Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RX 570 e fonte Cooler Master Elite 400w: quais adaptadores usar?


Posts recomendados

Boa noite. Não sei se é a área certa , mas não encontrei sub área similar ao assunto na área de Placa de vídeo. Caso esteja errada me desculpem. Bom indo ao que interessa , comprei recentemente uma XFX Rx570 8Gb GDDR5 , e eu já sabia que ela exige um conector 8 pinos , mas como o anúncio da Amazon dizia que ela vinha com um adaptador 6->8 fiquei em paz. Pois bem , a dita cuja chegou hoje , só que o adaptador que vem é 2x6 -> 8 , e não 1x6 -> 8 como esperava. Antes de mais nada quero deixar claro que minha fonte da conta do recado sim , já estudei o consumo de todas a peças e o fornecimento da mesma e vi que quanto a isso não há problemas , logo dispenso comentários do tipo " Se pede 8 , tem que ter de 8" " compra outra fonte " etc. Até porque não tenho condições de comprar uma fonte agora muito menos tendo uma com potência de sobra funcionando. Minha dúvida é : Tenho um conector Pcie de 6 pinos , um Atx 4 pinos e um monte desses molex e SATA disponíveis. Qual seria a melhor opção dentre essas conexões livres que possuo pra alimentar os 8 pinos da placa? Um que passa direto dos 6 pra 8 vai faltar energia , sendo melhor usar dois Sata ou o de 6 Pcie + 4 ATX? Ou posso colocar um adaptador de 1x6 pra 1x8 sem medo? Desde já agradeço a todos !Obs : A fonte é uma CoolerMaster Elite Power 400w , e segundo o msi calculator meu sistema consome no máximo de pico 255w.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não tô entendendo esta sequência 1x6 1x8 2x6 sendo que todos os adaptadores que já vi são 2 por 6 ou 2 por 8, ou seja, duas conexões molex para uma saída 6 ou 8 pinos. A não ser que seja um adaptador dois molex para 6+2 e não 6x2 como você tá dizendo aí, o que resultaria 12... rs

PS: Não me usa o ATX 12v (4 pinos, ou 4+4) da placa-mãe nisso aí hein!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Phoenyx disse:

Não tô entendendo esta sequência 1x6 1x8 2x6 sendo que todos os adaptadores que já vi são 2 por 6 ou 2 por 8, ou seja, duas conexões molex para uma saída 6 ou 8 pinos. A não ser que seja um adaptador dois molex para 6+2 e não 6x2 como você tá dizendo aí, o que resultaria 12... rs

PS: Não me usa o ATX 12v (4 pinos, ou 4+4) da placa-mãe nisso aí hein!

Pior que tinha pensado na possibilidade de usar o ATX mesmo kkkkkk por isso que perguntei 😳. Os adaptadores que eu tava dizendo , queria dizer por exemplo , o que veio ele tem duas entradas de 6 pinos e uma saída de 8 pinos. Não entendi bem a necessidade de duas conexões de 6 pra converter pra uma de 8 , tem entrada da cabeça de oito pinos que leva dois cabos(um de cada entrada) e alguma só leva uma de algum deles , sendo assim acho que não dá pra usar ele com uma das entradas só.Minha dúvida é se a melhor opção é um desses adaptadores que tem só uma entrada de 6 e uma saída de 8, ou esse que o amigo postou imagem , com dois molex/SATA pra 8 pinos.

adicionado 1 minuto depois
1 hora atrás, faller disse:

Você pode encontrar em boas casas de informática adaptadores tipo esse dai:

image.thumb.png.b232c298c1819bb002a30469584708db.png&key=932d69d8514fc575&key=932d69d8514fc575&key=932d69d8514fc575

Eu pensei nesse sim. Ele é uma boa mesmo? Da pra confiar para a VGA na alimentação que vem dos molex? Não existe diferença na confiabilidade em relação às saída PCIe? Obrigado amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A função de se ter 6 ou 8 pinos é a de melhor alimentar a PV. Melhor alimentar no sentido de melhor distribuir a corrente exigida pela placa de vídeo. Comparando entre as duas alternativas por você sugeridas, com certeza absoluta, aquela de derivar a alimentação a partir de dois conectores molex é a melhor alternativa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, faller disse:

A função de se ter 6 ou 8 pinos é a de melhor alimentar a PV. Melhor alimentar no sentido de melhor distribuir a corrente exigida pela placa de vídeo. Comparando entre as duas alternativas por você sugeridas, com certeza absoluta, aquela de derivar a alimentação a partir de dois conectores molex é a melhor alternativa..

Entendi , tá ótimo então amigo , obrigado! Estava receoso quanto ao molex porque antes eu achava que qualquer linha 12v servia pra qqr componente , mas pesquisando hoje vi uns caras dizendo que o atx não serve pra placa de vídeo , nem de 4 , 6 nem 8 pinos. Achei estranho , afinal se a fonte vier com conectores de 6 e 8 como você vai saber qual é para o pci e qual é para ATX? E por que o ATX não deve ser ligado na placa de vídeo? A ordem das conexões é diferente? Por isso fiquei receoso , achei que analogamente ao caso do ATX , os molex só serviam pra HD , gravador dvd e coolers. Bom vou comprar esse então(apesar de ser difícil achar aqui). Obrigado a todos .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Do ponto de vista corrente e tensão sim o conector de 6 vias, próprio para alimentar GPU, atende mediante uso de um correto adaptador, alimentar a CPU mas note, esse adaptador terá de inverter a polarização do mesmo pois tem diferente polarização cada um desses conectores. Cheque para ver e entender..

CPU%20x%20GPU_zpsbxewnrc6.jpg~original

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/03/2019 às 19:52, faller disse:

Do ponto de vista corrente e tensão sim o conector de 6 vias, próprio para alimentar GPU, atende mediante uso de um correto adaptador, alimentar a CPU mas note, esse adaptador terá de inverter a polarização do mesmo pois tem diferente polarização cada um desses conectores. Cheque para ver e entender..

CPU%20x%20GPU_zpsbxewnrc6.jpg~original

 

Hmmm Ah sim , deu uma bela clareada agora , tava muito confuso sobre isso , ótima explicação essa imagem! Uma dúvida. De onde vem aquelas duas perninhas nos conectores 6+2 pra ter Aquele Sense B , Se essas perninhas saem do próprio 6 pinos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/04/2019 às 05:13, faller disse:

Aquilo é simplesmente o terra que é aportado alí no pino que está pintado na cor azul...

Se o terra aparecer alí, sentido pela placa de vídeo, é porque o conector está presente e corretamente conectado, ligado...

Hmm entendi. Uma dúvida então. Já que os coloridos ali não tem diferença , são todos terra da mesma maneira , é possível(e funcional) eu ligar o conector de 6 da minha fonte e as duas pernas de terra do atx-12v que tenho sobrando? Pensei em cortar esse ATX que tá sobrando aqui e fazer uma espécie de 6+2 com o 6 pinos que eu já tenho. É justo fazer isso?

 

Edit: To perguntando isso pois não encontrei em nenhuma loja física na minha cidade(RJ) o adaptador Molex e online sai o olho da cara o frete , então gostaria de me certificar de que não há outra alternativa antes de gastar mais de 40 pratas desnecessárias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, faller disse:

Podes sim pegar o ou os fios terra de onde quiseres, pode ser do ATX12, pode ser de um conector molex. Isso vale também para qualquer fio amarelo, 12 Volts, se necessitar podes pegar ou do ATX12 ou dos molex, sem nenhum problema..

Show eu consegui montar um conector aqui e aparentemente ficará funcional , mas agora estou com outro problema que não sabia que teria... Quando fui encaixar a placa de vídeo , aquela chapa que serve pra parafusar a placa no gabinete atinge o limite no meu gabinete antes de os contatos do PCIE entrarem todos. Tentei ligar o PC assim mesmo(do lado direito os contatos foram até o final) e a placa de vídeo rodou um fan e o outro ameaçou rodar mas não foi , ameaçou dar vídeo mas não deu , ficou um 10 segundos assim e o led dela mudou pra vermelho e desligou tudo como se tivesse desistido porque não tava dando certo  , tentei uma segunda vez e deu no mesmo. Amanhã vou tirar todo o Pc do gabinete e tentar testar na bancada , aí dou um retorno dizendo se obtive sucesso! Valeu por toda ajuda meu amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!