Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera, fiz um título exagerado só pra chamar sua atenção! Agora que você já está aqui leia por favor meu relato até o fim e se tiver alguma sugestão sou todo ouvidos. Desde já agradeço muito ao pessoal do fórum, vocês salvam a vida de pseudo-leigos como eu.

 

Meu pc já tem muitos anos de vida, nem me lembro bem quando foi montado pra ser honesto, acredito que por volta de 2011. A configuração é a seguinte:

 

i5 3470S

Gigabyte B75M-D3H

2 x 8gb Corsair DDR3

AMD Radeon HD 7900

Fonte Corsair CX500 (EDITADO)

 

De uns tempos pra cá meu pc liga e resolve não dar imagem no monitor, a luz "HDD" no gabinete fica vermelha o tempo todo e a placa de vídeo geralmente fica fazendo uma barulhada com as ventoinhas (o mesmo barulho que ela geralmente faz quando liga o pc, mas contínuo). Desligo o pc, desligo o interruptor da fonte, ligo tudo de novo e ele costuma iniciar normal. Porém várias vezes dá na mesma, sem imagem, mesmos problemas. Insisto mais algumas vezes e vai. Às vezes ajuda se eu desencaixar o HDMI depois de religar o interruptor da fonte, mas acho que isso é mera coincidência.

Nesse processo, de quando em quando aparece a tela do windows restaurando ou que não foi encontrado HD pra dar boot no sistema. Quando coloco o pc para dormir ao invés de desligar, costuma ocorrer a mesma coisa. Clico numa tecla pra ele ligar, mas a imagem não vem. Tenho que refazer todo esse procedimento mencionado acima e contar com a boa vontade dele de ligar.

Quando o pc está funcionando o desempenho é normal, me atende perfeitamente apesar de já estar ficando velhinho. Nunca tive maiores problemas. Mas beeeem de vez em quando (tipo hoje) ocorre do windows travar, o cursor continua navegando normal mas nenhum botão no teclado funciona, quando passo em cima de algum programa fica aquele circulo eterno girando como quando um software para de funcionar. Daí reinicio e cai na tela informando que não encontrou o HD.

 

Minhas dúvidas são: 

 

Meu pc está morrendo aos poucos? É a idade? O que pode ser feito? Geralmente tenho o cuidado de dar uma boa limpada nele de 6 em 6 meses.
A VGA pode estar com algum problema ou será que é só o HD? Ou talvez alguma outra coisa que não sei
Quero colocar um SSD no computador, posso usar só ele e colocar fogo no HDD que sair? Como seria o backup sem usar um HD externo?

  • Membro VIP
Postado

Bom dia.

Verifique o modelo da fonte e nos informe. Além disso, não use estabilizador pois prejudica a fonte e demais componentes do pc.

Fique uns dias usando o pc sem placa de vídeo pra ver se o problema persiste.

  • Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Math.Pi disse:

Bom dia.

Verifique o modelo da fonte e nos informe. Além disso, não use estabilizador pois prejudica a fonte e demais componentes do pc.

Fique uns dias usando o pc sem placa de vídeo pra ver se o problema persiste.

Acabei de verificar, é uma Corsair CX500

  • Curtir 1
Postado

Amigão tenta tirar as memorias e dar uma limpada com a borracha e tal, usa o pc sem a placa de video pra ver se o problema persiste, troca a entrada SATA que o hd ta conectado, se tiver como troca os cabos por novos

  • Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@Humberto Amorim Boa tarde

 

Nem sempre o mais atual é necessariamente o melhor, se o computador estiver satisfazendo suas necessidades é o que importa.

Um exemplo a minha máquina 😅😊.

Se o seu computador tem 8 anos e se nunca foi limpo, então essa é a hora.

Desmonte inteirinho, inclusive remover processador (cuidado com o soquete), faça um boa limpeza, limpe o contato de tudo que for possível e vá remontando as vezes resolve esse problema.

 

  • Curtir 2
Postado

A primeira coisa a fazer quando se depara com esse tipo de problema, é iniciar o computador apenas com o essencial conectado, ou seja, tirar placa de vídeo (conecte o monitor na onboard), HD e demais dispositivos conectados e então ligar para ver se o problema da tela preta aparece. Se você fizer isso algumas vezes e em todas o computador iniciar "normal" (óbvio que o Windows não vai iniciar), você tem um problema com o HD ou com a placa de vídeo.

 

Um outro problema comum que causa esses sintomas são problemas na memória ram, você pode fazer aquele procedimento clássico da borracha para ver se melhora alguma coisa. Você pode também testar as memórias uma a uma, tentando ligar o PC com apenas uma delas conectadas a placa a mãe e vendo o que acontece. Outro jeito de testar a ram, é usando o Memory Test do próprio Windows em uma das vezes que você conseguir fazer o Windows iniciar.

  • Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...