Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos, estou com uma placa aqui de uns leds de uma piscina, nela tem alguns capacitores, resistores e trés IRLZ44N cujo a funcionalidade eu n sei bem, uma plaquinha RF 433Mhz e um ci PIC16F886 queimado, e ela tem um controle proprio dela.

Bom eu queria tirar o RF e montar um circuitinho simples pra acender e desligar a lampada do meu quarto e outras coisas se possivel utilizando um modulos relés, mais não sei nem por onde começar.

Se puderem me da uma ajudinha ai fico feliz!!!

Postado

Que ci tem dentro do controle? 

Pra acionar vários relés, vai precisar de um CI PIC que funcione. 

Programa pra ele é fácil de encontrar. 

No lugar do pic também pode usar arduino ou outro micro controlador qualquer. 

Existe também uns cis já próprios para uso com controle remoto, mas não sei se ainda tem pra vender. 

Se fosse somente um canal, até dava pra fazer de uma forma mais simples. 

• Membro VIP
Postado
9 horas atrás, Rodrigo Pereira Pinho disse:

um controle

9 horas atrás, Rodrigo Pereira Pinho disse:

uma plaquinha RF 433Mhz

Você tem ambos? Avalie se é o mesmo par que faller te mostrou. Assim sendo, você está com a faca e o queijo na mão. Adaptação mínima como relé no receptor e botão no transmissor já lhe basta para...

1 hora atrás, Rodrigo Pereira Pinho disse:

acender a lampada

Postado

@Isadora Ferraz Sim estou com o par, pois eles eram da piscina do rancho do meu pai, ai como eu disse, queimou o PIC por causa de curto nas luzes.

Ai eu tirei a placa pra aproveitar o RF e o controle dela.

Agr como eu começo a fazer este projeto? você tem algum esquema?

adicionado 1 minuto depois

@Isadora Ferraz O controle já está montado, com botões e tudo tem uns 5 botões que controlavam os leds da piscina.

• Membro VIP
Postado

Identifique onde está a saída do receptor e conecte um led. Ao pressionar qualquer tecla este deve alterar seu estado. Você pode até ligar 2 leds: um com anodo do + e catodo nesta saída. Outro com anodo nesta saída e catodo no gnd. Resistor 1k em série por favor.

Postado
49 minutos atrás, Rodrigo Pereira Pinho disse:

Agr como eu começo a fazer este projeto? você tem algum esquema?

Não deve ter muita informação por aí, só as plaquinhas prontas mesmo. 

Pra fazer acender a lâmpada do seu quarto o circuito já não fica tão simples assim, pois precisa adicionar um circuito de flip flop. 

Sem o pic, ligando um CI lógico qualquer para função de flip flop qualquer controle que tiver aí poderá acionar sua lâmpada. 

• Curtir 1
Postado
24 minutos atrás, Rodrigo Pereira Pinho disse:

vou ter que ter um ci pra decodificar o sinal né? 

Exatamente. 

Mas talvez não dê pra usar esse controle, pois não dá pra saber qual a codificação que ele envia. 

Postado
28 minutos atrás, Rodrigo Pereira Pinho disse:

então se eu comprar um ci PIC que tinha na placa dos leds da piscina que ta queimado posso usar ele na lampada do quarto normalmente com o controle?

Não. O PIC que você comprar será virgem.

Não tem como saber o que as pessoas que fizeram esse aparelho gravaram no PIC que estava queimado.

Nem mesmo como funciona esse controle, e afinal que tipo é o CI do controle? Você não disse ainda.

Para aproveitar o seu receptor 433MHz somente montando tudo do zero, eu fiz isso para a lâmpada do meu quarto. A programação para o PIC eu encontrei aqui: http://larios.tecnologia.ws/iBlog/archives/4841

Como transmissor usei um controle de portão, assim como é mencionado no artigo.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Pra um liga desliga simples não precisa do pic. Basta um...

15 horas atrás, Renato.88 disse:

um circuito de flip flop

, um relé e claro um pouco de técnica, imaginação e criatividade

• Curtir 2
Postado

@Renato.88 ah sim, agr entendi 

adicionado 4 minutos depois

@Isadora Ferraz É possivel acionar um relé apenas com um circuito desses ?

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

um circuito de flip flop

adicionado 5 minutos depois

No caso vou apertar o botão pra acionar o relé, e apertar pra inverter e desligar o relé, tipo um circuito pra ligar desliga com botões de pressão?

• Membro VIP
Postado
41 minutos atrás, Rodrigo Pereira Pinho disse:

apertar o botão pra acionar o relé, e apertar pra inverter e desligar o relé, tipo um circuito pra ligar desliga com botões de pressão

Exatamente amigo. Mas pra isso você não deve dispensar o teste com leds que te falei. Ou seja, 1º você deve "ver" o botão sendo pressionado.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Ele tem que ficar apagado e só acende quando aperta. Como ligou o led? Enfim. Este sinal do led é que deve acionar a entrada do flipflop e este um relé.

Uma boa referência daqui mesmo...

images?q=tbn:ANd9GcQLLtHYlmwc-cLCKSecLe5

Postado
4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Como ligou o led?

exatamente como você disse, liguei em 5 v coloquei um resistor de 500ohm, mais eu liquei só um com o + na saida e o - no GND

adicionado 15 minutos depois

@Isadora Ferraz Meu conhecimento de eletronica n é tão avançado, como nesse topico ai, meus recursos são bem limitados também, aqui na minha cidade so vende o basicão só tem uma eletrônica.

então, como eu começo a preparar esse circuito flip flop, sem um esquema eu fico cego kk

Eu tenho, capacitores, resistores, fontes, transistors, diodos, leds, e mais um monte de sucata e multímetro bom.

• Membro VIP
Postado

Ok amigo. Como não vi o esquema e datasheet do receptor, minha intuição me diz que o led semiaceso é porque ele mantém um pulsinho curto (estreito) no led. Isso se você estiver usando a saída digital né? NÉ?!!  A analógica não sei como atua (não vi o datasheet lembra?) mas led fraco é um indicativo de sinal analógico. Obviamente não confundiste né? NÉ?!.

Enfim, ligue 2 leds em série pra ver se apaga e só acende com botão. Ou melhor, ligue o led ao contrário:

[+5]..[anodo]->|-[catodo ]-[resistor]..[pino de sinal]

pra ver que merdadá

Agora considere o circuito dica...

images?q=tbn:ANd9GcQLLtHYlmwc-cLCKSecLe5

... e vê se consegue dar alguns passos. Vá por partes: simule ou monte o circuito flipflop e estude e entenda bem seu comportamento. Associe-o a um relé como no esquema. Pronto! 1/2 caminho andado.

Agora transformar o sinal do receptor em pulso único pro flipflop é bem relativamente fácil: um resistor e um capacitor.

• Curtir 2
Postado
Em 25/03/2019 às 14:12, Renato.88 disse:

um circuito de flip flop

Somente uma referência, minha, num passado não muito distante sobre um CI que nada mais é um flip flop-d e que, aqui, pode servir como material de estudo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!