Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador desligando ao jogar determinados jogos


Posts recomendados

Olá pessoal, sou novo no fórum e gostaria que alguém pudesse me ajudar com um problema que estou tendo no meu computador.

 

Recentemente adquiri um computador gamer usado. Segue abaixo a configuração:

Processador: AMD RYZEN 5 1400 QUAD-CORE 3.2GHZ (3.4GHZ TURBO) 10MB CACHE AM4

placa-mãe: MSI B350 TOMAHAWK ARCTIC, CHIPSET B350, AMD AM4, ATX, DDR4

Memoria RAM: 8gb - (2x Kingston Hyperx Fury 4gb 2133mhz Ddr4)

Placa de vídeo: MSI RADEON RX 480 GAMING X 4GB

HD: Seagate 1TB BarraCuda 3,5" 7200 RPM

Fonte de alimentação: EVGA 600W 80 Plus Bronze

Gabinete: Aerocool Gamer Mid Tower Aero-500 Window En55583 Branco

O gabinete possui 1 fan 120mm frontal, 1 fan 120mm superior e 1 fan 80mm traseira

 

Vamos ao problema:

 

No primeiro dia com o computador, testei o GTA V sem problemas, em seguida decidi testar o CS:GO e para minha surpresa o Computador desligou, sem apresentar qualquer tipo de erro, a principio achei que fosse algo errado como algum mal contato na tomada ou algo do tipo, porém realizei mais dois testes e o computador desligou novamente.

Baixei outros jogos como Residente Evil 2 Remake, Apex legends, Battlefield 1, PES 2019, FIFA 2019, e nestes jogos o computador não desligou, porém ao testar o CS:GO o mesmo veio a desligar novamente. *Obs: Sempre desliga após 10~20 min de jogatina. Verifiquei que a temperatura da placa de vídeo girava em torno de 80°C no CS:GO, acredito que seja muito alto pra um jogo que requer maior uso do processador, em outros jogos ela trabalha de 65° a 78°C, com exceção do PES que chega a 82°C (sem desligar).

Realizei os seguintes testes:

Teste de stress da GPU no furmark: a GPU chegou a 87°C, o computador não desligou

Teste de stress da CPU no furmark: a CPU chegou a 70°C o computador não desligou (em games a CPU trabalha de 50°C a 55°C)

Teste de de ambos juntos: GPU em 87°C e CPU em 77°C. NÂO DESLIGOU...

Ferramenta de teste de memoria RAM do Windows 10: sem erros

Teste da saúde da HD: não retornou erros.

Formatei o computador: baixei novamente o CS:GO e desligou...

Testei minha HD, minha placa de vídeo e os pentes de memória em outro computador, o mesmo não desligou.

Testei a tensão na tomada: está ok.

Obs* Não uso estabilizador, somente filtro de linha.

 

Havia aceitado o fato de que o problema estava em alguma incompatibilidade com o jogo, então baixei o game Burnout Paradise remake, e para minha surpresa o problema veio a ocorrer neste jogo também.

 

Não realizei overclocks, apenas deixei o modo Game boost da placa-mãe ligado, que deixa o processador em 3.4GHZ, e ativei o XMP, porém desativei e o problema persistiu.

 

O cara que me vendeu o computador disse que nunca veio a ocorrer esse problema com o ele, se é verdade eu não sei, o que preciso saber é o que está ocorrendo. Quais testes ainda devo realizar para detectar o problema?

 

Pode ser algo na fonte de alimentação?

Pode ser a placa-mãe?

Caso alguém já tenha presenciado este problema, por favor me ajude!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde @Edvaldo J. Frederico,

 

Fiz isso na semana passada, substitui a pasta térmica da placa de vídeo, mas as temperaturas se mantiveram como antes.

 

Mas é estranho, pois se o motivo fosse a temperatura, deveria ocorrer o desligamento no teste de stress, onde chega a 87°C, bem acima do valor alcançado em jogos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Estou tendo o mesmo problemas como a mesma placa-mãe, troquei fonte, processador, e estou testando com três memórias diferentes com todas em alguns Benchmarks ou jogos o computador reinicia, esta com a ultima BIOS. Ainda acho que seja incompatibilidade de memória. Anteriormente estava dando o referido defeito com um R52600, o defeito persiste com o R53600

 

Memorias que Utilizei

Corsair Dominator 3200MHZ - Problema nas frequências 2666, 2933,3200

Giskill 3200MHZ - Problema nas frequências 2666, 2933,3200

Asgard 2666- Problema nas frequências 2666

 

Alguma noticia sobre o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!