Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia. Um tempo atrás criei um tópico no fórum buscando por opiniões quanto ao computador que deveria montar com um orçamento de até R$ 3.000,00, incluindo nesse valor o monitor. Resolvi seguir a maior parte das sugestões, mas investi um pouco mais por considerar que o custo x benefício seria interessante. Acabei investindo na casa dos R$ 3.200,00, com gabinete e frete. A máquina ficou assim:

Processador AMD Ryzen 5 1600 3.2GHz / 3.6GHz Max Turbo

placa-mãe Biostar A320MH DDR4 AMD AM4

Placa de Vídeo Gigabyte Radeon RX 570 Gaming 4GB

2x Memória DDR4 Kingston HyperX Fury HX424C15FB2/8 8GB 2400MHz

SSD Sandisk PLUS 480GB SDSSDA-480G-G26

Fonte Corsair 450W 80 Plus Bronze PFC Ativo CX450 CP-9020120-WW

Agora procuro um monitor que corresponda a essas configurações. Ao ver múltiplos reviews de placas de video antes de efetuar a compra da RX 570, acabei me interessando por vários jogos testados, particularmente Elder Scrolls Online, The Witcher 3 e Battlefield V. Penso que com o PC que montei conseguirei rodar a maioria dos jogos com gráficos ao menos no high com FPS acima de 60, mas tenho intenção de sacrificar um pouco de qualidade em favor da fluidez se for preciso para atingir maiores frames, sobretudo em jogos como o Battlefield, que pesa uma barbaridade e FPS é tudo.

Em razão disto, estou procurando um monitor que me entregue o que estou buscando. Ocorre que quanto mais eu leio, mais confuso fico. Cada marca parece que usa uma linguagem completamente diferente da outra, o que torna extremamente árduo para o leigo o trabalho de entender se não está comprando gato por lebre. Pelo que pude entender de várias análises que li, o mais importante a se ver em um monitor é qual a sua taxa de atualização (60, 75, 144 Hz). Outros falam também em "tempo de resposta" (sendo 5 e 1 ms as descrições mais comuns). Fora isso, as várias tecnologias embarcadas (FreeSync, HDR10, Motion Blur Reduction etc) e a necessidade de cabos "especiais" (DisplayPort, destacadamente) ajudam a confundir ainda mais.

Fui ver pessoalmente alguns monitores em lojas físicas, e me apaixonei a primeira vista pelas opções ultrawide, particularmente pelo LG 29UM69G, que dá um campo de visão a mais extraordinário, sedutor para games. Contudo, após ler bastante, meu tesão inicial meio que diminuiu, e acabei voltando os olhos para monitores "não-widescreen", mas com taxas de atualização maiores. Por exemplo, o Acer KG251Q, que está em um preço equivalente ao do LG acima, mas com especificações totalmente distintas.

Assim, pergunto:

1. É melhor, considerando os games que pretendo jogar e a configuração do meu PC, eu comprar um monitor com 60~75 Hz ou ir direto para um 144 Hz? A LG diz que o 29UM69G tem tempo de resposta de 1 ms e fala também em tecnologia Motion Blur Reduction, mas tenho lá minhas dúvidas se isso é o bastante para bater de frente com um monitor 144 Hz, mesmo que tenha um tempo de resposta maior (o que não parece ser o caso do Acer, já que a fabricante informa que também é 1 ms).

2. Vários reviews que eu vi são contraditórios. Alguns dizem que o FreeSync não funcionaria a partir de "x" FPS, outros que não tem nada disso etc. Afinal, é um recurso importante, considerando que minha placa de video é AMD?

3. Aproveitando o gancho do FreeSync, e o tal cabo DisplayPort? Vi em vários lugares que comprar um que entregue o que prometa é bem difícil, que a maioria dos vendidos no Brasil não é lá essas coisas. Para o que realmente ele é necessário? Onde posso comprar um com segurança?

4. Vários reviews de monitores ultrawide comentam que tais monitores sacrificam FPS em razão da resolução maior, o que realmente faz sentido. Será que se eu adquirir o LG ou outro monitor equivalente, acabarei por meter a RX 570 em uma roubada nos games que pretendo jogar?

5. O Acer é "apenas" Full HD (1920 x 1080). Confesso que procuro, se possível, um monitor 144 Hz com resolução maior, pagando até R$ 1.500,00. Existe ou estou querendo demais? Quais outros monitores nesta faixa de preço vocês indicariam, fora os dois que eu mencionei? Editado: Em outro tópico aqui do fórum, encontrei um membro satisfeito com seu AOC G2460PF, que me pareceu muito parecido ao Acer.

Grato.

Postado

@lucasmz

1 - Geralmente todos os 144hz são 1ms ou no máximo 2ms, mas sendo abaixo de 5ms já é um ótimo valor e de 1 pra 5 você não vai notar muita diferença. 144hz é uma experiência incrível, mas você vai notar mais isso em jogos que dependem muito da movimentação, os FPS's são um exemplo. Em jogos como o BFV, você não vai conseguir os 144 FPS com a RX 570, mas se abaixar a configuração pro médio ou baixo, deve conseguir rodar em torno dos 90~100, e a taxa de atualização do seu monitor vai ser de acordo com o FPS que você estiver rodando sendo o máximo 144.

2 - Freesync depende do "range" que o monitor suporta, isso varia de cada modelo de monitor. O LG 29UM69G por exemplo tem um range de 40hz~75hz. Isso significa que se seu jogo estiver rodando a menos de 40 FPS ou mais de 75 FPS o freesync não vai ativar. Por isso que com Freesync o pessoal costuma travar os frames na taxa de atualização do monitor.

3 - Cabo displayport não tem muito segredo, é só procurar um cabo displayport que seja de versão 1.2 ou superior. Sobre o Freesync com placas AMD ele também funciona em HDMI, então pode ser que você nem precise comprar um displayport, depende do modelo do monitor isso também.

4 - Resolução ultrawide 1080p costumam exigir 30% a mais de sua placa de vídeo do que um Full HD comum, então a grosso modo você pode pegar um teste da sua placa em Full HD e subtrair 30% da média de FPS que você vai saber +- como roda. A RX 570 não é exatamente a placa ideal para um Ultrawide, mas se você não importar de diminuir a qualidade ela vai rodar de forma satisfatória. O Peperaio Hardware (canal no youtube) também faz vários testes com o LG 29UM69G, porque ele possui um, e tem vários vídeos de vários jogos com várias placas de vídeo no canal dele nesse monitor, vale a pena conferir também.

5 - Está querendo demais, até onde sei aqui no Brasil não tem monitor Ultrawide 144hz (não sei se nem lá fora existe), sendo assim o 144hz mais próximo sendo um 1440p que facilmente chega a seus 2500 reais ou mais caro.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!