Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, Boa tarde ou noite a todos!!
Então galera, a alguns meses atrás adquiri uma GPU Gtx 1060 6gb, e a uso com um APU 7860k da amd. Com exceção da GPU o restante do PC já está ficando bastante obsoleto e por isso resolvi juntar grana para montar um mais atual, e comecei pela GPU obviamente... A questão agora é a seguinte, estou sempre em uma dilema entre Amd ou Intel, pois as vezes encontro um Ryzen 7 2700 mais barato e supostamente superior a um i5 8400, porém quando vejo reviews na internet as coisas não vão muito bem pro Ryzen. Tenho um basico conhecimento sobre a diferença entre os dois, e deduzi que pelo que absorvi nos reviews, um se volta mais para games e outro para workstation (eu acho) . Outra coisa que me deixa em dúvida são as mobos, eu pretendia pegar um i5 8400 com uma mobo B360 ou até mesmo H310, porém vi que os chipsets H370 e Z370 são superiores, mas não sei se as funçoes que as mais avançadas tem , sao totalmente relevantes para mim, overclock por ex é algo que não acho necessário, NO MOMENTO (ah aproveitando, tenho em mente gastar até uns 600 reais em uma mobo). Bom eu pretendo montar o pc mais voltado pra games, e que também pudesse ter o basico em workstation. Então queria saber o que vcs acham...
Amd ou Intel? outra coisa que acho válida é a questão custo benefício para o futuro, pois estava optando por uma gigabyte Z370M aorus gaming em promoção que ja dava suporte a 9th gen e alguns possíveis overclocks (no caso pegaria um 9th mais pra frente caso fosse válido) 

Postado

@kleyton7

O Core i5 8400 concorre com o Ryzen 5 2600, não com o R7 2700.. Pra ver como o preço da Intel tá fora de escala.. Intel é melhor em jogos, especialmente pra quem tem monitor de alto refresh rate, como 144Hz pra cima.. Se não for o seu caso, o melhor é o setup mais barato..

• Curtir 2
Postado

Como nosso amigo citou acima, se não pretende jogar 144hz + vá de AMD q custa menos, o I5 pode se sair melhor em alguns jogos porque a Intel é melhor no single core, e a maioria dos jogos não faz bom uso de vários núcleos, mais o R7 é bem superior. Em relação aos Chipset o h é o mais de entrada e o z é voltado para processador desbloqueado (K) tem mais recursos e costuma ter um projeto mais robusto em relação as fases do vcore, mais para um i5 uma h310 tá de bom tamanho....

• Curtir 1
Postado

@RS Faria Agradeço muito pela resposta mano.
Então... já que você entrou nesse merito de frequencia, tu acha que a diferente é gritante de um monitor 60hz pra um 144hz? porque como falei, eu posso optar pelo custo beneficio de forma geral, e um monitor melhor também estava em minha lista, inclusive um de 144hz. Mas, eu não sou tão exigente assim, se a diferença de um processador pra outro for realmente minima, irei optar logicamente pelo mais barato. O que você me diz?

Postado

@kleyton7

A diferença é gritante sim.. É daquelas coisas que, uma vez que acostuma, não tem volta.. Mas, só seria interessante se você joga ou pretende jogar algum jogo de forma competitiva, ao meu ver..

Claro, um monitor desses, requer um hardware melhor..

Postado

@RS Faria Ah então com essas dicas acho que optarei pelo mais barato e um monitor de 60hz mesmo, eu jogo por lazer mesmo, e geralmente so jogos coop como Monster Hunter World etc... claro que se eu achar um monitor 144hz em conta eu até compro, mas vou priorizar nesse caso a economia.

Agradeço muito a vcs que me deram essas dicas, muito obrigado mesmo!!

@Leonardo Roman @Samuel SC

Postado
17 horas atrás, kleyton7 disse:

Bom dia, Boa tarde ou noite a todos!!
Então galera, a alguns meses atrás adquiri uma GPU Gtx 1060 6gb, e a uso com um APU 7860k da amd. Com exceção da GPU o restante do PC já está ficando bastante obsoleto e por isso resolvi juntar grana para montar um mais atual, e comecei pela GPU obviamente... A questão agora é a seguinte, estou sempre em uma dilema entre Amd ou Intel, pois as vezes encontro um Ryzen 7 2700 mais barato e supostamente superior a um i5 8400, porém quando vejo reviews na internet as coisas não vão muito bem pro Ryzen. Tenho um basico conhecimento sobre a diferença entre os dois, e deduzi que pelo que absorvi nos reviews, um se volta mais para games e outro para workstation (eu acho) . Outra coisa que me deixa em dúvida são as mobos, eu pretendia pegar um i5 8400 com uma mobo B360 ou até mesmo H310, porém vi que os chipsets H370 e Z370 são superiores, mas não sei se as funçoes que as mais avançadas tem , sao totalmente relevantes para mim, overclock por ex é algo que não acho necessário, NO MOMENTO (ah aproveitando, tenho em mente gastar até uns 600 reais em uma mobo). Bom eu pretendo montar o pc mais voltado pra games, e que também pudesse ter o basico em workstation. Então queria saber o que vcs acham...
Amd ou Intel? outra coisa que acho válida é a questão custo benefício para o futuro, pois estava optando por uma gigabyte Z370M aorus gaming em promoção que ja dava suporte a 9th gen e alguns possíveis overclocks (no caso pegaria um 9th mais pra frente caso fosse válido) 

O que você decidiu mano? Eu também to querendo montar um setup com essa 1060 mas to na dúvida do processador/mobo tb. Vejo muitas recomendações do Ryzen aqui pela diferença de preço "ser gritante". Mas eu acho q a diferença era grande ano passado quando não tinha mobo pro i5 barata e pela própria falta de concorrência. Olha a simulação q fiz na kabum agr aq:

mobo a320 + Ryzen 2600 = 1230

mobo h310 + i58400 = 1376

Com os AMD ganhando mercado a intel foi obrigada a abaixar um pouco tb e agr a diferença ao meu ver n está assim mais tão relevante, ainda mais pensando que se futuramente você quer fazer upgrade em monitor pra 144hz e qm sabe uma gtx 1080(como é o meu caso) o i5 vai sair na frente(15fps pelos testes, que parece pouco mas pode ser a diferença entre travar e n travar) e ainda é muito melhor de mercado caso queira vender dps...Então to bem na dúvida 

• Coordenador
Postado

O Ryzen 5 2600 é melhor processador que o Core i5 8400. O Ryzen 7 2700 nem se fala. No tópico abaixo há a explicação detalhada:

Postado
12 minutos atrás, KairanD disse:

O Ryzen 5 2600 é melhor processador que o Core i5 8400. O Ryzen 7 2700 nem se fala. No tópico abaixo há a explicação detalhada:

Obrigado pela resposta Kairan

Eu tinha visto esse tópico, mas o que eu percebi foi que na época ai o i5 8400 tava na faixa de 1400 reais enquanto o ryzen 2600 tava na faixa de 900, o que realmente justificava e muito o post. Porém eu reparei que o intel caiu muito de preço (1000reais na kabum) enquanto o ryzen continua com o mesmo valor. Você acha que ainda assim a diferença de comprar um e outro continua tão gritante? Porque ao meu ver, os dois estando no mesmo preço praticamente parecem dois processadores muito semelhantes, porém eu acho o intel infinitamente melhor de mercado, visando uma venda futura(como você mesmo disse muita gente n sabe nem o que é ryzen).

Enfim, a vdd é que estou muito confuso com isso tudo haha. 

Será que existe chance da AMD reduzir mais o preço com Ryzen com o lançamento dos novos processadores? porque ai eu acho q volta a valer tudo isso que você escreveu. O que você acha?

Postado

@Lucas Manoel de Oliveira F Pois é mano, essa dúvida antes de montar é terrível... Mas eu vou onde estiver mais barato, e onde o custo beneficio for maior. Hoje era pra mim estar com o i5 pois achei ele a R$760,00 numa promoção relâmpago, porém  quando comprei o meu,

os estoques zeraram, sendo que tinha deixado passar um R7 2700 por R$900,00 para compra lo. Como os amigos citaram acima, a amd tem certa superioridade em alguns aspectos, mas pra mim o que mais chamava atenção na marca era os preços. Hoje estava olhando umas mobos para os Ryzens e as opções não estão muito boas e como você mesmo disse, a intel está querendo vender também e tem abaixado os preços tanto das mobos quanto das CPUs

• Coordenador
Postado

@Lucas Manoel de Oliveira F Na minha visão, o Ryzen 5 2600 é um chip claramente superior ao Core i5 8400. O desempenho em jogos não é muito diferente no final das contas, conforme apresentado no tópico citado, enquanto o Ryzen arrebenta (e muito) o Core i5 em atividades de múltiplos núcleos. Além disso, jogos como Assassin's Creed Odyssey, inclusive, já fazem o Core i5 atingir 100% de uso nos seis núcleos, enquanto o Ryzen ainda trabalha com folga, já que tem o dobro de threads. No último vídeo que citei no tópico em questão há um comentário do autor sobre isso e ele notou impacto na estabilidade de frames.

Mesmo que o Ryzen 5 2600 fosse um pouco mais caro que o Core i5 8400, ainda compensaria comprá-lo. Estando mais barato, então, nem se fala. O Core i5 8400 por R$1.400,00 era uma piada de (muito) mal gosto. Pelos valores atuais ele se tornou viável, mas eu não compraria. Por ser ruim? Não. Ele é ótimo processador. Mas tem opção melhor no mercado.

Sobre o Intel ser mais conhecido no mercado, isso é verdade. A maioria das pessoas é leiga e a participação de mercado da AMD é muito menor. Além disso, a AMD ainda sofre com uma má fama (justificada, por sinal) gerada pelos ultrapassados e toscos processadores FX. Contudo, os processadores Ryzen são sucesso de vendas e estão sendo bem mais conhecidos. Veja, inclusive, que a AMD está vendendo muito mais processadores de desktop que a Intel em alguns locais, e a média geral aponta para ganho crescente de mercado. 

6 minutos atrás, Lucas Manoel de Oliveira F disse:

Será que existe chance da AMD reduzir mais o preço com Ryzen com o lançamento dos novos processadores? porque ai eu acho q volta a valer tudo isso que você escreveu. O que você acha?

Sim, esses processadores de 2ª Geração devem baratear consideravelmente com a chegada dos novos. E isso tudo que eu escrevi nunca deixou de valer ao meu ver. O Core i5 8400 não é um chip competitivo quando comparado com o Ryzen 5 2600.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@kleyton7 É questão de ver o cenário de forma mais ampla. Muitas pessoas focam apenas na diferença em média de FPS que observam em testes com placas de vídeo topo de linha e ignoram todo o resto. Precisa de contexto. Se você observar a questão com mais cuidado, vai perceber que os argumentos apontam, quase sempre, a favor do Ryzen. São poucas as ocasiões onde o Core i5 tem se mostrado vantajoso.

E, antes que alguém venha me chamar de "fanboy" da AMD, basta rolar várias páginas no meu perfil, até antes do lançamento dos Ryzen, e vai encontrar centenas de posts em que eu malhava os processadores AMD FX e recomendava apenas Intel. E, na ocasião, era a coisa certa a fazer. Ora, eu mesmo tenho um Core i5 4670K. Mas agora o cenário mudou e a AMD tem oferecido caminhos que compensam mais. 

Postado
30 minutos atrás, kleyton7 disse:

Hoje estava olhando umas mobos para os Ryzens e as opções não estão muito boas e como você mesmo disse, a intel está querendo vender também e tem abaixado os preços tanto das mobos quanto das CPUs

Talvez isso tenha acontecido justamente pela amd ter vendido "a lot" e chegamos a essa situação. 
Acho que deixamos uma oportunidade boa passar @Lucas Manoel de Oliveira F quando houve a época em que os ryzen estavam bem mais baratos que os i5 i7.
Tendo lido aquela análise acima estou mais inclinado a ir de amd justamente pelo que disse no primeiro post

18 horas atrás, kleyton7 disse:

outra coisa que acho válida é a questão custo benefício para o futuro, pois estava optando por uma gigabyte Z370M aorus gaming em promoção que ja dava suporte a 9th gen e alguns possíveis overclocks (no caso pegaria um 9th mais pra frente caso fosse válido) 

Pegando um amd sei que terei suporte até 2020 e isso é reconfortante demais já que estamos nesse momento já recebendo novas tecnologias....

adicionado 5 minutos depois

@KairanD A primeira vista eu deduzi de cara que o ryzen era superior, pois ter o dobro de threads deveria significar alguma coisa... não só isso como vários outros fatores, mas como você disse fui ignorante ao usar o fps in games para essa disputa, pois achava que se o ryzen com todas as suas superioridades não pudesse bater os fps do i5, talvez não fosse melhor em mais nada, opnião que mudou completamente graças ao Clube do Hardware.

Nesse momento tenho um gabinete aerocool e 16gb de ram ddr4 2400 aguardando para serem usados e esperarei por uma boa promoção ou de um R5 ou R7

Postado
9 minutos atrás, kleyton7 disse:

Talvez isso tenha acontecido justamente pela amd ter vendido "a lot" e chegamos a essa situação. 
Acho que deixamos uma oportunidade boa passar @Lucas Manoel de Oliveira F quando houve a época em que os ryzen estavam bem mais baratos que os i5 i7.
Tendo lido aquela análise acima estou mais inclinado a ir de amd justamente pelo que disse no primeiro post

Pois é mano, realmente estamos olhando em um momento ruim. O ideal seria esperarmos inicio/final de junho q deve ter uma queda pelos lançamentos, mas eu sou extremamente ansioso e ainda estou com uma oportunidade única de vender meu desktop antigo por um preço bom, então vou ter q acabar comprando agora também. 

A minha ideia na vdd era pegar um PC com 1 ano de uso pra economizar um pouco e ir fazendo upgrades futuros neles. Porém brasileiro é um ser estranho e acha que vai vender as coisas pelo mesmo preço que pagou(o que reflete preços absurdos nos i5/i7 de geração passada até hoje). Então pelo que eu vi aqui a maioria dos Ryzen que eu achei o pessoal ta pedindo algo em torno de 2500-2800 sendo que pra montar um novo fica algo em torno de 2800-3200, sendo que pça nova ainda tem garantia ne. O único custo/benefício que achei nesse sentido foi um i5 8400 por 2850, que novo eu simulei daria 3700, mas ainda assim to desanimado pelo fato de que vai ter q ser a vista esse valor...

Postado

@Lucas Manoel de Oliveira F

2 minutos atrás, Lucas Manoel de Oliveira F disse:

mas eu sou extremamente ansioso

O mesmo aqui. Principalmente agora que já estou com partes para montar, não conseguirei esperar por muito tempo. Só aguardar um pouco e ver se aparece mais uma super promoção dessa que deixei passar, se não o jeito vai ser ir de R5 2600 com a margem de preço já se igualando ao i5. E outra coisa também que nesse momento está me desanimando, são as opções de mobos para amd , as lojas estão zeradas com mobos de sockets compatíveis, pois sobram apenas as piores e as mais caras

Postado
1 hora atrás, kleyton7 disse:

@Lucas Manoel de Oliveira F

O mesmo aqui. Principalmente agora que já estou com partes para montar, não conseguirei esperar por muito tempo. Só aguardar um pouco e ver se aparece mais uma super promoção dessa que deixei passar, se não o jeito vai ser ir de R5 2600 com a margem de preço já se igualando ao i5. E outra coisa também que nesse momento está me desanimando, são as opções de mobos para amd , as lojas estão zeradas com mobos de sockets compatíveis, pois sobram apenas as piores e as mais caras

essa promoção do r5 2600 foi onde?

Postado
2 minutos atrás, kleyton7 disse:

@Lucas Manoel de Oliveira F foi do R7 mano, se não me engano foi na pichau
E acabei descobrir que ainda ta ativa mano, é que não sei se posso mandar link aqui, mas da uma pesquisada ai. R7 2700 pichau

Pode mandar links, sim. Inclusive observe que o quinto ícone na parte superior da caixa de redação serve justamente para inserir links no corpo de texto. Assim.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, kleyton7 disse:

@Lucas Manoel de Oliveira F foi do R7 mano, se não me engano foi na pichau
E acabei descobrir que ainda ta ativa mano, é que não sei se posso mandar link aqui, mas da uma pesquisada ai. R7 2700 pichau

Caramba, ta no preço do 2600 😮

ai me balançou demais, que isso kkkk

***** realmente são as mobo q estão ridiculas...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!