Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Luminária Led Solar bateria litio


R Marco

Posts recomendados

Boa tarde pessoal. Primeiramente, desculpem se já tiver um tópico como esse (com as mesmas especificações), procurei, achei alguns, mas não são projetos próximos como o meu.
Estou querendo montar uma luminária com energia solar no corredor da minha casa (sou adepto do how-to e sou um quase decorador). Meu projeto é para iluminar um pergolado ou pergolato. Nesse caso, seria 1 régua em cada pergolado, com 2 leds de 3w cada um (3.2v-3.4v e 350/700mA). Antes de tudo, tenho um painel de 12v - 5w - 300ma/h e gostaria de fazer um teste com ele, antes de adquirir painéis maiores (se for o caso). Baterias de lítio de 3.7v 2500mah (calculo usar 3 por luminária). Vamos lá;

Pretendo fazer a ligação do painel a um conversor dc/dc (Step-down lm2596) e dele alimentar as baterias minha dúvida é;

* Se deixo-as em paralelo: 3.7v 7500mah com o conversor regulado para 3.8/3.9v

* Série: 11.1v 2500mah com o conversor regulado para 11.3v

Após resolver esse problema/dúvida das baterias, pretendo colocar um Step-up para regular a tensão em 3.4v (2 led 3w em - 3.4v e 700/1200mah) ou se deixo em 6.8/7v (2 led 3w em 6.8v e 300mah). Pretendo também colocar um LDR nesse circuito. Qual a recomendação de vocês? Será que vai funcionar? Preciso de algum dispositivo de segurança? Qual?
Muito obrigado pela ajuda e orientação de vocês!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, R Marco disse:

sou adepto do how-to e sou um quase decorador

 

Isso já passa a informação que você não entende o básico de eletrônica/elétrica para que alguém possa te ajudar e te fazer chegar ao sucesso.

 

Se não bastasse você quer saber muita coisa de uma vez só, vai ser difícil alguém te ajudar, então vamos por partes, se você não for capaz de continuar, abandone, não se ofenda com minha sincera consideração.

 

A primeira questão é o led, bateria e painel solar não combinam, um exemplo grotesco: Se deixar assim terás algo como carregar a bateria por 27h de "sol contínuo" para manter o led aceso por uma noite de 8h.

 

Detalhe: Bateria de lítio (como no título) não é recarregável, você esta falando de bateria de íons de lítio.

 

Comece escolhendo um led menor e menos dissipativo, exemplos:

image.thumb.png.cc9d30949627621dab779ce3ac43845a.png

Ou simplesmente compre uma luminária solar, desmonte a faça seu how-to focado na sua especialidade, ninguém sabe fazer tudo. Se continuar, esse assunto vai longe...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Por partes :  um painel de 12V por 300mA  tem supostamente essa potencia como tensão de pico, mas na verdade ele opera variando  de 0 a 12V e de 0 a 300mA .

 

Digamos que a tensão média dele seja 6V no decorrer do dia, pela incidência e inclinação do sol , então coloque um regulador para liberar 5V por 1A e use o modulo carregador TP4056 para alimentar uma bateria.

 

Esse Chip  TP4056 é  específico para UMA bateria 18650 .  Se voce pretende usar elas em série como disse "3 baterias por luminária"  então o TP4056 não se aplica, voce vai precisar de um controlador BMS para  gerenciar carga e descarga sem precisar tirar elas do lugar e carregar individualmente.

 

Para uso do BMS o seu unico painel solar não vai dispor de corrente suficiente, precisaria mais paineis, ou algum com corrente maior.

 

 

Nos dê uma nova configuração e vamos tentar ajudar .

 

'_'

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Tito Fisher disse:

Ola.

 

Por partes :  um painel de 12V por 300mA  tem supostamente essa potencia como tensão de pico, mas na verdade ele opera variando  de 0 a 12V e de 0 a 300mA .

 

Digamos que a tensão média dele seja 6V no decorrer do dia, pela incidência e inclinação do sol , então coloque um regulador para liberar 5V por 1A e use o modulo carregador TP4056 para alimentar uma bateria.

 

Esse Chip  TP4056 é  específico para UMA bateria 18650 .  Se voce pretende usar elas em série como disse "3 baterias por luminária"  então o TP4056 não se aplica, voce vai precisar de um controlador BMS para  gerenciar carga e descarga sem precisar tirar elas do lugar e carregar individualmente.

 

Para uso do BMS o seu unico painel solar não vai dispor de corrente suficiente, precisaria mais paineis, ou algum com corrente maior.

 

 

Nos dê uma nova configuração e vamos tentar ajudar .

 

'_'

 

 

Obrigado pela atencao!!!

No caso, o painel nao e problema...posso adicionar mais ou ate adquirir um de maior potencia e tensão.

o LM2596 nao faz o controle de carregamento? digo, vi que ele corta quando a bateria está carregada, ou sera que entendi errado?

adicionado 4 minutos depois
1 hora atrás, [Daniel] disse:

 

Isso já passa a informação que você não entende o básico de eletrônica/elétrica para que alguém possa te ajudar e te fazer chegar ao sucesso.

 

Se não bastasse você quer saber muita coisa de uma vez só, vai ser difícil alguém te ajudar, então vamos por partes, se você não for capaz de continuar, abandone, não se ofenda com minha sincera consideração.

 

A primeira questão é o led, bateria e painel solar não combinam, um exemplo grotesco: Se deixar assim terás algo como carregar a bateria por 27h de "sol contínuo" para manter o led aceso por uma noite de 8h.

 

Detalhe: Bateria de lítio (como no título) não é recarregável, você esta falando de bateria de íons de lítio.

 

Comece escolhendo um led menor e menos dissipativo, exemplos:

image.thumb.png.cc9d30949627621dab779ce3ac43845a.png

Ou simplesmente compre uma luminária solar, desmonte a faça seu how-to focado na sua especialidade, ninguém sabe fazer tudo. Se continuar, esse assunto vai longe...

 

Obrigado pela atencao!!

Realmente, na hora de digitar coloquei litio mas é íons de lítio mesmo.Com relação ao painel eu posso adicionar mais, no caso aqui seria um experimento apenas, mas posso colocar ate um maior.

Realmente, nao tenho experiencia com isso, mas gosto de fuçar e ver como as coisas funcionam ou não...perder tempo ou o material nao seria um problema.

De qualquer forma....obrigado novamente pela atencao!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

 

O LM2596 não controla carga, ele é apenas um regulador step-down que no caso voce pode ajustar a saída para os 4.2Vdc que a bateria necessita para carga, mas ele não desliga quando a carga eventualmente esteja completa.

 

Quem faz isso é o TP4056, mas ele se aplica a apenas 1 bateria por vez. 

 

Se desejar carregar baterias 18650 em série e usá-las sem remover do circuito  vai precisar um controlador BMS, tipo esse abaixo  :

 

 

bms-3s.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Correto, só precisa regular a tensão de entrada do BMS .

 

Como voce disse que o painel é de 12V  então um BMS  para 3 baterias não serve,  já que ele requer  12.6V .

Compre um BMS 2S , ele usa apenas 8.4V  e  coloque algum regulador de tensão entre o painel e o BMS para um funcionamento adequado .

 

Como a tensão de saida do  BMS  é igual a tensão de entrada voce vai precisar baixar esses 8.4V para os 6.8V que alimentarão os 2 leds em série .  Pode ser com diodos comuns ou de outras maneiras que você imaginar.

 

Veja um rascunho de como ficaria a implementação :

( esqueci de escrever LED naquelas bolinhas azuis ) 

 

 

bms2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Tito Fisher disse:

Ola.

 

Correto, só precisa regular a tensão de entrada do BMS .

 

Como voce disse que o painel é de 12V  então um BMS  para 3 baterias não serve,  já que ele requer  12.6V .

Compre um BMS 2S , ele usa apenas 8.4V  e  coloque algum regulador de tensão entre o painel e o BMS para um funcionamento adequado .

 

Como a tensão de saida do  BMS  é igual a tensão de entrada voce vai precisar baixar esses 8.4V para os 6.8V que alimentarão os 2 leds em série .  Pode ser com diodos comuns ou de outras maneiras que você imaginar.

 

Veja um rascunho de como ficaria a implementação :

( esqueci de escrever LED naquelas bolinhas azuis ) 

 

 

bms2.jpg

Show Tito, entendi perfeitamente e vou partir para testes...Muito obrigado pela dedicação!!! abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!