1 gen A. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!