Ir ao conteúdo

Problemas para a inicialização do windows 10 com SSD NVME

Ir à solução Resolvido por Williamago,

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal!

Recentemente adquiri um SSD M2 NVME de 500Gb, anteriormente eu usava um SSD Sata 6Gbps de 240Gb, fiz clonagem do sistema para o novo SSD NVME, mas algo estranho acontece o PC não dá vídeo com o SSD NVME no slot M2 junto com a placa de vídeo, mas se eu remover a placa de vídeo e desconectar o cabo HDMI da mesma e ligar na saída de vídeo hdmi onboard da placa-mãe o sistema inicia normalmente.

Acredito que seja algum conflito entre a placa de vídeo e o slot M2, mas não entendi o porque disto está acontecendo.

Já habilitei o slot M2 para trabalhar com dispositivos PCI Ex que é o caso do SSD NVME, mas mesmo assim sem sucesso.

Já fiz o teste em ambos os Slots M2, mas o problema persiste.

Alguém pode me dar alguma dica?

Setup utilizado:

placa-mãe: Asus Z270G Strix
Processador: I7 6700k
16Gb de RAM Avexir
2x HDs de 2Tb Seagate
1 SSD NVME M2 500Gb

Abraços a todos!!

Postado

1 hora atrás, lnpott disse:

@Williamago Sua bios está atualizada ?

Estou usando a penúltima BIOS.

55 minutos atrás, Phoenyx disse:

A placa de vídeo tá no segundo slot, aquele mais em baixo? Coloque no de cima.

Já testei em ambos os Slots PCI EX

Postado

@Phoenyx

Se eu der o boot com o M2 sem a VGA o sistema inicia normalmente, se eu der o boot com vga conectada. A placa-mãe nem entra na BIOS.

O slot pci ex está funcionado normalmente, pois o sistema inicia com ssd sata e a vga conectada. Sei lá, parece que existe alguma interferência entre a vga e o M2 NVME.

• mês depois...
Postado

Boa noite

Isso deve ser algum parâmetro na Bios. Verifica como está configurado o "Sata Configuration" ou o "PCI Configuration".

O slot do M2 está conflitando com o PCI-E.

• Solução
Postado

Galera, bom dia. Esqueci de dar o feedback aqui sobre o problema. Minha placa-mãe possui uns LEDs de identificação de funcionamento do hardware por exemplo: led laranja identifica problema no processador, vermelho nas memórias, branco na VGA e etc.

Eu já estava tão cego com o problema que eu não estava reparando que o led Branco que indica algum tipo de erro na VGA estava ligado.

Resumindo a placa de vídeo estava mal encaixada no slot PCI express, isso mesmo mal encaixada, depois que encaixei corretamente o PC deu boot normalmente com a VGA.

Agradeço a todos que me ajudaram!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...