Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Temos 10 PCs numa pequena rede Windows, sendo 5 em cada hub/switch atualmente, mas não temos um "SERVER" (Windows e/ou Dominio, etc).
Estamos simplesmente com as opções de compartilhamento ligadas que estão funcionando tanto quanto o compartilhamento de impressoras (funcionando bem!).
Temos unidades e pastas compartilhadas que são reconhecidas inclusive via CMD (janela DOS), mas o comando MSG por exemplo roda tão somente de/para o próprio PC, não permitindo enviar mensagens via rede. Parece-me que falta alguma conexão que o DOS não reconhece ... 
Os PCs estão rodando com um LOGIN de USER "local" e nomeados como MICRO01, MICRO02, etc... com senha distintas para cada PC.
Pergunto: posso associar TODOS a uma MESMA conta microsoft geral?
O que isso muda? Será que arruma essa conexão faltante para enviar um MSG pela rede ?
Ou qual sugestão encaminham para que funcione? Criar um domínio? Nomear um SERVER? (como? considerando apenas Windows 10 Professional)

Postado

up! Fiz um experiência/teste com apenas 2 PCs em casa mesmo onde verifiquei que mesmo logados numa conta/sessão Windows o resultado é o mesmo... então não se trata do tipo de login de conta! 

E agora ? 🤔

• Confuso 1
  • Membro VIP
Postado

Atenção a regra 1.6, por favor.

Acesse o registro do Windows e navegue até a chave:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Terminal Server

Altere o valor "AllowRemoteRPC"  de 0 para 1.

Reinicie e teste.

Verifique se este app open source não te atende:

http://beebeep.sourceforge.net/

• Curtir 1
Postado
19 horas atrás, ciro-mota disse:

Quais?

Mudamos de escritório a cerca de 3 meses.

Temos um Nobreak monitorável cujo software dispara um "shutdown" com tempo programável via rede para todos os PCs cadastrados como cliente.

A infra-estrutura mudou muito pouco na troca de escritório, só mudamos a operadora de internet praticamente (a antiga não atende no novo endereço).

Agora o software do nobreak não reconhece os PCs de um dos swtichs, justamente o do próprio PC que monitora!! (Absurdo!)

😐

• Membro VIP
Postado

Mudou modem e/ou roteador nessa mudança de escritório? Houve mais alguma alteração na rede? Qual mensagem de erro dada pelo software do nobreak?

• Curtir 1
Postado
Em 29/03/2019 às 14:49, ciro-mota disse:

Mudou modem e/ou roteador nessa mudança de escritório? Houve mais alguma alteração na rede? Qual mensagem de erro dada pelo software do nobreak?

@ciro-mota Sim, mudou modem e roteador. Outra alteração na rede ... Sim! Antes tínhamos apenas 1 TL-SG1016 (hub/switch giga da TPLINK de 16 portas) agora temos 2 como já descrevi. 
Não sei se é mérito escrever sobre o software proprietário, mas vamos lá... o erro no momento de incluir um dos PCs do mesmo switch/hub do PC que monitora é este: "Falha na comunicação com 192.168.2.103: Timeout: connect timed out: 192.168.2.103:15628."

Já entrei em contato com o pessoal da NHS... péssimo atendimento e descaso total!

Desculpe minha coleção de problemas, mas ainda acho que devemos focar no erro inicial... até porque ele também funcionava antes... mas não sei QUANDO parou, pois (o MSG) é um recurso pouco utilizado.

Acredito que parou de funcionar quando a MS atualizou o Windows 10 e retirou o Grupo Doméstico... (chute)

• Membro VIP
Postado

Uma mudança drástica na rede e mudança com alguma complexidade. Resumo, a topologia atual da rede hoje seria essa:

Modem <-> Roteador <-> Switch 16 - 2 <-> PCs?

Qual a marca e modelo do roteador?

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, ciro-mota disse:

Uma mudança drástica na rede e mudança com alguma complexidade. Resumo, a topologia atual da rede hoje seria essa:

Modem <-> Roteador <-> Switch 16 - 2 <-> PCs?

Qual a marca e modelo do roteador?

Topologia atual:

modem --> switch1 <-> PCs

|         |__> switch2 <-> PCs

|_______> roteador <-> notebooks

O roteador que temos é usado apenas para acesso wifi.

O modem é um Mikrotik ligado a um GPON e possui saídas GIGA
Acredito que seria esse que você queira saber marca/modelo... 
Infelizmente o acesso às regras neste modem é feito tão somente pela operadora (Unifique), mas não creio que falte alguma liberação de portas, já que o problema ocorre nos PCs conectados ao mesmo switch do PC que monitora o nobreak.

• Membro VIP
Postado
13 horas atrás, Mlramos disse:

nfelizmente o acesso às regras neste modem é feito tão somente pela operadora (Unifique), mas não creio que falte alguma liberação de portas, já que o problema ocorre nos PCs conectados ao mesmo switch do PC que monitora o nobreak.

Se não achares a solução na rede interna entre em contato com a Unifique pois vejo muitas reclamações onde para evitar o congestionamento da rede deles, bloqueiam portas e serviços as clientes.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Mikrotik além de um roteador, também é um firewall de rede, de modo que alguns protocolos e redirecionamentos precisam ser liberados nele para aproveitamento da rede. No caso do Nobreak, pode ser apenas a falta do redirecionamento para o protocolo SNMP.

Já com relação ao MSG, tente ativar o NetBIOS nas configurações da conexão local.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, ciro-mota disse:

Mikrotik além de um roteador, também é um firewall de rede, de modo que alguns protocolos e redirecionamentos precisam ser liberados nele para aproveitamento da rede. No caso do Nobreak, pode ser apenas a falta do redirecionamento para o protocolo SNMP.

Já com relação ao MSG, tente ativar o NetBIOS nas configurações da conexão local.

@ciro-mota interessante... pelo menos a UNIFIQUE atende bem neste sentido.
Além dos citados acima que, segundo o atendente já estavam "ON", ele também habilitou UPnP ...
Verifiquei tanto o software do Nobreak, quanto o MSG e nenhum funcionou ainda! 😭

• mês depois...
Postado

Apenas para dar um feedback... afinal de contas arrumei! 

(essa é a parte boa 😅)

Infelizmente não sei como! 😥

Na verdade precisei formatar (troca de HD) um dos equipamentos e ... pronto! Está funcionando!

Se fosse meu, já teria formatado antes (pensando que resolveria, rsrs) mas como é na empresa... a gente "reluta" um bocado mais... até lembrei de um dos melhores Tópicos que li aqui no Fórum do CDH:

😜

• Haha 1
Postado
4 horas atrás, Mlramos disse:

Na verdade precisei formatar (troca de HD) um dos equipamentos e ... pronto! Está funcionando!

Então trocar o disco de apenas um dos equipamentos resolveu um problema de comunicação via MSG na rede toda, e mais um problema de identificação de um PC que não respondia a conexão nessa porta 15628? 

Imagino que o nobreak usa MSG para disparar mensagens aos usuários avisando que a força caiu e está operando por baterias e que é melhor salvar as coisas e fechar sessão antes que ele desligue de vez, como fazia nas versões anteriores de Windows usando NET SEND ou WinPopUP

Cada micro tem um desses no-break ou tem apenas um em algum equipamento importante?

4 horas atrás, Mlramos disse:

Se fosse meu, já teria formatado antes (pensando que resolveria, rsrs) mas como é na empresa... a gente "reluta" um bocado mais... até lembrei de um dos melhores Tópicos que li aqui no Fórum do CDH

Formatar um disco e reinstalar o sistema não resolve nada. Só desiste. A questão é sempre contábil: o tempo que você precisa para reinstalar sistemas e aplicativos x o tempo que estima poder investir na correção de um problema... E nem sempre se pode garantir que o problema está de fato em um particular equipamento. Veja esse forum por exemplo, que procura ajudar pessoas com  problemas de... rede e internet

Em 27/03/2019 às 15:05, Mlramos disse:

Pergunto: posso associar TODOS a uma MESMA conta microsoft geral?

Pode, mas não vai fazer diferença nesse caso

Em 27/03/2019 às 15:05, Mlramos disse:

Temos unidades e pastas compartilhadas que são reconhecidas inclusive via CMD (janela DOS), mas o comando MSG por exemplo roda tão somente de/para o próprio PC, não permitindo enviar mensagens via rede. Parece-me que falta alguma conexão que o DOS não reconhece ...

Não existe mais janela DOS. Os serviços de rede disponíveis via CMD ou PowerShell são os mesmos que no resto do sistema.

Em 01/04/2019 às 13:58, Mlramos disse:

Acredito que parou de funcionar quando a MS atualizou o Windows 10 e retirou o Grupo Doméstico... (chute)

Não foi isso. O comando continua funcionando. Mas apenas nas versões Pro e Enterprise do Windows

Em 27/03/2019 às 16:09, Mlramos disse:

Na imagem é possível verificar que a MSG para MICRO07 deu erro e para MICRO04 (que é o mesmo em que o comando foi inserido) funcionou...

Pois é, mas a sintaxe está errada. Você inverteu os conceitos de usuário e máquina... No seu caso, como está claro pelo prompt, micro04 é a conta de usuário e assim você pode escrever MSG micro04 teste e ver a janela da mensagem bem no meio da sua tela, já que é o usuário micro04. Atente para a sintaxe do comando no Windows 10 hoje:

643963819_190509-forum-Windows10MSG.png.db87ef58ce0922f72e20e3593a81d461.png

Se quer mandar uma mensagem para um micro em 192.168.2.103 chamado micro07 para o usuario "local" que foi como você disse que chama suas contas todas, usaria:

MSG local /SERVER:micro07  ou 
MSG local /server:192.168.2.103

Note que não precisa saber a conta (sessão) no micro, mas é claro que precisa saber qual o micro,
ou o nome ou o endereço. Assim funcionaria igualmente:

MSG * /SERVER:micro07 Caiu a energia. Salve tudo e encerrre a sessão em 5 minutos, por favor

Note que mesmo em um .BAT deve ser fácil pegra a saída de um NET view, que dá a lista de máquinas possivelmente na  rede e colocar em um FOR e mandar um MSG * para elas, simulando o que o seu nobreak possivelmente faz quando cai a força. 

Vou resistir à tentação de não escrever agora porque são duas da tarde e vou almoçar e estou ocupado hoje. E se você --- sua conta --- tem os privilégios, pode eu acho mandar um shutdown para desligar todas as máquinas em 8 minutos, por exemplo, mandando um comando como esse:

shutdown /s /m 192.168.2.103 /t 480 /d 06:12 /c "Queda de força"
ou
shutdown /s /m \\micro07 /t 480 /d 06:12 /c "Queda de força"

Note que 06:12 é um código da razão de desligamento. No registro do windows naquela estação vai ficar marcado como "falha de energia:ambiente". Tem uma tabela. Meu predileto é 5:19 = problema de segurança não planejado :D 

• Curtir 1
Postado
Em 28/03/2019 às 15:28, ciro-mota disse:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Terminal Server

Altere o valor "AllowRemoteRPC"  de 0 para 1

Olá! Não precisa habilitar AllowRemoteRPC a menos que vá usar a opção * do comando MSG, como em 

MSG * /SERVER:micro04 "Falta de energia: favor desligar a maquina nos próximos minutos"

no caso do tópico a conta é conhecida: local e pode usar 

MSG local /SERVER:micro04 "Falta de energia: favor desligar a maquina nos próximos minutos"

Não precisa enumerar as sessões então não precisa de RPC. 

Mas em um caso ao menos já vi funcionar mesmo com MSG * e sem RPC: no micro que estou usando agora, então acho que nem era pré-requisito afinal.

Note que a mensagem só aparece em uma sessão aberta então se estiver na tela de login não vai conseguir enviar nada. Mas vai receber uma mensagem de retorno na estação de origem.

Em 28/03/2019 às 07:30, Mlramos disse:

up! Fiz um experiência/teste com apenas 2 PCs em casa mesmo onde verifiquei que mesmo logados numa conta/sessão Windows o resultado é o mesmo... então não se trata do tipo de login de conta! 

E agora ? 🤔

Se testou do mesmo jeito que na empresa quando postou a imagem no tópico não vai funcionar mesmo. a Sintaxe não é essa... Use

MSG usuario /SERVER:nome_do_micro mensagem

• Curtir 1
Postado
18 horas atrás, arfneto disse:

Então trocar o disco de apenas um dos equipamentos resolveu um problema de comunicação via MSG na rede toda, e mais um problema de identificação de um PC que não respondia a conexão nessa porta 15628? 

Desculpe, me empolguei com o suposto "CONSERTO"... a resposta é SIM e NÃO, explico: o problema com este PC formatado foi resolvido em relação ao software de gerenciamento do nobreak, mas não resolveu a parte das MSG!

Imagino que o nobreak usa MSG para disparar mensagens aos usuários avisando que a força caiu e está operando por baterias e que é melhor salvar as coisas e fechar sessão antes que ele desligue de vez, como fazia nas versões anteriores de Windows usando NET SEND ou WinPopUP

Cada micro tem um desses no-break ou tem apenas um em algum equipamento importante?

Como funciona o software (NHS Nobreak Monitor), não faço ideia mas acredito que ele apenas faça o comando do shutdown para o IP fixo! Temos apenas 1 nobreak para todo o ambiente e PCs, mas o software de gerenciamento está instalado completo em apenas 1 (que monitora) e "client" em todos os demais. Isso inclusive corrobora que os comandos CMD rodam bem na rede... mas o MSG não...

Formatar um disco e reinstalar o sistema não resolve nada. Só desiste. A questão é sempre contábil: o tempo que você precisa para reinstalar sistemas e aplicativos x o tempo que estima poder investir na correção de um problema... E nem sempre se pode garantir que o problema está de fato em um particular equipamento. Veja esse forum por exemplo, que procura ajudar pessoas com  problemas de... rede e internet

ok, concordo... é mais fácil mesmo, rsrs 😊

Pois é, mas a sintaxe está errada. Você inverteu os conceitos de usuário e máquina... No seu caso, como está claro pelo prompt, micro04 é a conta de usuário e assim você pode escrever MSG micro04 teste e ver a janela da mensagem bem no meio da sua tela, já que é o usuário micro04. Atente para a sintaxe do comando no Windows 10 hoje:

Vou refazer os testes ref MSG e retorno aqui assim que possível, grato.

Note que mesmo em um .BAT deve ser fácil pegra a saída de um NET view, que dá a lista de máquinas possivelmente na  rede e colocar em um FOR e mandar um MSG * para elas, simulando o que o seu nobreak possivelmente faz quando cai a força. 

Interessante sua ideia, mas o MSG não era utilizado para esse fim ... como já disse anteriormente o problema do software do nobreak está caminhando para solução (está na hora de formatar os demais equipamentos mesmo!) kkkk 

Muito obrigado novamente

Postado
6 horas atrás, Mlramos disse:

Interessante sua ideia, mas o MSG não era utilizado para esse fim ... como já disse anteriormente o problema do software do nobreak está caminhando para solução

Entendi. Se achar útil pode postar essa questão do nobreak no FORUM, com a marca e modelo dele e pode ser que alguém tenha um igual ou parecido e possa ajudar

Dados Históricos, para quem se interessa ;) 

O MSG é o sucessor do NET SEND das versões antigas de windows, e uma necessidade parecida vem de muito antes, quando o acesso aos computadores era por terminais, que nem sempre eram locais --- estou falando da era pré-Linux --- e quando caia a força no servidor o no-break mais sofisticado tinha dois fios que você podia colocar num conector serial e conectar de volta ao servidor. Não tinha softwar0, só os fios. Hoje em geral é um cabo USB e vem com o nobreak um programa e tal. Naqueles tempos, com esses dois fios entrando numa porta serial você monitorava o sinal e o no-break avisava quando caia a força. E aí você tinha que avisar todos os usuários conectados para salvar tudo e fechar a sessão, porque o servidor ia parar. Você escrevia um programa em C que monitorava essa "porta", em geral, já que falamos de Unix e o compilador C estava sempre ali. Ainda está, no caso do Linux, que é igualzinho.

Já escrevi algo assim também para Windows usando VBScript, mais simples. E C++ pro Windows. E C no Linux.

Mas aí fiquei pensando se daria para escrever com os mínimos recursos dos batch BAT no windows. E até dá. Escrevi esse Bye.BAT no café ontem a tarde, e a listagem --- termo bem anos 80 --- está aqui, caso alguém ache útil pode copiar.

'Bye' envia o shutdown para os micros da lista
'Bye cancela' faz o óbvio, afinal eu não queria mesmo desligar as máquinas aqui  
'Bye MSG' testa o comando MSG para as estações, com a opção * 
          para não ter que saber qual o usuário que tem sessão aberta

Note que por padrão o Windows grava essas coisas todas no log, então é melhor não falar mal de ninguém via MSG :D Veja

shutdown:

190510-shutdown-ev.png.00979df48d44342f6da9f406aa7bf1e3.png

Note que o comentário /c e a razão de desligamento /d 06:12 vão para o log também

Cancelando:

190510-shutdown-a-ev.png.24af5e7f94afd8d7e6a65872b7a6b99d.png

Ou mesmo as MSG:

190510-msg-ev.png.991cc926871cb8e95d962b1b70f42309.png

Na tela dos micros vem o esperado:

shutdown:

190510-shutdown.thumb.png.e248b1948b57b9b66bdf501fb03947dd.png

Note que não foi de fato a escolha do infeliz que está usando a máquina. A mensagem de desligamento remoto é cruel. 

Cancelamento:

190510-shutdown-a.thumb.png.c46775840ae8e48cc643ba046ce0c39d.png

E a MSG

190510-msg.png.d4e354a0422c76b0aef807ebcb6115e8.png

E as mensagens ficam lá no log:

190510-msg-ev.png.991cc926871cb8e95d962b1b70f42309.png

Segue o código. Não tem nada de especial. E poucos cuidados, claro, é só um teste. Mas ao menos ele não tenta desligar sua própria estação. O tempo para desligamento e as mensagens estão logo no começo para ficar fácil de alterar. E a lista de micros está no final. Altere para testar com os seus. Fui legal e usei micro00 até micro09, quase como em sua rede

Se você não tem um servidor WINS ou DNS local é melhor não contar com um NET VIEW para listar as estações como era nos '90

@ECHO OFF
SETLOCAL ENABLEDELAYEDEXPANSION ENABLEEXTENSIONS

set MODO_CANCELA="cancela"
set MODO_DESLIGA="desliga"
set MODO_MENSAGEM="mensagem"

SET eu=\\%COMPUTERNAME%
SET lista=%TMP%\lista.txt
SET howto=%TMP%\howto.txt
call :criaLista

set /a tempo=480
set mensagem="Queda de energia: desligamento ocorrera em 8 minutos"
set alerta="Queda de energia. Favor desligar o sistema nos proximos 8 minutos"
SET /A nMaq=0

IF "%1" == "cancela" (
	ECHO     ***** Cancelando comandos'shutdown' em efeito
	set modo=%MODO_CANCELA%			
) ELSE (
	IF "%1" == "msg" (
		ECHO     ***** Enviando '%2' para as estacoes
		set modo=%MODO_MENSAGEM%
	) ELSE (
		IF NOT "%1" == "" (
			ECHO     ***** Parametro invalido '%1' 
			EXIT /B 1
		) ELSE (
		    ECHO     ***** Enviando comando para desligar as estacoes em %tempo% segundos
		    set modo=%MODO_DESLIGA%	
		)
	)
)

REM loop so para contar quantas estacoes sao
FOR /F "usebackq tokens=1" %%i in (%lista%) do set /a nMaq=nMaq+1

REM mostra para quantas estacoes vai enviar o comando
IF %nMaq% == 1 (
	Echo           Apenas nossa estacao %eu% esta ativa. Nada a fazer.
	EXIT /B 0
	) 
IF %nMaq% == 2 (
	Echo Apenas uma estacao esta ativa
	) ELSE (
    Echo           %nMaq% estacoes encontradas na lista. 
	)

SET /A maq=0
REM executa os comandos
IF %modo%==%MODO_DESLIGA% (
    FOR /F "usebackq tokens=1" %%i in (%lista%) do IF NOT %%i == %eu% (
    	SET /A maq=maq+1
    	@echo           Estacao !maq! de %nMaq%: %%i
    	call shutdown /s /m %%i /t %tempo%  /d 06:12 /c %mensagem%
    	) ELSE (
    	@echo           Pulando esta estacao %eu%
    	)
    EXIT /B 0
)

IF %modo%==%MODO_CANCELA% (
    FOR /F "usebackq tokens=1,* " %%i in (%lista%) do IF NOT %%i == %eu% (
	    	SET /A maq=maq+1
	    	call shutdown /a /m %%i
    	) ELSE (
  	        echo           Pulando esta estacao %eu%
    	)
    EXIT /B 0
)

FOR /F "usebackq tokens=1" %%i in (%lista%) do IF NOT %%i == %eu% (
		SET /A maq=maq+1
		call MSG * /SERVER:%%i %alerta%
 	) ELSE (
  	    echo           Pulando esta estacao %eu%
  	)
EXIT /B 0

REM ***** cria lista com os micros *****
REM podia ser apenas um SET lista = `net view` mas nas versoões recentes
REM de Windows a descoberta de rede não é confiável então se você não tem um servidor
REM WINS ou DNS local preencha aqui a lista de micros wm um arquivo. 
REM Porque criar o arquivo a cada vez? simples preguica de eidtar e atualizar outro arquivo
REM
REM ao final cria o arquivo com a mensagem de intrucoes
REM
:criaLista
    IF EXIST %howto% DEL %howto%
    IF EXIST %lista% DEL %lista%
    REM ---------------------------- edite aqui a lista de computadores, um por linha
    REM                              ex: @echo computador >> %lista%
    @echo micro00 >> %lista%
    @echo micro01 >> %lista%
    @ECHO micro02 >> %lista%
    @ECHO micro03 >> %lista%
    @ECHO micro04 >> %lista%
    @ECHO micro05 >> %lista%
    @ECHO micro06 >> %lista%
    @ECHO micro07 >> %lista%
    @ECHO micro08 >> %lista%
    @ECHO micro09 >> %lista%
    @echo hp8000 >> %lista%
    REM so para testar
    @echo %eu% >> %lista%

ECHO: 
	ECHO     use 'Bye' sem qualquer argumento para enviar o comando shutdown >> %howto%
	ECHO         'Bye cancela' para cancelar o shutdown >> %howto%
	ECHO         'Bye msg' para enviar mensagem para as estacoes na lista >> %howto%
	ECHO:         >> %howto%
	ECHO         arfneto (2019) >> %howto%
	ECHO:         >> %howto%
	TYPE %howto%
    IF EXIST %howto% DEL %howto%

EXIT /B 0

Bom trabalho

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!