Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação de novos Coolers


Posts recomendados

Minha CPU e GPU estão ficando com temperatura de 97 C e 87 C respectivamente quando estou jogando GTA V, gostaria de saber quantas fans eu vou precisar pra ter uma temperatura normal e também como eu os instalaria, se é na fonte, na placa-mãe, enfim, sou bem leigo no assunto.

 

Meu computador: https://www.pichau.com.br/computador-pichau-gamer-ryzen-5-2600x-geforce-gtx-1660-ti-6gb-zotac-8gb-ddr4-hd-1tb-600w-pouter

 

A placa-mãe eu alterei para: ASUS Prime B450M-GAMING/BR Socket AM4, Chipset AMD B450

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente eu estava tendo problemas com temperatura igual a você (tem um post sobre isso) eu já estava até comprando um novo cooler já que todos os programas acusavam valores altos, ai antes de radicalizar e trocar a peça, eu formatei e reinstalei o windows, as temperaturas voltaram aos patamares normais e o meu é um water cooler possante (está na assinatura), mas de qualquer forma, verifique a pasta térmica do processador, se o cooler está bem preso (aqueles coolers de ponta retráteis costumam causar aumento por não ficar totalmente encostado no processador) e sobre as ventoinhas de gabinetes, não se deve encher o mesmo de vários modelos e formatos, em posições aleatórias, o ideal é instalar em números pares para ter o mesmo fluxo de aspiração e inspiração do ar, bem como os mesmos tamanhos e potências para haver um equilibrio na pressão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1x Fan 120mm traseiro jogando ar para fora

1x Fan 140mm em cima jogando ar para fora

1x Fan 140mm em cima jogando ar para dentro

 

Fans com CFM alta como Akasa Apache Black ou Akasa Viper

 

Se vai resolver ou não, é impossível te dizer. Esse tipo de gabinete onde os Fans frontais são enfeite, são quentes. É mais fácil o problema ser resolvido quando a sua temperatura ambiente é de 5°C do que quando a sua temperatura ambiente é de 40ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, MrNobody disse:

1x Fan 120mm traseiro jogando ar para fora

1x Fan 140mm em cima jogando ar para fora

1x Fan 140mm em cima jogando ar para dentro

 

Fans com CFM alta como Akasa Apache Black ou Akasa Viper

 

Se vai resolver ou não, é impossível te dizer. Esse tipo de gabinete onde os Fans frontais são enfeite, são quentes. É mais fácil o problema ser resolvido quando a sua temperatura ambiente é de 5°C do que quando a sua temperatura ambiente é de 40ºC.

Meu gabinete possue dois fans no frontal para aspirar o ar (não são enfeites)  e dois para expirar , todos do mesmo tamanho....ao usar essa configuração irá causar um desiquilibrio no sistema porque irá entrar mais ar do que sair e sair menos do que entrar...agora cada cabeça uma sentença.

adicionado 4 minutos depois
2 minutos atrás, Pedro Marcos disse:

@misterjohn O computador chegou há 3 dias, então acredito que a chance de uma formatação ser a solução, é bem baixa.

voce citou esse prazo agora, mas isso é irrelevante, não que seja seu caso, mas para corromper arquivos, seja por qualquer motivo, não precisa ser uma instalação de meses, se a pessoa fizer algum procedimento indevido pode acontecer, mas isso seria algo extremo, quando não conseguir nenhum resultado como no meu caso, ai radicalizei, agora talvez alguma confiração da bios tenha sido inadequada, não custa tentar tirar a bateria aguardar e recolocar após isso escolhe a opção "Load Defaults Values" ou carregar valores básicos ou algo parecido com isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn  E o o Gabinete dele é um Pouter II que assim como o Liketec tem esse problema de circulação de ar - devido aos fans frontais estarem colados no vidro se houvesse espaço seriam fans funcionais:

 

 

Se ele abrir o Pouter II e colocar uma folha de papel perto do fans os fans vão aspirar a folha. E o mesmo gabinete vem com 3 fan frontais de enfeite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Marcos Tem, retirar o painel de vidro frontal e mesmo assim o que aconteceria é que seu PC teria acumulo de poeira por não ter proteção contra a mesma. E você acabaria tendo que limpar o gabinete frequentemente, para não causar problemas de temperatura alta por acumulo de poeira nos componentes do PC.

 

E se não me engano, não é possível retirar o painel frontal do Pouter II, pelo menos não de maneira fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Marcos não, não é você não consegue controlar a direção do ar com um ventilador. Mas, abrindo a lateral é para a temperatura baixar um pouco se o computador estiver em algum aplicativo que não utilize muito ele. 

 

Já em jogos não é garantido, qualquer diminuição na temperatura vai gerar espaço para que a CPU ou GPU trabalhem em frequências maiores e consequentemente aumentando a temperatura delas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, MrNobody disse:

@misterjohn  E o o Gabinete dele é um Pouter II que assim como o Liketec tem esse problema de circulação de ar - devido aos fans frontais estarem colados no vidro se houvesse espaço seriam fans funcionais:

 

 

Se ele abrir o Pouter II e colocar uma folha de papel perto do fans os fans vão aspirar a folha. E o mesmo gabinete vem com 3 fan frontais de enfeite.

Peço que me desculpe, achei que estava generalizando, não conheço esse e nenhum outro gabinete, só pesquiso quando vou comprar um, depois esqueço e nem quero saber porque não me agrega nada, agora nesse caso, o construtor falhou e feio, antes com a tampa, o fluxo era inócuo, parecia até que estava expirando, mas sem a tampa, ai o ar entra para valer.

adicionado 2 minutos depois
4 horas atrás, Pedro Marcos disse:

@MrNobody Não há nada que possa ser feito pra que esses fans sejam úteis?

Se for vidro, você pode encomendar em uma vidraçaria uma peça do mesmo tamanho, com furação em frente as ventoinhas ou então comprar uma placa de acrílico e furar você mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!