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GmirBH

RESOLVIDO Inicialização muito lenta no Lenovo ideapad 310

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Bom dia.

Tenho um Lenovo ideapad 310. O uso do PC é para tarefas básicas (navegação, office, e alguns jogos leves).

Tenho notado inicialização muito lenta. O nível de lentidão é daqueles que dá vontade de jogar o note na parede!rs

Um coisa que notei (e é constante) é que a pior parte da lentidão é quando clico na janela do windows (barra inicial) ou no campo que também fica na bara inicial escrito "digite aqui para pesquisar". A demora é absurda, chegando a mais de minuto.

Enfim, não tenho o que reclamar sobre jogos (nem utilizo muito para isso), o problema é mesmo a inicialização. Inclusive, deixei para iniciar apenas serviços microsoft entrando no msconfig, mesmo assim não adiantou.

Seguem anexas imagens do CPU-Z.

 

Obrigado pela ajuda!

 

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@GmirBH  Teu HD possivelmente está falecendo.

 

Use o HDTune para checar a saúde do mesmo e rode o error scan para ver se há badblocks.

 

Ou as vezes pode ser um HD muito fragmentado.

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@MrNobody Muito obrigado pela resposta. Instalei o HDTune e estou rodando o error scan. Quando finalizar posto o resultado aqui.

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@MrNobody Rodei o error scan do HDTune e não acusou nada. Porém, não conseguia selecionar o (D:) apenas o (C:), isso é normal? Fiz o benchmark e deu o resultado das imagens. Também conferi a necessidade de fragmentação dos discos e não acusou nada.

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@GmirBH  Sim, no caso você só tem 1 HD dividido em duas partições. Então é só para aparecer uma opção de HD.

 

Veja como está a aba health do HDTune.

 

Benchmark não quer dizer muita coisa, mas essa queda brusca que a velocidade teve ao final é um pouco preocupante. Se o máximo que você teve era 100MB/s era de se esperar o mínimo a +- 50MB/s.

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Colega, seu problema provavelmente deve ser gargalo do HD por limitação de velocidade, não significando necessariamente que ele tenha algum erro. Assim que iniciar o Windows, abra o Gerenciador de Tarefas (CTRL+SHIFT+ESC) e verifique se nos próximos 20 min o HD ou CPU fica em 100%.

 

Verificar integridade do HD:

 

Inicialmente abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali.

 

Faça um teste completo com o Data Lifeguard. Faça também o error scan e verifique a aba health no HD Tune, conforme já solicitado acima. 

 

Após os procedimentos acima, clique com botão direito no Iniciar > Windows PowerShell (Admin) > execute o chkdsk /r > ENTER > S > reiniciar. Esse procedimento pode demorar horas, então faça quando tiver tempo e deixe o notebook conectado na tomada, não interrompa.

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@MrNobody @mick 07  a aba Health no HDTune aparece tudo "ok". Error Scan deu todos os "pontinhos" em verde.

Sobre o benchmark notei que quela queda brusca foi bem no momento que abri o navegador (firefox). Refiz o benchmark sem nem movimentar o mouse e depois novamente abrindo esporadicamente o navegador e em todas as vezes que abri o gráfico foi la prá baixo (imagens em anexo).

@mick 07  Realizei a inicialização do PC e o CPU ficou normal, porém o Disco ficou em 100% quase que durante todos os 20min (tirei alguns prints em diferentes momentos. Imagens em anexo). Também verifiquei a integridade do HD (wmic diskdrive get caption,status) e deu "OK" (imagem em anexo).

Vou realizar o teste com Life Guard e depois executar chkdsk /r. Postarei aqui o resultado.

 

Muito obrigado pelas orientações!

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Provavelmente seu notebook está recebendo atualizações.

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@GmirBH  Aparentemente o seu HD está saudável.

 

Como já mencionado verifique se ele está recebendo atualizações ou se há atualizações pendentes no Windows Update. Se depois que todas as atualizações forem instaladas o seu sistema continuar lento, vale a pena verificar se não há algo causando o bug do HD a 100%.

 

Edit: e é por isso que benchmark não dizem muita sobre o estado do HD, ele apenas vai mostrar que há perda de desempenho, mas não o que fez com que essa perda ocorresse que no seu caso foi abrir um navegador.

 

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@MrNobody @mick 07  Parece que era problema do "bug dos 100%" mesmo. Segui um tutorial no youtube e basicamente o que fiz foi:

- Desabilitei Windows Update e Windows Search (acessando SERVICES.MSC).

- Desabilitei a Cortana (o tutorial disponibiliza os aquivos para execução).

- Alguns ajustes em opções de desempenho

 Feito isto, e após reiniciado, o computador ficou outra coisa...haha Beem melhor! Espero que não volte a ficar lento.

Não estou certo sobre as políticas de postagem do fórum então não irei postar o link do vídeo. O título no youtube era algo do tipo "adeus bug dos 100%", não me lembro bem.

 

De qualquer maneira muito obrigado pelas dicas e orientações!

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O único tutorial que eu indico é esse daqui: 27 soluções para o problema do disco a 100%

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