Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então, tenho um pc antigo que é de 2013, e ele é daqueles Positivo péssimos. A configuração dele é:

Intel Celeron G530 2.4GHZ (2 núcleos)

2GB de RAM DDR3

placa-mãe POS-EIH61CE LGA 1155

Bom, não trabalho, então não tenho dinheiro pra altos orçamentos, uma tia minha que vai comprar as peças. Pra economizar, não vou trocar a placa-mãe, então quero pegar um processador de 3ª geração mesmo. Já a memória ram de 8gb, e juntando com a de 2gb que já tenho, ficaria com 10GB de RAM instalada. E a placa de vídeo, que é o que mais tem dado dor de cabeça rsrs, a opção de menor preço que achei foi uma R5 230 2GB DDR3. Também teria que trocar a minha fonte atual. 

Então as peças seriam essas:

Core i5 3570 + RAM 8GB

AMD R5 230 2GB + FONTE ATX 500W 

Sairia tudo por R$ 1.008. Não quero que passe disso, mas queria saber se tem opções melhores nessa faixa de preço. 

• Membro VIP
Postado

No processador será um baita salto. A placa de vídeo não é muita coisa, o gráfico integrado do i5 me parece mais atraente do que a R5 230, por mais que ela entregue mais desempenho. Fora o que você já encontrou, eu consideraria um Athlon 200GE, sistema novo. Mas ir de i5 não é ruim, perto de seu celeron atual.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Bakura Ryo disse:

No processador será um baita salto. A placa de vídeo não é muita coisa, o gráfico integrado do i5 me parece mais atraente do que a R5 230, por mais que ela entregue mais desempenho. Fora o que você já encontrou, eu consideraria um Athlon 200GE, sistema novo. Mas ir de i5 não é ruim, perto de seu celeron atual.

Eu considerei também um AMD Ryzen 2200g. Vi muitas recomendações, alguns dizem até que o vídeo integrado dessa placa dá conta sozinho de jogos pesados. Eu queria pegar, mas teria que trocar toda a configuração pra instalar ela. 

• Membro VIP
Postado

Mas bem, você já terá que trocar processador e está adquirindo memórias também. Ainda não falamos da fonte, sendo que a sua atual pode causar problemas em futuros upgrades - se puder informar o modelo, ajuda a destacar se há ou não necessidade de troca. Levando em conta tudo isto a comprar, fica faltando apenas a placa-mãe para um Ryzen 3 2200G, que é bem superior ao i5 e ao Athlon. Aos meus olhos vale bem mais partir para uma nova plataforma, que vai durar bem mais tempo.

Postado
17 minutos atrás, Bakura Ryo disse:

Mas bem, você já terá que trocar processador e está adquirindo memórias também. Ainda não falamos da fonte, sendo que a sua atual pode causar problemas em futuros upgrades - se puder informar o modelo, ajuda a destacar se há ou não necessidade de troca. Levando em conta tudo isto a comprar, fica faltando apenas a placa-mãe para um Ryzen 3 2200G, que é bem superior ao i5 e ao Athlon. Aos meus olhos vale bem mais partir para uma nova plataforma, que vai durar bem mais tempo.

A fonte atual tem 120W se não me engano. Nem a pau rodaria as novas peças. 

Sobre os outros componentes, pesquisei e vi que daria pra comprar uma placa de vídeo GTX 750ti pra rodar com o processador i5. Acho que valeria mais a pena que o R5 230 não?

Postado
13 horas atrás, LSH disse:

Sobre os outros componentes, pesquisei e vi que daria pra comprar uma placa de vídeo GTX 750ti pra rodar com o processador i5. Acho que valeria mais a pena que o R5 230 não?

Vale muito mais a pena se for uma 750ti, outro mundo.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
Em 13/05/2019 às 17:36, LSH disse:

GTX 750Ti seria uma boa opção, dependendo sempre do preço que for encontrada, obviamente. A preocupação fica ainda por conta da fonte, que pode dar uma dor de cabeça tremenda.

• Curtir 2
Postado
Em 15/05/2019 às 12:14, Bakura Ryo disse:

GTX 750Ti seria uma boa opção, dependendo sempre do preço que for encontrada, obviamente. A preocupação fica ainda por conta da fonte, que pode dar uma dor de cabeça tremenda.

Em 14/05/2019 às 07:20, Henrique Ariel AG disse:

Vale muito mais a pena se for uma 750ti, outro mundo.

Olha, eu revi tudo e selecionei essas peças:

Core i5 3570 + Memória Markvision 8GB - R$ 659,90

Asus GTX 750Ti 2GB GDDR5 - R$420,00

Gabinete NOX PAX NXPAX (Mid Tower) - R$ 105,90

Fonte Knup 500W - R$ 84,99

Assim, a minha placa-mãe dá conta da Placa de Vídeo e do processador, agora não sei se esse é o gabinete certo. Pesquisei muito e foi o melhor que eu achei (apesar da fonte ser em cima). A fonte é outro problema, porque não sei se ela dá conta. 

• Membro VIP
Postado

Serei franco aqui, está fazendo errado ao combinar as peças para montar o sistema. Por partes:

Processador + Memória: está adquirindo um processador com 7 anos de lançamento pelo preço de um processador da geração atual. A memória que vem junto com este vale menos que R$100, a maior parte é gasta justamente no processador antigo e superfaturado.

Informações sobre a data de lançamento e litografica deste i5:

image.png

Processador atual concorrente, custando valor próximo, novo e melhor em todos os aspectos: Ryzen 5 1600 - R$ 619,00 à vista no boleto.

Placa de vídeo: novamente, componente está com preço inflacionado. Está custando o valor de uma GT 1030 GDDR5 nova. Ao meu ver, R$250,00 é o máximo a se pagar numa GTX 750Ti nos dias de hoje. Eu não tenho recomendado a GT 1030 mas é uma opção muito melhor que esta placa por você escolhida.

Fonte: aparentemente foi escolhida por preço, o que é um erro tremendo. A fonte é o componente do seu computador que "carrega tudo nas costas", se for mau escolhida ela pode vir a danificar seu sistema e até mesmo colocar sua saúde em risco. Sua fonte atual de 120W é uma destas escolhas ruins, usar ela ou o modelo da Knup escolhido com um sistema de maior desempenho é certeza de problemas. O mínimo que recomendo é a PCYes Electro V2 400W White, que é inclusive a mesma fonte que uso em meu sistema atual.

Quanto ao gabinete, ficarei lhe devendo por não entender o suficiente deste componente. Por ter escolhido um modelo muito barato, procure por limitações pois elas estarão presentes.

E novamente sou relembrado do porque não gosto do mercado de usados, voltando à conclusão de que é melhor partir para um novo sistema.

• Obrigado 1
Postado

@LSH , o Ryzen 3 2200g e o I5 vão te dar performances parecidas. Porém a conta do colega ele esqueceu da placa-mãe, que ficou faltando rs.

Como o orçamento está bem apertado, para peças novas apenas o Athlon cabe, e já terá um bom salto no desempenho:

Kit Athlon 200GE + placa-mãe Asrock A320 - R$ R$ 569

Fonte Aerocool KCAS 400 - R$ 142

2x Memória 4 GB DDR4 - R$ 130 mais ou menos no Mercado Livre = R$ 260, ou na Cissa a R$ 150 com garantia vitalícia

R$ 971~1011, porém com fonte boa, aí mais pra frente pegaria uma VGA para jogar um pouco. Mesmo assim, o iGPU do Athlon é bem superior ao de uma R5 230. Vai chegar próximo do nível da GT 1030 DDR4.

Ou outra opção, também não é rui,, é pesquisar melhor no ML.

Achei um i5 3570 (confirme que funciona na sua placa-mãe apenas) por R$ 355, pegaria apenas mais 4 GB de RAM para dar uma economizada (menos de R$ 100 acho), a mesma fonte ali de R$ 142 e uma GTX 750 TI ou até uma GTX 960 quem sabe (no Aliexpress estão com bom preço).

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...