Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Utilização de motor de esteira fora dela


oftd

Posts recomendados

Bom dia nobres amigos, tenho 2 placas de esteira e um motor que gostaria de utilizar para movimentar uma lixa de Cinta.

No entanto, me encontro com 2 problemas os quais gosaria de pedir ajuda.

1 - Não tenho mais o painel e nem me interessa aquele trambolho, gostaria de adaptar um potenciometro, tem vários videos na internet, mas são de pessoas vendendo o serviço feito, qual seria a impedancia dele?

 

2- Como enganar o sensor de rotação??

 

Tenho essas 2 placas., seguem as fotos:

PLACA 1:

1.jpg

2.jpg

 

 

PLACA 2:

 

3.jpg

4.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de uma pesquisa na interente descobri que uma placa é a Advance II MODELO 17055, no entanto encontrei o esquematico apenas da 17054, mas é praticamente a mesma coisa.

 

A  outra placa é uma china da vida, achar o esquema dela ainda não consegui, retirei ela de uma esteira houston q tava funcionando 100% e sei que ela serve na EVO 10 por causa desse link:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-846728107-placa-esteira-evolution-evo-10-110v-_JM

Esteira+advanced+II+AGC-17054.pdf

adicionado 18 minutos depois

Atualizando pessoal com a placa 17055, descobri que se ligar os fios amarelo+ laranja, e triscar no vermelho ele manda a tensão aumentar e se triscar no marrom ele diminui, só q se segurar manda de uma vez, quero uma coisa progressiva! Essa parecer não ter sensor de rotação, vou ter q testar no motor p ver se vira direitinho. 

 

Alem disso tem ainda a outra placa, alguma ideia>?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz o problema é que este motor exige mt mais tensão para funcionar, e é táo difícil assim enganar um sensor de rotação? Apesar de procurar muito na internet, pouco ou quase nada achei sobre a utilização de motores de esteira fora dela (inclusive este foi um dos primeiros resultados (úteis) no google)com a placa de controle original, a minha sorte é que a advance II não tem esse controle de rotação como resposta na placa principal, mas a outra tem e motores eletricos são fáceis de encontrar, controladores não rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, este não é o problema se você usar apenas o 555 e manter o circuito dele, entende? Você deve remover o que está no gate e colocar a proposta acima. Ou seja, mantenha a alimentação do motor e aproveite uns 12Vdc que tem no circuito no 555.

Sobre manter o controle que está nele, o sistema todo deve estar funcionando perfeitamente. Sendo assim, basta você fazer as conexões e pressionar os botões. Aquilo é um microcontrolador que faz o mesmo controle pwm do 555 de maneira mais digamos .. elegante... ou fresca.

E de fato você não deve achar a solução pro seu problema pessoal de forma direta. Esperamos que os conceitos supramencionados te levem à ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Correto, @Gu1426 .

 

A sequência :    rede AC   ---  um dimmer de 3kW ou mais ---  uma ponte retificadora  de uns 20A ---- capacitor minimo de 470 uF por 400V  -  e no final o motor DC.

 

Já terá um motor com rotação variável  sem pagar uma fortuna por uma placa  específica  para esteira .

 

Só atentar para a tensão máxima que chega no motor ,   se em rede 110 vai ser  perto de 150VDC   e rede 220 vai ser ali uns  310VDC .

 

Tem como limitar  a tensão  e proteger o motor ,  mas isso fica pro próximo post. 

 

'_'

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 horas atrás, Tito Fisher disse:

o mesmo torque em qualquer rotação teria de partir para alguma versão de PWM

Também compartilho da ideia... parcialmente. Pra manter a rotação (a grosso modo, o torque) deve haver alguma realimentação e um sisteminha mais inteligente pra fazer a compensação. Talvez alguma furadeira/parafusadeira usa este princípio. Nunca abri uma pra ver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Desculpe se não me expressei bem, não quero resolver só o meu probleama, mas acredito que alguem um dia vai precisar também rsrs, não quis ofender nem nada, não me entenda mal. Inclusive agradeço muito a ajuda! 

 

Vou tentar fazer o esquema do 555, mas pensei q tinha um jeito mais fácil kkk 😃

 

Obrigado pela ajuda!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Magina amigo. Sim você entendeu direitinho a missão do forum que é compartilhar  com todos e pela posteridade sua experiência e solução. P.ex. olha o que disse o amigo...

Em 07/05/2019 às 13:11, Gu1426 disse:

o mesmo problema, um motor 180VCC e 4A, até agora não descobri formas de ligá-lo

Viu só? Pelo menos um (01) pode usufruir de sua experiência.

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!