Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Ryzen Balanced ou plano equilibrado do windows 10 ?


Posts recomendados

Sei que existem vários comentários a respeito disso na internet, porém analisando a grande maioria, ainda não consegui chegar a uma conclusão, afinal de contas qual o melhor plano de energia para o windows, quando se está utilizando um processador Ryzen 5 1600? "AMD Ryzen Balanced" ou "Equilibrado" do próprio windows, lembrando que meu windows 10 está totalmente atualizado, utilizo a versão Home.

 

** No plano AMD Ryzen Balanced a frequência do processador e o Vcore ficam sempre no máximo, mesmo que você não esteja fazendo nada no PC, já no plano equilibrado do windows, a frequência / vcore só sobem caso realmente seja necessário.

 

Obs.: Bem que a AMD poderia se pronunciar a respeito disso, pois muita gente está com a mesma dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, simforoso disse:

Eu deixo sempre no "AMD Ryzen Balanced" e o desempenho fica ótimo, com baixa temperatura, fica bem equilibrado. Também uso o Windows 10 Home.

 

Eu também estava utilizando o Amd ryzen balanced, até perceber que a frequência do processador e o vcore ficam sempre no máximo, mesmo você não fazendo nada no PC, já no plano equilibrado a frequência / vcore só sobe quando necessário, por isso me surgiu a dúvida, será que vale a pena deixar o processador sempre no máximo ao invés de utilizar o plano de energia equilibrado do windows ? eu sei q esse plano era necessário assim que o ryzen foi lançado, para acabar com problemas de stuttering e etc, porém será que ainda é necessário ? essa é minha dúvida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, leonardo162 disse:

 

Eu também estava utilizando o Amd ryzen balanced, até perceber que a frequência do processador e o vcore ficam sempre no máximo, mesmo você não fazendo nada no PC, já no plano equilibrado a frequência / vcore só sobe quando necessário, por isso me surgiu a dúvida, será que vale a pena deixar o processador sempre no máximo ao invés de utilizar o plano de energia equilibrado do windows ? eu sei q esse plano era necessário assim que o ryzen foi lançado, para acabar com problemas de stuttering e etc, porém será que ainda é necessário ? essa é minha dúvida.

É uma dúvida interessante, vou dar uma pesquisada ver se acho algo. Mas nunca tive problemas com esse perfil criado pelo driver do chipset AMD. Uso o cooler box da AMD mesmo, e a temperatura não passa de 60ºC nunca em nenhum jogo, nada. Se eu descobrir algo te informo. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Shaman93 disse:

Eu deixo um atalho pras 3 opções no menu iniciar. Boto Equilibrado pra uso leve; Ryzen Balanced pra uso moderado; e Performance pra uso intenso.


image.png.630da07fa9c07f17a571aeaf3d472b8f.png

 

 

Olá, mas na prática você sente alguma diferença mudando o plano de energia ? pois aqui pelo menos testando os dois no Cinebench r20, o resultado foi idêntico em ambos os planos... o desempenho do PC no geral continua o mesmo também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu utilizava o equilibrado reconfigurado. Não curto o CPU quase próximo aos 100% em idle (na verdade o balanced deixava mínimo de 90%). Antigamente existiam problemas em subir o clock dos 1ª geração quando exigido (os P-States não estavam otimizados), daí esta "gambiarra". Se você tá com BIOS atual eu deixaria no default do sistema e monitoraria os clocks em games, se estiverem subindo de boa deixaria assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Phoenyx disse:

Eu utilizava o equilibrado reconfigurado. Não curto o CPU quase próximo aos 100% em idle (na verdade o balanced deixava mínimo de 90%). Antigamente existiam problemas em subir o clock dos 1ª geração quando exigido (os P-States não estavam otimizados), daí esta "gambiarra". Se você tá com BIOS atual eu deixaria no default do sistema e monitoraria os clocks em games, se estiverem subindo de boa deixaria assim.

 

 

A frequência do processador pelo menos no Apex legends, fica a mesma tanto no plano da amd quanto no equilibrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, leonardo162 disse:

 

 

Olá, mas na prática você sente alguma diferença mudando o plano de energia ? pois aqui pelo menos testando os dois no Cinebench r20, o resultado foi idêntico em ambos os planos... o desempenho do PC no geral continua o mesmo também

Cinebench vai medir o desempenho exigindo o máximo do processador, como todos os modos estão em 100% de uso máximo não é pra dar diferença mesmo. A única diferença objetiva que eu percebi foi num programa que uso pra renderizar neurônios. Eu boto um macro pra ir renderizando fatia a fatia enquanto gira tridimensionalmente o neurônio e salva as imagens, então o uso do processador varia de 0 (com a fatia pronta e salvando) a 100% (enquanto renderiza a próxima fatia) em cada etapa do giro. Do equilibrado pro ryzen balanced dá uns 5% de diferença de tempo e do balanced pro alto desempenho uns 3%. Em jogos pesados sinto qualitativamente uma leve redução nos micro stutters, mas provavelmente é puro placebo. Na prática acabo deixando em equilibrado a maior parte do tempo até porque quando vou renderizar pesado faço um overclock de 3.85 a 4.0 GHz, o que acaba me poupando algumas horas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
Em 27/03/2019 às 16:47, Shaman93 disse:

Eu deixo um atalho pras 3 opções no menu iniciar. Boto Equilibrado pra uso leve; Ryzen Balanced pra uso moderado; e Performance pra uso intenso.


image.png.630da07fa9c07f17a571aeaf3d472b8f.png

 

 

como criou esses perfis no iniciar do windows de  Perfomace, Ryzen Balanced e Equilibrado?.. obrigado desde ja

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!